Suspensões da CRF 450X.

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por Wagner »

Bom dia Galera,

Como não tive muito sucesso por aqui, corri por conta própria e resolvi fazer as suspensões com o pessoal da MX Tech, fui muito bem atendido e eles me apresentaram ótimos preços.

Neste final de semana fiz um teste com a motoca, porém como estava muito chuvoso não tive como fazer todos os testes que fui orientado a fazer para deixar as suspesões ao meu gosto.
O que dá pra adiantar é que vou ter que trocar as molas dianteiras, pois ainda não gostei do resultado apresentado pelas suspensões dianteiras.

Depois dou mais detalhes.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por apalareti »

Wagner, agora que vi seu post.
Cara, eu adoraria fazer sua suspa, porém me falta tempo.
Fiz a suspa do Cadu, mas ainda precisa de ajustes, só que agora é ele que não tem tempo. hehehehehe...

MX Tech é muito boa também. Qual o seu peso?
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por Wagner »

O Pala, beleza?
Estou com 80kg, o pessoal da MX me falou que o ideal seria uma mola de 0,48kg/mm.
O que vc me diz?
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por apalareti »

Wagner escreveu:O Pala, beleza?
Estou com 80kg, o pessoal da MX me falou que o ideal seria uma mola de 0,48kg/mm.
O que vc me diz?
Eu descordo, a original é de 0,47kg/mm, e é a mesma que recomendo a você. Me estranha muito recomendarem uma mola mais dura para deixar sua suspa macia hehehehehe...
Você perguntou pra ele qual o k da mola que estava como eu sugeri?

Wagner, você disse que não teve muito retorno, mas se ler direitinho o tópico verá que eu aconselhei você a não colocar 2,5w, e mesmo assim vc colocou e disse que continua dura.
Pedi pra você perguntar qual o k da mola que eles dizem estar errado (se dizem então sabem o k).
Oleo externo não interfere na dureza.
Continuo recomendando o mesmo do meu primeiro post neste tópico, ou seja, meche na genética.

Então brow, vê aí se vc acredita ou não no forum, se não a gente fica perdendo tempo a toa.

Outra coisa, centraliza tudo em um tópico só. Vc abriu dois para a mesma coisa. Respondi algumas coisas no outro.



Como dizia minha avó, se conselho fosse bom não se dava!
horskov
Membro
Mensagens: 234
Registrado em: 01 Fevereiro 2011 à54 14:46

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por horskov »

shiiii
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por Wagner »

Bom, primeiramente quero me desculpar com todos, caso tenha criado algum desconforto para alguns de vocês do fórum. Segundo, quero pedir desculpas por ter respondido de forma errada no fórum e ter aberto outro tópico, pois nem havia percebi isso, em alguma etapa cometi um erro e peço a gentileza de removerem o outro tópico.
Agora vamos lá, me deixa explicar tudo direitinho:
Esta é moto tirei zero e desde a primeira trilha sempre achei as suspensões dianteiras duras demais, portanto ao longo de 2010 vim fazendo várias mudanças nas regulagens, porém sem sucesso.
Sou muito chato com minhas motos, então sou eu quem faço as manutenções da moto, porém no final de 2010 e início de 2011 foi uma correria total em meu trabalho, e, como estava com pouco tempo para andar, aproveitei e levei a moto para o interior na oficina de um grande amigo que é mecânico, para que ele fizesse uma revisão geral na moto (como a troca de fluídos, regulagens de válvulas, etc., etc.).
Como havia comentado com ele antes de levar a moto sobre as condições da suspensão, ele tomou a iniciativa e trocou o óleo por um 2,5W. Por este motivo que depois informei no tópico aberto, pois só descobri ao ligar pra ele, pois ele me informou da troca e me pediu desculpas por ter esquecido de avisar.
Como houve poucas respostas no tópico e em uma delas o Pala sugeriu a mudança na genética, pedi ajuda a ele, porém como ele também tem suas atribuições e não dispunha de tempo para fazer as suspensões recorri a outros preparadores.
Com isso acabei fechando com o pessoal da MX Tech, e, como já disse antes, fui muito bem atendido e assessorado (quero deixar claro que não tenho nenhum vínculo com eles). No dia que deixei as suspensões informei a eles tudo o que já havia sido feito e minhas impressões sobre o funcionamento.
Inclusive relatando um fato que achei muito curioso desde o primeiro dia que retirei a moto na concessionária:
Que ao prender a moto na carretinha, mesmo puxando ao máximo as cintas para travá-la, a suspensão dianteira não passava nem da metade do curso. O que nunca ocorreu com nenhuma outra moto que tive (RMX 250, CR 250, DRZ 400, etc.), que muitas vezes ao esquecer a trava da suspensão, ao travar a moto na carretinha o pneu chegava quase encostar no para-lama.
Eles acharam um tanto quando curioso, porém disseram que poderia ser excesso de óleo, o que me pareceu bastante prudente.
Eles fizeram toda a preparação, porém no dia que fui retirar as suspensões eles me avisaram que ao desmontar estava tudo certinho, que as suspensões ainda eram originais, somente havendo a diferença no óleo e a principal causadora de todos os meus problemas:
As molas que vieram instaladas na moto não são as especificadas no manual (o manual especifica molas com k=0,47kg/mm, para pilotos entre 68 e 73kg), as molas instaladas são molas da própria Showa, porém com uma constante K=0,52kg para um piloto de 110kg.
Eles fizeram um alivio interno na pré-carga em 10 mm e me pediram pra testar, caso não ficasse ao meu gosto o correto seria trocá-las por uma com constante menor (k=0,48kg/mm).
Como fiz os testes no sábado passado e ainda não gostei do resultado (achei muito duro ainda), pedi novamente ajuda a todos do fórum, pois quero resolver este problema o mais breve possível.

Agradeço as ajudas e sugestões dadas, e, novamente peço desculpas por ter me expressado mal.
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por Selvagem »

Wagner, se fosse comigo o que esta acontecendo com você, levaria a moto novamente no preparador e trocaria as molas, pois o diagnóstico do problema você já tem (segundo a explicação do preparador). Como você já pagou pelo serviço, acredito que o único custo sera a compra das molas, pois a MO já foi paga e normalmente preparadores de confiança abrem/fecham a suspa quantas vezes forem necessárias para encontrar o melhor acerto.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por apalareti »

Wagner,

0,52 é muita coisa. Seu caso é curioso, não deveria ter vindo com essas molas jamais.
Sua moto com certeza está completamente desequilibrada.
Sugestão: compre molas de 0,47 da race tech ou da MX tech.
Vou explicar: as motos são projetadas sempre para piltos em média com 78/80kg. Acho muito estranho o manual dizer que a original seja para pilotos com 68/73kg.
Como erros nos manuais originais são comuns, eu recomendo seguir a orientação das empresas especializadas como Race Tech, Mx Tech, Pro circuit, Works Connection, e etc...
A recomendação da Race Tech é:

Modifiers:
Riding Type: Desert / Enduro / Trail
Age: Standard Age - Up to 44
Skill Level: Dirt Amateur
Height: Standard Height
Gas Tank: Standard Gas Tank

FRONT FORK SPRINGS
Recommended Fork Spring Rate: 0.473 kg/mm (use closest available)
Stock Fork Spring Rate: 0.47 kg/mm(stock)

Available FRSP 4349 Series Springs are:


Volte a usar óleo 5W. O óleo deve obedecer as folgas de construção da suspensão, e não para mudar o funcionamento. Além disso, alterar a viscosidade descalibra o retorno que é constante (a mola é a única ação sobre o retorno).

Depois só vá acertando a genética até chegar onde vc quer, sempre com os clicks na metade.
Os clicks atuam somente no by pass, e servem apenas para ajuste fino em função da pista.
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por Wagner »

Obrigado galera pelas respostas imediatas!

Já falei com o pessoal da MX, irão trocar as molas sem custo algum, inclusive deixaram claro que abrirão quantas vezes for necessário. O problema é que eles não tem as molas, estou cotando fora e assim que chegar vou levar lá.

Pala, quanto as molas serem muitos rigídas é muito estranho, consultei meu amigo que retirou esta moto direto na Honda, pois ele é funcionário e fez o pedido direto por Manaus. Ele consultou a Showa Manaus e Japão, a única explição que ele obteve foi que na linha de montagem pode ter ocorrido a troca com as suspensões da R. Mas mesmo assim estamos achando muito estranho, pois mesmo a R não teria molas tão rigídas, mas fazer o que né, agora é tentar resolver.

Quanto a haver erros no manual, pode ser, porém tenho o orginal que veio com a moto e fiz o download de todos os outros Manuais que vão para o mundo todo, por inclivel que pareça todos confirmam que as suspensões são calibradas para pilotos entre 68 e 73kg, como já disse antes.

O óleo utilizado foi o 5W mesmo e toda a genética modificada para meu peso.

Valeu galera!!!
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por apalareti »

Wagner escreveu:Obrigado galera pelas respostas imediatas!

Já falei com o pessoal da MX, irão trocar as molas sem custo algum, inclusive deixaram claro que abrirão quantas vezes for necessário. O problema é que eles não tem as molas, estou cotando fora e assim que chegar vou levar lá.

Pala, quanto as molas serem muitos rigídas é muito estranho, consultei meu amigo que retirou esta moto direto na Honda, pois ele é funcionário e fez o pedido direto por Manaus. Ele consultou a Showa Manaus e Japão, a única explição que ele obteve foi que na linha de montagem pode ter ocorrido a troca com as suspensões da R. Mas mesmo assim estamos achando muito estranho, pois mesmo a R não teria molas tão rigídas, mas fazer o que né, agora é tentar resolver.

Quanto a haver erros no manual, pode ser, porém tenho o orginal que veio com a moto e fiz o download de todos os outros Manuais que vão para o mundo todo, por inclivel que pareça todos confirmam que as suspensões são calibradas para pilotos entre 68 e 73kg, como já disse antes.

O óleo utilizado foi o 5W mesmo e toda a genética modificada para meu peso.

Valeu galera!!!

Estranho mesmo, nem a R tem molas tão duras.
Quanto as molas, checa na http://www.protech-racing.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false; fala com a Lenice, diz que eu indiquei (Alexandre Palareti) e pede um precinho camarada. As molas da race tech tem excelente qualidade e precisão no k.

Quanto ao K, se seguir a lógica do manual vc vai acabar indo para um k de quase 50 de novo. Cai fora. Eu já pude comprovar que manual (em 5 idiomas) tinham informação errada quanto a quantidade de óleo (comprovei mecânicamente e conferi com a Race Tech).
Resumindo: Esquece o manual e segue a linha de preparação MX tech, eu recomendo .47 mas você não pode seguir isso pois não sou eu que estou preparando.
Minhas dicas são para você argumentar com a MX Tech, mas uma vez decidido por um preparador, agora tem que confiar nele até o fim.
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por Wagner »

Valeu Pala, vou consultar com eles o k correto e falo com esta moça.

Depois que resolver posto os resultados.

Obrigado e abraço.
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por Wagner »

Fala galera, beleza?

Bom, as novas molas chegaram (Factory Connection 0,47kg/mm) e na semana passada foram instaladas nas suspensões, sábado fui para a trilha fazer o test drive.
De início a frente ainda estava meio instável, pois quicava demais em qualquer irregularidade do solo, tentei melhorar abrindo de dois em dois clicks de cada vez, porém só foi piorando.
Como estava com mais três amigos e estavamos andando num ritimo alucinante, pois um deles estava estreando sua novissima Husaberg FE 450, então tive poucas oportunidades de parar e fazer vários ajustes, portanto parei após a abertura de 4 clicks na compressão.
Em resumo, deu pra perceber que melhorou bem com as novas molas, agora resta chegar ao ajuste ideal nos clicks, porém já cheguei a conclusão que abri-los não resolverá, pois a cada um aberto a moto ficava mais incontrolável.
Terei que fechar além do recomendado pelo preparador e fazer novos testes, pois já senti que não curti as suspensões com set-up standart passado por ele, acho que se fechar vou conseguir um set-up mais pro meu estilo de tocada.

Agora me veio em mente um outro detalhe, portanto queria saber o que vocês acham: Estou pensando em pedir pro preparador baixar um pouco o nível do óleo, pensei em retirar uns 10ml, o que vocês acham???

Abraço,
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por apalareti »

Wagner, seu relato dos clicks não condiz, tem algo estranho. Creio que você está lidando com o reflexo de outro problema.
Está com óleo 5W?
Quantos cliques está no retorno?
Qual a quantidade que foi colocada fora do cartucho?
Qual calibragem do pneu?
O pneu está novo?

Você está com válvula da MX tech?
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por Wagner »

O Pala, beleza?

Vamos lá, me ajude please!!!!

Está com óleo 5W?
Sim.

Quantos cliques está no retorno?
12 abertos - Tem 22 total.

Compressão = 10 abertos.

Qual a quantidade que foi colocada fora do cartucho?
350 mls.

Qual calibragem do pneu?
Estou andando com o recomendado, 15.

O pneu está novo?
Sim, deve estar com 4 trilhas apenas, tá zerado, pois não consegui me adaptar com os que vieram na moto.

Você está com válvula da MX tech?
Sim, na dianteira e traseira.


Help me please!!!
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por apalareti »

Cara, eu teria colocado até mais óleo, 370ml para ser exato, mas não se preocupe pois isso só atua nos ultimos centímetros do curso, e não é o seu problema. Então esquece.
Pneu, aqui na nossa região eu não recomendo mais do que 13 libras, sendo que eu adoro andar com 12, uso 13 só nas provas para não correr risco de furar. Se estiver andando em piso seco e duro então, com 15 vai espirrar mesmo. Mas vou pensar que vc está acostumado com 15 libras, então não sobra outra coisa a não ser genética errada.
Tem que criar um estágio de compressão de baixa velocidade mais flexível.
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por Wagner »

Pala,

Veja a planilha que criei abaixo:

Dados do Catálogo:
Cilindro Interno:
Espec. do Óleo (Padrão) 5 W
Volume de Óleo (Padrão) 192 cm³
Área sem Óleo 47 mm

Cilindro Externo:
Espec. do Óleo (Padrão) 5 W
Volume de Óleo (Padrão) 324 cm³
Volume de Óleo (Macia) 306 cm³
Volume de Óleo (Rígida) 402 cm³
Área sem Óleo não menciona

Se tiramos a média do volume de óleo teremos 344mls, considerando o comportamento da suspensão com os 350 mls. colocados, pensei em baixar para uns 345mls. e ver como se comportará.
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por Wagner »

Ops... esqueci de mencionar a calibragem dos pneus....

Também sempre andei com 13 na dianteira e no máximo 12 na traseira, pois muitas vezes ando com 10 na roda traseira.
Passei a usar os 15 porque instalei um tanque maior, pois as novas 450X possuem um tanque com apenas 7,2 lts. e muitas vezes senti pancadas diretas no aro, o que nunca ocorreu com outras motos que tive.
Ah, inclusive cheguei a testar baixas calibragens antes mesmo com o tanque menor, porém é perceptível o deslocamento do pneu no aro, chega até a fazer as marcas do pneu no aro durante longos trechos com alta velocidade e muitas curvas (como a ida de Ribeirão Pires à Caraguá e/ou Natividade da Serra).
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por apalareti »

Wagner, antes de mecher de novo na genética faz um teste.


Abre todo o seu retorno. Talvez não seja problema na compressão e sim no mid valve do retorno.
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por Wagner »

Beleza Pala, vou testar.

Já lavei e revisei a moto, pois como fui fazer a trilha para testes no sábado, ainda estava pendente este trabalho.

Após a revisão, fechei novamente os clicks que havia aberto durante a trilha e ainda fechei 2 a mais por conta, pois como já descreci antes, senti que abrindo fica mais instável.
Agora preciso fazer um novo teste.

Deixei da seguinte forma:

Dianteira:
Compressão = 8 clicks
Retorno = 10 clicks

Vou andar alguns kilometros assim e depois vou abrir o retorno conforme sua orientação, vamos ver como irá se comportar a motoca.

Valeu! joia:::
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por apalareti »

Então, se abrindo o retorno vc sentir alguma pequena melhora, é sinal que o problema é no mid valve do retorno que não está enchendo o cartucho corretamente, isso causa a cavitação.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem