Christini AWD

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Christini AWD

Mensagem por apalareti »

Galera,

Seguem umas fotos para quem tem curiosidade em saber como funciona.
Tem um kit destes a venda no brasil com quadro por R$ 8.000.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Re: Christini AWD

Mensagem por joaogabriel »

o que que eles ñ inventam né.... o que será que acontece quando tu atravessar a moto acelerando num curvão e estando com o guidon pro lado contrário?
Hombre
Membro
Mensagens: 263
Registrado em: 09 Dezembro 2009 à15 09:48

Re: Christini AWD

Mensagem por Hombre »

Oloko! se há jeeps 4x4, nada mais justo que motos 2x2! rindo3::

quanto a entrar atravessado e enchendo a mão na curva.... caveira:: medo... ninja::
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Christini AWD

Mensagem por cascao »

A KTM e a Yamaha já fizeram experiência com um sistema hidráulico da Ohlins que me pareceu ser menos complicado e menos sujeito a dar manutenção. Não acredito que as curvas na areia sejam um problema devido aos bons resultados da WR 2trac no Dakar.
Imagem
http://www.time2ride.com.br/ktm2wd/ktm2wd.htm
http://www.gizmag.com/go/3180/
http://www.yamaha-motor.nl/designcafe/e ... gl%C3%A9s)
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: Christini AWD

Mensagem por carlos_edu »

Tbém acho o hidráulico mais simples e de mais fácil adaptação.
Vejam qta mudança no quadro para adaptar o Christini.
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: Christini AWD

Mensagem por ale primo »

O sistema hidraulico tem a vantagem de ser mais leve. E só funciona quando falta tração na traseira.
Mas mesmo a Yamaha com o David Fretini (que agora é BMW igual o ZéHélio) desligava o sistema em várias etapas, e salvo engano no último Dakar nem usou.

Mas é algo que no minimo desperta curiosidade.
guiaracar
Super Membro
Mensagens: 1842
Registrado em: 03 Março 2006 à24 17:58

Re: Christini AWD

Mensagem por guiaracar »

a tracao é pra tirar do sufoco!
tem imagens de curva onde a tracao joga a areia pra tras pq eles querem mostrar como funciona! MARKETING

o da yamaha é inteligente... a tracao dianteira so era acionada quando a traseira patinava!
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Christini AWD

Mensagem por jjacob »

Sim uma cena classica do Dakar é os pilotos com a traseira da moto atolada na areia levando o maior sufoco para tirar a moto. Nesse caso a tração dianteira iria ajudar.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Christini AWD

Mensagem por apalareti »

Não sei até que ponto isso ajuda. Estava assistindo o Last Man Standing, não lembro o ano, e os ponteiros passavam por um subidão mais tranquilo que o cara que usava esse sistema.
Na teoria ajuda, mas na prática acho que a roda dianteira apoia muito pouco no chão para fazer diferença.
Eu sempre tenho a sensação da roda dianteira flutuar quando estou acelerando.
Talvez ela dê no máximo aquele leve empurrãozinho no sufoco.
Agora perto do preço, peso, e complexidade de manutenção, acho que não vale a pena.

Saiu uma matéria na Pro-moto sobre esse sistema. E só vejo situações marketeiras nas fotos.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Christini AWD

Mensagem por apalareti »

Hehehehe, engraçado, eles comparam em video com pilotos que não passam nos sufocos.
Mas não vi eles comparando com o sistema convencional da moto do Blazuziak ou do David Nigth.

http://www.youtube.com/watch?v=XBTFB1rq1kU
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Christini AWD

Mensagem por apalareti »

Sem falar que boa parte da potência do motor se perde nesse monte de correntes e engrenagens.

Olha o estrago que tem que ser feito no quadro:
http://www.youtube.com/watch?v=RXx2qbt6-8A

Ia me esquecendo, fora o atrito adicional na suspensão.
Fujita
Membro
Mensagens: 466
Registrado em: 04 Outubro 2005 à45 15:05

Re: Christini AWD

Mensagem por Fujita »

Lembro ter lido em algum lugar que a tração dianteira é ligada num sistema de roda livre e numa relação ligeiramente mais curta e só traciona também quando a traseira patina. No AMA endurocross em Las Vegas em 17 de julho de 2010, Geoff Arons foi segundo, atras do Blazuziak, pilotando uma Christini e fez o melhor tempo nas classificatórias da tarde. Não deve ser uma moto tão ruim assim...
murilo_cb
Ultra Membro
Mensagens: 3417
Registrado em: 26 Agosto 2005 à11 00:29

Re: Christini AWD

Mensagem por murilo_cb »

Rpz de juntar essa moto 2x2 com aquela embreagem automatica é uma corvadia muito grande nas trilhas travadas.. é igual usar código nos games! kkkkk
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Christini AWD

Mensagem por Matsui »

eu vi uma DT180 com isso ai... nao deve ser bao nao, ate 180 ja tem afffff...
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Christini AWD

Mensagem por jjacob »

Muito legal o segundo video que o nosso ilustrissimo colega apolareti postou, nesse video em +- 1:00 ele mostra uma mini campanha, para que serve aquilo? Eu não consegui entender o inglês do cara, mas estou estudando para isso!

Uma vez foi postado no ClubeXt600 uma xl250 de um cara do PR ou SC onde o cara foi colocando pinhões e correntes e fez um dispositivo desses totalmente gambitech ultra master. Para compensar o movimento da suspensão dianteira o tiozão tinha bolado um espichador de corrente muito louco.

Eu acho muito legal essa nova tecnologia, claro não adianta querer comparar com os fodões do esporte, eles são tão bons que esses dispositivos que deveriam facilitar acabam atrapalhando, concordo que em varias situações a roda dianteira flutua, mas quando trancamos ou passamos em baixa velocidade por obstaculos ela fica no chão e é ai que essa engenhoca funciona. Várias tecnologias apareceram e foram desacreditadas, mas a aceitação do publico e a capacidade de a produzir em escala com baixo custo é que vão dizer se ela vai pegar ou não. Bá dimensionar engrenagens é algo muito chato.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Christini AWD

Mensagem por apalareti »

Fujita escreveu:Lembro ter lido em algum lugar que a tração dianteira é ligada num sistema de roda livre e numa relação ligeiramente mais curta e só traciona também quando a traseira patina. No AMA endurocross em Las Vegas em 17 de julho de 2010, Geoff Arons foi segundo, atras do Blazuziak, pilotando uma Christini e fez o melhor tempo nas classificatórias da tarde. Não deve ser uma moto tão ruim assim...

Geoff Aron é um grande piloto, vem do Trial e tem alguns títulos nas costas. É um cara que tem toda condição de vencer o Blazuziak, ele e mais uns 2 somente. Mesmo assim essa tração não consegue dar a ele aquela vantagenzinha a mais. Me parece que ela não faz diferença nenhuma para esses caras.
Das 4 etapas que rolaram esse ano o Blazuziak venceu todas, o Aron ficou em segundo em quase todas, sendo que uma ele não aparece na classificação.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Christini AWD

Mensagem por apalareti »

jjacob escreveu:Muito legal o segundo video que o nosso ilustrissimo colega apolareti postou, ...

É que você não conhece a tranqueira... hehehehehehehehehe
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem