Gasolina Podium adulterada, alguem?

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
pedrohrios
Super Membro
Mensagens: 1215
Registrado em: 03 Janeiro 2007 à57 16:15

Gasolina Podium adulterada, alguem?

Mensagem por pedrohrios »

E ae pessoal,tdo tranquilo?
Entao, decidi abrir o topico pra saber a opniao de vcs em cada area por ai.
Acontece que aqui em minas o pessoal nao esta usando gasolina podium como antigamente,pois segundo eles ela esta vindo aguada. O pessoal do Sul de minas entao falaram que nem pensar em por a Podium em uma moto injetada, pois todas estavam dando problema.
Muitos pilotos daqui preferem andar com a comum pois alguns dizem que mesmo fazendo a carburacao correta, perceberam sintomas diferentes nas motos a cada dia que ia andar.
Eu mesmo fazendo a carburacao pra comum, e fazendo carburacao pra podium, sempre achei que a podium faz com que a moto Limpe mais rapido e nunca percebi sintomas diferentes,mas ja os em motos 4t vem sempre falando isto.
Entao um dia passando no posto da BR um mecanico do meu amigo perguntou para um funcionario da ANP porque a Podium tinha mudado de uns tempos pra ca, e ele nos disse que a gasolina podium exige um tanque diferente das outras gasolinas, e por isso ela ficava aguada(talvez devido tambem jogarem mais quantidade de alcool), e que aqui em bh se nao me engano tem somente 3 postos com os tais ``tanques apropiados``.
Voces ai estao tendo alguns problemas quanto a gasolina tambem? Vlww
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Gasolina Podium adulterada, alguem?

Mensagem por apalareti »

Ando com podium na 250f, uma maravilha. Não notei nada por aqui, só preço que aumentou de 3 para 3,70.
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: Gasolina Podium adulterada, alguem?

Mensagem por carlos_edu »

Não notei nenhuma diferença.
robertovarela
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 16 Maio 2005 à20 06:05

Re: Gasolina Podium adulterada, alguem?

Mensagem por robertovarela »

Já tive uns probleminhas com a pódium, mas aqui na cidade tem um posto que é da própia Petrobras e esse a gasolina é primeiríssima.

Só uso a Pódium nas minhas motos.
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Re: Gasolina Podium adulterada, alguem?

Mensagem por Predador »

Como assim aguada? Isso não quer dizer nada, ou está adulterada ou não está, inclusive em relação a quantidade de alcool que é a mesma nas duas gasolinas.
PauloJ
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 15 Setembro 2010 à04 18:42

Re: Gasolina Podium adulterada, alguem?

Mensagem por PauloJ »

Predador escreveu:Como assim aguada? Isso não quer dizer nada, ou está adulterada ou não está, inclusive em relação a quantidade de alcool que é a mesma nas duas gasolinas.
E é sempre bom lembrar que um motor que exige combustível de alta octanagem (Podium) funcionará mal se receber de baixa, mas um motor que não exige funcionará igualmente bem com combustível de alta ou baixa octanagem, desde que sem adulteração é claro. É mito achar que um motor de compressão até 10:1 vá render mais com Podium. Ok demora mais pra oxidar, pode ser um benefício pra quem roda pouco - como eu com a XRE300, 1 tanque por mês...
No link tem a descrição oficial do produto, que discretamente admite isso:
http://www2.petrobras.com.br/produtos_s ... Podium.asp" target="_blank
[]s,
Paulo
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Gasolina Podium adulterada, alguem?

Mensagem por Juliano »

A minha moto veio carburada pra podium, deu problema e eu carburei pra gasolina premium da Shell.

O problema da podium é o preço, tem pouca saída, e acaba ficando mais tempo no posto. Então ela "estraga".
PauloJ
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 15 Setembro 2010 à04 18:42

Re: Gasolina Podium adulterada, alguem?

Mensagem por PauloJ »

Juliano escreveu:O problema da podium é o preço, tem pouca saída, e acaba ficando mais tempo no posto. Então ela "estraga".
Verdade. Tem que escolher posto que aparente vender bem...
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: Gasolina Podium adulterada, alguem?

Mensagem por carlos_edu »

A validade das gasolinas amarelas é de 3 meses. Da podium é 1 ano.
1 ano para estragar no tanque só se o posto for pra lá do oiapoque...
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Gasolina Podium adulterada, alguem?

Mensagem por cascao »

Perto do cruzamento do anel rodoviário com a avenida amazonas tem um posto BR que é da própria BR. Só compro lá...

Mas na verdade uso muito raramente.

