Suspensao dianteira dando folga pra cima.

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
GustavoT
Super Membro
Mensagens: 1167
Registrado em: 09 Setembro 2009 à17 18:38

Suspensao dianteira dando folga pra cima.

Mensagem por GustavoT »

Fala galera..

a umas 2 trilhas atras troquei oleo e retentores da minha frente, mais pus um oleo mais grosso e a suspensao ficou muito dura..
Ja regulei emcima no mais mole possivel...
Embaixo eu mechi alguma coisa que nao sei direito, ai qd a fernte vai levantar ou bate em alguma coisa (pedras, etc) a suspensao da uma folga pra cima qd a roda sai do chao !!

Alguem que tipo de regulagem que melhora isso ?

Ou isso nao é regulagem e deu algum problema la dentro?

Mecanico abriu ela a pouco pra trocar o oleo e tava td beleza !!
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Suspensao dianteira dando folga pra cima.

Mensagem por apalareti »

Cara, não consegui entender o que vc está dizendo. O que é uma folga para cima?
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Re: Suspensao dianteira dando folga pra cima.

Mensagem por Gustavo/PR »

Acho que ele disse que a suspenso ficou dura na compressão e rápida demais no retorno. Mas só ele para confirmar o que ele escreveu.

o GustavoT, escreve direito ai rapá! kkkkkkkk
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Suspensao dianteira dando folga pra cima.

Mensagem por Matsui »

ummmmmmmmmmmmm ,,,,,,,,,,,,,,,ja tinha escrito isso antes mas nao apareceu:::::::

deve ser o clik de compresao da mola,,, que ele deichou na menor compresao fazendo assim ter folga no conjunto quando a mola nao comprime a suspensao ou seja quando a roda sai do chao dai ele sente o jogo...
GustavoT
Super Membro
Mensagens: 1167
Registrado em: 09 Setembro 2009 à17 18:38

Re: Suspensao dianteira dando folga pra cima.

Mensagem por GustavoT »

foi mal galera !!!
devo ter me expressado mal, coisa de roia haha !!

seguinte:
quando a roda da frente sai do chao, seja pq ela bate em algum obstaculo ou eu acelero forte a moto, a suspensao da uma folga pra cima, ela n sobe uniforme, eu sinto um "espaço vazio" no retorno dela !!
melhorou ?

e comecou logo dps que eu e um amigos mechemos nas regulagens embaixo da suspensao !!
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Suspensao dianteira dando folga pra cima.

Mensagem por apalareti »

Cara, se eu entendi direito, quando a bengala estica toda você sente que tem uma parte do curso que não tem nenhuma ação hidráulica.

O fato de ter mexido nos clicks deve ter tornado o problema mais perceptível, mas acho que existe alguma configuração interna, ou mesmo montagem errada na sua suspensão.
Por mais que se ande com todos os clics abertos esse efeito não deveria ocorrer.

Não demore para fazer uma revisão na sua suspa, pois dependendo do que estiver errado vc pode comprometer as superfícies de contato dela.
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Re: Suspensao dianteira dando folga pra cima.

Mensagem por Predador »

Deve ser isso que o pala falou. Só esclarecendo, o click de compressão não atua na mola, apenas na passagem do óleo.
GustavoT
Super Membro
Mensagens: 1167
Registrado em: 09 Setembro 2009 à17 18:38

Re: Suspensao dianteira dando folga pra cima.

Mensagem por GustavoT »

engraçado, acabei de montar ela a 2 trilhas, acabou de sair da revisao, troca de oleo etc !!

bom, la c vai a verdinha pra oficina entao !!
GustavoT
Super Membro
Mensagens: 1167
Registrado em: 09 Setembro 2009 à17 18:38

Re: Suspensao dianteira dando folga pra cima.

Mensagem por GustavoT »

engraçado, acabei de montar ela a 2 trilhas, acabou de sair da revisao, troca de oleo etc !!

bom, la c vai a verdinha pra oficina entao !!
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Suspensao dianteira dando folga pra cima.

Mensagem por apalareti »

Que moto é?
Faz um teste antes.
Tira a roda, solta uma bengala e teste manualmente o funcionamento. Veja se você consegue perceber algo de errado.

Nunca ouvi falar nisso, estou curioso para saber o que é. Estou pensando aqui no funcionamento... talvez ela esteja com o batente danificado se for cartucho simples. Ou se for cartucho duplo, talvez tenha soltado a haste.
GustavoT
Super Membro
Mensagens: 1167
Registrado em: 09 Setembro 2009 à17 18:38

Re: Suspensao dianteira dando folga pra cima.

Mensagem por GustavoT »

fala apalareti !!
é uma kx ano 2000 !! Provavelmente é cartucho simples!

vo tentar fazer isso no fim de semana, vo ver c tenho as ferramentas certas e capacidade tecnica, vo olhar a moto la na garagem e ver c da !
Ai te falo o resultado !!
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Suspensao dianteira dando folga pra cima.

Mensagem por apalareti »

Dei uma pesquisada por aqui, e parece ser cartucho simples.
É uma Kayaba de 46mm.
Pode ser o batente heim...
Ele fica na tampa superior, fácil de checar.
Me diz uma coisa, vc tem o manual de serviço? Lá tem as informações que você precisa para resolver o problema.

Se for igual a da YZ (Kayaba 46mm cartucho simples) vc tira a bengala, mas antes solta um pouco a tampa superior.
Teste o movimento fora da moto.
Solte a tampa e abaixa um pouco a bengala (fica tranquilo que na vertical não vai vazar o óleo).
Junto da tampa tem uma peça, parece poliuretano, normalmente azul (foto abaixo, olhe perto do cinzeiro na segunda foto). Ela é responsável por amortecer o retorno no início do curso (quando a suspa está toda esticada). Veja se ela não está quebrada.

Imagem
Imagem
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Suspensao dianteira dando folga pra cima.

Mensagem por apalareti »

Olha nesta página: http://www.racetech.com/page.aspx?id=71&menuid=58 Chama-se Bottom-up Bumpers.
GustavoT
Super Membro
Mensagens: 1167
Registrado em: 09 Setembro 2009 à17 18:38

Re: Suspensao dianteira dando folga pra cima.

Mensagem por GustavoT »

apalareti,
nao consegui fazer isso, nao tenho as ferramentas certas e estou duvidando da minha habilidade em nao errar em nada tambem.

Assim que der vou mandar ela pro mecanico, ai te falo o que era !!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem