suspensao da xr200 na nx200???

Daniel Ribeiro:

Ai.... galera sou novo no forum, tenho uma nx 200 vermelha ano 96... Adoro essa moto. já modifiquei ela bastante... rodas de aluminio (preta), cor vermelha da 150sport, suspensao dianteira da Sahara350, plasticos da Xr...paralamas e lanternas da circuit já gastei maior grana....Mas onde chego, ficam olhando e nao se acalmam enquanto nao perguntam:
Que moto é essa??? Rssssss
Semana passada a má notícia: suspensao traseira que era modelo original estourou...!!! buaa::
A suspensao dela é muito macia e curta em relação à da Xr... me respondam:
Tem como adaptar a suspensao da "priminha" XR?? fica legal?? seguro??

PauloJ:

Daniel Ribeiro escreveu:Ai.... galera sou novo no forum, tenho uma nx 200 vermelha ano 96...
Tem como adaptar a suspensao da "priminha" XR?? fica legal?? seguro??
Eu já tentei colocar o amortecedor original da XR200 na NX e não consegui. Precisaria de um link mais longo que o da NX. Mas se vc conseguir fazer me conte por favor...
[]s,

Matsui:

tem que trocar a balanca tb alem dos links e o amortecedor...

carlos_edu:

Nossa, achava q as motos eram iguais na mecânica e mudava somente kit e fixações no quadro... e claro, tamanho dos aros.

Matsui:

tambem achava mas a xr 200r tem a balanca mais longa uns 10 cm em comparacao com a nx 200

Daniel Ribeiro:

carlos_edu escreveu:Nossa, achava q as motos eram iguais na mecânica e mudava somente kit e fixações no quadro... e claro, tamanho dos aros.
è Carlos.... é bem diferente... rigidez do quadro, mesa, suspensao diantreira e traseira, kit (é claro), aros... troquei uma ideia com um mecânico daqueles "experimentais(os caras fazem de tudo)" ele me disse que dá pra colocar... só que tem que mecher na estrutura do quadro... mudar a posição do suporte do amortecedor em baixo do banco... fiquei animado e receoso....animado pois o amortecedor da Xr é superior, tem regulagem (o da nx é uma m#$%@) receseoso pois num quero comprometer a segurança do meu veículo.... mas vou procurar mais informações.....

carlos_edu:

Não compensa vc passar essa moto pra frente e pegar uma XR logo? Vai gastar uma grana p/ deixa-la parecida e nunca igual. E ainda vai ficar receoso, como disse.

Olha, tenho amigo q teve XR e gostou mais dela do q de Tornado viu...

jailton:

eu coloquei na minha nx de trilha ficou bom d+ vc tem que desregular todo coloca e ae regula de novo ñ precisa mudar nada.

lourenzo:

bomm , estou na mesa situaçao de nosso amigo ae !!!
ja li em varios lugares q precisa de adaptaçao , e tbm ja li em outros que da muito trabalho pra por sem adaptar , mas q consegue ,, ae descobri um camarada q colocou ateh q facil ,,,, bom seja oque deus quiser , deixei a grana com meu veio , ele ira comprar o amortecedor hj e no sabado tentaremos colocar ,,, se der certo posto aqui faloww !!!

lourenzo:

carlos_edu escreveu:Não compensa vc passar essa moto pra frente e pegar uma XR logo? Vai gastar uma grana p/ deixa-la parecida e nunca igual. E ainda vai ficar receoso, como disse.

Olha, tenho amigo q teve XR e gostou mais dela do q de Tornado viu...
bom se ele gastou uma boa grana deixando a bichinha toda arrumada eh dficil de querer vender , pois vc nunca recupera oque gastou ,, entao acho que a tentava de colocar o amortecedor eh valida


com relaçao a gostar mais dela do que a tornado , eh aquela , no caso das trilhas ,, a XR parece uma bicicleta de tao leve que eh ,, pegou atoleiro casca dura eh soh descer da moto, colocar ela nas costas e ja eras ,, no caso da tornado , opa motorzao e tals , pra trilha de tocada alta show de bola , XRinha chora , mas quando a tornado para no meio do barro e vc nao tem preparo fisico , uhmmm ae o caldo engroça !!!!

lourenzo:

bomm , vamos lah ,, ontem a noite foi a primeira tentativa ,, estava sem tempo ,pos precisava ir pra aula ,,, mas acontece o seguinte parece q vai dar pra colocar sem nenhuma adaptaçao ,, porem o parafuso de fixaçao quadro x amortecedor ou amortecedor x link eles nao se posicionam exatamente na mesma dimensao ou seja vai precisar de uma forcinha extra pra conseguir ,, mas eh questao de milimetros ,, deve dar uma diferença de uns 4 milimetros ,, mas acredito q va dar um certo trabalho ,, mas entre hj e amanha tenho q colocar essa budega pq domingo quero andar !!!!

depois eu digo quantas horas gastei pra conseguir e quais foram as dificuldades !!! a primeira que ja vi q vou ter q mecher e tirar a caixa de ar pra poder ter mais espaço pra trabalhar ,,

GPhau:

Lourenzo, eu desmontei o link traseiro completo, e vo dar uma dica (se vc num sabe =P). Na hora de montar o último parafuso que vc coloca é justamente o superior do amortecedor no quadro.

Leo Racing:

Eu prefiro colocar o parafuso superior do amortecedor primeiro ...

GPhau:

leov8 escreveu:Eu prefiro colocar o parafuso superior do amortecedor primeiro ...
Leov, na minna pouca experiencia como mecanico e tentei montar o LINK umas 5 vezes, de varias formas diferentes, e dessa forma foi a q menos fiz força pra "fechar" o conjunto. Mas...cada um cada um

Leo Racing:

pois eh , eu prefiro colocar primeiro o de cima , para não ter que ficar segurando o amortecedor ...

lourenzo:

bomm vamos lah ,,,
tentei as duas formas ae emcima citadas .. primeiro montei em cima na ideia de que o amortecedor iria ficar preso , e depois tentando montar o link me deparei com a mardita diferença de tamanho , e nao tinha como forçar o amortecedor pra cima ,,, entao tirei e mudei a tatica , primeiro montei o U do link , depois depois parafusei a parte de baixo do amortecedor ,, ae agora faltava a parte de cima , e a diferença na medida ainda continuava lah pra me atormentar ,,, bom soltei toda a regulagem dele , e forçando pra baixo consegui colocar o parafuso ,, ou seja montado ,,, nao precisa substituir link , noa precisa de adaptaçao , muito menos de gambiarra ,,,, oque precisa eh um poko de paciencia , nessa parte final da montagem usei um eixo de roda pra servir de alavanca pra baixar o amortecedor e ficar na altura certa do suporte ,,,, caso alguem precise de explicaçao mais detalhada eh soh falar ,,,

conclusao ,,,,, SIM EH POSSIVEL COLOCAR O AMORTECEDOR DA XR NA NX ,, e melhora pakas a moto !!!!!! gostei muito

Leo Racing:

aé .... esqueci de explicar , tem que erguer ou abaixar a roda para dar a altura certa ....

alstr:

Tbm tenho uma xr.

A primeira vez que desmonmtei fiquei quase louco para montar novamente.

Mas depois de estudar bem o funcionamento do link, desenvolvi uma técnica, que é a seguinte:

Monta a balança no quadro.

Monta o U na balança

Monta o LINK quadro e depois no amortecedor

Agora faltou apenas ligar o U no LINK, vejam a imagem

Imagem

Então eu uso uma estátula, ou outra coisa como alavanca, apoio no quadro embaixo do LINK, e forço o LINK para cima até o furo coincidir com o U da balança. não precisa de muita força, é apenas jeito.

Espero ter ajudado, mas alguma dúvida é so pedir.

Jhonatan:

Bom, pelo tópico ser antigo , creio que surge dúvidas ainda em questão do amortecedor da Xr 200 na Nx200, antes de mais nada, quero lembrar que o texto a seguir é grande pois explico detalhe por detalhe, vamos lar, tenho uma nx 200 que desde 2005 não foi trocado amortecedor e nem as buchas do proLink, troquei hoje 2019, a moto estava tão baixa que encostava o cano de escape no pneu, comprei esse amortecedor da xr 200, msm sabendo que 98% fala que não dava certo sem ter que trocar a balança e os Link, msm assim pesquisei muito , e graças a resposta do nosso amigo lourenzo, me fez ter 1% de esperança ainda que dava certo , seguir todas as dicas : primeiramente,desrosqueia o amortecedor até o final, pra mola ficar mais leve, tire a Roda traseira pra ter mais acesso e mais espaço , apoie a moto num macaco hidráulico ( jacaré ),remove a caixa de ar, carburador e tanque ( quanto mais espaço melhor é ), desmonte todo o link por completo , aproveite e troque as buchas do Link também , porque se você souber o trabalho que da pra encaixar esse trancaio no lugar , se nunca mais vai querer mexer, vamos lá : depois de trocado as buchas, monte o U do link primeiro , depois monte a parte de baixo do amortecedor, já coloque a polca e da uma leve encostada , agora vem o trabalho BRUTO, depois de ter colocado a parte de baixo, VOCÊ VAI PRECISAR DO ENCOLHEDOR DE MOLAS, essa de carro mesmo, agora vc vai colocar o encolhedor nas molas e descer ela o melhor possível, chame outra pessoa pra te ajudar , pois você vai precisar de um caibro, toco , alguma coisa que sirva de alavanca pra empurrar o amortecedor pra baixo, conseguir colocar a parte de cima no guia aonde vai o parafuso , porém o parafuso não irá passar porque tem uma diferença de 1 cm pra encaixar, agora vai uma dica essencial, pra você não quebrar a cabeça igual eu quebrei , coloque a roda traseira no lugar , abaixe o macaco hidráulico ( jacaré ), leva o macaco Pro lado direito da moto ( onde fica a bateria ) vc vai precisar de fazer um apoio ( gangorra ) coloque um toco em cima do amortecedor , pegue uma madeira e coloquei em cima desse toco, e a parte de cima do Quadro, vai servir de apoio pra vc empurra esse amortecedor pra baixo, coloque um toco em PÉ em cima do macaco , suspende ele até chegar essa madeira que está em cima do toco do amortecedor , pise com seu pé na roda traseira , e levante o macaco até empurra o amortecedor pra baixo , ( sistema de alavanca ) , nesse momento vc vai precisar de um pé de cabra pra empurra o amortecedor pra trás , e só assim o buraco dos parafuso vai ficar alinhado, claro a outra pessoa vai precisar de colocar o parafuso , pq vc vai tá segundando o pé de cabra e a Madeira que tá em cima do macaco pra não cair , SÓ ASSIM QUE CONSEGUIR INSTALAR O AMORTECEDOR DA XR 200 na NX 200 , e vou falar pra vocês , muda totalmente o visual e o conforto , fica perfeito de mais , vale a pena o esforço , Lembrando , o texto tá grande pq resumir detalhe por detalhe pra vc conseguir de primeira , esse tópico me ajudou muito , pois estava decepcionado por uma moto tão boa , porém com um amortecedor original já cansado e baixo , bom espero que tenha ajudado , se tiver dúvida , entre em contato comigo ,e-mail Jhonatan24143@hotmail.com, pois tenho todas as fotos da montagem , antes e depois , e o resultado é magnífico , novamente , agradeço a Lourenzo e seu pai Fábio por compartilhar a experiência !!