Minha moto sobra, então não preocupo com esse tipo de coisa. Gasolina comum me atende. Se tiver um pouco de água não sentirei diferença. praia::
Editado pela última vez por cascao em 30 Setembro 2010 à51 19:19, em um total de 1 vez.
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Gasolina Podium adulterada, alguem?

Mensagem por Matsui »

coloquei a podium uma vez no uno enchi o tanque mas ficou muito legal o uno mille parecia um 1.8 subia tudo de 5 e com boa velocidade mas seu custo elevado dificulta fazer isso mas que e bom e...
kost
Membro
Mensagens: 205
Registrado em: 17 Fevereiro 2010 à15 20:06

Re: Gasolina Podium adulterada, alguem?

Mensagem por kost »

Sempre usei pódium nas minhas motos e nunca tive problemas !
Guga Ramone
Membro
Mensagens: 842
Registrado em: 15 Setembro 2006 à51 08:30

Re: Gasolina Podium adulterada, alguem?

Mensagem por Guga Ramone »

Um causo:
Eu sempre usei aditivada quando tinha a lander e um dia resolvi experimentar a podium. Depois de uns 5 tanques ela começou a falhar. Ligava a moto, ela segurava a lenta mas na hora de arrancar era só encostar no acelerador q ela desligava. Voltava a colocar a gasolina aditivada e o problema parava. Depois de um tempo fui colocar podium e o mesmo problema ocorreu, tb depois de alguns tanques cheios. Isso já tem uns 2 anos e meio. Nunca entendi isso... Mas o cheiro era bom demais. kkkk
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: Gasolina Podium adulterada, alguem?

Mensagem por PERUCH »

Aqui na minha cidade só tem um posto que vende Pódium, e é da Petrobrás mesmo.
Sempre usei e noto diferença na moto, não q fique mais "potente" mas ela fica mais equilibrada,giro funciona melho, não engasga... qdo eu tava mapeando a nossa prova de Enduro mês passado, rodei 2 vezes no trajeto da prova, q dava mais de 120 km, aí abasteci com Gasolina Aditivada... putz... catinguera desgraçada e a mto pipocava qdo abria de média p alta... Gasoroba na minha moto NUNCA MAIS.

EU acho caro a Pódium, mas como uso só na moto, nem ligo.. pois é uma vez por semana...

Agora, uma vez eu tava abastecendo meu carro no álcool nesse posto q vende Pódium... aí encostou um PORSCHE CAYENNE na bomba de Podium, desceu o motorista, e falou: Enche!!

Nossa mãe... todo mundo ficou olhando.. aehuaehaeu

Aí passa uns 15 minutos, eu tava ali ainda, tomando uma cervejinha enquanto eles passavam uma ducha no carro... encosta uma BMW M3 com uma carretinha e um Jet dakeles Kawasaki 4 tempos... o cara desce da M3 e larga: "_Enche o tanque do carro, do Jet e os 2 galões que estão no porta malas"
Dei uma de louco e fui espiar o porta malas, era 2 galões de 20 litros cada..

aaafffffff,,, keria me matar
Aí pensei: Não é a Podium q é cara, eu q sou pobre mesmo!! aheuaehuaehae
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Gasolina Podium adulterada, alguem?

Mensagem por apalareti »

cascao escreveu:Perto do cruzamento do anel rodoviário com a avenida amazonas tem um posto BR que é da própria BR. Só compro lá...

Mas na verdade uso muito raramente.

Minha moto sobra, então não preocupo com esse tipo de coisa. Gasolina comum me atende. Se tiver um pouco de água não sentirei diferença. praia::
A gente não sente tanta diferença entre a comum e a podium, quem realmente sente muita diferença é o motor. Quando tiver oportunidade compare dois motores abertos que usavam essas gasolinas. O que usa podium parece que quase não rodou, já o outro tem crostas de carvão por todo canto.

Jamais eu colocaria gasolina aditivada em moto. Alias, não uso nem no carro.
A quantidade de aditivos que usam para "limpar" é tanta que "esquecem" (na verdade é mais barato por aditivo do que gasolina) que o motor precisa mesmo é de gasolina.
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: Gasolina Podium adulterada, alguem?

Mensagem por carlos_edu »

Pensa numa Tornado 2004 q rodou até 2007 só na podium...
Agora pensa numa CRF q roda desde 2007 só na podium...

E tem um monte de mecânico q me fala q essa gasolina "resseca" o motor... ainda bem q não dou ouvidos a opiniões estapafúrdias.

O q maltrata as motos importadas é o etanol adicionado - por lei 25% - à qquer gasolina. O etanol é altamente corrosivo e pode engripar principalmente a agulha de boia do carburador. Para isso, eu dreno sempre e coloco WD40. É um santo remédio contra "ressecamento" rsrsrs
PauloJ
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 15 Setembro 2010 à04 18:42

Re: Gasolina Podium adulterada, alguem?

Mensagem por PauloJ »

carlos_edu escreveu:O etanol é altamente corrosivo e pode engripar principalmente a agulha de boia do carburador. Para isso, eu dreno sempre e coloco WD40. É um santo remédio contra "ressecamento" rsrsrs
Aqui em casa o costume é fechar o tanque e deixar funcionando até morrer, pra guardar de carburador vazio... Sempre vão ficar paradas pelo menos até o próximo fds, quando não ficam 2 ou até 3 fds sem uso... se bem que fds que não anda, eu boto as meninas pra funcionarem pelo menos uma cuba cheia cada uma...
menos a XRE que eu uso diariamente pra ir trabalhar he he. A única que consome Podium, as outras usam gasolina comum de posto bom.
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: Gasolina Podium adulterada, alguem?

Mensagem por ale primo »

Me desculpa. Mas Podium "resseca".
Esse "resseca" é o tipo de resíduo que ela deixa quando evapora. Fica "esbranquiçado".
O que ocorre é que as demais, demoram mais pra evaporar e oxidam mais rapidamente fazendo aquela "borra" que parece geléia de mocotó. Além de conter mais impurezas.
Não sou mecânico, mas sou eu quem dou a manutenção nos meus carburadores. Então não "ouço", vejo.
Meu filho tem uma KLX110 e no começo não usei Podium nela, o que fez os gicles dela entupirem e a cuba ficar nojenta e oxidada em apenas alguns meses. Mesmo eu drenando sempre após o uso.
E abri o bura da KLX numa pista onde tava o Pala, o Camacho e mais a tropa toda do TS.
Depois dessa, desmontei ele novamente em casa, fiz um pente fino e só coloco Podium nela.
Nunca mais.
Abri semana retrasada novamente e tava intacto.

Bão, gasolina comum não dura 15 dias em tambor de plástico. Fede e fica escura.
Vejo isso pelos amigos que usam comum com Avgas (também já usei essa mistura)e pelos que tão de injetada e estavam usando comum e já tão todos na Podium.


Ps. Fechar a gasoba e deixar morrer num é muito recomendado não. A moto vai dando umas afinadas e pode danificar o motor.
mfd
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 26 Abril 2007 à35 08:11

Re: Gasolina Podium adulterada, alguem?

Mensagem por mfd »

Não ha necessidade de modificar ajuste de carburação para usar a Podium.

eu sempre usei Podium (raramente uso comum) e não percebo alteração, nem positiva e nem negativa de desempenho, mas nunca tive problema com carburador de nenhuma moto.
por outro lado, tenho amigos que andam sempre junto comigo e são sistematicos, só usam gasolina comum, e estes eventualmente precisam mandar limpar ou regular o carburador.

apesar de não notar mudança em desempenho, percebo mudança no funcionamento, q pode até ser uma impressão falsa.
mas a minha impressão é de que a moto fica mais facil de ligar e mais estavel em baixa rotação, principalmente com o motor ainda frio.

fora isso, não noto nada de mais.

mas como andar de moto é uma diversão e meu consumo nunca é maior do q 10 litros por final de semana, acho q a diferença de valor é o menor dos custos de se praticar este esporte/hobby
PauloJ
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 15 Setembro 2010 à04 18:42

Re: Gasolina Podium adulterada, alguem?

Mensagem por PauloJ »

ale primo escreveu:...aquela "borra" que parece geléia de mocotó...Mesmo eu drenando sempre após o uso...só coloco Podium nela...tava intacto.
...Fechar a gasoba e deixar morrer...pode danificar o motor.
Xi Primo, mais um procedimento pra incorporar, drenar ao invés de deixar secar? Porque se não fizer, realmente junta goma, já vi... É só soltar algum dreno ou tem que desmontar ou inclinar? Dá pra retornar ao tanque ou tem juntar numa garrafinha pra depois descartar *corretamente*?

O que sempre me pareceu prudente e eu fiz até hoje foi esperar morrer na marcha lenta, sem acelerar forte pra economizar tempo porém forçando o motor a funcionar falhando nos últimos segundos... esperando na lenta, que é estável e baixa porque os nossos carburadores não são regulados para correr, o motor morre já na primeira falha...

Que pensa?

[]s,

Paulo
Editado pela última vez por PauloJ em 02 Outubro 2010 à10 09:54, em um total de 1 vez.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem