Suspensões da CRF 450X.

Wagner:

Fala galera do barro,

Estou a mais de um ano com minha quatruça que peguei zero bala, porém até hoje não achei o acerto ideal para as suspensões, já fiz de tudo inclusive como todos sabem parti pelo SAG e não consigo um acerto ideal para as trilhas e até mesmo os estradões.
Ultimamente estou andando com apenas dois clicks da compressão na dianteira fechados e mesmo assim a moto ainda esta muito rígida.
Quero saber de vocês se tem mais alguma coisa posso fazer, pois estou pensando seriamente em mandar dar um tapa por algum preparador experiente e confiável, inclusive quero indicações de quem já utilizou estes serviços de algum aqui da capital de Sampa, pois não quero e não tenho tempo para enviar para longe daqui.

Abraço galera!

apalareti:

Eu acho que vc vai ter que mexer na genética mesmo.

MoLoToV:

Wagner, eu tenho uma 450x... a minha a suspa traseira ta original só foi acertado o sag, os clicks de compressao tao na metade e de retorno todo aberto...
A dianteira um mecanico aqui da minha cidade fez, ficou boa, mas nao tem como comparar com as suspas de uma 450R preparadas, nao sei se é pelo peso da X ou qual motivo, mas acho as da R bem mais eficientes

diabo2:

é só trocar o óleo original que é 5w por um 2,5w da dianteira.

apalareti:

diabo2 escreveu:é só trocar o óleo original que é 5w por um 2,5w da dianteira.
O Cadu fez isso na CRFX dele, ele pode dizer se resolveu.

Cadu???!!!!!

robertovarela:

Ultimamente estou andando com apenas dois clicks da compressão na dianteira fechados e mesmo assim a moto ainda esta muito rígida.
Quando eu tinha a 450X eu achava a frente mole demais.

E quanto a comparação com a 450R, ela nunca vai ficar do mesmo jeito pois a suspa da R é bem diferente.

apalareti:

robertovarela escreveu:
Ultimamente estou andando com apenas dois clicks da compressão na dianteira fechados e mesmo assim a moto ainda esta muito rígida.
Quando eu tinha a 450X eu achava a frente mole demais.

E quanto a comparação com a 450R, ela nunca vai ficar do mesmo jeito pois a suspa da R é bem diferente.
Roberto, sem preparação eu concordo, mas se preparar vc faz o que quiser.
Minha yzf ficou mais confortável que a CRF X.
Se eu quisesse, podia ter deixado mais macia que uma CRF 230.

robertovarela:

Quando falei que eram diferentes, me referi a qualidade das suspas que na R é bem melhor. a X usa um cartucho bem mais fino e com uma válvula pequena.

apalareti:

robertovarela escreveu:Quando falei que eram diferentes, me referi a qualidade das suspas que na R é bem melhor. a X usa um cartucho bem mais fino e com uma válvula pequena.
A sim... Tens razão... Desculpe.
Aliás, me usei desta teoria hoje para tomar uma decisão. Vamos ver se concretiza.

Wagner:

Ah galera!

Esqueci que em fevereiro já pedi pro mecânico trocar o óleo do cilindro interno por um Motorex 2,5W e o externo foi trocado por 5W mesmo, porém mesmo assim acho que ainda esta muito dura, não copia as irregularidades das trilhas e estradões. Será que teria que trocar os dois por 2,5W?

Para o Pala:
Pesquisei no busca e vi que você fez o curso da Race Tech, até por este motivo imagino que você já sugeriu logo mexer com a dona "Genésia"..... kkkk....
Não conheço a dona Genésia, porém acho que será mesmo a melhor saída, inclusive vi que você recentemente preparou as suspas de um participante aqui do forúm, será que você tem interesse em se especializar em Showas by CRF's???
Caso queira prapar as minhas suspas podemos conversar, qualquer coisa me de um alô!

Abraços a todos.

Wagner:

Bom dia Galera,

Como não tive muito sucesso por aqui, corri por conta própria e resolvi fazer as suspensões com o pessoal da MX Tech, fui muito bem atendido e eles me apresentaram ótimos preços.

Neste final de semana fiz um teste com a motoca, porém como estava muito chuvoso não tive como fazer todos os testes que fui orientado a fazer para deixar as suspesões ao meu gosto.
O que dá pra adiantar é que vou ter que trocar as molas dianteiras, pois ainda não gostei do resultado apresentado pelas suspensões dianteiras.

Depois dou mais detalhes.

apalareti:

Wagner, agora que vi seu post.
Cara, eu adoraria fazer sua suspa, porém me falta tempo.
Fiz a suspa do Cadu, mas ainda precisa de ajustes, só que agora é ele que não tem tempo. hehehehehe...

MX Tech é muito boa também. Qual o seu peso?

Wagner:

O Pala, beleza?
Estou com 80kg, o pessoal da MX me falou que o ideal seria uma mola de 0,48kg/mm.
O que vc me diz?

apalareti:

Wagner escreveu:O Pala, beleza?
Estou com 80kg, o pessoal da MX me falou que o ideal seria uma mola de 0,48kg/mm.
O que vc me diz?
Eu descordo, a original é de 0,47kg/mm, e é a mesma que recomendo a você. Me estranha muito recomendarem uma mola mais dura para deixar sua suspa macia hehehehehe...
Você perguntou pra ele qual o k da mola que estava como eu sugeri?

Wagner, você disse que não teve muito retorno, mas se ler direitinho o tópico verá que eu aconselhei você a não colocar 2,5w, e mesmo assim vc colocou e disse que continua dura.
Pedi pra você perguntar qual o k da mola que eles dizem estar errado (se dizem então sabem o k).
Oleo externo não interfere na dureza.
Continuo recomendando o mesmo do meu primeiro post neste tópico, ou seja, meche na genética.

Então brow, vê aí se vc acredita ou não no forum, se não a gente fica perdendo tempo a toa.

Outra coisa, centraliza tudo em um tópico só. Vc abriu dois para a mesma coisa. Respondi algumas coisas no outro.



Como dizia minha avó, se conselho fosse bom não se dava!

horskov:

shiiii

Wagner:

Bom, primeiramente quero me desculpar com todos, caso tenha criado algum desconforto para alguns de vocês do fórum. Segundo, quero pedir desculpas por ter respondido de forma errada no fórum e ter aberto outro tópico, pois nem havia percebi isso, em alguma etapa cometi um erro e peço a gentileza de removerem o outro tópico.
Agora vamos lá, me deixa explicar tudo direitinho:
Esta é moto tirei zero e desde a primeira trilha sempre achei as suspensões dianteiras duras demais, portanto ao longo de 2010 vim fazendo várias mudanças nas regulagens, porém sem sucesso.
Sou muito chato com minhas motos, então sou eu quem faço as manutenções da moto, porém no final de 2010 e início de 2011 foi uma correria total em meu trabalho, e, como estava com pouco tempo para andar, aproveitei e levei a moto para o interior na oficina de um grande amigo que é mecânico, para que ele fizesse uma revisão geral na moto (como a troca de fluídos, regulagens de válvulas, etc., etc.).
Como havia comentado com ele antes de levar a moto sobre as condições da suspensão, ele tomou a iniciativa e trocou o óleo por um 2,5W. Por este motivo que depois informei no tópico aberto, pois só descobri ao ligar pra ele, pois ele me informou da troca e me pediu desculpas por ter esquecido de avisar.
Como houve poucas respostas no tópico e em uma delas o Pala sugeriu a mudança na genética, pedi ajuda a ele, porém como ele também tem suas atribuições e não dispunha de tempo para fazer as suspensões recorri a outros preparadores.
Com isso acabei fechando com o pessoal da MX Tech, e, como já disse antes, fui muito bem atendido e assessorado (quero deixar claro que não tenho nenhum vínculo com eles). No dia que deixei as suspensões informei a eles tudo o que já havia sido feito e minhas impressões sobre o funcionamento.
Inclusive relatando um fato que achei muito curioso desde o primeiro dia que retirei a moto na concessionária:
Que ao prender a moto na carretinha, mesmo puxando ao máximo as cintas para travá-la, a suspensão dianteira não passava nem da metade do curso. O que nunca ocorreu com nenhuma outra moto que tive (RMX 250, CR 250, DRZ 400, etc.), que muitas vezes ao esquecer a trava da suspensão, ao travar a moto na carretinha o pneu chegava quase encostar no para-lama.
Eles acharam um tanto quando curioso, porém disseram que poderia ser excesso de óleo, o que me pareceu bastante prudente.
Eles fizeram toda a preparação, porém no dia que fui retirar as suspensões eles me avisaram que ao desmontar estava tudo certinho, que as suspensões ainda eram originais, somente havendo a diferença no óleo e a principal causadora de todos os meus problemas:
As molas que vieram instaladas na moto não são as especificadas no manual (o manual especifica molas com k=0,47kg/mm, para pilotos entre 68 e 73kg), as molas instaladas são molas da própria Showa, porém com uma constante K=0,52kg para um piloto de 110kg.
Eles fizeram um alivio interno na pré-carga em 10 mm e me pediram pra testar, caso não ficasse ao meu gosto o correto seria trocá-las por uma com constante menor (k=0,48kg/mm).
Como fiz os testes no sábado passado e ainda não gostei do resultado (achei muito duro ainda), pedi novamente ajuda a todos do fórum, pois quero resolver este problema o mais breve possível.

Agradeço as ajudas e sugestões dadas, e, novamente peço desculpas por ter me expressado mal.

