Suspensões da CRF 450X.

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por Wagner »

Valeu Pala, vou consultar com eles o k correto e falo com esta moça.

Depois que resolver posto os resultados.

Obrigado e abraço.
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por Wagner »

Fala galera, beleza?

Bom, as novas molas chegaram (Factory Connection 0,47kg/mm) e na semana passada foram instaladas nas suspensões, sábado fui para a trilha fazer o test drive.
De início a frente ainda estava meio instável, pois quicava demais em qualquer irregularidade do solo, tentei melhorar abrindo de dois em dois clicks de cada vez, porém só foi piorando.
Como estava com mais três amigos e estavamos andando num ritimo alucinante, pois um deles estava estreando sua novissima Husaberg FE 450, então tive poucas oportunidades de parar e fazer vários ajustes, portanto parei após a abertura de 4 clicks na compressão.
Em resumo, deu pra perceber que melhorou bem com as novas molas, agora resta chegar ao ajuste ideal nos clicks, porém já cheguei a conclusão que abri-los não resolverá, pois a cada um aberto a moto ficava mais incontrolável.
Terei que fechar além do recomendado pelo preparador e fazer novos testes, pois já senti que não curti as suspensões com set-up standart passado por ele, acho que se fechar vou conseguir um set-up mais pro meu estilo de tocada.

Agora me veio em mente um outro detalhe, portanto queria saber o que vocês acham: Estou pensando em pedir pro preparador baixar um pouco o nível do óleo, pensei em retirar uns 10ml, o que vocês acham???

Abraço,
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por apalareti »

Wagner, seu relato dos clicks não condiz, tem algo estranho. Creio que você está lidando com o reflexo de outro problema.
Está com óleo 5W?
Quantos cliques está no retorno?
Qual a quantidade que foi colocada fora do cartucho?
Qual calibragem do pneu?
O pneu está novo?

Você está com válvula da MX tech?
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por Wagner »

O Pala, beleza?

Vamos lá, me ajude please!!!!

Está com óleo 5W?
Sim.

Quantos cliques está no retorno?
12 abertos - Tem 22 total.

Compressão = 10 abertos.

Qual a quantidade que foi colocada fora do cartucho?
350 mls.

Qual calibragem do pneu?
Estou andando com o recomendado, 15.

O pneu está novo?
Sim, deve estar com 4 trilhas apenas, tá zerado, pois não consegui me adaptar com os que vieram na moto.

Você está com válvula da MX tech?
Sim, na dianteira e traseira.


Help me please!!!
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por apalareti »

Cara, eu teria colocado até mais óleo, 370ml para ser exato, mas não se preocupe pois isso só atua nos ultimos centímetros do curso, e não é o seu problema. Então esquece.
Pneu, aqui na nossa região eu não recomendo mais do que 13 libras, sendo que eu adoro andar com 12, uso 13 só nas provas para não correr risco de furar. Se estiver andando em piso seco e duro então, com 15 vai espirrar mesmo. Mas vou pensar que vc está acostumado com 15 libras, então não sobra outra coisa a não ser genética errada.
Tem que criar um estágio de compressão de baixa velocidade mais flexível.
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por Wagner »

Pala,

Veja a planilha que criei abaixo:

Dados do Catálogo:
Cilindro Interno:
Espec. do Óleo (Padrão) 5 W
Volume de Óleo (Padrão) 192 cm³
Área sem Óleo 47 mm

Cilindro Externo:
Espec. do Óleo (Padrão) 5 W
Volume de Óleo (Padrão) 324 cm³
Volume de Óleo (Macia) 306 cm³
Volume de Óleo (Rígida) 402 cm³
Área sem Óleo não menciona

Se tiramos a média do volume de óleo teremos 344mls, considerando o comportamento da suspensão com os 350 mls. colocados, pensei em baixar para uns 345mls. e ver como se comportará.
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por Wagner »

Ops... esqueci de mencionar a calibragem dos pneus....

Também sempre andei com 13 na dianteira e no máximo 12 na traseira, pois muitas vezes ando com 10 na roda traseira.
Passei a usar os 15 porque instalei um tanque maior, pois as novas 450X possuem um tanque com apenas 7,2 lts. e muitas vezes senti pancadas diretas no aro, o que nunca ocorreu com outras motos que tive.
Ah, inclusive cheguei a testar baixas calibragens antes mesmo com o tanque menor, porém é perceptível o deslocamento do pneu no aro, chega até a fazer as marcas do pneu no aro durante longos trechos com alta velocidade e muitas curvas (como a ida de Ribeirão Pires à Caraguá e/ou Natividade da Serra).
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por apalareti »

Wagner, antes de mecher de novo na genética faz um teste.


Abre todo o seu retorno. Talvez não seja problema na compressão e sim no mid valve do retorno.
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por Wagner »

Beleza Pala, vou testar.

Já lavei e revisei a moto, pois como fui fazer a trilha para testes no sábado, ainda estava pendente este trabalho.

Após a revisão, fechei novamente os clicks que havia aberto durante a trilha e ainda fechei 2 a mais por conta, pois como já descreci antes, senti que abrindo fica mais instável.
Agora preciso fazer um novo teste.

Deixei da seguinte forma:

Dianteira:
Compressão = 8 clicks
Retorno = 10 clicks

Vou andar alguns kilometros assim e depois vou abrir o retorno conforme sua orientação, vamos ver como irá se comportar a motoca.

Valeu! joia:::
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por apalareti »

Então, se abrindo o retorno vc sentir alguma pequena melhora, é sinal que o problema é no mid valve do retorno que não está enchendo o cartucho corretamente, isso causa a cavitação.
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por GELOUS »

Cacete de agulha! Tive que ir no dicionário ver o significado de cavitação!

Pala, as suspas das CRF-X são estruturalmente iguais as das CRF-R?
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por henriquejensen »

GELOUS escreveu:Cacete de agulha! Tive que ir no dicionário ver o significado de cavitação!

Pala, as suspas das CRF-X são estruturalmente iguais as das CRF-R?

Véio, o Pala manja muito hein..caraca! Muito massa ter um cara assim desse nível ajudando a galera aqui, nosso fórum não é avassalador, mas é froids!
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por apalareti »

GELOUS escreveu:Cacete de agulha! Tive que ir no dicionário ver o significado de cavitação!

Pala, as suspas das CRF-X são estruturalmente iguais as das CRF-R?
Cara, precisaria dar uma consultada sabendo o ano de cada uma que vc quer comparar.
Para responder de forma genérica, eu acho que as da X são de menor diâmetro e talvez com tratamento anti aderente diferente, mas compartilham o mesmo conceito.

Algumas motos tem a haste só de cromo, outras tem banho de nitreto sobre o cromo, algumas com canela também tratada com nitreto de titânio, enfim... Muda alguns detalhes.

Isso falando só das cartucho duplo.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por apalareti »

henriquejensen escreveu:
GELOUS escreveu:Cacete de agulha! Tive que ir no dicionário ver o significado de cavitação!

Pala, as suspas das CRF-X são estruturalmente iguais as das CRF-R?

Véio, o Pala manja muito hein..caraca! Muito massa ter um cara assim desse nível ajudando a galera aqui, nosso fórum não é avassalador, mas é froids!
Que isso, estou aprendendo. Adoro e estudo o assunto a muitos anos. Mas tem coisa demais pra desenvolver nisso. Mesmo após o curso precisa pensar e testar muita coisa ainda. As opções são infinitas. O mais legal é que não existe uma receita, nem nunca vai existir. É igual cozinhar, cada um tem uma mão pra coisa.
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por Wagner »

Fala Galera, beleza?

Estou retomando o tópico pelo simples fato de só agora ter resolvido definitivamente meu problema com as suspensões da minha motoca. Foi uma longa tragetória até finalmente resolver eu mesmo os problemas, para resolvé-los dediquei de muito tempo entre consultas e estudos do assunto.
Para auxiliá-los, estou colocando abaixo um link que poderá ajudar a todos que são curiosos e gostam de fuçar em suas motocas, pois com muita paciência consegui retrabalhar minhas suspensões e deixar melhor do que muitos preparadores fariam.

Link importante:

http://shimrestackor.com/index.htm" onclick="window.open(this.href);return false;


Segue também como ficaram as configurações das lâminas (lembrando que foi o que consegui, pois eram as que sobraram das preparaçõea anteriores), também fiz algumas usinagens nas válvulas originais para melhorar o fluxo dos óleo.

Suspensão Dianteira:
Compressão Retorno
D x E x Q
30 x 0,1 x 4 Manter STD
25 x 0,1 x 1
18 x 0,1 x 1
28 x 0,1 x 1
26 x 0,1 x 1
24 x 0,1 x 1
22 x 0,1 x 1
20 x 0,1 x 1
18 x 0,1 x 1
16 x 0,1 x 1
12 x 0,2 x 2


Suspensão Traseira:
Compressão Retorno
D x E x Q D x E x Q
44 x 0,2 x 3 40 x 0,2 x 1
42 x 0,2 x 1 38 x 0,2 x 1
34 x 0,2 x 1 30 x 0,1 x 1
44 x 0,2 x 1 40 x 0,2 x 1
42 x 0,15 x 1 38 x 0,25 x 1
40 x 0,15 x 1 36 x 0,25 x 1
38 x 0,15 x 1 34 x 0,25 x 1
36 x 0,25 x 1 32 x 0,25 x 1
34 x 0,25 x 1 30 x 0,25 x 1
32 x 0,2 x 1 28 x 0,25 x 1
32 x 0,3 x 1 26 x 0,3 x 1
28 x 0,3 x 1 24 x 0,3 x 1
26 x 0,3 x 1 22 x 0,3 x 1
24 x 0,3 x 1 20 x 0,1 x 1
20 x 0,15 x 2
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por Wagner »

Ops....

Ficou meio bagunçado, pois após o envio acabou juntando tudo, mas vou explicar:

Na dianteira basta retrabalhar apenas a compressão, manter o retorno original.

Na traseira retrabalhe os dois. Nas tabelas acima eu separei entre compressão e retorno da seguinte forma:

D x E x Q , e exatamente o diâmetro da lâmina x pela espessura x pelo número de lâminas utilizados.

Ex.: 44 x 0,2 x 3 , representa que utilizei 3 lâminas de 44mm de diâmetro x 0,2mm de espessura.

É isso galera!
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por Selvagem »

Excelentes informações Wagner, meus parabéns por compartilhar. joia:::
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por Wagner »

Selvagem,

Depois de me aborrecer tanto com estas partes da moto, percebi que só resolveria pessoalmente, perdi alguns bons dias de minhas férias e me dediquei no assunto.
Pois sou do tipo que se quero bem feito, faço eu mesmo.

Tenho mais sites interessantes que me ajudaram muito a compreender e auxiliaram nas modificações das válvulas e configurações das lâminas, porém não tenho os liks aqui no note do escritório, vou acessar pelo note de casa e vou colocá-los aqui.

O que percebi é que é muito simples, porém todos guardam as informações pra si e as negam quando você pede alguma. Por este motivo resolvi divulgar tudo que consegui, pois é muito simples, bastando apenas tempo para desmontar, calma para análisar o que você tem em mãos e as possibilidades de modificações (que são muitas, porém simples).


Valeu!!!
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por Leo Racing »

Gostei legal::

bela iniciativa joia:::
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Suspensões da CRF 450X.

Mensagem por Selvagem »

Wagner escreveu:Selvagem,

Depois de me aborrecer tanto com estas partes da moto, percebi que só resolveria pessoalmente, perdi alguns bons dias de minhas férias e me dediquei no assunto.
Pois sou do tipo que se quero bem feito, faço eu mesmo.

Tenho mais sites interessantes que me ajudaram muito a compreender e auxiliaram nas modificações das válvulas e configurações das lâminas, porém não tenho os liks aqui no note do escritório, vou acessar pelo note de casa e vou colocá-los aqui.

O que percebi é que é muito simples, porém todos guardam as informações pra si e as negam quando você pede alguma. Por este motivo resolvi divulgar tudo que consegui, pois é muito simples, bastando apenas tempo para desmontar, calma para análisar o que você tem em mãos e as possibilidades de modificações (que são muitas, porém simples).


Valeu!!!
Wagner, infelizmente meu Inglês é fraquissimo, mas tenho enorme interesse no assunto. Vou salvar o link que passou e imprimir o mesmo, e vou ver se consigo que alguém faça a tradução para mim. Por favor, não deixe este assunto morrer, pois a suspensão bem ajustada é o segredo para a evolução no nosso esporte.
Concordo contigo, poucos conhecem do assunto e os que conhecem não abrem o jogo.

Forte Abraço.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem