Alterar bobina do gerador de luz. Qual a sua, AC ou DC?

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Re: Alterar bobina do gerador de luz. Qual a sua, AC ou DC?

Mensagem por Predador »

Mas a bobona sempre vai gerar AC, se gerasse DC não precisava de retificador.
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Alterar bobina do gerador de luz. Qual a sua, AC ou DC?

Mensagem por jjacob »

Elton não existe geração de eleticidade DC num sistema de bobinas + campo eletromagnetico, sempre é AC a geração, o que fazem é simplismente deixar a eletricidade passar só em uma direção e por isso se torna DC mas isso é feito depois das bobinas. Retificador é o nome do aparelho que tranforma AC em DC, se a geração é feita em DC por que precisa de retificador? Normalmente o que limita o sistema eletrico da moto é a bitola dos fios e o retificador-regulador, então colocar essa peça de uma moto com sistema mais robusto poderia ser uma gambitech interessante e claro colocar fios de maior bitola para o farol.
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Alterar bobina do gerador de luz. Qual a sua, AC ou DC?

Mensagem por jjacob »

Olha Erton pelo que eu conheço de eletrica de motos nacionais eu diria que o pulo do gato seria encontrar uma configuração onde aquece-se menos as bobinas pois existe todo o lance do efeito joule, então gerar numa tensão mais alta e menor corrente talvez ajuda-se e depois usar um desses retificadores milagrosos para reduzir a tensão para uns 20v.
Passoka
Membro
Mensagens: 99
Registrado em: 06 Agosto 2011 à17 23:15

Re: Alterar bobina do gerador de luz. Qual a sua, AC ou DC?

Mensagem por Passoka »

Elton, nao sei como e na sua moto mas andei pesquisando da yz e pelo que vi, a unica coisa que precisa de dc na moto e o cdi, entao a retificacao e feita no proprio.

No entanto a moto tem o estator como qualquer moto. Colocando um retificador ali voce consegue dc para outras coisas. DC em uma lampada significa mais tempo esquentando o filamento, provavelmente esquentando mais.

Na trailtech eu vi uns kits que tambem trocavam estator para gerar mais energia e ate rolava de carregar uma bateria. Imagina colocar um xenon hehehehehe
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Alterar bobina do gerador de luz. Qual a sua, AC ou DC?

Mensagem por Juliano »

Muito provavelmente esses 18% de ganho é devido à diminuição do efeito chamado "ripple", a energia já está lá, não ganha nada, somente melhora o ripple com um conjunto de capacitores.
Passoka
Membro
Mensagens: 99
Registrado em: 06 Agosto 2011 à17 23:15

Re: Alterar bobina do gerador de luz. Qual a sua, AC ou DC?

Mensagem por Passoka »

Elton escreveu:
Juliano escreveu:Muito provavelmente esses 18% de ganho é devido à diminuição do efeito chamado "ripple", a energia já está lá, não ganha nada, somente melhora o ripple com um conjunto de capacitores.
mas, entao ganha!
Elton, ganha, mas é na lâmpada original. Se colocar uma mais forte pode não aguentar.

Tipo, uma 35W com AC deve dar uns 24.8W e 35W em DC. Got it?
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Alterar bobina do gerador de luz. Qual a sua, AC ou DC?

Mensagem por jjacob »

Passoka escreveu:
Elton escreveu:
Juliano escreveu:Muito provavelmente esses 18% de ganho é devido à diminuição do efeito chamado "ripple", a energia já está lá, não ganha nada, somente melhora o ripple com um conjunto de capacitores.
mas, entao ganha!
Elton, ganha, mas é na lâmpada original. Se colocar uma mais forte pode não aguentar.

Tipo, uma 35W com AC deve dar uns 24.8W e 35W em DC. Got it?

Depende.
Passoka
Membro
Mensagens: 99
Registrado em: 06 Agosto 2011 à17 23:15

Re: Alterar bobina do gerador de luz. Qual a sua, AC ou DC?

Mensagem por Passoka »

É, eu sei, mas estou assumindo uma frequencia de 60hz mesmo, que daria uns 3600 rpm? Acho uma boa média, não?
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Re: Alterar bobina do gerador de luz. Qual a sua, AC ou DC?

Mensagem por Predador »

Juliano escreveu:Muito provavelmente esses 18% de ganho é devido à diminuição do efeito chamado "ripple", a energia já está lá, não ganha nada, somente melhora o ripple com um conjunto de capacitores.
A potência não vai alterar por ser AC ou DC... essa questão de ripple, capacitores, etc não muda nada.

Esse último Domingo fiz o enduro da madrugada aqui em Curitiba com a Husq convertida pra usar bateria, por causa do xenon.
Troquei o regulador por um regulador/retificador da cbx200 strada (faz o mesmo papel que esse da trailtech e custa R$30,00) e coloquei uma bateria, funcionou perfeito.
Passoka
Membro
Mensagens: 99
Registrado em: 06 Agosto 2011 à17 23:15

Re: Alterar bobina do gerador de luz. Qual a sua, AC ou DC?

Mensagem por Passoka »

Predador,

o sistema aguentou a bronca do xenon? Já vi casos de motos pequenas que não aguentaram a bronca e como os estatores dessas motos são mega reduzidos, imaginei que também não fossem aguentar.
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Alterar bobina do gerador de luz. Qual a sua, AC ou DC?

Mensagem por cascao »

Converter para DC só é vantagem se for utilizar Xenon ou se precisar de bateria. Caso contrário, só para luz, pode ir de AC que é mais simples.

O fio que tem de desligar é o terra. No sistema original o terra é no chassis. Com esses reguladores/retificadores, o terra é "flutuante" (me corrijam se estiver errado) mas o próprio regulador altera a resistência à massa para regular a tensão máxima.


Elton, existem duas ignições diferentes para gasgas. Uma delas, o fio sai próximo à mangueira da embreagem. Essa ignição gera uns 80W e com um bom farol e uma lâmpada H4 de 55W ou uma lâmpada dicróica, você faz trilha de boa.
A outra ignição o fio sai para frente. Essa é fraquinha mesmo. O magneto é pequeno para dar menos inércia. Foi muito usada no EUA nas gasgas XC
Passoka
Membro
Mensagens: 99
Registrado em: 06 Agosto 2011 à17 23:15

Re: Alterar bobina do gerador de luz. Qual a sua, AC ou DC?

Mensagem por Passoka »

Cascão, não manjo nada de elétrica de moto. O que coloquei aí em cima é das aulinhas de Circuitos Elétricos da época de faculdade láaaaaaaaaa no passado danca::

Em teoria, o terra seria a referência. Nunca vi a saída de um estator, mas se tiverem 3 fios, geralmente você tem 2 fases invertidas e 1 referência. Ou seja, a referência você liga no chassi como terra e as outras fases oscilam de -12v a +12v. Assim, quando uma fase está em +12v, a outra está em -12v e vice versa.

80W? aí sim hein! Já dá pra ligar até xenon aplauso::
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Re: Alterar bobina do gerador de luz. Qual a sua, AC ou DC?

Mensagem por Predador »

Passoka escreveu:Predador,

o sistema aguentou a bronca do xenon? Já vi casos de motos pequenas que não aguentaram a bronca e como os estatores dessas motos são mega reduzidos, imaginei que também não fossem aguentar.
O xenon consome a mesma coisa que uma lampada de 35w e realmente ilumina umas 3 x mais. Só não dá pra usar na rua porque o farol fica muito forte (e um pouco desfocado, até é bom no meio do mato) cegando quem vem de frente.

Fora o que o cascao falou aí em cima, que está certíssimo, mais algumas observações:

Uma grande vantagem também de usar bateria é que o farol não apaga quando a moto morre e não diminui de intensidade em giro baixo. Pra uma prova noturna como a que eu fiz ajuda muito mas apenas pra uso eventual não é tão importante.

O xenon consome um monte na hora que liga, por uns 8 segundos chega a quase 100w. Nessa hora se a fiação ou chave não estiver 100% pode torrar alguma coisa. Eu resolvi isso usando um rele auxiliar.

Mais um detalhe, se sua moto dá 35w num pau bravo não dá pra usar porque tem que ter uma sobra pra carregar a bateria.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem