Rolamentos das Rodas da DRZ 400.

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Rolamentos das Rodas da DRZ 400.

Mensagem por Wagner »

Bom dia Galera,

É o seguinte:
Os rolamentos das rodas da minha DRZ já estão com um pouco de folga, como tenho que desmontar as rodas para trocar os pneus e instalar os Tubliss, quero aproveitar e trocalos também.
Da última vez que os troquei retirei e não anotei os códigos deles, já vasculhei toda a NET e não acho um maldito catálogo de peças e nem um outro manual da DRZ, alguém poderia me informar quais rolamentos devo comprar para já telos na mão no dia que for fazer os serviços.
Não me lembro se os dianteiros são 2 peças do 6202 2RS e os traseiros 3 peças do 6004 2RS, deem um luz aí galera, inclusive se alguem souber de algum site onde eu possa baixar catálogos e manuais da DRZ me passe o link por favor.
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: Rolamentos das Rodas da DRZ 400.

Mensagem por PERUCH »

Wagner...
Vá em qualquer loja que venda rolamentos e escolha o melhor q eles tiver.
Nunca comprei rolamento ou retentor da minha DRZ400 em autorizada.

Leva os rolamentos velhos q eles tiram as medidasp você.

Abraço
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Rolamentos das Rodas da DRZ 400.

Mensagem por Wagner »

Peruca... risos..

Eu também faço isso !!
Meu problema é que faço minhas manutenções a noite depois que chego do trabalho, pois assim fico com o FDS livre apenas para andar e curtir a familia.
Tenho catálogos da SKF, INA, etc., preciso apenas dos códigos, pois na última troca, retirei os rolamentos peguei os códigos e fui na loja que sempre compro e não marquei quais comprei, pra ajudar o vendedor que me atende não localiza minhas últimas compras, por este motivo preciso dos códigos.
Preciso ganhar tempo, pois como vou ter muito trabalho quero já chegar em casa com os rolamentes e não ter a preocupação de correr atrás no dia seguinte deixando a moto desmontada na garagem... Tendeu !!!! risos...

Você que é um DRZeiro como eu não sabe se os que descrevi acima estão corretos???
Não tenho certeza, então não quero correr o risco de comprar e ter que voltar na loja para trocar.

Veleu velhinho !!!
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Rolamentos das Rodas da DRZ 400.

Mensagem por apalareti »

Wagner,

Entendo perfeitamente o seu problema, também já foi o meu.
O fato é que nenhum catálogo te traz o código do rolamento, somente informa o part number.
Depois de ter que desmontar a roda, olhar o número, montar novamente, ir comprar, desmontar de novo, resolvi anotar o código.

E já te adianto que o 6202 é o mesmo da roda dianteira da tornado. A marca Nachi que é original da honda, está por R$ 10,50 na concessionária. Comprei antes de ontem, e troquei ontem a noite.

Boa sorte e vê se anota desta vez hehehe...
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Rolamentos das Rodas da DRZ 400.

Mensagem por Wagner »

Apalareti e Peruch,

Acabei de falar com um amigo que tem um catálogo de um fornecedor da Suzuki, eu estava "quase" (quase) certo, os rolamentos são os seguintes:

Roda Dianteira:
2 peças do 6904 DU C3

Roda Taaseira:
1 peça do 6204 DU C3
2 peças do 6004 DDU C3

Bom, que a informação sirva para a galera que tenha DRZ e Rm´s, pois são os mesmos para estas motocas.

Inté !!!!
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: Rolamentos das Rodas da DRZ 400.

Mensagem por carlos_edu »

Vou falar... os rolamentos originais da minha X (2007) duraram até este ano. Os de balcão trocados pelo mecânico já duraram uma meia-dúzia de trilhas... já estão com folga! Brincadeira!

Será q tem colíndrico para roda ou só de esfera mesmo?
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Rolamentos das Rodas da DRZ 400.

Mensagem por Wagner »

Carlos,

Você tem que tomar cuidado com a especificação correto do rolamento.
Os códigos dos rolamentos da DRZ que descrivi acima estão completos e indicam as folgas recomendadas pela fábrica para a aplicação (no caso as rodas).
Se você chega no balcão é pede por exemplo um rolamento 6904 DU, o balconista irá te dar o rolamento com este código e não te perguntará pela folga específica para a aplicação que você fará com a peça que ele esta te vendendo.
Isso é normal acontecer, pois o cara tá interessado em te antender rápido e se livrar de você, portanto o correto é chegar com o código completo, inclusive indicando a folga (no caso o C3).
Ele te vende o primeiro que aparecerá na tela dele, iclusive o preço é menor, aí você sai feliz da vida com rolamentos novos, monta na motoca e depois de alguns meses tem que voltar novamente na loja porque as rodas parecem rodas de velotrol de criança... risos...

Espero ter ajudado !!!
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: Rolamentos das Rodas da DRZ 400.

Mensagem por carlos_edu »

Valeu pelas dicas Wagner!
Da minha motos os rolamento foram comprados e trocados pelo mecanico (Negretti). Acho q ele tá acostumado com isso. O q comentei é sobre a durabilidade desses de reposição qdo comparados com os originais.

abrs
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Rolamentos das Rodas da DRZ 400.

Mensagem por Matsui »

cuidado com rolamentos falsificados carlos edu ta cheio por ai, sao identicos aos originais de grande nome como nsk, skf, ntn, koyo e etc ... mas durabilidade zero....
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Rolamentos das Rodas da DRZ 400.

Mensagem por apalareti »

Leonardo.Matsui escreveu:cuidado com rolamentos falsificados carlos edu ta cheio por ai, sao identicos aos originais de grande nome como nsk, skf, ntn, koyo e etc ... mas durabilidade zero....

Pois é, me ofereceram várias marcas chinesas também, e tudo mais caro que os Nachi originais na honda. Hehehe, além é claro daquela conversa que o cara ia arrancar a capa para engraxar huhauhauhauha...
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: Rolamentos das Rodas da DRZ 400.

Mensagem por carlos_edu »

apalareti escreveu:além é claro daquela conversa que o cara ia arrancar a capa para engraxar huhauhauhauha...
Isso não pode??

E alguem sabe se existe roletado?
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Rolamentos das Rodas da DRZ 400.

Mensagem por apalareti »

carlos_edu escreveu:
apalareti escreveu:além é claro daquela conversa que o cara ia arrancar a capa para engraxar huhauhauhauha...
Isso não pode??

E alguem sabe se existe roletado?

O rolamento já vem lubrificado de fábrica, e a capa é para impedir a entrada de impurezas, por isso não há razão para cometer esta atrocidade. Imagina um rolamento sem a capa andando no barro!!!!!!
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: Rolamentos das Rodas da DRZ 400.

Mensagem por carlos_edu »

apalareti escreveu:
carlos_edu escreveu:
apalareti escreveu:além é claro daquela conversa que o cara ia arrancar a capa para engraxar huhauhauhauha...
Isso não pode??

E alguem sabe se existe roletado?

O rolamento já vem lubrificado de fábrica, e a capa é para impedir a entrada de impurezas, por isso não há razão para cometer esta atrocidade. Imagina um rolamento sem a capa andando no barro!!!!!!
Péraí... nunca pensei q alguem andaria SEM a capa.
Achei q poderia tirar a capa para reengraxar e fecha novamente.
Estou comentando, mas eu pessoalmente nunca fiz isso.
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: Rolamentos das Rodas da DRZ 400.

Mensagem por carlos_edu »

Pessoal, voltando ao assunto sobre rolamentos.
Dancei com os rolamentos trocados pelo mec da ultima vez. E o pior: tava no meio da canastra e estourou! O Amarildo resgatou minha moto. Claro, teve custo.

Estragou espaçador, retentor, porca. Quase o cubo foi pro saco tbem. Minha sorte q escutei o barulho e parei.

Fui no centro - SP procurar pelos rolamentos. Não é fácil achar. Os de marca conhecida não tem. Na Honda não tinha. Acabei caindo num chinês (CTK). Em 2 lojas q os vendiam, me disseram ser de 1a. linha. Bom, coloquei pra ver.

Mas pesquisando com mais tempo encontrei um kit da all balls com os 3 rolamentos traseiros + o par de retentores. Mas não são os nachi originais. É um tal de LMK ou LKM, sei lá.

Vejam as medidas de acordo com o manual. Acabei pegando os 3 2RS q tem blindagem dupla de borracha.

Rolamento, Radial Esferas, 69052RS 1
Rolamento, Radial Esferas, 6905RS 2

abrs,
cadu
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Rolamentos das Rodas da DRZ 400.

Mensagem por Matsui »

troquei os rolmentos dianteiros da DT que usa a mesma roda de tornado ou crf os rolamentos acho q sao 6202 maspor curiosidade abri pra ver a gracha q tinha la advinha tinha uma gota de gracha dentro do rolamento dai coloquei mais gracha e fechei e blz ta ate hoje ja tem uns 2 meses isso os rolamentos novos colocados sao da marca F.A.G achei normal de boa qualidademas a gracha nao ia durar muito tempo....
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: Rolamentos das Rodas da DRZ 400.

Mensagem por carlos_edu »

Leonardo.Matsui escreveu:troquei os rolmentos dianteiros da DT que usa a mesma roda de tornado ou crf os rolamentos acho q sao 6202 maspor curiosidade abri pra ver a gracha q tinha la advinha tinha uma gota de gracha dentro do rolamento dai coloquei mais gracha e fechei e blz ta ate hoje ja tem uns 2 meses isso os rolamentos novos colocados sao da marca F.A.G achei normal de boa qualidademas a gracha nao ia durar muito tempo....
Matsui, como são as capas (blindagem) dos rolamentos q comprou?


obs.: os originais da X duraram 3 anos! O q ouví agora dos mec: verificar os retentores (rolamento não suporta pó e agua). Verificar o espaçador interno (se estiver gasto, ao apertar o eixo, os centros dos rolamentos são pressionados). Tudo isso diminui vida útil de rolamentos. E a blindagem do próprio rolamento tbem é bom ser de borracha.
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Rolamentos das Rodas da DRZ 400.

Mensagem por Matsui »

São de metal pelo lado interno e de borracha pelo lado externo, apresenta uma boa vedacao e e possivel de se tirar a blindagem pois o de ferro amassa todo e fica inultilizavel a blindagem..
daniel porto
Membro
Mensagens: 68
Registrado em: 24 Fevereiro 2008 à07 21:39

Re: Rolamentos das Rodas da DRZ 400.

Mensagem por daniel porto »

Manual de seviços completo em portugues

http://www.motosblog.com.br/2009/01/22/ ... 400e-1999/" target="_blank
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem