Diferença entre suspensões 250r vs 250x vs 450r vs 450x

joaogabriel:

to querendo importar uma suspensão invertida pra colocar em uma tornado, ela vai ser utilizada em trilhas e velocross, aí estive pesquisando sobre o assunto, mas tenho algumas dúvidas;
sobre genética, peso da moto, funcionamento pra modalidade que vou usar.. qual seria a mais indicada?
li uma vez aqui que a diferênça da R pra X é muito grande, mas nem lembro qual a melhor delas... 250r? 250x? 450r? 450x?
tem alguma preferencia por ano?

Ricardo:

Tem diferenças entre os anos mas essa parte eu não sei ajudar hehehe... pelo que sei as suspas das R são melhores que as das X, pala que me corrija mas R cartucho duplo e X cartucho simples? Como a tornado é pesada, acredito ser melhor utilizar as bengalas de uma 450, já que se aproxima mais do peso da tornado.

Se for a mesma coisa os cartuchos e tal eu pegaria da 450X então, que teóricamente precisaria menos ajuste levando em conta o peso, mas isso to no achismo rsrs rindo3::

*lembrando que velocross de acordo com o SAG do Polaco, precisa de suspas mais duras que MX, e trilha macias igual Enduro, os dois extremos rindo3::

apalareti:

João, trilha e velocross são coisas muito diferentes em termos de acerto para suspa.
Eu nunca andei em velocross mas imagino que precisa de uma suspensão muito mais firme que na trila.
Atender as duas modalidades vai ser bem difícil.

Com relação as suspas, as motos de MX tem as melhores. No caso das Hondas a diferença entre a R e a X são menores que no caso das WR e YZ.
As hondas R e X são cartucho duplo. Nas X 250 de 2007 a 2009 são praticamente iguais, nas 450 eu não sei mas deve ser a mesma coisa. Acontece que na X a calibragem genética e das molas são mais "macias" que nas R, isso para um piloto de 75 a 80 KG. Se o cara tem mais que isso, ai a diferença já não é mais tão significativa, porém um cara com menos de 75kg em uma R na trilha vai sofrer muito, e um pouco na X.

Neste fds fiz uma suspensão de 250X 2007, e gostei muito do que eu vi. A construção é muito boa, com muitos recursos.


Já na WR a coisa é bem diferente, esta sim tem cartucho simples (creio que 46mm), diferentemente das YZF que são cartucho duplo e 48mm de diâmetro.

Pessoal, o diâmetro de uma suspa é muito importante, quanto maior, mais óelo, maior é a genética, mais ação ela terá. Vejam as suspas de motos de fábrica, chegam a ter 50mm ou mais.

joaogabriel:

valeu ricardo e pala, ja ajudaram bastante!
imaginei que seria dois extremos heheh, mas bem no fundo, to dando preferencia pela trilha! quando for correr, fecho os clic's do talo e ja era... rsrs
pro tornadão, será que uma 250r da conta, ou seria mais interessante uma de 450r? to na faixa dos 70kg

GELOUS:

apalareti escreveu:João, trilha e velocross são coisas muito diferentes em termos de acerto para suspa.
Eu nunca andei em velocross mas imagino que precisa de uma suspensão muito mais firme que na trila.
Atender as duas modalidades vai ser bem difícil.

Com relação as suspas, as motos de MX tem as melhores. No caso das Hondas a diferença entre a R e a X são menores que no caso das WR e YZ.
As hondas R e X são cartucho duplo. Nas X 250 de 2007 a 2009 são praticamente iguais, nas 450 eu não sei mas deve ser a mesma coisa. Acontece que na X a calibragem genética e das molas são mais "macias" que nas R, isso para um piloto de 75 a 80 KG. Se o cara tem mais que isso, ai a diferença já não é mais tão significativa, porém um cara com menos de 75kg em uma R na trilha vai sofrer muito, e um pouco na X.

Neste fds fiz uma suspensão de 250X 2007, e gostei muito do que eu vi. A construção é muito boa, com muitos recursos.


Já na WR a coisa é bem diferente, esta sim tem cartucho simples (creio que 46mm), diferentemente das YZF que são cartucho duplo e 48mm de diâmetro.

Pessoal, o diâmetro de uma suspa é muito importante, quanto maior, mais óelo, maior é a genética, mais ação ela terá. Vejam as suspas de motos de fábrica, chegam a ter 50mm ou mais.
Eu queria ter um filho assim! hauahauah Sabe tudo esse menino! mestre::

apalareti:

joaogabriel escreveu:valeu ricardo e pala, ja ajudaram bastante!
imaginei que seria dois extremos heheh, mas bem no fundo, to dando preferencia pela trilha! quando for correr, fecho os clic's do talo e ja era... rsrs
pro tornadão, será que uma 250r da conta, ou seria mais interessante uma de 450r? to na faixa dos 70kg
Boa pergunta. Sabemos que as molas e genética das R são mais duras que da X, e sabemos que a tornado é mais pesada que ambas.
Qual delas vai combinar melhor com o peso da moto?

Eu "chutaria" a X pra vc que tem 70kg.

Gelous, menos hehehehe, beeemmm menos...

ale primo:

joaogabriel escreveu:li uma vez aqui que a diferênça da R pra X é muito grande, mas nem lembro qual a melhor delas... 250r? 250x? 450r? 450x?
tem alguma preferencia por ano?

Cuidado que dependendo dos anos uma suspa é Showa e outra Kayaba.
Quando for adquirir uma vai pela marca.
Nisso parece ser mais fácio arrumar as Ölhins ou Mazzorchi que as japas.

carlos_edu:

apalareti escreveu: Neste fds fiz uma suspensão de 250X 2007, e gostei muito do que eu vi. A construção é muito boa, com muitos recursos.
seila::


Se vc falasse "uma 280 X" ia até pensar q foi minha moto!

rindo3::

apalareti:

carlos_edu escreveu:
apalareti escreveu: Neste fds fiz uma suspensão de 250X 2007, e gostei muito do que eu vi. A construção é muito boa, com muitos recursos.
seila::


Se vc falasse "uma 280 X" ia até pensar q foi minha moto!

rindo3::
Hehehehe, verdade 280!
Falando nisso não vejo a hora de experimentar hahahahahahaha... Tô numa anciedade hehehehe...
Quero ver como ficou a suspa e como é esse motor que vc tanto fala.

synval:

Coloquei uma suspa de WR 450 2007. Quando chegou, xupetei o trem na moto, trocamos o óleo que por sinal era zero, e só... Fiz as regulagens de compressão e retorno durante a trilha, mas o que demorou um pouco, foi achar a altura correta da dianteira, pois existe a tendência da moto sair muito de frente se ficar com a cara alta... O resto é só alegria...

joaogabriel:

Showa e Kayaba, funciona igual ou uma é melhor que a outra?
ta bem difícil de encontrar uma com um ano bom, e que o vendedor tenha completa bengalas e mesas...
da de comprar digamos uma de yz125 e só trocar as molas? quanto custa um par de molas aqui no brasil?
e o comprimento dela, será que da bom na tornado? não to encontrando essas informações na net

apalareti:

joaogabriel escreveu:Showa e Kayaba, funciona igual ou uma é melhor que a outra?
ta bem difícil de encontrar uma com um ano bom, e que o vendedor tenha completa bengalas e mesas...
da de comprar digamos uma de yz125 e só trocar as molas? quanto custa um par de molas aqui no brasil?
e o comprimento dela, será que da bom na tornado? não to encontrando essas informações na net
O funcionamento e a construção são muito parecidas entre as duas marcas. Não conheço nenhuma diferença prática.
Encontra-se muita suspensão ano 2000, 2001, pois atualmente elas não são tão eficientes. Óbvio que são infinitamente melhores que de uma tornado.
Mas se quer por uma suspa realmente boa, vai de CRF, YZF ou CRF X de 2006 em diante (cartucho duplo). Até tem outras boas e mais antigas, e de outros modelos, mas ai tem que ver caso a caso, e não me lembro de nenhuma de cabeça. Mas cartucho duplo não começou em 2006, tem que garimpar.

Claro que tem as Ohlins, WP, entre outras, mas essas são bem mais raras, e provavelmente bem mais caras.

Comprar as molas aqui no Brasil só recomendaria as Race Tech, são as únicas que vão ter precisão, qualidade, e preço bom. O problema das molas fabricadas aqui, é que o arame usado não é de boa qualidade, com isso duas coisas acontecem: 1 - não existe precisão com relação ao K (constante) da mola. 2 - Elas fadigam muito mais rápido.
A BBR vendeu algumas molas boas por aqui, mas eram importadas. Parece que arrumaram um fabricante nacional para produzir e acabou que as BBR de hoje encontradas por aqui estão decepcionando pelos motivos citados acima.

OBS. Nem as molas originais das especiais tem precisão, por isso muitas motos, do mesmo lote inclusive, tem diferença.

Giodoido:

Bom dia pessoal. Só pegando embalo aqui, estou com uma honda crf 250x 2007, o escape esportivo (belparts) da 250R cabe na 250x ?? Grato