duvida sobre oleo da suspa da tornado

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
guilhermeDF
Super Membro
Mensagens: 1949
Registrado em: 30 Outubro 2010 à16 20:17

duvida sobre oleo da suspa da tornado

Mensagem por guilhermeDF »

gente é o seguinte gostaria de uns esclarecimentos
tenho q trocar o oleo da suspa da tornado mas queria deixala mais firme pra andar no asfalto a minha é motard
queria saber se pode mesmo colocar oleo de motor tipo o (20W-40) por exemplo
queria ela bem rigida pois quando freio ela abaixa muito dificultando muito a frenagem de emergencia hehehe
as medidas de oleo de cada bengala eu ja tenho acho q é 500 e poco ML se nao me engano
se passar da medida ele vaza pelo retentor????? ou dexa a suspa mais alta pq ela tem uma folguinha de uns 10cm pra dentro sera q sobe ate o topo..??
CABEÇA #112
Membro
Mensagens: 54
Registrado em: 07 Agosto 2011 à03 10:55

Re: duvida sobre oleo da suspa da tornado

Mensagem por CABEÇA #112 »

Cara essa moto sua ta errada acho que devem ter retirado o espacador de dentro das bengalas la dentro tem um calço de uns 10 cm!
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Re: duvida sobre oleo da suspa da tornado

Mensagem por Ricardo »

E aí guilherme, quanto a quantidade de MLs eu vou ficar devendo, não sei de cabeça, mas não tem problema exceder um pouco a quantidade de óleo, a sua suspensão pelo que tu disseste deve estar com pouco óleo ou óleo muito fino, experimenta usar um oleo 10w, não sou muito chegado nessas histórias de usar óleo de motor na suspensão...

Outra possibilidade é botar um calço de uns 5cm de cada lado, ajuda também!
guilhermeDF
Super Membro
Mensagens: 1949
Registrado em: 30 Outubro 2010 à16 20:17

Re: duvida sobre oleo da suspa da tornado

Mensagem por guilhermeDF »

nao nao cara acho q nao tiraram os calsos dela nao mas ela ta com o oleo fino isso é certeza um mecanico amigo meu falo q era bom colocar um 20W de carro por ser barato e ser bem viscoso
minha suspa nunca alteraram ela nao ela é virgem heheheh e to querendo desavirginha ela
tem alguma coisa q pode fazer pra melhorar
a minha moto é supermotard so q quando eu freio a frente vai la no chao e tenho quase certeza q isso influencia na frenagem.......
queria altear ela tbm pois coloquei um calso na traseira e fico muito bom
ela abaixava muito quando colocava passageiro nela e a frente ficava boba agota ta otimo....
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: duvida sobre oleo da suspa da tornado

Mensagem por apalareti »

Guilherme, o problema do mergulho na frenagem acontece até nas motos do mundial de Moto GP, claro que são muito bem resolvidos neste caso, mas ainda assim existe.

Para você diminuir este efeito tem algumas coisas que precisam ser feitas, mas para poder te ajudar melhor preciso saber o seu peso e altura:

1- Trocar a mola por uma mais rígida como da Cagiva Canyon, ou então aumentar o calço da mola original, que vem com 10cm.
2 - Usar um óleo hidráulico de boa qualidade (Motul, Motorex, Showa, Race Tech, etc...) , provavelmente um 15 ou 20W dependendo do emulador (JAMAIS ÓLEO DE MOTOR)
3 - Usar um emulador. Primeiro escolha quem vai fazer o serviço, pois ele é quem deve determinar qual emulador usar.

Oleo hidraulico para suspensão tem propriedades que evitam que o óleo se encha de bolhas quando a suspensão está se movimentando, além de manter a viscosidade com a menor alteração possível após aquecimento.
No óleo de motor ele se enbcherá de bolhas causando cavitação (as bolhas de ar fazem perder o efeito hidráulico), além de quando aquecidos afinarem (no caso do 20W40 ele teria viscosidade 40 quando frio, e conforme fosse usando poderia chegar a 20).
guilhermeDF
Super Membro
Mensagens: 1949
Registrado em: 30 Outubro 2010 à16 20:17

Re: duvida sobre oleo da suspa da tornado

Mensagem por guilhermeDF »

cara desculpa a demora heheh a neta aki em casa ta uma óstra velho

pow entao a questao do mergulho eu queria resolver deixando a suspa mais dura mas ai nao sei se to pensando certo doeu:: doeu::
entao eu peso uns 70kg acho q se colocar oleo w20 fica bom os calsos acredito q estejam na suspa se nao estiverem eu consigo encontra pra vender???
e o serviço de troca de oleo da suspa nao tem misterio e eu mesmo faço....
mexânico é fod* hehehe
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: duvida sobre oleo da suspa da tornado

Mensagem por apalareti »

guilhermeDF escreveu:cara desculpa a demora heheh a neta aki em casa ta uma óstra velho

pow entao a questao do mergulho eu queria resolver deixando a suspa mais dura mas ai nao sei se to pensando certo doeu:: doeu::
entao eu peso uns 70kg acho q se colocar oleo w20 fica bom os calsos acredito q estejam na suspa se nao estiverem eu consigo encontra pra vender???
e o serviço de troca de oleo da suspa nao tem misterio e eu mesmo faço....
mexânico é fod* hehehe
Cara, com seu peso eu iria no 15W primeiro. Calçar pode ser importante, digo que pode pq tem tornado com mola mais dura que outras (não existe precisão no k delas). O problema no meu caso é que o peso da própria moto já deixava ela muito fora do SAG. Eu usei mola de Cagiva, pois calçar alem dos 10cm do calço original começa a deixar a suspa difícil de fechar a tampa.
Com a outra mola, o calço que usei ficou com 50mm, isso pq eu pesava 90kg, mas é outra mola então não vale de referência.

Vai no questões técnicas e pesquise por "sag polaco" lá tem uma explicação legal de como chegar na medida certa. Para fazer o calço eu usei o cano de um carrinho de mão (de pedreiro), era o mesmo diâmetro.
guilhermeDF
Super Membro
Mensagens: 1949
Registrado em: 30 Outubro 2010 à16 20:17

Re: duvida sobre oleo da suspa da tornado

Mensagem por guilhermeDF »

apalareti escreveu:
guilhermeDF escreveu:cara desculpa a demora heheh a neta aki em casa ta uma óstra velho

pow entao a questao do mergulho eu queria resolver deixando a suspa mais dura mas ai nao sei se to pensando certo doeu:: doeu::
entao eu peso uns 70kg acho q se colocar oleo w20 fica bom os calsos acredito q estejam na suspa se nao estiverem eu consigo encontra pra vender???
e o serviço de troca de oleo da suspa nao tem misterio e eu mesmo faço....
mexânico é fod* hehehe
Cara, com seu peso eu iria no 15W primeiro. Calçar pode ser importante, digo que pode pq tem tornado com mola mais dura que outras (não existe precisão no k delas). O problema no meu caso é que o peso da própria moto já deixava ela muito fora do SAG. Eu usei mola de Cagiva, pois calçar alem dos 10cm do calço original começa a deixar a suspa difícil de fechar a tampa.
Com a outra mola, o calço que usei ficou com 50mm, isso pq eu pesava 90kg, mas é outra mola então não vale de referência.

Vai no questões técnicas e pesquise por "sag polaco" lá tem uma explicação legal de como chegar na medida certa. Para fazer o calço eu usei o cano de um carrinho de mão (de pedreiro), era o mesmo diâmetro.
pow velho valew agora vo para a moto um fds pra dar uma geral nela de cima abaixo vo desmonta tudo ja comprei um oleo W20 vo colocar e ver mas acho q deve ficar do jeito que eu quero hehehe ]
abraçao valew pela ajuda
Guga Ramone
Membro
Mensagens: 842
Registrado em: 15 Setembro 2006 à51 08:30

Re: duvida sobre oleo da suspa da tornado

Mensagem por Guga Ramone »

apalareti escreveu:...no caso do 20W40 ele teria viscosidade 40 quando frio, e conforme fosse usando poderia chegar a 20.
Ao contrário, Pala. O óleo frio tem a viscosidade 20. Depois que esquenta passa a ser 40.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: duvida sobre oleo da suspa da tornado

Mensagem por apalareti »

Guga Ramone escreveu:
apalareti escreveu:...no caso do 20W40 ele teria viscosidade 40 quando frio, e conforme fosse usando poderia chegar a 20.
Ao contrário, Pala. O óleo frio tem a viscosidade 20. Depois que esquenta passa a ser 40.
Tem certeza que o óleo engrossa quando esquenta?
Fujita
Membro
Mensagens: 466
Registrado em: 04 Outubro 2005 à45 15:05

Re: duvida sobre oleo da suspa da tornado

Mensagem por Fujita »

pala,

o Guga não tá de todo errado não.

Pela SAE, na especificação de um óleo multiviscoso, o primeiro número corresponde a viscosidade a baixastemperaturas e o segundo à temperatura operacional de 100ºC. Mas são escalas diferentes.

para se ter uma idéia, viscosidade 20W corresponde a viscosidade entre 9.500Cp a -15ºC e 60.000Cp a -20ºC enquanto viscosidade 20(sem o W) corresponde a 2,6Cp a 150ºC
Guga Ramone
Membro
Mensagens: 842
Registrado em: 15 Setembro 2006 à51 08:30

Re: duvida sobre oleo da suspa da tornado

Mensagem por Guga Ramone »

É o que a especificação dele diz, por isso classifica-se como multiviscoso.

Mais info aqui: http://www.hsw.uol.com.br/questao164.htm" target="_blank
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem