Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por Zenha »

A CRF aprendeu a bambear os raios toda vez que ando ela bambeia raios , uma porqueira por que eu vou apertando sem saber direito, aí na hora que junta umas duas apertadas a moto ta toda desbalanceada , ai tem de levar pro cara das rodas fazer direito .

Husaberg não nega raça , igualzinha KTM ,se eu não der uma corrida de chave nela, ela perde todos parafusos, e aja locktite não adianta nem assim ela firma os parafusos no lugar .

Lavar filtro , passar óleo na corrente toda vez que eu uso , agora lavar moto e desmontar tudo isto aí só sei la umas 4 vezes na vida delas elas vão ter este luxo , tem tambem que este monta desmonta acaba por detonar mais ainda as já sofridas motinhas ...
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por apalareti »

Zenha escreveu:A CRF aprendeu a bambear os raios toda vez que ando ela bambeia raios , uma porqueira por que eu vou apertando sem saber direito, aí na hora que junta umas duas apertadas a moto ta toda desbalanceada , ai tem de levar pro cara das rodas fazer direito .

Husaberg não nega raça , igualzinha KTM ,se eu não der uma corrida de chave nela, ela perde todos parafusos, e aja locktite não adianta nem assim ela firma os parafusos no lugar .

Lavar filtro , passar óleo na corrente toda vez que eu uso , agora lavar moto e desmontar tudo isto aí só sei la umas 4 vezes na vida delas elas vão ter este luxo , tem tambem que este monta desmonta acaba por detonar mais ainda as já sofridas motinhas ...
Também não gosto de ficar montando e desmontando nada não.
Zenha, esse lance dos raios aí já deveriam ter parado, só devia acontecer nas primeiras andadas. Se continua assim é pq esse alinhamento não deve estar dando o torque certo nos niples.
Rafael Corretor
Ultra Membro
Mensagens: 3301
Registrado em: 07 Junho 2011 à41 11:53

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por Rafael Corretor »

Ja peguei algumas boas dicas:

drenar o bura (costumava desmontar todo ptqp)
passar o micro oleo
silicone nos plasticos
spray nos niples
deitar a moto para não ficar agua empossada
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por ale primo »

Rafael Corretor escreveu:Ja peguei algumas boas dicas:

drenar o bura (costumava desmontar todo ptqp)
passar o micro oleo
silicone nos plasticos
spray nos niples
deitar a moto para não ficar agua empossada
Sua religião não permite a levedura maltada fermentada???????

Aulas de Rubens Paranão:
-"Sempre confira apertos dos parafusos soltando e reapertando."
Evita que soltem e caiam e que soldem e nunca mais saiam.


Nas minhas motocas os únicos parafusos que coloco cola são os da ponteira e os da coroa.
Rafael Corretor
Ultra Membro
Mensagens: 3301
Registrado em: 07 Junho 2011 à41 11:53

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por Rafael Corretor »

rindo3:: è que isso de tomar as geladas eu ja fazia, estou atraz de coisas novas joia:::
OrlandoMX
Membro
Mensagens: 480
Registrado em: 07 Agosto 2009 à21 00:27

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por OrlandoMX »

Uma coisa q ninguem citou é tirar o ar da suspa, de resto o de sempre, lavar, limpar caixa de ar e filtro de ar, verificar nivel de oleo, folga e estado da relação, estado das guias, aperto e alinhamento de rodas, calibragem, fluido de radiador, estado das pastilhas de freio, estado do escape e possiveis vazamentos, estado de manetes e manoplas, olhar horimetro e ver se chegou ou esta chegando a hora de alguma troca, aperto e reaperto de parafusos, estado dos plasticos, parece muita coisa , mas é rapidinho, isso depois de andar ou antes da proxima andada, mas sempre dar essa geral antes de andar.... cuidar da moto e arriscar uma de mecanico faz parte da brincadeira e economiza um troco bom com mecanico !!!
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por Zenha »

OrlandoMX escreveu:Uma coisa q ninguem citou é tirar o ar da suspa, de resto o de sempre, lavar, limpar caixa de ar e filtro de ar, verificar nivel de oleo, folga e estado da relação, estado das guias, aperto e alinhamento de rodas, calibragem, fluido de radiador, estado das pastilhas de freio, estado do escape e possiveis vazamentos, estado de manetes e manoplas, olhar horimetro e ver se chegou ou esta chegando a hora de alguma troca, aperto e reaperto de parafusos, estado dos plasticos, parece muita coisa , mas é rapidinho, isso depois de andar ou antes da proxima andada, mas sempre dar essa geral antes de andar.... cuidar da moto e arriscar uma de mecanico faz parte da brincadeira e economiza um troco bom com mecanico !!!

Principalmente em Kawas!!!! Acho que resumiu bem aí.

Pala eu detesto este monta desmonta de plasticos ,acho absolutamente desnessesario , acho que retirar um pouquinho de terra que ficou atras da aba do tanque um excesso de preciosismo , alem do que eu ando normalmente duas vezes por semana e não da tempo de ficar todo dia mexendo em uma coisa ou outra.

Senhores lembrem-se das motos de Rally que andam 600 ,700 ate 1000 kms sem nenhuma manutenção , nem por isto entopem os filtros , arrebentam correntes etc etc ....
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por apalareti »

Pra ser sincero eu não tenho lista nenhuma de manutenção.
Eu tenho o costume de sentar pra namorar minha moto enquanto fumo meu cigarrinho, faço isso quase todo dia, desde sempre. Acaba que ela sempre me conta alguma coisa.
Udnan
Membro
Mensagens: 175
Registrado em: 11 Outubro 2004 à38 12:23

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por Udnan »

OrlandoMX escreveu:Uma coisa q ninguem citou é tirar o ar da suspa... !!!
Pode crer, está ai uma coisa que normalmente esqueço e tenho uma dúvida
Para tirar o ar, é necessário estar com a roda no ar, ou seja, com a suspa solta, ou
pode ser com a roda no chão mesmo.

Outra coisa, o que afeta no trabalho da suspa não ter esse procedimento ?


Abraços, valeu
OrlandoMX
Membro
Mensagens: 480
Registrado em: 07 Agosto 2009 à21 00:27

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por OrlandoMX »

Vou deixar para o Pala responder o que afeta no funcionamento o ar dentro, mas para tirar o ar a roda tem que estar fora do chão, coisa q vejo muita gente na pista apertando aquelas valvulas com a moto no chão, a minha já nem coloquei as valvulas por isso ....
Udnan
Membro
Mensagens: 175
Registrado em: 11 Outubro 2004 à38 12:23

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por Udnan »

Valeu Orlando, abraços
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por apalareti »

Tá certo Orlando, tem que estar fora do chão. Eu tb não curto aquelas válvulas, pois existem casos delas permitirem a entrada de água, talvez por alguma cisco prendendo ela aberta.

Ud, a pressão recomendada dentro das bengalas é de 1 atmosfera (é o peso da coluna de ar ao nível do mar), elas são desenvolvidas para trabalharem assim. O ar dentro delas funciona como uma mola (o ar é comprimível), e infelizmente o uso da suspa acaba aumentando essa pressão, o que acaba deixando a suspa mais dura.

Pense em uma prova de XC com 2 horas de duração, imagina o desgaste físico do piloto no final quando a moto começa a escapar das mãos, então imagine se esse piloto já começou a corrida sem expurgar o ar da suspa, imagina o quanto ele poderia ter poupado os braços, e talvez ter conseguido gás para ultrapassar o 1 colocado na última volta.
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por Leo Racing »

Conferir o nivel de oléo do motor e do radiador.
Rafael Corretor
Ultra Membro
Mensagens: 3301
Registrado em: 07 Junho 2011 à41 11:53

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por Rafael Corretor »

apalareti escreveu:Pra ser sincero eu não tenho lista nenhuma de manutenção.
Eu tenho o costume de sentar pra namorar minha moto enquanto fumo meu cigarrinho, faço isso quase todo dia, desde sempre. Acaba que ela sempre me conta alguma coisa.

Ta aí um péssimo hábito, que não deve ser seguido. caveira::
Rafael Corretor
Ultra Membro
Mensagens: 3301
Registrado em: 07 Junho 2011 à41 11:53

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por Rafael Corretor »

leov8 escreveu:Conferir o nivel de oléo do motor e do radiador.
Por isso que o teu motor foi pro pau né Leo, e filtro, nada? Ou nem sabia que tinha rindo3:: rindo3:: rindo3::
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por Leo Racing »

Olha no segunda mensagem do forum hahaha praia::
Editado pela última vez por Leo Racing em 19 Agosto 2011 à09 12:18, em um total de 2 vezes.
Rafael Corretor
Ultra Membro
Mensagens: 3301
Registrado em: 07 Junho 2011 à41 11:53

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por Rafael Corretor »

leov8 escreveu:Olha no segunda mensagem do forum hahaha praia::
vi@do danca::
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por Leo Racing »

A unica coisa ruim é desmontar a cx de ar dela .. parece que o quadro foi soldado com ela no lugar rindo2::
Rafael Corretor
Ultra Membro
Mensagens: 3301
Registrado em: 07 Junho 2011 à41 11:53

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por Rafael Corretor »

leov8 escreveu:A unica coisa ruim é desmontar a cx de ar dela .. parece que o quadro foi soldado com ela no lugar rindo2::
Pode crer eu lembro que da minha 200 depois era um parto para botar encaixar o bura, mas como a tua ta com o escape por baixo deve ser um pouquinho mais facil.

Ta temperado o frango botei a foto agora; fome::
Udnan
Membro
Mensagens: 175
Registrado em: 11 Outubro 2004 à38 12:23

Re: Procedimentos pós treino, corrida ou trilha

Mensagem por Udnan »

Certo, valeu Pala

[]s
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem