Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Rafael Corretor
Ultra Membro
Mensagens: 3301
Registrado em: 07 Junho 2011 à41 11:53

Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por Rafael Corretor »

Bom eu tenho umas manias que, observando alguns integrantes do fórum me sinto até desleixado.

Costumo proceder desta forma após usar a moto no VX.

Retiro banco e tampas laterais
Faço uma lavagem com lava jato procurando tirar todo barro e terra escondido
Desmonto a caixa do filtro de ar
Lavo e passo uma fina camada de graxa no interior da caixa do filtro de ar
Substituo ou lavo o elemento filtro de ar
Limpo o carburador
Monto tudo de novo e aguardo o próximo fim de semana chegar.

Ta certo ou devo incluir mais algum procedimento?
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por Leo Racing »

limpo o bura só quando num funciona hsahshahsahsa

lavo a caixa de ar e passo oléo de filtro ..

limpar filtro..
Editado pela última vez por Leo Racing em 19 Agosto 2011 à20 12:13, em um total de 1 vez.
Rafael Corretor
Ultra Membro
Mensagens: 3301
Registrado em: 07 Junho 2011 à41 11:53

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por Rafael Corretor »

leov8 escreveu:limpo o bura só quando num funciona hsahshahsahsa

lavo a caixa de ar e passo oléo de filtro ..
Mas desmontar a caixa do filtro da 200 é um saco que só eu sei! A da 180 é 3 parafuso e ja era.
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por Leo Racing »

mas vale a pena ..
murilo_cb
Ultra Membro
Mensagens: 3417
Registrado em: 26 Agosto 2005 à11 00:29

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por murilo_cb »

na 230 eu tambem só desmontava carburador quando dava algum problema.. coisa rara!
é só botar gasolina boa e quando desligar pra passar uns dias sem ligar eu secava o carburador. e se fosse passar semanas secava logo o tanque tb, gasolina apodrece rapido.. vc fazendo isso nao precisa desmontar carburador quase nunca.
puera26
Membro
Mensagens: 128
Registrado em: 30 Maio 2011 à59 11:28

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por puera26 »

cara na minha y eu depois de andar fecho a gasolina e deicho ela ligada ate apagar ou abro o parafuso do bura pra seca, depois lavo ela bem com o lava jato, sabao etc.., depois tiro o banco lavo bem o filtro do ar e passo um pano na caixa de ar, quando vou colocar o filtro passo oleo para o filtro, lubrifico a embreagem, passo silicone em todos plasticos(nao sei se procede mas parece que hidrata o plastico e fica mais maleavel, alem da cor ficar mais bonita, e a cada 2 semanas desmonto o bura pra limpar e retiro tambem o acelerador limpo o tubo e passo grafite em po...
eu demoro um pouco mas pelo menos deixo sempre em dia acho que vale a pena=D
Udnan
Membro
Mensagens: 175
Registrado em: 11 Outubro 2004 à38 12:23

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por Udnan »

Se a moto ficar parada por um tempo mais longo, retirar a gasolina da cuba do carburador, e injetar um spray limpa TBI...não terá problema por muiiiito tempo
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por Ricardo »

Pra mim é basicamente lavar a moto com wap+omo, limpar o filtro, ajustar corrente e dar uma lubrificada geral, torneirinha fechada e tá pronta pra próxima andada!
Editado pela última vez por Ricardo em 14 Agosto 2011 à13 20:00, em um total de 1 vez.
Marcus DT
Super Membro
Mensagens: 1016
Registrado em: 27 Dezembro 2009 à12 13:57

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por Marcus DT »

Além do básico: lavagem completa, limpeza da caixa/filtro de ar e limpeza da corrente, tem os mimos...

- Poliflor nos plásticos;
- Spray micro-oleo na moto inteira (inclusive nipple por nipple, depois esfrego nos aros); - dica by Pala
- Spray silicone nas bengalas e na haste do amortecedor traseiro; - dica by Pala
- Passada de olho em tudo (revisão pós andada).

E antes de andar passo graxa branca na corrente e dou um confere geral (cabos, freios, óleo, aditivo radiador, etc).
GustavoT
Super Membro
Mensagens: 1167
Registrado em: 09 Setembro 2009 à17 18:38

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por GustavoT »

sempre depois de lavar eu dou um banho com vontade de WD tbm !!
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por apalareti »

Marcus DT escreveu:Além do básico: lavagem completa, limpeza da caixa/filtro de ar e limpeza da corrente, tem os mimos...

- Poliflor nos plásticos;
- Spray micro-oleo na moto inteira (inclusive nipple por nipple, depois esfrego nos aros); - dica by Pala
- Spray silicone nas bengalas e na haste do amortecedor traseiro; - dica by Pala
- Passada de olho em tudo (revisão pós andada).

E antes de andar passo graxa branca na corrente e dou um confere geral (cabos, freios, óleo, aditivo radiador, etc).
Marcus, nas bengalas e amortecedor uso micro-oleo tb.
Gabrielsul
Membro
Mensagens: 982
Registrado em: 28 Julho 2011 à53 14:39

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por Gabrielsul »

galera eu sempre no Jet 2T tbm, eu depois que andava com ele, quando ia fazer a limpeza eu ficava acelerando ele e puxando o afogador, puxava e soltava, o mesmo eu to fazendo na minha CR , falaram que é bom fazer ateh esgotar a gasolina do carburador, ta correto isso?
Marcus DT
Super Membro
Mensagens: 1016
Registrado em: 27 Dezembro 2009 à12 13:57

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por Marcus DT »

apalareti escreveu:
Marcus DT escreveu:Além do básico: lavagem completa, limpeza da caixa/filtro de ar e limpeza da corrente, tem os mimos...

- Poliflor nos plásticos;
- Spray micro-oleo na moto inteira (inclusive nipple por nipple, depois esfrego nos aros); - dica by Pala
- Spray silicone nas bengalas e na haste do amortecedor traseiro; - dica by Pala
- Passada de olho em tudo (revisão pós andada).

E antes de andar passo graxa branca na corrente e dou um confere geral (cabos, freios, óleo, aditivo radiador, etc).
Marcus, nas bengalas e amortecedor uso micro-oleo tb.
Pala, to em dúvida se é melhor o WD40 ou o Silicone. O que acha?

O Silicone o pessoal costuma utilizar na esteiras de academia, acho que eles atacam menos a borracha. Não é melhor?

Abs,
Marcus DT
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por apalareti »

Marcus, nunca tive problema com micro-oleo. Silicone nunca usei, mas acredito que ele seja mais para criar um filme protetor do que lubrificar e combater a oxidação.
isaque junior
Membro
Mensagens: 959
Registrado em: 01 Janeiro 2010 à12 22:01

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por isaque junior »

Eu limpo o filtro de ar ,limpo a caixa do filtro de ar ,passo oleo r2 no filtro e engraxo a corrente.
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por Selvagem »

Na minha faço assim:

Após uma lavagem caprichada, na qual retiro todos os plásticos, bancos, laterais, e todo o mais necessário para o chassis ficar exposto, começo o processo inverso, colocando tudo no lugar. Lavo o filtro de ar com gasolina de aviação (azul, não estraga o filtro) aplico óleo Motorex próprio para o filtro de ar (o melhor que já usei até o momento, muito superior ao Motul que é muito denso), e com uma esponja ou pano aplico vaselina líquida nos plásticos, que ficam muito brilhantes, Chain Lube Motul na corrente, spray de silicone nas bengalas (dentro do guarda pó) e também na haste do amortecedor, WD 40 nas articulações de pedal de freio, partida, pedaleiras, etc, limpa contato no punho de luz. Após feito isto, ligo a moto e dou uma voltinha, verifico a tensão da corrente e guardo a moto.

Ela fica no cavalente esperando a próxima trilha.

Ps. Lendo o tópico aprendi mais uma, aplicar WD no niples, não sabia disto, ótima idéia. joia:::
felipeschwantz
Membro
Mensagens: 712
Registrado em: 20 Janeiro 2005 à33 10:08

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por felipeschwantz »

Selvagem, onde você compra gasolina azul ?
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por GELOUS »

Ave maria! Vcs andam no domingo e ficam alisando a moto de segunda a sábado pelo jeito! hauahauhau
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por Selvagem »

felipeschwantz escreveu:Selvagem, onde você compra gasolina azul ?
No Aeroclube em Santa Cruz do Sul.

A quantidade minima é 20L, R$ 4,00 o litro.
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por ale primo »

Assim que acaba meu treino, antes de tirar as luvas, já saco da gelada. Essa providência é essencial.
Antes dela nada pode ser feito!!!!!!!!!
Depois, se já der pra lavar, lavo. Caso não de passo óleo na corrente e tchau!!!!!!
Ai no outro dia no maximo, é mundiclean a 4% e agua!
Mais óleo na corrente, dreno do bura.
Caixa de ar num lavo toda vez não. E filtro gosto de ter no minimo 2 jogos, fora que uso Uni que é em duas partes e na maioria das vezes só suja a de fora.
Outra é sempre deitar a moto depois de lavar pra sair aquela agua que empoça.
A cada duas ou três lavadas passo wd nos niples das rodas e no dia do filtro de ar bato uma chave pra evitar que eles travem e pra confirmar apertos.
Nessas são mais outras latas......


Ainda tem a moto do meu filho, que consome mais outras tantas latinhas!

Esporte caro o mx...................só de breja é quase uma caixa por semana, só de manutenção, sem contar na pista.............fora a copa, salaminho, parma.........
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem