Quais upgrades dá pra fazer em uma 125cc 2t ?

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Geo
Membro
Mensagens: 746
Registrado em: 12 Janeiro 2010 à56 18:33

Quais upgrades dá pra fazer em uma 125cc 2t ?

Mensagem por Geo »

gostaria de saber quais upgrades posso fazer na minha moto, de preferência de modo sequencial seja no desempenho ou no aspecto geral..

nada fora do real, nem peça de ouro..


grato
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: Quais upgrades dá pra fazer em uma 125cc 2t ?

Mensagem por PERUCH »

Geo, se vc gosta tanto de sua moto, eu aconselho a desmontar ela inteira e ir fazendo tudo.

O que to dizendo é p dar uma geral nela, geral boa. Não adianta ficar fazendo isso aki, depois akilo ali...

Vc mesmo pode fazer isso, começa pelas rodas, desmonta e manda dar um trato como cromagem nos raios, polimento nos aros (se não quiser pintar), pode polir as bengalas também e depois aplicar verniz eletrostático para proteger e não "fosquear", faz a mesma coisa com a balança, desmonta, manda polir aproveita e já veja como estão os links, rolamentos e buchas. Mesas, guidão, pedaleiras, tampa lateral do motor, etc... isso tudo é simples de pintar e fica com outro visual..

To falando isso pq a desmontar a moto inteira aí sim qdo montar vc vai estar sabendo doe stado geral dela e já vai trocando o q precisar.

Motor pelo vc falou já está bom, então nao precisa mexer...

Depois dá uma procurada ou manda fazer uns gráficos bem legais p ela...

Sei lá.. eu faria isso... sua moto não é ruim, talvez só precise de um capricho a mais..

Eu fiz isso na minha DR q era 2004 quemdira uma mto 98...
Abraço
GustavoT
Super Membro
Mensagens: 1167
Registrado em: 09 Setembro 2009 à17 18:38

Re: Quais upgrades dá pra fazer em uma 125cc 2t ?

Mensagem por GustavoT »

primeira coisa é fazer o que o peruch disse...
pq ai qd for montando vai trocando rolamentos, retentores, tudo que estiver gasto...

depois que a moto estiver fina, voce pode partir para o escapamento e palhetas de torque, que acho que sao a primeira coisa em preparacao a ser feita...

tem tbm os kits pra 125 ir pra 175cc, mais acho q vc tem muito o que fazer antes de pensar nisso...
pedrohrios
Super Membro
Mensagens: 1215
Registrado em: 03 Janeiro 2007 à57 16:15

Re: Quais upgrades dá pra fazer em uma 125cc 2t ?

Mensagem por pedrohrios »

Nao te aconselho colocar kit de aumento de cilindrada,alem de quebrar com frequencia,vc ja tem dificuldade pra acertar sua motoo original,imagina fucada! Primeiramente eu mandava polir tudo, depois mandava mexer na suspencao dianteira,pq da honda eh um lixo(nao copia nada, muito dura) e depois se tiver dinheiro sobrando, punha umas manetes retrateis, e aquelas outras pecinhas anodizadas. Colocava um grafico bacana e ia ser feliz hehehe
paulao.cross
Membro
Mensagens: 730
Registrado em: 13 Abril 2006 à33 11:05

Re: Quais upgrades dá pra fazer em uma 125cc 2t ?

Mensagem por paulao.cross »

Salve salve juventude!
Seguinte: primeiro nao desmonte as rodas , por q voce vai quebrar varios niples , sendo q nao tem raios avulsos no mercado so o jogo , e o jogo custa caro .
Segundo: nao invista no visual e sim em mecanica funcionabilidade e potencia ...
Te digo isso com conhecimento de causa , comprei uma CR 125 2001 , desmontei tudo ficou so o chassi , fiz polimento tudo q tinha q fazer , troquei rolamentos das rodas , da balanca da coluna direcao , do amortecedor traz e por ai vai ...
So q quando cheguei no motor q era o q mais importava acabou a pilagem $$$$. tinha q trocar a embreagem inteira , campana discos , filtro de ar, vela, carbura tinha q trocar o kit , pistao e anel , biela tava meia boca ... resumindo , mexe so na potencia e se divirta , o negocio e nao ficar na mao e acelerar.

Bao sorte sucesso !
MoLoToV
Membro
Mensagens: 872
Registrado em: 17 Setembro 2004 à42 12:58

Re: Quais upgrades dá pra fazer em uma 125cc 2t ?

Mensagem por MoLoToV »

Motor da pra colocar uma curva + ponteira boa, v force, um bom acerto de carburação, te, cdi com outra curva de avanço tbm,se jogar na mao de um bom preparador da pra trabalhar o cilindro, meter mais taxa etc....
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Quais upgrades dá pra fazer em uma 125cc 2t ?

Mensagem por apalareti »

A primeira coisa que recomendo é você trocara a água do radiador por um fluído para radiador.
Depois seria interessante:

1 - compre equipamentos de proteção, andar de cuturno é muito perigoso.
2 - Troque a biela por uma própria para seu motor.

Fazer upgrade é para quem já fez a manutenção básica, o que não é o caso da sua moto.
Pelo video que você postou seu cilindro deve ter sido encamisado com ferro, não adianta querer fazer upgrade assim.
pedrohrios
Super Membro
Mensagens: 1215
Registrado em: 03 Janeiro 2007 à57 16:15

Re: Quais upgrades dá pra fazer em uma 125cc 2t ?

Mensagem por pedrohrios »

Eh eu postei isso ai em cima mas com as condicoes de que seu motor esta 100%. Nao caia nessa de por um cdi daqueles bala,pq a moto quebra mais, nao adianta falar que nao quebra pq quebra sim. Curva entao, se fosse vc so colocava quando vc conseguir entrar nas curvas de 3 de mao travada sem cair o giro, pq com cano a moto fica com a baixa muito ruim, ela fica muito solta e o giro cai bastante(por isso vc tem q ta acelerando bastante, pq exige um preparo mto bala), experiencia propia,ainda mais na cr!
Geo
Membro
Mensagens: 746
Registrado em: 12 Janeiro 2010 à56 18:33

Re: Quais upgrades dá pra fazer em uma 125cc 2t ?

Mensagem por Geo »

Primeiramente vou esclarecer, de quando eu peguei essa moto, eu já gastei mais que mil reais com ela, e já troquei bastante coisas de "desgaste natural"

vou começar pelo motor,

O pistão é novo, Pro X .
A biela é nova zerada, a moto nem andou com ela ainda, e é da marca VESRAH, que pelo que eu pesquisei tem procedência e me disseram que vem de fábrica em algumas GasGAs .
A Embreagem está boa, ando normal com a moto sem problemas.
na caixa de marchas tudo funciona correto.

As suspensões da moto estão boas, tanto dianteira quanto traseira, eu não entendo nada de preparação, mas eu ando com a moto em retas de buracos em estradas de terra, alguns pulinhos etc a moto está boa pro meu gosto.

Carburador funciona tudo correto ( eu acho ), filtro de ar é novo e limpo, toda a estrutura da moto está ok.

agora sobre as rodas, por a moto ser velha, e não vender raios dela aqui, ela têm todos os raios, porém com ferrugem ou aparência de velhos, só falta 1 raio na roda de tras, mas todos eles estão apertados.

os Aros não tem empenos nem trincas etc, o quadro principal também não tem soldas nem trincas, somente o sub quadro que tem uma pequena solda.

as palhetas são de fibra de carbono. não sei o que é V force.

A curva é da Pro Tork, o Cano é da Pro Tork , não sei se presta, só sei que eu gosto do som.

as bengalas tem um pequeno desgaste no alumínio, que já me informaram ser apenas problema ESTÉTICO e não afeta no desempenho da mesma.

o cilindro é encamisado, pretendo comprar um original usado, ou então mandar fazer o cromo neste mesmo, mas não agora.

a única coisa que eu gostaria de resolver agora, é o sub-quadro que por algum motivo ele não está deixando a rabeta certinha com o banco, ela está baixa como voces podem ver no vídeo e nas fotos, e isso não sei como resolver.

eu queria apenas ficar ciente sobre quais upgrades eu poderia fazer na minha moto já que ela está funcionando tudo certo, coisas que não fossem muito caras mas que ajudassem um pouco ela..

agora no final do ano eu vou ter R$ 1300 pra gastar, isso eu já tava certo de comprar os equipamentos..
rallyman
Membro
Mensagens: 968
Registrado em: 21 Dezembro 2007 à58 15:39

Re: Quais upgrades dá pra fazer em uma 125cc 2t ?

Mensagem por rallyman »

Primeiro compra os equipamentos, senão vai sempre aparecendo desculpa pra não comprar.

Se a moto fosse minha oque eu trocaria antes de tudo é o cilindro.

Outra coisa, não adianta botar cilindro zerado e andar sem oleo no filtro ou sem fazer a limpeza do mesmo regularmente.

Esses cilindros não tem fim... mas desde que se tenha o cuidado necessario, pense comigo, porque será que o antigo dono teve que encamisar?
Geo
Membro
Mensagens: 746
Registrado em: 12 Janeiro 2010 à56 18:33

Re: Quais upgrades dá pra fazer em uma 125cc 2t ?

Mensagem por Geo »

rallyman escreveu:Primeiro compra os equipamentos, senão vai sempre aparecendo desculpa pra não comprar.

Se a moto fosse minha oque eu trocaria antes de tudo é o cilindro.

Outra coisa, não adianta botar cilindro zerado e andar sem oleo no filtro ou sem fazer a limpeza do mesmo regularmente.

Esses cilindros não tem fim... mas desde que se tenha o cuidado necessario, pense comigo, porque será que o antigo dono teve que encamisar?
isso mesmo, o cilindro é minha prioridade, e só não vou comprá-lo agora de imediato porquê vou pegar logos os equipamentos, vou ficar com quase 100% dos equipamentos, e de primeira qualidade.

eu até encontrei um cilindro em guarulhos, pra CR 125 99, que segundo o dono está no cromo original, só que como vou comprar sem alguém que entenda se é mesmo veja ?

e outra, já comprei o pistão e é letra B, não sei se isso influi..

mas no mais tardar, eu mando fazer o cromo nessas empresas que têm na internet, e o mecânico disse que mesmo assim ainda não fica exatamente como o original, mas...
Diney
Membro
Mensagens: 24
Registrado em: 05 Outubro 2004 à56 13:34

Re: Quais upgrades dá pra fazer em uma 125cc 2t ?

Mensagem por Diney »

Geo pistao ProX em cilindro encamisado nao vai bem, o certo seria o Wisecco que e forjado e nao dilata facil, consegue segurar a potencia de um cilindro encamisado por mais tempo, diferente do ProX, falando em cilindro.:

Cilindro encamizado por melhor que seja o servico nao chega nem a 50% de rendimento de um cilindro original, quando esquenta mesmo a tendencia e o motor perder o rendimento, o encamisamento e de ferro e liga e nao casa direito com o aluminio do cilindro, pois o a liga da camisa tem o dilatamento diferente do aluminio, isso gera folgas entre o cilindro, camisa e pistao...por isso que a moto esquentando nas pista vai perdendo rendimento. Tem muitas empresas que prometem mundos e fundos com encamisamento para 125cc, que usam liga disso com aquilo e que fica igual ao original....MENTIRA....nao fica nunca...bom e clindro NOVO.

Revestimento em Nikasil ou cromo duro como falam por ai, para o cilindro de 125 nao funciona, em pouco tempo devido a temperatura de trabalho e o regime de rotaco das 125 o revestimento comeca a descascar e vc pode perder o motor inteiro (biela, vira, rolamentos). A Empresas fazem o trabalho de revestimento e sao Honestas ja explicam isso para seu cliente quando ele quer fazer o revestimento e nao da garantia do servico, diferente de uma 250.

O certo e vc economizar e comprar um cilindro novo, ai sim vc tera motor pra muito tempo, desde que conserve ele, claro. Cuidado com compra de cilindro usado, pois este pode apresentar desgates ovais que ao brunir (retificar) para usar uma nova medida de pistao, o cilndro pode ficar mais aberto que a ultima medida do pistao e ai vc perde dinheiro, fora arranhoes que pode vir na parede do cilindro, o certo e antes de comprar, levar para uma retifica para fazer uma avaliacao e ver em qual medida de pistao ele vai aceitar...no as medidas de pistao vao e A (standart ou original de fabrica para motores zero) B, C e D.

Abs
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: Quais upgrades dá pra fazer em uma 125cc 2t ?

Mensagem por PERUCH »

Sinceramente não entendo.

O cara abr um tópico perguntando o q fazer... aí a galera vem aki na boa das intenções e dá umas dicas e tal.. aí o cara vem e diz q nao ker fazer isso, q a moto tá boa, tá tudo bom na moto q trocou isso e akilo.

Pow, se já fez tudo e ja sabe o q vai fazer nem pede informação.

Geo, na boa, nada contra vc, mas tem vezes q parece q vc quer tirar a gente p bobo... pis tudo q falamos vc discorda e diz q ja fez ou vai fazer de outra forma... se é assim,p q pedir opnião ?

No mais, abraço
Geo
Membro
Mensagens: 746
Registrado em: 12 Janeiro 2010 à56 18:33

Re: Quais upgrades dá pra fazer em uma 125cc 2t ?

Mensagem por Geo »

PERUCH escreveu:Sinceramente não entendo.

O cara abr um tópico perguntando o q fazer... aí a galera vem aki na boa das intenções e dá umas dicas e tal.. aí o cara vem e diz q nao ker fazer isso, q a moto tá boa, tá tudo bom na moto q trocou isso e akilo.

Pow, se já fez tudo e ja sabe o q vai fazer nem pede informação.

Geo, na boa, nada contra vc, mas tem vezes q parece q vc quer tirar a gente p bobo... pis tudo q falamos vc discorda e diz q ja fez ou vai fazer de outra forma... se é assim,p q pedir opnião ?

No mais, abraço
Peruch, veja bem, eu só fiz descrever como tá a situação da minha moto pra um melhor entendimento do pessoal, eu já restaurei bastante coisa mesmo, mas ainda tem um bocado também e todos os posts nesse tópico realmente ME AJUDARAM MUITO, me esclareceram muitas dúvidas e sanaram outras muitas..
minha intenção mesmo era saber quais upgrade eu POSSO fazer, trocando peças e fazendo regulagens, ajustes etc, porque a galera que é veterana com certeza tem muitos truques na manga e já passaram por essa minha fase que ainda é de inicialização..

eu não discordei de nada que o pessoal falou não peruch, a mecânica dela realmente tá tudo "funcionando" porém não 100% e tô trabalhando nisso pra melhorar sabe, então, eu já tinha escrito um baita texto pra voce, mas daí travou o firefox e perdi o texto todo daí resumi dessa vez, então foi isso !

eu queria ficar é ciente sobre O QUE EU POSSO FAZER PRA AUMENTAR O DESEMPENHO?
porque com o tempo eu vou aplicando o dinheiro que eu tenho nessas melhorias..

mas seus posts são muito bons sem dúvida você manja bastante e espero que voce continue postando nos meus posts porque voce realmente ajuda muito, fico grato ! mestre:: joia:::
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: Quais upgrades dá pra fazer em uma 125cc 2t ?

Mensagem por PERUCH »

Cara, ou faz tudo ou nunca vai ficar bom.
Experiencia própria...
Qdo comprei a DR tinha umas coisinhas p fazer, q era o kit de embreagem e buchas de balança... eu fikei pensando se fosse fazer isso agora, e depois aparecia mais alguma coisa... aí peguei e mandei desmontar ela inteira.. e fiz tudo q tinha q fazer... era só isso mesmo de mecanica, mas aproveitei e dei um trato na estética dela... ficou outra moto e ZERADA
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Quais upgrades dá pra fazer em uma 125cc 2t ?

Mensagem por jjacob »

Beleza Geo, cara eu sempre vejo vc falando de reformas na sua moto mas nunca vejo vc falando de trilhas que fez com ela, tu esta andando com ela? Pergunto isso pois no meu caso que não possuo dinheiro sobrando para investir na moto ao ponto de desmontar toda e ir montando colocando novo tudo que precisa então é na trilha que eu sinto o que a moto esta precisando, depois de algumas horas de trilha pesada o motor começa a fazer barulhos que dizem muito, a suspensão começa a mostrar seus desgastes, sente-se as folgas nos rolamentos e balança, e assim por diante. Então minah dica é desencana e vai andar, e vai com o tempo fazendo a manutenção necessaria. Tu já esta com uma 125 especial, no máximo eu sugeriria de upgrade é a colocação de um peso extra para dar mais baixa.
Geo
Membro
Mensagens: 746
Registrado em: 12 Janeiro 2010 à56 18:33

Re: Quais upgrades dá pra fazer em uma 125cc 2t ?

Mensagem por Geo »

jjacob escreveu:Beleza Geo, cara eu sempre vejo vc falando de reformas na sua moto mas nunca vejo vc falando de trilhas que fez com ela, tu esta andando com ela? Pergunto isso pois no meu caso que não possuo dinheiro sobrando para investir na moto ao ponto de desmontar toda e ir montando colocando novo tudo que precisa então é na trilha que eu sinto o que a moto esta precisando, depois de algumas horas de trilha pesada o motor começa a fazer barulhos que dizem muito, a suspensão começa a mostrar seus desgastes, sente-se as folgas nos rolamentos e balança, e assim por diante. Então minah dica é desencana e vai andar, e vai com o tempo fazendo a manutenção necessaria. Tu já esta com uma 125 especial, no máximo eu sugeriria de upgrade é a colocação de um peso extra para dar mais baixa.
então, a moto tava bem baleada, tava na U.T.I. , eu nem tive oportunidade nem tive vontade ainda de colocar ela em uma trilha boa, eu fui OBRIGADO a fazer todos esses concertos nela, e espero que esse seja o último de "grande porte" que estou fazendo por hora, a troca da biela.

a minha intenção é colocá-la no MX, aqui tem 3 pistas diferentes, já dei umas voltas em todas, mas tudo apenas "passeando" já que eu não possuo os equipamentos ainda e fico com medo de cair..

mas então, sobre os Upgrades eu queria saber ' Quais são possíveis ' , não que eu vá colocar necessariamente na minha , eu só queria saber quais são as possibilidades de um modelo como o meu, sacou ? O que é possível fazer !! porque aí eu vou fazendo uma " Listinha de prioridades " pra ir fazendo com o passar do tempo..
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: Quais upgrades dá pra fazer em uma 125cc 2t ?

Mensagem por PERUCH »

Elton escreveu:po eu peguei uma gasgas 125 2002 emprestada pra ficar até o mundo acabar.
Essa moto parecia funcionar bem, quando peguei emprestada ela funcionava tudo 100% na garagem do meu tio.
Andei a primeira vez, arrebentou a embreagem hidraulica (vedaçao)
na segunda vez, arrebentou a mangueira do frieo dianteiro
na quarta, queimou o retificador do farol, e tive que refazer a bobina toda de baixo junto.
na quinta estourou a susp dianteira
na sexta fundiu o motor derreteu o pistao e eu tive que reformar a ponteira do escape
na setima coloquei um botão de mata motor, vela, corrente e coroas, rolamentos de roda
na oitava tive que comprar embreagem inteira porque começou a patinar; ($$$)
na nona vez quegbrou o rolamento do pistao, e fudeu o pistao... mais um pistao ($$$)
Filtro de ar já foi novo no começo também...
Entao... da uns 3 mil de manut básica nessa moto já hehe
Então olha o que se passa com uma moto véia mal cuidada por um outro dono, é de chorar.

Mas se a sua moto ja tem tudo de bom, vc poderia colocar um guidãozinho top e um jogo de gráficos, pra uma cr antiga vc nao vai encontrar kits de preparação

De motor não tem nada não cara pra essas motos.
Vc pode colocar escape FMF, VForce.

Mais que isso nem adianta dar de opção pq vc nao vai querer colocar não.
Orrraaa Meu!!!
E nesse meio tempo, de tudo isso aí, não fosse numa seção de DESCARREGO ??
auehaeuheauae

Abraço ae
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Quais upgrades dá pra fazer em uma 125cc 2t ?

Mensagem por apalareti »

Aff Elton, é coisa pacas...

Moto antiga se não for filé é fria...
Fora que tem umas coisas que são um saco de arrumar, tipo folga no pedal de freio, folga no kick start, folga de cubo de roda, pedaleira que gastou o quadro, folga no eixo da válvula 2T, zilhões de parafusos oxidados e espanados, retentores de pinça, reparos, orings, vazamento no escape, raios zuados, e por ai vai...

Eu peguei minha YZ 2001 filé, mas ainda assim tive alguns perrengues, depois de 3 anos arrumei quase tudo, mas sempre aparece algum detalhe.

A que eu peguei agora 2006 estava tudo em ordem, mas vou andando e percebendo uns probleminhas. Já estou trocando rolamentos do amortecedor, do link, da caixa de direção, e um monte de parafusos trocados.
No fim upgrade mesmo só as válvulas race tech e uma pastilha Nissim HH, e em breve um brace para o radiador.
O fato é que andando bastante, o que consome de grana só na manutenção correta já quebra o peão.
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: Quais upgrades dá pra fazer em uma 125cc 2t ?

Mensagem por ale primo »

2t é baratinha!
Qualquer um faz em casa!
Suave!

Pesquisa ai que vai achar minhas gerais!
Simplinhas.
Me desfiz semana retrasada de uma balança de KX que tinha sobrando pra uma amigo que rachou a dele. Mas é balança de 2t, baratinha.........
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem