suspensão ohlins ta dando clicks sem parar no fim de curso
Re: suspensão ohlins ta dando clicks sem parar no fim de curso
espanou a rosca?
Vai ter que tirar a tampa para olhar...
Vai ter que tirar a tampa para olhar...
Re: suspensão ohlins ta dando clicks sem parar no fim de curso
hehehe, essa vc foi lá no fundo heim...
Acho que vc vai ter que desmontar tudo de novo.
Você tem o manual de serviço?
Acho que vc vai ter que desmontar tudo de novo.
Você tem o manual de serviço?
Re: suspensão ohlins ta dando clicks sem parar no fim de curso
Se não me engano, no site da mazorcchi tem o manual das suspensões deles. Se for o Schiver 45 eu tenho todos eles aqui posso te enviar.
Se for a rosca em cima, não precisa desmontar nada. É na tampa mesmo. :)
Se for a rosca em cima, não precisa desmontar nada. É na tampa mesmo. :)
Re: suspensão ohlins ta dando clicks sem parar no fim de curso
Elton,
O segredo na hora de montar as suspensões (qualquer uma) é fechar completamente todas as regulagens ( retorno e compressão), pois assim você conseguirá fazer com que os click´s trabalhem até os limites de setup dos by pass das válvulas!
Se você pegar o manual de qualquer fabricante de suspensões verá que eles pedem para abrir todas as regulagens nas desmontagens (abrir todos os click´s) e na montagem fazer o inverso.
Faço um simples teste que você perceberá o que te descrevi:
Feche todas as regulagens, abra a tampa da suspensão, solte a contra-porca da tampa até o final de curso dela, aperte a tampa até ela encostar na contra-porca e aí você aperta novamente a contra-porca contra a tampa para travar a mesma !!! Ufffa !!!
Não sei se você entendeu, imagino que sim, pois se você desmontou, desempenou e remontou, acho que entendeu... rs...rs...
Tá pronto, sua suspensão estará com exatamente o número de click´s que vem descrito no manual e o mais importante, eles estarão funcionando gradativamente e travando no último click..... Tendeuuuu !!!!
Não tenho muita didática para esplicar por aqui, porém sempre tento descrever da melhor forma!!!
Abração.
O segredo na hora de montar as suspensões (qualquer uma) é fechar completamente todas as regulagens ( retorno e compressão), pois assim você conseguirá fazer com que os click´s trabalhem até os limites de setup dos by pass das válvulas!
Se você pegar o manual de qualquer fabricante de suspensões verá que eles pedem para abrir todas as regulagens nas desmontagens (abrir todos os click´s) e na montagem fazer o inverso.
Faço um simples teste que você perceberá o que te descrevi:
Feche todas as regulagens, abra a tampa da suspensão, solte a contra-porca da tampa até o final de curso dela, aperte a tampa até ela encostar na contra-porca e aí você aperta novamente a contra-porca contra a tampa para travar a mesma !!! Ufffa !!!
Não sei se você entendeu, imagino que sim, pois se você desmontou, desempenou e remontou, acho que entendeu... rs...rs...
Tá pronto, sua suspensão estará com exatamente o número de click´s que vem descrito no manual e o mais importante, eles estarão funcionando gradativamente e travando no último click..... Tendeuuuu !!!!
Não tenho muita didática para esplicar por aqui, porém sempre tento descrever da melhor forma!!!
Abração.
Re: suspensão ohlins ta dando clicks sem parar no fim de curso
Este pinguelinho que você descreve não esta acionando a agulha da válvula pelo simples fato de você ter montado a suspensão com as regulagens soltas (click´s abertos).
Faça o encaixe dele na chaveta, abra toda a regulagem e depois consulte no catálogo de sua moto qual o número total de click´s para sua suspensão. Com este número em mãos feche exatamente a quantidade descrita e faça a montagem que tudo ficará funcionando.
Inté !!!
Faça o encaixe dele na chaveta, abra toda a regulagem e depois consulte no catálogo de sua moto qual o número total de click´s para sua suspensão. Com este número em mãos feche exatamente a quantidade descrita e faça a montagem que tudo ficará funcionando.
Inté !!!
Re: suspensão ohlins ta dando clicks sem parar no fim de curso
Elton,
Caso você não tenha exatamente o número de click´s para sua suspensão é simples resolver o seu problema!
Geralmente quando se aciona 4 click´s você da uma volta completa no parafuso de ajuste certo!
Na maioria das motos quem tem fabricação até 2005 você tem em média de 16 à 24 click´s para ajustes de compressão ou retorno, então, eu na sua condição de não ter certeza do número correto faria um teste de deixar com 20 click´s, verificaria se o acionador da agulha na saíria do limite de curso (saia da rosca), caso isso venha a acontecer eu baixaria para 16 click´s e com certeza não teria mais problema de não acionamento do bypass.
Tendeu!!!
Essa é minha dica, garanto que você não vai se arrepender, pois mesmo com 16 ajustes você estará abrindo 4 voltas no baypass das válvulas, se ficar muito limitado é sinal que você precisa dar uma modificada na tão comentada genética das válvulas (mudar espessuras das lâminas, posição delas entre si e/ou acrescentar ou retirar algumas).
Faço o teste e de um alô pra termos notícias do resultado.
Caso você não tenha exatamente o número de click´s para sua suspensão é simples resolver o seu problema!
Geralmente quando se aciona 4 click´s você da uma volta completa no parafuso de ajuste certo!
Na maioria das motos quem tem fabricação até 2005 você tem em média de 16 à 24 click´s para ajustes de compressão ou retorno, então, eu na sua condição de não ter certeza do número correto faria um teste de deixar com 20 click´s, verificaria se o acionador da agulha na saíria do limite de curso (saia da rosca), caso isso venha a acontecer eu baixaria para 16 click´s e com certeza não teria mais problema de não acionamento do bypass.
Tendeu!!!
Essa é minha dica, garanto que você não vai se arrepender, pois mesmo com 16 ajustes você estará abrindo 4 voltas no baypass das válvulas, se ficar muito limitado é sinal que você precisa dar uma modificada na tão comentada genética das válvulas (mudar espessuras das lâminas, posição delas entre si e/ou acrescentar ou retirar algumas).
Faço o teste e de um alô pra termos notícias do resultado.
Re: suspensão ohlins ta dando clicks sem parar no fim de curso
É isso aí Elton!
O negócio é ajudar!
Tenho bastante experiência em suspensões, no sábado passado mesmo fiz uma revisão geral nas suspensões dianteiras da minha DRZ, como sou o segundo dono, descobri que o primeiro dona da coitada nunca fez nada, nem troca de óleo, e olha que ela é 2006, precisava de uma revisão você não acha??
Como no cameço do ano fiz o amortecedor traseiro e não deu tempo de revisar a dianteira, aproveitei agora que o inverso ficou chuvoso e mandei a moto pro estaleiro e estou dando uma geral de verdade.
Pra você ter idéia do que fiz na dianteira, não me contentei apenas hein desmontar, lavar tudo e trocar óleo.
Desmontei as válvulas, poli as lâminas e mudei a configuração para ficar mais progressiva e estável, sem perder o conforto que só uma DRZ tem (quem anda de DRZ ou teve uma sabe o que estou falando).
Retifiquei os canais de passagem do óleo para melhorar o fluxo tanto do retorno como na compressão (deixei exatamente como o funcionamento de uma válvula Gold da Race Tech, e o mais importante sem gastar um centavo com peças especiais).
Agora preciso tomar vergonha na cara e revisar as suspensões da 450X, pois o manual pede pra trocar o óleo do cartucho externo com 2,5 hrs., já rodei 15 hrs. e nem abri a bagaça ainda. risos...
Preciso desmontar, porém quero fazer com calma, pois também vou dar um tapinha pro na bichinha.
Boa sorte com as suas suspas !!!
O negócio é ajudar!
Tenho bastante experiência em suspensões, no sábado passado mesmo fiz uma revisão geral nas suspensões dianteiras da minha DRZ, como sou o segundo dono, descobri que o primeiro dona da coitada nunca fez nada, nem troca de óleo, e olha que ela é 2006, precisava de uma revisão você não acha??
Como no cameço do ano fiz o amortecedor traseiro e não deu tempo de revisar a dianteira, aproveitei agora que o inverso ficou chuvoso e mandei a moto pro estaleiro e estou dando uma geral de verdade.
Pra você ter idéia do que fiz na dianteira, não me contentei apenas hein desmontar, lavar tudo e trocar óleo.
Desmontei as válvulas, poli as lâminas e mudei a configuração para ficar mais progressiva e estável, sem perder o conforto que só uma DRZ tem (quem anda de DRZ ou teve uma sabe o que estou falando).
Retifiquei os canais de passagem do óleo para melhorar o fluxo tanto do retorno como na compressão (deixei exatamente como o funcionamento de uma válvula Gold da Race Tech, e o mais importante sem gastar um centavo com peças especiais).
Agora preciso tomar vergonha na cara e revisar as suspensões da 450X, pois o manual pede pra trocar o óleo do cartucho externo com 2,5 hrs., já rodei 15 hrs. e nem abri a bagaça ainda. risos...
Preciso desmontar, porém quero fazer com calma, pois também vou dar um tapinha pro na bichinha.
Boa sorte com as suas suspas !!!
Re: suspensão ohlins ta dando clicks sem parar no fim de curso
Wagner escreveu:É isso aí Elton!
O negócio é ajudar!
Tenho bastante experiência em suspensões, no sábado passado mesmo fiz uma revisão geral nas suspensões dianteiras da minha DRZ, como sou o segundo dono, descobri que o primeiro dona da coitada nunca fez nada, nem troca de óleo, e olha que ela é 2006, precisava de uma revisão você não acha??
Como no cameço do ano fiz o amortecedor traseiro e não deu tempo de revisar a dianteira, aproveitei agora que o inverso ficou chuvoso e mandei a moto pro estaleiro e estou dando uma geral de verdade.
Pra você ter idéia do que fiz na dianteira, não me contentei apenas hein desmontar, lavar tudo e trocar óleo.
Desmontei as válvulas, poli as lâminas e mudei a configuração para ficar mais progressiva e estável, sem perder o conforto que só uma DRZ tem (quem anda de DRZ ou teve uma sabe o que estou falando).
Retifiquei os canais de passagem do óleo para melhorar o fluxo tanto do retorno como na compressão (deixei exatamente como o funcionamento de uma válvula Gold da Race Tech, e o mais importante sem gastar um centavo com peças especiais).
Agora preciso tomar vergonha na cara e revisar as suspensões da 450X, pois o manual pede pra trocar o óleo do cartucho externo com 2,5 hrs., já rodei 15 hrs. e nem abri a bagaça ainda. risos...
Preciso desmontar, porém quero fazer com calma, pois também vou dar um tapinha pro na bichinha.
Boa sorte com as suas suspas !!!
Bacana em Wagner, esse assunto muito me agrada. Depois deste tópico não perco mais nenhum post seu. Muita informação de qualidade.
Amanhã e domingo estarei no IBIS fazendo o curso de suspensão da Race Tech. Vou matar a vontade de entender como funciona essas lâminas e outras pecitas mais.
Re: suspensão ohlins ta dando clicks sem parar no fim de curso
É Elton, o frio tá pegando né!!
Costumo fazer minhas revisões e manutenções sempre a noite, logo depois que chego do escritório, porém com este frio quando chego em casa da uma pregruisa danada de descer pra garagem e fazer qualquer coisa.
É Apalareti,
Também gosto muito de trabalhar em suspensões, a primeira coisa que me preocupa em uma moto é extamente este ítem, me preocupa tanto que até hoje nunca preparei um motor se quer de nenhuma de minhas motos de trilha e olha que treinei por vários anos com amigos que são figurinhas carimbadas nos Sertões.
Chegavamos a fazer mais de 400 kms. em um único dia e sempre voltava inteirão, os caras sempre tinham reclamações de cansasso, dores, falta de aderencia, tração, etc.
Eles chegavam a gastar fortunas em motores e eu?? Perdia um final de semana dando um upgrade nas suspas e os caras já não conseguiam mais me pegar depois da primeira curva... risos....
Era uma frustração pros caras, até que um dia um amigo resolveu fazer o Sertões na categoria Brasil com uma Tornado, adivinhe qual foi a primeira coisa que o cara fez assim que pegou a motoca zero bala, me ligou e pediu pra passar todos os macetes pro mecânico, que é um grande amigo nosso que sempre deu apoio para eles nos Rallys.
Resultado: com a troca de experiências minhas com as do mecânico que tinha feitos os cursos da Race Tech que você fez, conseguimos fazer uma super suspensão pra Toni, isso fez meu amigo trazer o caneco do Sertões de 2004, pode conferir no site da Dunas que você verá o resultado do cara (Glauco Guimarães).
Tenho estes manuais que você deve ter recebido no curso, o meu tem uma infinidade de anoiteções minhas, páginas traduzidas de outros documentos da Race Tech, vários sites com iformações e dicas sobre preparações, etc.
Como você acabou de fazer o curso podemos bater um papo e trocar umas informações, pois também sou de Sampa, Capital, assim fica fácil, podemos até marcar umas trilhas.
Grande abraço e bom proveito sobre este novo aprendizado recém adquirido!
Costumo fazer minhas revisões e manutenções sempre a noite, logo depois que chego do escritório, porém com este frio quando chego em casa da uma pregruisa danada de descer pra garagem e fazer qualquer coisa.
É Apalareti,
Também gosto muito de trabalhar em suspensões, a primeira coisa que me preocupa em uma moto é extamente este ítem, me preocupa tanto que até hoje nunca preparei um motor se quer de nenhuma de minhas motos de trilha e olha que treinei por vários anos com amigos que são figurinhas carimbadas nos Sertões.
Chegavamos a fazer mais de 400 kms. em um único dia e sempre voltava inteirão, os caras sempre tinham reclamações de cansasso, dores, falta de aderencia, tração, etc.
Eles chegavam a gastar fortunas em motores e eu?? Perdia um final de semana dando um upgrade nas suspas e os caras já não conseguiam mais me pegar depois da primeira curva... risos....
Era uma frustração pros caras, até que um dia um amigo resolveu fazer o Sertões na categoria Brasil com uma Tornado, adivinhe qual foi a primeira coisa que o cara fez assim que pegou a motoca zero bala, me ligou e pediu pra passar todos os macetes pro mecânico, que é um grande amigo nosso que sempre deu apoio para eles nos Rallys.
Resultado: com a troca de experiências minhas com as do mecânico que tinha feitos os cursos da Race Tech que você fez, conseguimos fazer uma super suspensão pra Toni, isso fez meu amigo trazer o caneco do Sertões de 2004, pode conferir no site da Dunas que você verá o resultado do cara (Glauco Guimarães).
Tenho estes manuais que você deve ter recebido no curso, o meu tem uma infinidade de anoiteções minhas, páginas traduzidas de outros documentos da Race Tech, vários sites com iformações e dicas sobre preparações, etc.
Como você acabou de fazer o curso podemos bater um papo e trocar umas informações, pois também sou de Sampa, Capital, assim fica fácil, podemos até marcar umas trilhas.
Grande abraço e bom proveito sobre este novo aprendizado recém adquirido!
Re: suspensão ohlins ta dando clicks sem parar no fim de curso
Legal Wagner, vamos trocar umas infos sim.
O curso foi duca. Pqp, como eu sou ignorante hehehehehehe...
O curso foi duca. Pqp, como eu sou ignorante hehehehehehe...
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Re: suspensão ohlins ta dando clicks sem parar no fim de curso
Teve um esse final de semana
http://www.motox.com.br/publix/?id=4662
+ ou - R$ 800,00 por dois dias....
http://www.motox.com.br/publix/?id=4662
+ ou - R$ 800,00 por dois dias....
Re: suspensão ohlins ta dando clicks sem parar no fim de curso
ExatamenteCRF250X escreveu:Teve um esse final de semana
http://www.motox.com.br/publix/?id=4662
+ ou - R$ 800,00 por dois dias....
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