Selvagem:

Wagner, se fosse comigo o que esta acontecendo com você, levaria a moto novamente no preparador e trocaria as molas, pois o diagnóstico do problema você já tem (segundo a explicação do preparador). Como você já pagou pelo serviço, acredito que o único custo sera a compra das molas, pois a MO já foi paga e normalmente preparadores de confiança abrem/fecham a suspa quantas vezes forem necessárias para encontrar o melhor acerto.

apalareti:

Wagner,

0,52 é muita coisa. Seu caso é curioso, não deveria ter vindo com essas molas jamais.
Sua moto com certeza está completamente desequilibrada.
Sugestão: compre molas de 0,47 da race tech ou da MX tech.
Vou explicar: as motos são projetadas sempre para piltos em média com 78/80kg. Acho muito estranho o manual dizer que a original seja para pilotos com 68/73kg.
Como erros nos manuais originais são comuns, eu recomendo seguir a orientação das empresas especializadas como Race Tech, Mx Tech, Pro circuit, Works Connection, e etc...
A recomendação da Race Tech é:

Modifiers:
Riding Type: Desert / Enduro / Trail
Age: Standard Age - Up to 44
Skill Level: Dirt Amateur
Height: Standard Height
Gas Tank: Standard Gas Tank

FRONT FORK SPRINGS
Recommended Fork Spring Rate: 0.473 kg/mm (use closest available)
Stock Fork Spring Rate: 0.47 kg/mm(stock)

Available FRSP 4349 Series Springs are:


Volte a usar óleo 5W. O óleo deve obedecer as folgas de construção da suspensão, e não para mudar o funcionamento. Além disso, alterar a viscosidade descalibra o retorno que é constante (a mola é a única ação sobre o retorno).

Depois só vá acertando a genética até chegar onde vc quer, sempre com os clicks na metade.
Os clicks atuam somente no by pass, e servem apenas para ajuste fino em função da pista.

Wagner:

Obrigado galera pelas respostas imediatas!

Já falei com o pessoal da MX, irão trocar as molas sem custo algum, inclusive deixaram claro que abrirão quantas vezes for necessário. O problema é que eles não tem as molas, estou cotando fora e assim que chegar vou levar lá.

Pala, quanto as molas serem muitos rigídas é muito estranho, consultei meu amigo que retirou esta moto direto na Honda, pois ele é funcionário e fez o pedido direto por Manaus. Ele consultou a Showa Manaus e Japão, a única explição que ele obteve foi que na linha de montagem pode ter ocorrido a troca com as suspensões da R. Mas mesmo assim estamos achando muito estranho, pois mesmo a R não teria molas tão rigídas, mas fazer o que né, agora é tentar resolver.

Quanto a haver erros no manual, pode ser, porém tenho o orginal que veio com a moto e fiz o download de todos os outros Manuais que vão para o mundo todo, por inclivel que pareça todos confirmam que as suspensões são calibradas para pilotos entre 68 e 73kg, como já disse antes.

O óleo utilizado foi o 5W mesmo e toda a genética modificada para meu peso.

Valeu galera!!!

apalareti:

Wagner escreveu:Obrigado galera pelas respostas imediatas!

Já falei com o pessoal da MX, irão trocar as molas sem custo algum, inclusive deixaram claro que abrirão quantas vezes for necessário. O problema é que eles não tem as molas, estou cotando fora e assim que chegar vou levar lá.

Pala, quanto as molas serem muitos rigídas é muito estranho, consultei meu amigo que retirou esta moto direto na Honda, pois ele é funcionário e fez o pedido direto por Manaus. Ele consultou a Showa Manaus e Japão, a única explição que ele obteve foi que na linha de montagem pode ter ocorrido a troca com as suspensões da R. Mas mesmo assim estamos achando muito estranho, pois mesmo a R não teria molas tão rigídas, mas fazer o que né, agora é tentar resolver.

Quanto a haver erros no manual, pode ser, porém tenho o orginal que veio com a moto e fiz o download de todos os outros Manuais que vão para o mundo todo, por inclivel que pareça todos confirmam que as suspensões são calibradas para pilotos entre 68 e 73kg, como já disse antes.

O óleo utilizado foi o 5W mesmo e toda a genética modificada para meu peso.

Valeu galera!!!

Estranho mesmo, nem a R tem molas tão duras.
Quanto as molas, checa na http://www.protech-racing.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false; fala com a Lenice, diz que eu indiquei (Alexandre Palareti) e pede um precinho camarada. As molas da race tech tem excelente qualidade e precisão no k.

Quanto ao K, se seguir a lógica do manual vc vai acabar indo para um k de quase 50 de novo. Cai fora. Eu já pude comprovar que manual (em 5 idiomas) tinham informação errada quanto a quantidade de óleo (comprovei mecânicamente e conferi com a Race Tech).
Resumindo: Esquece o manual e segue a linha de preparação MX tech, eu recomendo .47 mas você não pode seguir isso pois não sou eu que estou preparando.
Minhas dicas são para você argumentar com a MX Tech, mas uma vez decidido por um preparador, agora tem que confiar nele até o fim.