Suspensões da CRF 450X.
Re: Suspensões da CRF 450X.
Cacete de agulha! Tive que ir no dicionário ver o significado de cavitação!
Pala, as suspas das CRF-X são estruturalmente iguais as das CRF-R?
Pala, as suspas das CRF-X são estruturalmente iguais as das CRF-R?
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Re: Suspensões da CRF 450X.
GELOUS escreveu:Cacete de agulha! Tive que ir no dicionário ver o significado de cavitação!
Pala, as suspas das CRF-X são estruturalmente iguais as das CRF-R?
Véio, o Pala manja muito hein..caraca! Muito massa ter um cara assim desse nível ajudando a galera aqui, nosso fórum não é avassalador, mas é froids!
Re: Suspensões da CRF 450X.
Cara, precisaria dar uma consultada sabendo o ano de cada uma que vc quer comparar.GELOUS escreveu:Cacete de agulha! Tive que ir no dicionário ver o significado de cavitação!
Pala, as suspas das CRF-X são estruturalmente iguais as das CRF-R?
Para responder de forma genérica, eu acho que as da X são de menor diâmetro e talvez com tratamento anti aderente diferente, mas compartilham o mesmo conceito.
Algumas motos tem a haste só de cromo, outras tem banho de nitreto sobre o cromo, algumas com canela também tratada com nitreto de titânio, enfim... Muda alguns detalhes.
Isso falando só das cartucho duplo.
Re: Suspensões da CRF 450X.
Que isso, estou aprendendo. Adoro e estudo o assunto a muitos anos. Mas tem coisa demais pra desenvolver nisso. Mesmo após o curso precisa pensar e testar muita coisa ainda. As opções são infinitas. O mais legal é que não existe uma receita, nem nunca vai existir. É igual cozinhar, cada um tem uma mão pra coisa.henriquejensen escreveu:GELOUS escreveu:Cacete de agulha! Tive que ir no dicionário ver o significado de cavitação!
Pala, as suspas das CRF-X são estruturalmente iguais as das CRF-R?
Véio, o Pala manja muito hein..caraca! Muito massa ter um cara assim desse nível ajudando a galera aqui, nosso fórum não é avassalador, mas é froids!
Re: Suspensões da CRF 450X.
Fala Galera, beleza?
Estou retomando o tópico pelo simples fato de só agora ter resolvido definitivamente meu problema com as suspensões da minha motoca. Foi uma longa tragetória até finalmente resolver eu mesmo os problemas, para resolvé-los dediquei de muito tempo entre consultas e estudos do assunto.
Para auxiliá-los, estou colocando abaixo um link que poderá ajudar a todos que são curiosos e gostam de fuçar em suas motocas, pois com muita paciência consegui retrabalhar minhas suspensões e deixar melhor do que muitos preparadores fariam.
Link importante:
http://shimrestackor.com/index.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
Segue também como ficaram as configurações das lâminas (lembrando que foi o que consegui, pois eram as que sobraram das preparaçõea anteriores), também fiz algumas usinagens nas válvulas originais para melhorar o fluxo dos óleo.
Suspensão Dianteira:
Compressão Retorno
D x E x Q
30 x 0,1 x 4 Manter STD
25 x 0,1 x 1
18 x 0,1 x 1
28 x 0,1 x 1
26 x 0,1 x 1
24 x 0,1 x 1
22 x 0,1 x 1
20 x 0,1 x 1
18 x 0,1 x 1
16 x 0,1 x 1
12 x 0,2 x 2
Suspensão Traseira:
Compressão Retorno
D x E x Q D x E x Q
44 x 0,2 x 3 40 x 0,2 x 1
42 x 0,2 x 1 38 x 0,2 x 1
34 x 0,2 x 1 30 x 0,1 x 1
44 x 0,2 x 1 40 x 0,2 x 1
42 x 0,15 x 1 38 x 0,25 x 1
40 x 0,15 x 1 36 x 0,25 x 1
38 x 0,15 x 1 34 x 0,25 x 1
36 x 0,25 x 1 32 x 0,25 x 1
34 x 0,25 x 1 30 x 0,25 x 1
32 x 0,2 x 1 28 x 0,25 x 1
32 x 0,3 x 1 26 x 0,3 x 1
28 x 0,3 x 1 24 x 0,3 x 1
26 x 0,3 x 1 22 x 0,3 x 1
24 x 0,3 x 1 20 x 0,1 x 1
20 x 0,15 x 2
Estou retomando o tópico pelo simples fato de só agora ter resolvido definitivamente meu problema com as suspensões da minha motoca. Foi uma longa tragetória até finalmente resolver eu mesmo os problemas, para resolvé-los dediquei de muito tempo entre consultas e estudos do assunto.
Para auxiliá-los, estou colocando abaixo um link que poderá ajudar a todos que são curiosos e gostam de fuçar em suas motocas, pois com muita paciência consegui retrabalhar minhas suspensões e deixar melhor do que muitos preparadores fariam.
Link importante:
http://shimrestackor.com/index.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
Segue também como ficaram as configurações das lâminas (lembrando que foi o que consegui, pois eram as que sobraram das preparaçõea anteriores), também fiz algumas usinagens nas válvulas originais para melhorar o fluxo dos óleo.
Suspensão Dianteira:
Compressão Retorno
D x E x Q
30 x 0,1 x 4 Manter STD
25 x 0,1 x 1
18 x 0,1 x 1
28 x 0,1 x 1
26 x 0,1 x 1
24 x 0,1 x 1
22 x 0,1 x 1
20 x 0,1 x 1
18 x 0,1 x 1
16 x 0,1 x 1
12 x 0,2 x 2
Suspensão Traseira:
Compressão Retorno
D x E x Q D x E x Q
44 x 0,2 x 3 40 x 0,2 x 1
42 x 0,2 x 1 38 x 0,2 x 1
34 x 0,2 x 1 30 x 0,1 x 1
44 x 0,2 x 1 40 x 0,2 x 1
42 x 0,15 x 1 38 x 0,25 x 1
40 x 0,15 x 1 36 x 0,25 x 1
38 x 0,15 x 1 34 x 0,25 x 1
36 x 0,25 x 1 32 x 0,25 x 1
34 x 0,25 x 1 30 x 0,25 x 1
32 x 0,2 x 1 28 x 0,25 x 1
32 x 0,3 x 1 26 x 0,3 x 1
28 x 0,3 x 1 24 x 0,3 x 1
26 x 0,3 x 1 22 x 0,3 x 1
24 x 0,3 x 1 20 x 0,1 x 1
20 x 0,15 x 2
Re: Suspensões da CRF 450X.
Ops....
Ficou meio bagunçado, pois após o envio acabou juntando tudo, mas vou explicar:
Na dianteira basta retrabalhar apenas a compressão, manter o retorno original.
Na traseira retrabalhe os dois. Nas tabelas acima eu separei entre compressão e retorno da seguinte forma:
D x E x Q , e exatamente o diâmetro da lâmina x pela espessura x pelo número de lâminas utilizados.
Ex.: 44 x 0,2 x 3 , representa que utilizei 3 lâminas de 44mm de diâmetro x 0,2mm de espessura.
É isso galera!
Ficou meio bagunçado, pois após o envio acabou juntando tudo, mas vou explicar:
Na dianteira basta retrabalhar apenas a compressão, manter o retorno original.
Na traseira retrabalhe os dois. Nas tabelas acima eu separei entre compressão e retorno da seguinte forma:
D x E x Q , e exatamente o diâmetro da lâmina x pela espessura x pelo número de lâminas utilizados.
Ex.: 44 x 0,2 x 3 , representa que utilizei 3 lâminas de 44mm de diâmetro x 0,2mm de espessura.
É isso galera!
Re: Suspensões da CRF 450X.
Excelentes informações Wagner, meus parabéns por compartilhar.
Re: Suspensões da CRF 450X.
Selvagem,
Depois de me aborrecer tanto com estas partes da moto, percebi que só resolveria pessoalmente, perdi alguns bons dias de minhas férias e me dediquei no assunto.
Pois sou do tipo que se quero bem feito, faço eu mesmo.
Tenho mais sites interessantes que me ajudaram muito a compreender e auxiliaram nas modificações das válvulas e configurações das lâminas, porém não tenho os liks aqui no note do escritório, vou acessar pelo note de casa e vou colocá-los aqui.
O que percebi é que é muito simples, porém todos guardam as informações pra si e as negam quando você pede alguma. Por este motivo resolvi divulgar tudo que consegui, pois é muito simples, bastando apenas tempo para desmontar, calma para análisar o que você tem em mãos e as possibilidades de modificações (que são muitas, porém simples).
Valeu!!!
Depois de me aborrecer tanto com estas partes da moto, percebi que só resolveria pessoalmente, perdi alguns bons dias de minhas férias e me dediquei no assunto.
Pois sou do tipo que se quero bem feito, faço eu mesmo.
Tenho mais sites interessantes que me ajudaram muito a compreender e auxiliaram nas modificações das válvulas e configurações das lâminas, porém não tenho os liks aqui no note do escritório, vou acessar pelo note de casa e vou colocá-los aqui.
O que percebi é que é muito simples, porém todos guardam as informações pra si e as negam quando você pede alguma. Por este motivo resolvi divulgar tudo que consegui, pois é muito simples, bastando apenas tempo para desmontar, calma para análisar o que você tem em mãos e as possibilidades de modificações (que são muitas, porém simples).
Valeu!!!
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Re: Suspensões da CRF 450X.
Gostei
bela iniciativa
bela iniciativa
Re: Suspensões da CRF 450X.
Wagner, infelizmente meu Inglês é fraquissimo, mas tenho enorme interesse no assunto. Vou salvar o link que passou e imprimir o mesmo, e vou ver se consigo que alguém faça a tradução para mim. Por favor, não deixe este assunto morrer, pois a suspensão bem ajustada é o segredo para a evolução no nosso esporte.Wagner escreveu:Selvagem,
Depois de me aborrecer tanto com estas partes da moto, percebi que só resolveria pessoalmente, perdi alguns bons dias de minhas férias e me dediquei no assunto.
Pois sou do tipo que se quero bem feito, faço eu mesmo.
Tenho mais sites interessantes que me ajudaram muito a compreender e auxiliaram nas modificações das válvulas e configurações das lâminas, porém não tenho os liks aqui no note do escritório, vou acessar pelo note de casa e vou colocá-los aqui.
O que percebi é que é muito simples, porém todos guardam as informações pra si e as negam quando você pede alguma. Por este motivo resolvi divulgar tudo que consegui, pois é muito simples, bastando apenas tempo para desmontar, calma para análisar o que você tem em mãos e as possibilidades de modificações (que são muitas, porém simples).
Valeu!!!
Concordo contigo, poucos conhecem do assunto e os que conhecem não abrem o jogo.
Forte Abraço.
Re: Suspensões da CRF 450X.
Galera,
Conforme prometido, seguem novos links para auxiliá-los:
http://www.peterverdone.com/archive/highspeed.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
Neste link você terá uma idéia de como melhorar o fluxo de óleo nas válvulas originais, sem a necessidade de instalar uma válvula especial (Ex. Race Tech, etc.)
http://racetech.com/download/DS-504440-01.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
Neste link há várias configurações possíveis para o amortecedor traseiro que usa válvula de 50mm de diâmetro, se você estudou os links anteriores verá que dá pra calcular a flexibilidade das lâminas em cada configuração e verificar
http://racetech.com/download/DS-464036-01.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
http://racetech.com/download/IP%20FMGV%203420.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
Conforme prometido, seguem novos links para auxiliá-los:
http://www.peterverdone.com/archive/highspeed.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
Neste link você terá uma idéia de como melhorar o fluxo de óleo nas válvulas originais, sem a necessidade de instalar uma válvula especial (Ex. Race Tech, etc.)
http://racetech.com/download/DS-504440-01.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
Neste link há várias configurações possíveis para o amortecedor traseiro que usa válvula de 50mm de diâmetro, se você estudou os links anteriores verá que dá pra calcular a flexibilidade das lâminas em cada configuração e verificar
http://racetech.com/download/DS-464036-01.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
http://racetech.com/download/IP%20FMGV%203420.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
Re: Suspensões da CRF 450X.
Ops... dei um "enter" sem querer... kkkk.... continuando:
http://racetech.com/download/DS-504440-01.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
Neste link há várias configurações possíveis para o amortecedor traseiro que usa válvula de 50mm de diâmetro (caso dos Showa das CRFs), se você estudou os links anteriores verá que dá pra calcular a flexibilidade das lâminas em cada configuração e constatar que vai aumentando, o que automáticamente te dá opções para qualquer peso do cabloco e/ou estilo de pilotagem.
http://racetech.com/download/DS-464036-01.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
Idem para as válvulas de 46mm.
http://racetech.com/download/IP%20FMGV%203420.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
Idem para as válvulas das suspensões dianteiras.
É claro que pra modificar você terá que desmontar suas suspensões e análisar com carinho a pirâmidde de lâminas das válvulas. Não esqueça de anotar cada uma e depois comparar com as tabelas e modificar da forma que lhe for mais conveniente. E claro, se for o caso comprar pelo Ebay mais lâminas de vários diâmetros e espessuras.
Espero ter ajudado mais um pouquinho, pois pro meu caso ajudou e muito, pois minha moto ficou tão boa as suspensões que agora só desmonto para limpar e trocar o óleo.
http://racetech.com/download/DS-504440-01.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
Neste link há várias configurações possíveis para o amortecedor traseiro que usa válvula de 50mm de diâmetro (caso dos Showa das CRFs), se você estudou os links anteriores verá que dá pra calcular a flexibilidade das lâminas em cada configuração e constatar que vai aumentando, o que automáticamente te dá opções para qualquer peso do cabloco e/ou estilo de pilotagem.
http://racetech.com/download/DS-464036-01.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
Idem para as válvulas de 46mm.
http://racetech.com/download/IP%20FMGV%203420.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
Idem para as válvulas das suspensões dianteiras.
É claro que pra modificar você terá que desmontar suas suspensões e análisar com carinho a pirâmidde de lâminas das válvulas. Não esqueça de anotar cada uma e depois comparar com as tabelas e modificar da forma que lhe for mais conveniente. E claro, se for o caso comprar pelo Ebay mais lâminas de vários diâmetros e espessuras.
Espero ter ajudado mais um pouquinho, pois pro meu caso ajudou e muito, pois minha moto ficou tão boa as suspensões que agora só desmonto para limpar e trocar o óleo.
Re: Suspensões da CRF 450X.
Wagner quero te dar os parabens pela persistencia e dedicação com que vc se entregou a missaõ , eu realmente te admiro , eu não tenho nunca esta paciência sua , eu gosto é de andar de moto e só , abraço ...
Re: Suspensões da CRF 450X.
Zenha,
Na verdade eu amo andar de moto e este nosso esporte, só que a manutenção faz parte do prazer e acaba virando uma parte do hobby.
Porém, para ter total prazer não há nada pior do que ter algo que não te deixe feliz durante uma trilha, uma prova ou qualquer passeio mais descompromissado que for, por este motivo me dediquei tanto neste caso.
Em minhas motos é raro alguém por as mãos, quando não tenho outra escolha pago alguém para faze-lo, quando não surte efeito da uma frustação total.
Garanto que todos aqui já passaram por alguma frustação por não terem obtido um resultado esperado em alguma preparação, manutenção, etc. e tiveram a mesma atitude que a minha, partiram para faze-la pessoalmente e/ou até mesmo recorreram a um amigo mais experiente.
Por este motivo tomei a decisão de passar a todos minha experiência e mostrar a todos que com um pouquinho de tempo e dedicação fazemos até o que para muitos seria loucura ou desperdicio de tempo.
Espero estar ajudando a muitos aqui, pois acompanho este fórum desde o início e até hoje ainda não tinha visto nínguem ir a fundo nas teorias e macetes com as suspensões.
Tenho visto o Cascão penando um pouco para acertar as da sua Gas Gas e dando dicas para a galera, achei muito bacana por parte dele e resolvi contribuir da minha.
Valeu galera, mãos a obra e sorte pra todos!
Na verdade eu amo andar de moto e este nosso esporte, só que a manutenção faz parte do prazer e acaba virando uma parte do hobby.
Porém, para ter total prazer não há nada pior do que ter algo que não te deixe feliz durante uma trilha, uma prova ou qualquer passeio mais descompromissado que for, por este motivo me dediquei tanto neste caso.
Em minhas motos é raro alguém por as mãos, quando não tenho outra escolha pago alguém para faze-lo, quando não surte efeito da uma frustação total.
Garanto que todos aqui já passaram por alguma frustação por não terem obtido um resultado esperado em alguma preparação, manutenção, etc. e tiveram a mesma atitude que a minha, partiram para faze-la pessoalmente e/ou até mesmo recorreram a um amigo mais experiente.
Por este motivo tomei a decisão de passar a todos minha experiência e mostrar a todos que com um pouquinho de tempo e dedicação fazemos até o que para muitos seria loucura ou desperdicio de tempo.
Espero estar ajudando a muitos aqui, pois acompanho este fórum desde o início e até hoje ainda não tinha visto nínguem ir a fundo nas teorias e macetes com as suspensões.
Tenho visto o Cascão penando um pouco para acertar as da sua Gas Gas e dando dicas para a galera, achei muito bacana por parte dele e resolvi contribuir da minha.
Valeu galera, mãos a obra e sorte pra todos!
Re: Suspensões da CRF 450X.
Neste fórum também se aprende muito (leia todo o tópico, há muita informação e curiosidades neste assunto):
http://www.thumpertalk.com/topic/327668 ... -re-valve/" onclick="window.open(this.href);return false;
Nestes links, dicas de como fazer as desmontagem com detalhes:
http://www.youtube.com/watch?v=W2G-b66F ... re=related" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.youtube.com/watch?v=Y43k1qFV ... re=related" onclick="window.open(this.href);return false;
Mais um site com muitas informações:
http://www.supercross-online.de/Z/" onclick="window.open(this.href);return false;
É isso, na medida que for resgatando os sites que consultei vou postando aqui.
http://www.thumpertalk.com/topic/327668 ... -re-valve/" onclick="window.open(this.href);return false;
Nestes links, dicas de como fazer as desmontagem com detalhes:
http://www.youtube.com/watch?v=W2G-b66F ... re=related" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.youtube.com/watch?v=Y43k1qFV ... re=related" onclick="window.open(this.href);return false;
Mais um site com muitas informações:
http://www.supercross-online.de/Z/" onclick="window.open(this.href);return false;
É isso, na medida que for resgatando os sites que consultei vou postando aqui.
Re: Suspensões da CRF 450X.
Wagner escreveu:Pala,
Veja a planilha que criei abaixo:
Dados do Catálogo:
Cilindro Interno:
Espec. do Óleo (Padrão) 5 W
Volume de Óleo (Padrão) 192 cm³
Área sem Óleo 47 mm
Cilindro Externo:
Espec. do Óleo (Padrão) 5 W
Volume de Óleo (Padrão) 324 cm³
Volume de Óleo (Macia) 306 cm³
Volume de Óleo (Rígida) 402 cm³
Área sem Óleo não menciona
Se tiramos a média do volume de óleo teremos 344mls, considerando o comportamento da suspensão com os 350 mls. colocados, pensei em baixar para uns 345mls. e ver como se comportará.
Parabéns me ajudou aqui.
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