mistura pobre fura pistão?

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
x_negger
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mistura pobre fura pistão?

Mensagem por x_negger »

Olá pessoal, esse é meu primeito tópico + faz um tempão que eu frequento o forum soh pra ler. Jah deu pra aprende um monte de coisa que ue naum tinha nem idéia, mais vamus ao causo...

Um amigo meu tem uma DT180. Semana passada ele tava "lacrando" a DT na rodovia e furo o pistão, ele disse que eh pq tah com mistura pobre (mais ar menos gasolina certo?), inclusive meu veio vive falando pra mim pra naum lacra a moto pra naum estraga (eu naum tenho moto.... aí eu pego a Dt dele pra brinca) eh isso mesmo?

+ uma coisinha.... o pessoal q eu conheço q tem dt, a maioria deles, inclusive meu pai, diz que pra trilha é melhor mistura pobre, tah certo isso?

mais uma coisa ainda.... eu li num topico que pra naum bixa o motor 2t tem que saber "tocar" a moto, como seria essa tocada?

obs.: é duro ser roia e naum intende nada.... :oops:

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CJM
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Re: mistura pobre fura pistão?

Mensagem por CJM »

opa bem vindo!

ate aonde eu sei uma mistura pobre deixa aquecer a camara de combustao assim furando o pistao , imagina a vela acesa em alta rotacao, faz como um maçarico e ainda com pouca gasolina ja era.

quanto a andar se vc nao consegue uma mistura ideal na minha concepcao seria melhor mistura rica ,no carro é perigoso dar calço hidraulico mas no caso de moto 2T é diferente. se falei bobagem me corrijam :roll:

meu amigo torou o acelerador na estrada antes de chegar na trilha e furou o pistao tambem , o mecanico disse que tem o fator da relacao tambem , a relacao maior a moto anda menos de final mas a rotacao ta la em cima fazendo com que vc deixe o acelrador sempre tuxado .

abraços!!!

x_negger escreveu:Olá pessoal, esse é meu primeito tópico + faz um tempão que eu frequento o forum soh pra ler. Jah deu pra aprende um monte de coisa que ue naum tinha nem idéia, mais vamus ao causo...

Um amigo meu tem uma DT180. Semana passada ele tava "lacrando" a DT na rodovia e furo o pistão, ele disse que eh pq tah com mistura pobre (mais ar menos gasolina certo?), inclusive meu veio vive falando pra mim pra naum lacra a moto pra naum estraga (eu naum tenho moto.... aí eu pego a Dt dele pra brinca) eh isso mesmo?

+ uma coisinha.... o pessoal q eu conheço q tem dt, a maioria deles, inclusive meu pai, diz que pra trilha é melhor mistura pobre, tah certo isso?

mais uma coisa ainda.... eu li num topico que pra naum bixa o motor 2t tem que saber "tocar" a moto, como seria essa tocada?

obs.: é duro ser roia e naum intende nada.... :oops:

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TopsMan
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Mensagem por TopsMan »

alem de aquecer a camara em demasia, a mistura pobre tbem peca pela pouca lubrificação, pois o óleo 2t está misturado na gasolina.

Esse negócio de mistura pobre pra fazer trilha eu nunca ouvi falar. Eu penso que uma mistura correta (nem rica / nem pobre) seria mais seguro e até mais econômico... ainda mais que super-aquecimento é um problema comum em DTs.

Qto a tocada do 2t: O problema é que as DTs 200 fervem fácil se vc acelerar d+ qdo está preso nos enroscos da trilha.... E a DT180 é meio ruim de baixa, se vc abusar d+ da embreagem os discos aquecem d+ e ela começa a patinar embreagem.
Fabrício
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Mensagem por Fabrício »

Num fura não...pelo menos foi o q eu li numa matéria de sobre motores de carro...
Essa mística se deu a fato de um antigo motor ter apresentado esse problema por conta de mistura pobre de combustível...mas segundo o especialista q comentava a matéria...isso não ocorre mais nos dias atuais...

Eu vou ver se encontro a matéria.....e posto aqui pra vcs.. :wink:
Fernando PF
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Mensagem por Fernando PF »

dependendo do pistão e como está sendo usada a moto fura sim.... ainda mais se o motor tiver uma taxa mais alta que original.. se não furar quebra as canaletas, mas depende como está sendo usada.
GELOUS
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Mensagem por GELOUS »

Fabrício escreveu:Num fura não...pelo menos foi o q eu li numa matéria de sobre motores de carro...
Essa mística se deu a fato de um antigo motor ter apresentado esse problema por conta de mistura pobre de combustível...mas segundo o especialista q comentava a matéria...isso não ocorre mais nos dias atuais...

Eu vou ver se encontro a matéria.....e posto aqui pra vcs.. :wink:
Mas as DT´s não são o que se possa chamar de motos dos dias atuais né? Eu já vi vários mecânicos dizendo que fura sim... mas, c é quem manda! :lol:
Fabrício
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Mensagem por Fabrício »

Encontrei a matéria....

"Um mito: mistura pobre
não leva o motor à quebra



Ótimo site. Conteúdo variado, explicativo, e que, como diz o ditado: "Agrada a gregos e troianos". Já ouvi muito comentarem que uma mistura pobre pode ocasionar a quebra do motor. Até mesmo adiantar um pouco o avanço da ignição necessitaria de um aumento proporcional na injeção de combustível, para que não ocorra superaquecimento, furo nos pistões, etc. Gostaria de saber se é verdade, e se for, a explicação para acontecer a quebra, já que uma mistura pobre, a meu ver, se assemelha a uma situação de cut-off.

Ricardo Sehaber
Porto Alegre, RS
[email protected]



Você está certo, Ricardo: mistura pobre não quebra motor. O máximo que provoca é funcionamento irregular. O porquê do mito está nos motores da era do carburador sempre ter sido calibrados ricos, de maneira de baixar a temperatura da câmara de combustão e, em alguns casos de má distribuição de mistura, obter maior potência.

Em particular, motores de seis cilindros em linha, como o do Opala, eram críticos em distribuição de mistura para os cilindros. Assim, quando a mistura era empobrecida (por meio de giclê menor), o que ocorria na maior parte das vezes era a mistura chegar à relação ar-combustível ideal (relação estequiométrica), daí advindo temperaturas de combustão mais elevadas e até detonação. Foi assim que se criou o conceito de que motor com mistura pobre quebra.

Ajudou também na formação do mito os motores dois-tempos com adição de óleo na gasolina, notadamente nos karts, em que mistura mais pobre levava à diminuição da névoa de óleo lubrificante no interior do motor. Ainda, os motores mais antigos, calibrados para funcionar com gasolina sem álcool algum, praticamente não sentem a gasolina atual com mais da quarta parte em álcool, exatamente por sua calibração rica original. Se a mistura desses motores estivesse correta, certamente teria de ser enriquecida.

Saiba que houve tempo em que os motores VW arrefecidos a ar de dois carburadores traziam mistura mais rica no lado esquerdo. Era a maneira de compensar temperaturas diferentes de funcionamento, pois o fluxo de ar soprado pela turbina de arrefecimento era aquecido pelo radiador de óleo e chegava mais quente aos cilindros e cabeçote daquele lado.
"

Todos os direitos são do site BestCars...

E agora, José???? :wink:
TopsMan
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Mensagem por TopsMan »

tio rosca... motor de carro atualmente tem INJEÇÃO ELETRONICA, né ??? ai fica meio dificil o motor ficar com mistura pobre por muito tempo, já que o baguio se auto-regula.

Mas o perigo da mistura pobre existe, tanto é que em carros preparados existem até aqueles medidores de mistura (acho q se chama Halmeter) pra justamente se o medidor acusar mistura pobre, é pro maluco trirar o pé e ir numa oficina ver o q tem de errado pois se insistir é zica na certa... vcs sabem, motores preparados são mais suscetiveis a quebras.

E outra coisa, em motor 2t, n precisa necessariamente furar, as vezes chega a quebrar o pistão...
TopsMan
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Mensagem por TopsMan »

Olha só o q o Tops achou agora:

" Mais conhecido como Hallmeter existem vários medidores de mistura ar/combustível hoje no mercado. Este aparelho é o "ovo de Colombo" no acerto de carros de hoje. Veja como ele funciona.


O QUE É?
É um medidor que permite de dentro do carro verificar em tempo real como está a mistura ar/combustível, sabendo se, naquele momento a mistura está correta, muito rica (com muito combustível), ou muito pobre (com pouco combustível).

COMO FUNCIONA?
Ele lê a quantidade de oxigênio liberado pela queima de combustível através da Sonda Lambda, que fica normalmente no coletor de descarga. Essa leitura aparece no instrumento através de leds em 3 cores, verde (mistura rica), amarelo (mistura correta) e vermelho (mistura pobre).


VANTAGENS
Sabendo-se como está a mistura desde a marcha lenta até 7000 ou 8000 RPM, pode-se fazer correções tanto em carburadores quanto em injeção eletrônica para se ter o que quiser, seja economia de combustível ou performance.


SEGURANÇA
O que é mais crítico na queima de combustível, é a temperatura da queima. Quanto mais pobre de combustível for a mistura, mais quente é a queima e vice versa. Assim sendo, principalmente em carros Turbo onde a temperatura na câmara de combustão já é mais alta, uma mistura pobre pode literalmente derreter a cabeça do pistão em questão de segundos, e quando eu falo segundos podem ser apenas 15 segundos.
Assim sendo se algo sair errado no sistema de combustível e você tiver um medidor de mistura, você logo saberá através dos leds vermelhos, e pode abortar sua acelerada e ir para o mecânico dirigindo normalmente. Se o motor não estiver sendo submetido a carga, o aumento de temperatura da mistura pobre não será significativo a ponto de causar algum dano.

Fonte: http://www.turbocar.com.br/dicas_prep.htm


viu tio rosca... mistura pobre é zica.... :mrgreen: e tenho dito !!! rs*
Editado pela última vez por TopsMan em 22 Agosto 2005 à02 21:33, em um total de 1 vez.
Fabrício
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Mensagem por Fabrício »

TopsMan escreveu:tio rosca... motor de carro atualmente tem INJEÇÃO ELETRONICA, né ??? ai fica meio dificil o motor ficar com mistura pobre por muito tempo, já que o baguio se auto-regula.

Mas o perigo da mistura pobre existe, tanto é que em carros preparados existem até aqueles medidores de mistura (acho q se chama Halmeter) pra justamente se o medidor acusar mistura pobre, é pro maluco trirar o pé e ir numa oficina ver o q tem de errado pois se insistir é zica na certa... vcs sabem, motores preparados são mais suscetiveis a quebras.

E outra coisa, em motor 2t, n precisa necessariamente furar, as vezes chega a quebrar o pistão...
Vixi...então....tá...
Agora saquei?!??!! :oops:

Eu quase saí na porrada com o Fabiano outro dia...Ele falou q derretia...e eu, baseado nessa reportagem...batí o pé...
Mas tb o animal não sabe ensinar direito...kkkkkk

Saquei... :wink:
Fabrício
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Mensagem por Fabrício »

Ah...mas eu não tenho culpa de ter uma Fazer...kia kia kia :twisted:
bessa27
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Mensagem por bessa27 »

Só vi isso acontecer em carros Turbo, em motos, nunca vi.............talvez numa esportiva, mas acho dificil. A pressão k trabalha um carro turdo, é gigantemente maior k uma moto..............Ja andei muitio tempo com uma mistura pobre e sei la......acho k não tem problema não no caso das motos
TopsMan
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Mensagem por TopsMan »

Bessa... fura sim... pistao de moto mesmo:

Imagem
" O pistão foi superaquecido tão gravemente que um furo derreteu através da cabeça e ruiu as canaletas do anel no lado do escape.
Normalmente a temperatura do pistão é maior no lado do escape então problemas catastróficos aparecerão primeiramente nesta área. Existem várias razões para um estrago como este, aqui estão os mais comuns; entrada de ar pelo retentor no lado do magneto, giclagem do carburador muito pobre, ponto de ignição muito avançado ou caixa de ignição (CDI) defeituosa, vela de ignição de classificação muito quente, taxa de compressão muito elevada, gasolina de muito baixa octanagem. "


Fonte: http://www.skatena.com.br/diagnostico-pistoes.htm#


Aliás.... OTIMO SITE esse da Skatena... vou tacar lá no DICAS... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
NESTOR/RS
Moderador
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Mensagem por NESTOR/RS »

Seguinte amigão.sou de uma época em que só tínhamos duas opções para andar no OFF: Dt's e Xl's.e sinceramente, já perdi as contas de ver tantos pistões de DT furados por mistura pobre....
Acontece o seguinte: na chamada mistura pobre, temos mais ar do que a nossa atual aguaalcosolventesolina, e desta maneira a explosão acontece de maneira total na câmara de combustão, inclusive consumindo todo e qualquer resquicio de 2t que passa por alí, o que leva a um aumento considerável na temperatura desta parte do motor...assim, a vela realmente funciona como um maçarico, que encontra uma cabeça de pistão já não tão resistente assim, pelo aumento de temperatura e aconteçe o ponto de fusão, onde o alumínio vaiderretendo no local mais quente até que "pow!".temos o famigerado furo de pistão. infelizmente, a DT180 é o exemplo perfeito para que isto ocorra, em função de sua refrigeração a ar............já nos moteores 4t, isto é mmuuuuuuito mais difícil de acontecer, pois o óleo está sempre alí para ajudar na refrigeração, e mais especificamete no motores de carros, onde quase sempre, a refrigeração é líquida assistida por ventoinha..........Para não errar na mistura, é só acompanhar a cor em volta do eletrodo da vela...limpe bem o local com uma escova de aço, faça o acerto de folga de eletrodo conforme a especificação do fabricante no manual, escolha um retão e pau na máquina.........quando chegar em última marcha, perto do limite, corte a corrente da magrela e use a embreagem para o motor não girar mais...encoste e confira a cor do eletrodo da vela: esbranquiçado:muito calor e mistura pobre >> Marrom café:ideal >>Preta:mistura muito rica, ou seja mais gasolina do que o motor consegue queimar, desperdício e rendimento abaixo do esperado.
Espero ter podido ajudar um pouco. :shock:
x_negger
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Mensagem por x_negger »

entaum a mistura pobre naum ajuda em nada, soh piora... será que isso vai causar alguma dano sério no motor... pq meu veio vai compra uma tornado e vai me passa a DT, aí se eu pego o treco meio bixado eh ruim neh...

e tipo assim... em termos de coisa meio basica oq dah pra fz na dt pra melhora um pokinho ela (alguma coisa na suspensão?)... pq qdo ele compro soh mando alonga ela pra naum empina tanto e mexeu no motor (rebaxo cabeçote, troco ou furo a camisa, naum lembro soh sei q alguma coisa ele fez com a camisa)

mais uma coisa... eu tava pensando se dah pra usa gasolina aditivada nessas moto 2t por causa dos detergentes dela e óleo que te que ser misturado junto? se puder teria alguma vantagem nelas?

valeu pessoal t+
SPEED RACER
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Registrado em: 20 Fevereiro 2005 à23 15:33

Mensagem por SPEED RACER »

Fura sim !
Ja furei de uma RDZ135 uma vez...hehehehehehe é legal qdo fura faz um "pá" parece um tiro , kuaukakuakukuakuukuauaua
Mistura pobre arrebenta qqr motor .

Abraizzz
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

x_negger, se vc quer apenas dar uma melhorada, e olha que vai dar uma boa melhorada, troque o conjunto de escapamento/ponteira por um dimensionado da WACS (www.wacs.com.br), recalibra a giclagem acompanhando a queima pela vela e mantenha sem pre, SEMPRE, o filtro de ar da DT limpeza geral (ponto fraco de DT é sujeira que entra no filtro, por erro de projeto no mesmo). Só aí, vc já tem um motor mais esperto, sem gastar muito. Quanto a gasolina aditivada, não tenho a certeza em te responder......faz teeeeeeeeeempo que não ando de DT.
O resto, e o básico: aros de alumídio, guidão de alumínio, tanque plástico se quizer, depenada geral e pneus cross.Boa diversão!!!!!!!!
Abraços,
:D :D :D :D
x_negger
Membro
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Registrado em: 17 Agosto 2005 à13 11:47

Mensagem por x_negger »

bom... depenada e com pneus de cross ela jah tah

soh falta o resto :?

falando em filtro.... compensa por um filtro de espuma da dtzinha? qto custa?

e aqueles esquema de calçar a suspensão, bota oleo especial e talz, tem jeito nela? suspensão traseira de xr200R dah?

tomara q mude alguma coisa com esse escape e pontera.... dah mais de R$200,00 :shock: . Ou tah caro ou sou eu q soh toh acostumado a ve os cara fzdo gambiarra e gastando no máximo 50 pila com trankera.

um dia eu aprendo alguma coisa e para de fz tanta pergunta :lol:

valeu pessoal.
Andre Mello
Ultra Membro
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Mensagem por Andre Mello »

Fura sim,

a gasolina antes de explodir dentro da camara de combustão resfria a cabeça do pistão... se ouver falta de gasolina o pistão não resfria e fura...
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Mensagem por bessa27 »

POrra, bem loko mesmo hein, mas diz ai, oque fura? é o ar?

Tipo, o pistão ta "pelando" e entra ar frio e fura?

Ou ele expande rapidamente, e ocasiona uma microtrinca e depois ele "cai" um pekeno pedaço?
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