Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por Selvagem »

Pessoal, alguém já usou óleo hidráulico (óleo usado na caixa de marchas de automóveis automáticos) tipo Dexrom III? Segundo pesquisei em alguns fóruns internacionais, vários usuários recomendam usar este óleo, pois segundo comentam, o engate de marchas a frio fica melhor, e com menos chance de ¨patinar¨.

Aproveitando, com quantas horas/km é recomendado a troca do óleo da caixa? Na minha moto, usei o Motul 10W40 (específico para caixa de marchas motos 2T) e até o momento esta com 1004Km e com 38 horas de uso. Como é um óleo caro, não quero ficar trocando sem necessidade, mas também não prejudicar a caixa de marchas.
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por Matsui »

ao meu ver o que mais estraga o oleo da caixa e a embragem soltando os farelos

eu uso um oleo da jhon derre se nao me engano 15w30 .atende a muitas especificacoes e carga de presoes muito elevadas.

pra mim e facilitado o uso desse oleo por isso eu uso pago 300 no galao de 20 litros
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por apalareti »

Eu sou contra essas alternativas.
Jamais substituiria por óleo hidráulico.

Olhe a especificação no manual da sua moto.
Na minha uso Motorex Sintético 15W50 que o mais indicado para motores 4T usado em nosso clima.

Matsui, creio que o 15W30 seria interessante para lugares onde a temperatura ambiente é baixa. Não creio que seja o caso do Brasil, principalmente brasília.

O mesmo modelo de moto terá especificações de viscosidade diferentes para cada região do planeta, não esqueçam de levar isso em consideração.
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por ale primo »

Eu não gosto desse tipo de economiaXdesempenho.
Prefiro usar um nacional bom que hoje tem aos montes e trocar com boa frequência.
Caixa de transmissão solta muita impureza e as vezes até pedaços que se forem pro meio das engrenagens ou discos faz um tremendo estrago. Por isso além da troca com intervalo menor é bom observar se há a impurezas no óleo velho.

Agora, no motor, prefiro óleo de qualidade.
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por Matsui »

tambem nao gosto de muita gambira nao Apalarete , mas se vc ver em que regime esse oleo trabalha em maquinas pesadas e com embreagen multi disco banhada a oleo tb entao vai ver que tipo ta ate sobrando oleo pra minha motinha ...
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por Selvagem »

ale primo escreveu:Eu não gosto desse tipo de economiaXdesempenho.
Prefiro usar um nacional bom que hoje tem aos montes e trocar com boa frequência.
Caixa de transmissão solta muita impureza e as vezes até pedaços que se forem pro meio das engrenagens ou discos faz um tremendo estrago. Por isso além da troca com intervalo menor é bom observar se há a impurezas no óleo velho.

Agora, no motor, prefiro óleo de qualidade.
Então, qual seria o período indicado para a troca? No manual da GasGas, os períodos de trocas são em depósitos de combustível, ou seja, a cada x tanques de combustível, muito estranho.

Não estou conseguindo localizar agora a informação técnica, mas a própria GasGas enviou um boletim técnico as oficinas, para que se faça a troca do óleo do câmbio por este óleo hidráulico. Assim que encontrar esta informação, vou postar aqui no fórum.

Localizei a informação técnica:


Esta informação é para os modelos de Trial, mas acredito que seja possível de ser aplicada as motos de enduro.

http://img34.imageshack.us/i/informaoleocaixa2t.png/
Editado pela última vez por Selvagem em 14 Fevereiro 2011 à22 16:15, em um total de 2 vezes.
danilo.hc
Membro
Mensagens: 62
Registrado em: 15 Janeiro 2008 à37 17:20

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por danilo.hc »

bom tenho uma ktm exc 250 2 tempos e usei por muito tempo óleo hidraulico na caixa de câmbio.
primeiro que comecei a usar 15w40 e a embreagem ficava ruim, engatava marcha e dava tranco etc...

e com óleo hidraulico a embreagem ficou perfeita, engata marcha com a moto mesmo fria sem dar "tranco" e etc.

mas, faz um bom tempo que voltei a usar óleo "comum" agora to usando um sintetico 10W40.

enfim, com o óleo hidraulico, no lugar do 10W40 percebi que o cambio fica com engates mais precisos e quando ia trocar o óleo tinha menos "pó" acredito que dos discos de embreagem.
MoLoToV
Membro
Mensagens: 872
Registrado em: 17 Setembro 2004 à42 12:58

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por MoLoToV »

Eu tanto na kx, como na dt 200 e na crf 450x sempre usei aquele mobil preto, esses dias que comprei aquele motul transoil e reparei que ele parece mais com um ´´oleo hidraulico`` doque um lubrificante como aquele mobil preto mesmo....
Qual que é melhor pra usar nas 2t ? E na crf que o oleo da caixa é separado do motor ?
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por ale primo »

Selvagem escreveu:
ale primo escreveu:Eu não gosto desse tipo de economiaXdesempenho.
Prefiro usar um nacional bom que hoje tem aos montes e trocar com boa frequência.
Caixa de transmissão solta muita impureza e as vezes até pedaços que se forem pro meio das engrenagens ou discos faz um tremendo estrago. Por isso além da troca com intervalo menor é bom observar se há a impurezas no óleo velho.

Agora, no motor, prefiro óleo de qualidade.
Então, qual seria o período indicado para a troca? No manual da GasGas, os períodos de trocas são em depósitos de combustível, ou seja, a cada x tanques de combustível, muito estranho.

Não estou conseguindo localizar agora a informação técnica, mas a própria GasGas enviou um boletim técnico as oficinas, para que se faça a troca do óleo do câmbio por este óleo hidráulico. Assim que encontrar esta informação, vou postar aqui no fórum.
Eu não sabia dessa orientação da GasGas, mas é perfeita, pq o que mais contamina o óleo é a sobra não queimada de combustível. Essa sobra praticamente dilui o óleo.
Segue ela que geralmente é bem menos de que o necessário. Então quando, eventualmente, você esquecer ou relaxar na troca, ainda vai estar dentro da tolerância.
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por Selvagem »

ale primo escreveu:
Selvagem escreveu:
ale primo escreveu:Eu não gosto desse tipo de economiaXdesempenho.
Prefiro usar um nacional bom que hoje tem aos montes e trocar com boa frequência.
Caixa de transmissão solta muita impureza e as vezes até pedaços que se forem pro meio das engrenagens ou discos faz um tremendo estrago. Por isso além da troca com intervalo menor é bom observar se há a impurezas no óleo velho.

Agora, no motor, prefiro óleo de qualidade.
Então, qual seria o período indicado para a troca? No manual da GasGas, os períodos de trocas são em depósitos de combustível, ou seja, a cada x tanques de combustível, muito estranho.

Não estou conseguindo localizar agora a informação técnica, mas a própria GasGas enviou um boletim técnico as oficinas, para que se faça a troca do óleo do câmbio por este óleo hidráulico. Assim que encontrar esta informação, vou postar aqui no fórum.
Eu não sabia dessa orientação da GasGas, mas é perfeita, pq o que mais contamina o óleo é a sobra não queimada de combustível. Essa sobra praticamente dilui o óleo.
Segue ela que geralmente é bem menos de que o necessário. Então quando, eventualmente, você esquecer ou relaxar na troca, ainda vai estar dentro da tolerância.
Pois é Ale, mas neste caso eu estaria fazendo a troca do óleo a cada 270~300km, que é o que dura 03 depósitos (recomendado para a troca do óleo). Acredito ser um exagero, isto daria 03 trilhas no meu caso. Qual óleo nacional você recomenda?
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por cascao »

Uso na GasGas um óleo 20W40 SF que é baratinho e atende a especificação do manual. Troco a cada 2 meses o que dá +/- 8 trilhas ou uns +/- 6 tanques.

Quanto ao óleo ATF vi dizer que é muito bom mesmo, mas tem que trocar toda trilha...

A GasGas tem o bujão da caixa magnético. As impurezas ficam presas nele. Quando for escorrer o óleo você vai ver...

Para encher de óleo você precisara comprar nas lojas de conexões um espigão com rosca M12 para adaptar em um funil, por que senão é uma me#$%#rda
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por ale primo »

Na transmissão gostei muito do Castrol GP 4, mas o STP também agradou, tem de pegar o manual ver a especificação recomendada pra temperatura do país e experimentar os de classificação superior.
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por Selvagem »

cascao escreveu:Uso na GasGas um óleo 20W40 SF que é baratinho e atende a especificação do manual. Troco a cada 2 meses o que dá +/- 8 trilhas ou uns +/- 6 tanques.

Quanto ao óleo ATF vi dizer que é muito bom mesmo, mas tem que trocar toda trilha...
A GasGas tem o bujão da caixa magnético. As impurezas ficam presas nele. Quando for escorrer o óleo você vai ver...

Para encher de óleo você precisara comprar nas lojas de conexões um espigão com rosca M12 para adaptar em um funil, por que senão é uma me#$%#rda
Cascão, porque é necessário trocar o óleo ATF a cada trilha? Pode me passar o link ou algo do genero que fala sobre esta necessidade?

Desculpe pela ignorância, mas o que é um espigão? Quando comprei a moto, a primeira coisa que fiz foi colocar óleo novo, e foi realmente uma m*, fiz com um funil e uma mangueira bem fininha, mas demorou pacas, pois o óleo desce muito devagar.
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por Juliano »

Selvagem escreveu: Desculpe pela ignorância, mas o que é um espigão?


Imagem
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por Selvagem »

Juliano escreveu:
Selvagem escreveu: Desculpe pela ignorância, mas o que é um espigão?


Imagem
Obrigado Juliano, vou procurar em uma casa de ferragens. legal::
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por Juliano »

Matsui escreveu:tambem nao gosto de muita gambira nao Apalarete , mas se vc ver em que regime esse oleo trabalha em maquinas pesadas e com embreagen multi disco banhada a oleo tb entao vai ver que tipo ta ate sobrando oleo pra minha motinha ...


Matsui, os "John Deere" usam um óleo específico na caixa, pra funcionar o mecanismo que permite inverter o sentido frente/ré na velocidade nominal, sem precisar parar.

No mais, com certeza um óleo agícola tem mais tecnologia que um óleo pra motor de moto, pois a tecnologia é muito mais solicitada.
rallyman
Membro
Mensagens: 968
Registrado em: 21 Dezembro 2007 à58 15:39

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por rallyman »

Eu acho 1000km muita coisa considerando o uso das nossas motos... pode ser que ainda esta longe do limite ou já passou, realmente não sei e não gosto de pagar pra ver.

eu troco a cada 20 - 30 horas, ja testei varios óleos e viscosidades... e optei por usar yamalube 20w50
Mas varia de moto pra moto... os engates da minha ficam perfeitos mesmo com a moto fria (isso tem muito a ver com condição dos discos - separadores - campana se o conjunto tá ruim não tem óleo que resolva.)

Pelo que tu paga no motul tu faz 3 trocas usando o yamalube, essa é a minha opção...
Sem contar que em 5 minutos se troca o óleo.
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por Selvagem »

rallyman escreveu:Eu acho 1000km muita coisa considerando o uso das nossas motos... pode ser que ainda esta longe do limite ou já passou, realmente não sei e não gosto de pagar pra ver.

eu troco a cada 20 - 30 horas, ja testei varios óleos e viscosidades... e optei por usar yamalube 20w50
Mas varia de moto pra moto... os engates da minha ficam perfeitos mesmo com a moto fria (isso tem muito a ver com condição dos discos - separadores - campana se o conjunto tá ruim não tem óleo que resolva.)

Pelo que tu paga no motul tu faz 3 trocas usando o yamalube, essa é a minha opção...
Sem contar que em 5 minutos se troca o óleo.
Rallyman, para rodar 1000Km levei 38horas, ou seja, não foge muito do que você disse. Quanto aos engates, a minha moto esta perfeita, tanto com o motor frio ou quente. Esta opção por outro tipo de óleo, é para quem tem problemas, mas mesmo não os enfrentando, acho legal ter uma idéia do que o pessoal pensa, e pelo visto, só um colega usou este óleo hidráulico e ficou satisfeito. Como controlo a manutenção com horimetro e odometro, fica fácil ter noção do tempo de uso e Km.
Vou trocar o óleo novamente pelo Motul, pois é indicado para a caixa de marchas das motos 2T, e verificar como ele irá sair com as 38h que o tenho usado.

PS: O manual indica óleo 10W30 e o Yamalube citado é 20W50, não tem problema? O Pala criou um tópico sobre óleos lubrificantes, mas ainda estou na dúvida, afinal o que é melhor para o nosso clima, um óleo 10W40 ou 20W50? Isto sem levar em consideração a marca ou se é mineral/sintético, ou seja 2 óleos até da mesma marca porém um 10W40 e outro 20W50.
rallyman
Membro
Mensagens: 968
Registrado em: 21 Dezembro 2007 à58 15:39

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por rallyman »

Tá certo, mas só pra esclarecer..
O meu entre 20 - 30 horas é o popular 25 horas hehe.

Me expressei mal... as vezes passa um pouco mas nunca chego nem perto das 30 horas.
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Óleo hidráulico na caixa de câmbio 2T

Mensagem por cascao »

O óleo ATF (pelo que li) segundo quem usa, deixa as trocas de marcha mais macias, o ponto morto mais fácil de encontrar e a embreagem patina menos antes de "colar". Ainda promove a limpeza do motor internamente.

Porém é um tema controverso. No Thumpertalk há um tópico sobre o assunto "ATF as trans oil" com 27 páginas. Muita gente usa, muita gente não.
Na verdade não temos como saber ao certo. Os fabricantes recomendam o óleo para motor SF ou SG.

Vamos lá:
http://www.gasgas.com/Pages/Technical/atf-oil.html
http://www.gasgasrider.org/html/gear_oi ... ation.html
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem