Regular nível de gasolina do carburador Keihin PWK33 da KDX

jjacob:

Tudo bem pessoal, venho pedir umas orientações aos colegas mecânicos de final de semana, bem ferias da faculdade é época de dar uma geral na moto, nesse final de semana fui trocar a agulha da boia do carburador da minha KDX220, o carburador é um Keihim PWK de 33mm, a duvida começa pela agulha que comprei, o pino movel que ela possui é menos rigido do que o da agulha que estava no carburador, não sei se isso é um problema.
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A regulagem basica desse carburador é deixar a boia paralela ao corpo do carburador no momento que a lingueta da boia toca o pino da agulha.

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E depois ir ajustando para que a gasolina chegue a altura da cuba, com uma folga de +-2mm. O problema é que quando ligo a gasolina ela inicialmente enche rápidamente a cuba e quando falta +- 1cm para alcançar a borda da cuba ela começa a subir muito devagar e depois de um tempo ela alcança a altura desejada que é a altura da cuba, isso não é bom?

Um dos teste que eu sempre faço depois de mexer no carburador é aquecer o motor e numa reta segurar o motor em alta rotação para ver se vai faltar gasolina, e faltou, depoiz de uns instantes o motor começou a embolar e dar falta de gasolina, ou seja o motor sugou gasolina da cuba mas o nivel pelo visto não voltou rapidamente ao normal.

E agora o que faço com essa subia de nível lento?

jmkohigashi:

JJACOB , na minha as vezes estava dando falta na alta, levei na Oficina e foi recomendado a troca por uma agulha com o corpo em inox ( acho que é.. ) a superficie é muito lisa .., e segundo o mecânico evita dela prender na sede .
Desmontei a minha semana passada para limpeza e o pino não é rigido..., deixando na posição da foto , o pino se retrai com o peso da boia.

filipe_fsg:

Desculpa estar usando o teu topico mas o Elton falou uma coisa ali que me deixo em duvida, to com um problema parecido, o carburador da minha xtz quando parada(desligada mesmo) ele vaza pelo respiro gotinhas e quando anda e da aquela estica depois de diminuir a velocidade ela esguicha gasolina pelo respiro dai, o carburador ja foi mechido por 2 mecanicos de lojas diferentes e falaram que é a boia e botaram ela no nivel, mas continua a mesma coisa. Uma coisa que percebi foi que a minha torneira vaza algumas gotinhas por dia mesmo estando fechada. Isso poderia estar causando esse problema?

jjacob:

Galera para ajudar eu fiz uns desenhos.

No primeiro estagio a boia esta baixa e a agulha deixa a gasolina passar sem restrição jorrando gasolina e enchendo rapidamente a cuba, acredito que isso seja o correto.

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No segundo estagio a agulha toca a sede, no meu caso falta aproximadamente 1cm para a gasolina atingir o nivel da cuba que deveria ser o correto.
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No 3 estagio a gasolina subiu e a boia precionou o pino da agulha, do 2º para o 3º estagio na bacia, isso demora uns 40 segundos, é muito tempo.

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A sede e a agulha são novas.

O correto seria vedar completamente a passagem de gasolina já no estagio 2?

jjacob:

Mas a agulha que eu comprei Elton é desse carburador sim, a diferença é que a mola interna dessa agulha nova é menos rigida.

Alguêm sabe qual o carburador das CR250 2T?

joaogabriel:

depende o ano da cr, as mais antigas são keihin pj, as mais novas são tmx..
jjacob, aposto minhas fichas que ao instalar a sede nova, deixaram ela muito pra fora! experimenta bater um pouco pra dentro que vai funcionar, depois tu ajusta o nível novamente pela bóia/agulha,

Juliano:

O ângulo da parte de borracha é o mesmo? Porque se o angulo for mais "agudo", a agulha vai demorar mais para "sair" totalmente de dentro da sede, e vai restringir o fluxo, então quando ela sai totalmente (cuba vazia) o combustível entra de uma vez.

jjacob:

O angulo do cone de borracha é o mesmo entre as agulhas, apenas a rigidez das molinhas internas que são diferentes.

jjacob:

Problema resolvido, parcialmente. Vendo maunais e anuncios descobri que a boia que tenho não é a original da kdx mas sim da CR250 que usa um modelo de carburador similar, mas isso não chega a ser um problema. A parte da boia que tocava a agulha estava com um pequeno desnivel no metal formado pelo constante atrito com a agulha, então como a pouco tempo chegou meu jogo de pontas para micro retifica peguei um pedra com grão muito pequeno e dei uma bela polida no corpo da boia e agora a vedação esta ocorrendo no momento certo, que felicidade. Abaixo no circulo vermelho esta o local onde fiz o polimento.
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Juliano:

Nossa! Quero a minha DT180 de volta! Eu ajustava essa chapinha com a mão!!

Matsui:

essa chapinha e uma cooisa que nunca devemos nem olhar torto pra ela. chorei:: chorei:: chorei::

tomazte:

Aproveitando que resgataram o tópico, queria uma ajuda...
Como meço o nível de combustível na cuba?

Mangueira transparente no ladrão inferior, e abre o bujão?

E mais uma coisa, o carburador da KDX 250 é qual modelo da Keihin? PW 33 tbm?

Queria regular a bóia, não sei nem a medida que deve ter da boia até a face da junta (carburador desmontado), nem como medir com o carburador montado e cheio de gasolina...

Desde já obrigado! joia:::

jjacob:

Cara carburador é uma peça que exige regulagem fina então cuidado pois qualquer coisa pode desregular e ferrar com teu motor.

Mas no caso da kdx não tem aquele parafuso na parte inferior da cuba para drenar o combustivel. Então eu no meu metodo caseiro coloco o carburador sem a cuba dentro de uma bacia, tudo bem nivelado, e abro a gasolina que vai enchendo a bacia ate a agulha fechar, O nivel na kdx é de +-1mm da região no corpo do carburador onde encaixa a cuba.

tomazte:

jjacob escreveu:Cara carburador é uma peça que exige regulagem fina então cuidado pois qualquer coisa pode desregular e ferrar com teu motor.

Mas no caso da kdx não tem aquele parafuso na parte inferior da cuba para drenar o combustivel. Então eu no meu metodo caseiro coloco o carburador sem a cuba dentro de uma bacia, tudo bem nivelado, e abro a gasolina que vai enchendo a bacia ate a agulha fechar, O nivel na kdx é de +-1mm da região no corpo do carburador onde encaixa a cuba.
Fala jjacob! Cara, ótima dica a sua! Vou tentar fazer desse jeito. Eu regulava o da DT 200R q tinha, e bastava regular a altura da boia com um paquímetro.
Mas da KDX não consegui essa dimensão... O próprio manual de serviço manda fazer vendo o nível da cuba, mas diz para usar um dispositivo específico pra isso.

Aproveitando, vc sabe qual é o modelo do meu Keihin?

Abraço!

jjacob:

Deve estar escrito do lado no corpo do carburador, tipo na minha kdx esta escrito PWK, e o número que segue essas 3 letrinhas é o diâmetro interno do venturi.

tomazte:

Valeu!!! joia:::

tomazte:

duplicou

Editado pela última vez por tomazte em 05 Outubro 2011 à38 14:45, em um total de 1 vez.
tomazte:

Seria mais ou menos assim jjacob?

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Ahh... E descobri que o meu é um PWK 38...

Achei algumas informações interessantes:

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ALTURA DAS BOIAS:
FCR / CR / PWK
ALL / ALL / 28 / 35-39
9mm / 14mm / 19mm / 16mm

PJ/ PWM/ PE
ALL/ 38/ 24-38/ 30-34/ 36-38
16mm/ 6.5mm/ 14mm/ 20mm/ 22.5mm


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http://reviews.ebay.com/SETTING-CARB-FL ... 0003447256" onclick="window.open(this.href);return false;

Sabadão vou tentar "brincar"... ::evil::

Abração!!! wink

jjacob:

Sim.