Mapeamento da ECU - KXF 2011

apalareti:

Galera,

O Orlando e o Ave da Bike Box vão me ajudar a montar um mapa mais adequado ao enduro, ou seja: motor menos arisco, e priorizando as baixas e médias, com a maior elásticidade possível.
O combustível é podium, e devo aumentar o pinhão para 14 (original é 13).

Queria que você comentassem sobre sugestões de mapeamento da ECU onde pode-se combinar ponto de ignição x injeção, e dizer os prós e contras de cada sugestão.
Tenho dúvidas quanto ao consumo e quanto a se andar com ponto adiantado ou atrasado, principalmente medo de diminuir a vida útil ou ter super aquecimento.

Abaixo tem os mapas do SW:

ImagemImagemImagem

GELOUS:

Metido!

ale primo:

Já falei pro Orlando, tem de sapear com o Gui (pai do Ratinho e do Dudu)................

apalareti:

O Orlando já me adiantou que adiantando o ponto a moto fica muito curta e mais forte.
Ele sugeriu atrasar o ponto e engordar a alta, mantendo tudo igual para todas as posições de acelerador para não deixar buracos.

Já o Ito me sugeriu atrasar e engordar a baixa e média.

Gelous, pô cara, se tem o recurso é pra usar não é?
Penso que muita gente pode aderir as motos de MX se souberem como endurizá-las. São bem mais baratas e com mais tecnologia.
Em termos de suspa já tem tudo explicado aqui no FLM, embora seja mais difícil de fazer, talvez motor baste apenas copiar um arquivo e baixar na moto, se for isso mesmo me comprometo a disponibilizar o mapa de enduro pra ela.

henriquejensen:

Rapaiz, é outro nível isso aí hein...rsrsrss

E nóis aqui, metendo chave nos buras da vida...rsrrs

carlos_edu:

Pala, a única coisa q me chamou atenção foi seu comentário sobre diminuir vida útil por conta do ajuste do ponto...

O recurso de programação nesse caso seria uma armadilha? Reprogramar ou não reprogramar, é a nova dúvida rsrs

Eu acho q não, se não, não "venderiam" essa facilidade...

joaogabriel:

conforme o tanto que se adianta o ponto, pode ferrar a biela mais cedo mesmo

OrlandoMX:

ale primo escreveu:Já falei pro Orlando, tem de sapear com o Gui (pai do Ratinho e do Dudu)................
Já convercei, mas não ajudou muito não, as motos por eles usadas são todas preparadas, ai os ajustes são outros......

Quanto a diminuir vida util do motor adiantando o ponto, não acho q ocorra, os ajustes são finos, o programa não permite ajustes grandes para chegar a esse ponto de avanço de desgaste, isso me foi passado em converça com o negretti, q ja me ajudou muito com isso, me deu varios toques de como fazer um mapa, o q acontece é a moto não ficar boa de andar, eu testei varios mapas e cheguei a conclusão que o original é muito redondo para o mx !!

Agora para o enduro acho que podemos testar algumas coisas, acho q se atrasar baixa e media vai perder o q a moto tem de melhor, acho q o negocio é mexer na alta, mas não custa tentar, o negocio é montar meia duzia de mapas bem diferentes um do outro e ir pra pista testar.....

joia:::

apalareti:

carlos_edu escreveu:Pala, a única coisa q me chamou atenção foi seu comentário sobre diminuir vida útil por conta do ajuste do ponto...

O recurso de programação nesse caso seria uma armadilha? Reprogramar ou não reprogramar, é a nova dúvida rsrs

Eu acho q não, se não, não "venderiam" essa facilidade...
Pelo que o Orlando falou, nem lá, nem cá!
Deve ser tudo dentro de limites.

CABEÇA #112:

ouvi falar aqui que esse mapeamento e um ajuste finissimo e que se vai trocar o mapa o outro sera muito parecido com o original .

eu fosse voce iria conversar com uns preparadores de carro turbo e tal pra saber o que eles alteram pra melhorar e tal nos mapas todo conhecimento e bem vindo nessa hora.

apalareti:

Verdade cabeça, a galera que prepara carro está muitos anos luz a nossa frente com mapeamento.
Vou dar uma sapeada em alguns foruns de carros turbos para ver se descolo uma teoria.

diabo2:

Em relação mesmo ao mapa original pra MX. A injeção original está programada para gasolina de alta octanagem sem álcool. Gasolina nossa com 27% de álcool mudaria a injeção e mesmo o ponto de ignição. Um teste muito simples para quem quizer fazer é separar o álcool da gasolina. Faça um decantador caseiro. Um recipiente transparente com um lugar pra drenar no fundo que pode ser uma torneira ou mesmo uma tampa.
Adicione água a gasolina e aguarde uns minutos. A água se mistura ao álcool e não a gasolina e vai fazer duas fases. Uma em baixo transparente correspondente a água e álcool e em cima a de gasolina pura. Abra a tampa ou a torneira e drene a água e álcool. Coloca no tanque e testa e depois quem fizer faz um relato de como ficou o comportamento da moto.

OrlandoMX:

Ja testei varios combustiveis na minha moto, podium pura, podium com azul, v-power pura e v-power com azul, mesmo essas motos sendo de corrida elas tem tolerancia e trabalham se auto ajustando conforme a leitura dos sensores, ta não tem sonda lambda, mas tem leitura de temperatura do motor, temperatura do ar.... uma porrada de coisa q ela consegue saber se ta dando falta ou excesso, falo pra vc q a diferença é pouca, hj misturo um pouco de azul só pra ela ficar mais forte a aumentar a vida util do motor, essa motos são feitas para gasolina acima de 90 octanas, pronto a podium ja basta !!!!

apalareti:

Me disseram que ela vai bem com comum.
Será que ela funciona só no alcool? A taxa é alta, creio que 13,5:1
Orlando, experimenta só no alcool!

robertovarela:

So no alcool não rola, teria que injetar uns 30% a mais de combustível, você ia precisar de um bico injetor de maior vazão e um mapa com mudança no ponto.

murilo_cb:

Orlando como voce usa a porcetagem com a azul? foi no mapeamento original?

eu só uso comum pq me disseram que aditivada tem chumbo e faz mal.
e a podium não vi diferença da comum.

GELOUS:

Murilo, nenhuma gasolina no Brasil tem chumbo. Tem MUITA lenda sobre gasolina.

Inclusive tem muita gente que acha que V-Power tem maior octanagem, e não tem.

Entre tantas outras coisas.

Matsui:

mas o chumbo so faz mal pra nos! pro motor e danado de bao

OrlandoMX:

Alcool puro é sacanagem ne , testa na sua ai Pala....hahahhha mas acho que daria falta.....

Murilo, uso +-30% de azul, mapa original, quem tem chumbo é a azul e como falaram ele só faz mal pra gente, pra moto não, pode usar aditivada......se tiver acesso a azul facil coloca e faz um teste !

O que é bacana saber quando se fala de combustivel em moto injetada é que é bem mais importante andar com o tanque sempre de metade pra cima, para manter a bomba de combustivel sempre submersa, assim tem menos probabilidade de ter problemas com ela por falta de lubrificação, a maioria dos problemas com as injetas é com bomba !!

murilo_cb:

pois é, me disseram essas coisas mas eu nao acreditava muito, uso comum pq nao vejo diferença mesmo dela pra aditivada.

Orlando eu nunca testei azul na minha, aqui eu sei ontem tem pra vender.. vou testar. só nao uso sempre pq é longe o aeroporto onde compro, mas só pra testar uma vezinha vou la.

Essa de sempre andar acima de meio tanque eu sabia, ja ouvi historias que CRF ingetadas deram problemas na bomba, isso antes de comprar a minha kx, entao sempre me previno conferindo o combustivel

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