CRF 250R - Qual óleo vc utiliza? (Motor e Embreagem)

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: CRF 250R - Qual óleo vc utiliza? (Motor e Embreagem)

Mensagem por Rushdb »

Pessoal, vou tentar ajudar em alguma coisa aqui:

Oleo de moto é "complicado", porque mesmo os óleos TOPs tem classificações "atrasadas"... Tentem achar um óleo de moto API SM por exemplo...
As "agências" normatizam as características do óleo segundo testes internacionais, como o four ball, etc, para terem um parâmetro único para testarem diferentes produtos.
Nós mortais não temos acesso ou muitas vezes não tem o conhecimento necessário pra interpretar tudo, mas algumas verdades são sim universais, como:
Oleo sintético é mais estável que óleo mineral, SEMPRE. A queda de viscosidade com o tempo de uso (imagine por exemplo que as engrenagens do cambio cisalham e quebram as moléculas do oleo, tornando ele mais fino) com óleos minerais é muito maior que com óleos sintéticos, que aguentam o tranco... Não existe dessa que óleo sintético dá mais borra que mineral... A aditivação dos dois é similar, e o sintético é mais estável em vários aspectos que o mineral...

Óleo é uma questão de custo beneficio... Ninguem aqui vai colocar Yamalube mineral em um motor de 250cc que gera 30cv+... É burrice! E quem coloca Motul 5100 e troca a cada treino com certeza absoluta ta jogando no ralo um óleo que rodaria por muito mais tempo...

O que disseram no post 1 é mais do que certo: só no laboratório pra ver, e não adianta colocar um óleo mega-top com viscosidade errada no motor... A vazão de óleo na bomba é diretamente proporcional a viscosidade do óleo... Grosso demais é menos óleo circulando, que além de esquentar, principalmente pode não preencher as folgas necessárias...

Resumindo: òleo pra importada é no mínimo semi-sintético, com a especificação que seu manual recomenda (sempre puxando pra menor viscosidade possivel), e num custo que seu bolso aguenta... Atualmente o Mobil MX tem se mostrado um puts custo benefício pra mim, apesar de ser o mais "grosso" que já usei, no talo da especificação do manual... O 5100 aqui em BH ta saindo por R$45,00, então não aguento gastar R$600 em óleo por ano...

Coisas que nunca se deve fazer: usar óleo de carro em motor de moto com caixa acoplada e redutores de atrito com embreagem banhada a óleo (como produtos a base de bissulfeto de molibdenio)...
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Re: CRF 250R - Qual óleo vc utiliza? (Motor e Embreagem)

Mensagem por bessa27 »

Galera, só lembrando que o Motul 5100 não é sintetico não, é semi....

Pessoal, esse lance de viscosidade é simples..... quanto menos viscoso, vc tem menor resistencia fluido/mecanica, gerando mais potencia.....

Carros de F1 e outros, são 0W.

Se vc possui uma moto com motor ja veioa, um oleo tão fino vai acabar subindo um pouco e vai baixando o nivel, vc tem que usar um pouco mais grosso.

Mas pra quem ta com um motor bom, vale apena, pois ele alem de dissipar melhor a temperatura, ele atingue lugares menos acessiveis e tbm chega mais rapido lá.

Esse oleo que eu to vendendo, é um 5W40, ele é Top.... nem me venham comparar ele com 5100 e até mesmo com esse Mobil Sintetico de entrada..... o certo é comprar ele com o Motul 300V e Motorex Fully.... a diferença é que alem dele ser 5W, a classificação dele é SL e o Jaso dele é 2.

Ele sendo menos viscoso é bem gostoso trabalhar com ele, pois não necessita de funil (o proprio oleo vira uma pequena mangueira) e não escorre nem faz sujeira.

Ja vendi quase 100 litros, e todo mundo que usa a primeira vez, fecha caixa (12 unidades)
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: CRF 250R - Qual óleo vc utiliza? (Motor e Embreagem)

Mensagem por Rushdb »

Bessa, usar óleo mais fino não é garantia de performance. Quem manda na viscosidade é o fabricante, não o usuário... Só não é recomendado usar grosso demais (tem gente que acha que só pq o 20w50 ta escrito no manual, é o óleo ideal pra ser usado...), porque a vazão da bomba de óleo cai...
Quanto a potencia no motor por usar óleo fino, isso é secundário (pra não dizer que não faz diferença alguma)....
A função do óleo é lubrificar e ponto final. Quanto melhor qualidade, mais estável ele é a: temperatura, solicitação (altos cv/cilindro), contaminação, etc... A aditivação do óleo é importantíssima também...

Esse Castrol é show! Com certeza é pra quem realmente cuida do investimento... Só não acho que é o óleo ideal pra quem usa 230 por exemplo, esse motor aceita algo mais barato por N motivos... Não que o Castrol seja contra-indicado, é apenas contra-indicado pro bolso do dono.. hehehe

E o 5100 é sintético, quem é semi-sintético é o 5000, que inclusive é até dificil de achar...
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Re: CRF 250R - Qual óleo vc utiliza? (Motor e Embreagem)

Mensagem por bessa27 »

Fala man, beleza?

Tenho 100% certeza que o 5100 é semi-sintético... esse assunto ja foi tema de discuções monumentais em uns 3 foruns que participo. Na embalagem dele, ele usa o termo de Technosynthese que apenas é o nome que eles dão para os detergentes sintéticos a base de Ester. A base do oleo é mineral. Mandaram até um email para a Motul Fr. e tudo acabou no que alguns ja sabiam, ele é semi-sintético... mesmo 90% das pessoas achando o contrario......

Se vc entrar na pagina da própria Motul frnacesa, vc vai perceber que eles não chamam de "semi-sintético" seus oleo.... é apenas mineral, Technosynthese e 100% sintético:
http://www.motul.fr/br/pt-br/products?f" onclick="window.open(this.href);return false;[range]=21

Não existe lubrificante 100% Sintético abaixo de R$45/R$50,00 o mais enconta é o Mobil Fully Syntetic, porem ele é o modelo de entrada (que é feito no méxico e classificação SJ/Jaso), o Racing 1 (modelo de topo) nem vem para o Brasil, é SM e Jaso1.... o Motul 100% sintetico de entrada é o 7100 (R$65 o litro) e na propria descrição ele diz "proteção e conforto"... e eu vou querer conforto? hahahah..... gorfei:: gorfei:: gorfei:: ..... ai vc ja olha o 300V... "desenvolvido para uso extremo e competições".... é esse ai! o problema é que esse oleo custa +- R$80,00 o litro

Oleo mais fino teoricamente é melhor sim. As viscosidades de oleo não são muito graduais, elas partem de 0 para 5, 10, 15..... a diferença da viscosidade de um 10 para um 15 é gritante! Nas suspenções a coisa é um pouco mais fina, é de 2,5W por vez. No manual da minha moto, recomenda-se um oleo 10W40 ou superior, ou seja, 0W ou 5W que são superiores ao 10W. É Igual gasolina, eles recomendam 91oc para cima...... 91oc é a octanagem da aditivada, mas logico, se agente puder usar uma gasolina de 95oc ou 98oc é melhor.

A função do oleo é toda vez que banhar uma superfice metalica, cxonsegue aderir nela e deixar suas moleculas para reduzir o atrito.... e ao mesmo tempo se infiltrar no material poroso da embreagem e não deixar ela distracionar por compressão.

Imagine dois copos...... num dele possui mel e no outro agua..... o objetico é a maior quantidade de liquido dissipar nas paredes do copo.... se vc mexer, qual dos dois vc acha que vai atingir todos os pontos do copo? A teoria é o mais fino, e logico, eu sei que um 15W ou 20W não chega ser um mel, porem ele não é desenvolvido para altas RPM como motos de competição.

Pensa comigo: Todas as linhas de topo de cada marca (Como serie 300V, Maxum, Power 1, Racing 1 e etc) ele puxam sempre para a menor viscosidade possivel, inclusive, existe algumas linhas que não possuem visacosidade maior que 5W ou 10W.
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Re: CRF 250R - Qual óleo vc utiliza? (Motor e Embreagem)

Mensagem por bessa27 »

Ah, esqueci de falar........

Talvez nas motos de Mx, não sei..... pois ultimamente to de 450 e ja é muito forte.....

Mas eu tenho uma FZ6 de rua, que eu usava um 20W50 mineral, e trocava a cada 2500km.

Resolvi usar um 100% sintético 5W40..... olha, não senti uma pequena diferença..... senti uma diferença brutal.... talvez maior que uma ponteira (talvez exagerei na ponteira), mas um diferença maior que um K&N + vela iridium, isso sim. Parecia que eu tava usando uma gasolina melhor, pois parecia que o giro dela, crescia mais rapido. Na verdade foi nesse dia que eu decidi que nunca mais vou colocar oleo mineral e nem semi nas minhas motos...

Essa é aquela diferença que apenas o dono consegue sentir (assim como troca de ponteira, só o dono consegue sentir aqueles 2 cavalos de diferença rsrsrs)..... mas é visivelmente perceptivel e faz um bem danado pro motor.....
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: CRF 250R - Qual óleo vc utiliza? (Motor e Embreagem)

Mensagem por Rushdb »

Bessa, esse preço de óleo seu ta muito bom...
Voltei nesse tópico só pra postar isso...
To fechando 3x caixas de Motul 5100 com faturamento em PJ direto no distribuidor por R$27,70 o litro, condição bem distante dos R$40/45 cobrados no varejo...
Castrol Power1 a R$10,00 a mais é um ótimo negocio!

Mas a discussão de óleo é sempre muito extensa e tem muita gente que não sabe o que fala...
Pra mim sempre se resume a uma questão custo x beneficio... Oleo TOP em CG não dá nem óleo BR em 450... Quem protege o "investimento" paga por isso... Nas nossas motos "especiais" com vários cv´s/cilindro, o mínimo é um semi-sintético até os 10w40... 15w50 no verão e olhe lá...
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Re: CRF 250R - Qual óleo vc utiliza? (Motor e Embreagem)

Mensagem por bessa27 »

Rushdb escreveu:Bessa, esse preço de óleo seu ta muito bom...
Voltei nesse tópico só pra postar isso...
To fechando 3x caixas de Motul 5100 com faturamento em PJ direto no distribuidor por R$27,70 o litro, condição bem distante dos R$40/45 cobrados no varejo...
Castrol Power1 a R$10,00 a mais é um ótimo negocio!

Mas a discussão de óleo é sempre muito extensa e tem muita gente que não sabe o que fala...
Pra mim sempre se resume a uma questão custo x beneficio... Oleo TOP em CG não dá nem óleo BR em 450... Quem protege o "investimento" paga por isso... Nas nossas motos "especiais" com vários cv´s/cilindro, o mínimo é um semi-sintético até os 10w40... 15w50 no verão e olhe lá...

Exatamente, logo mais irei fazer um tópico sobre como proteger o investimento com 4 itens muito interessantes, aguarde!
joknoris
Membro
Mensagens: 125
Registrado em: 19 Fevereiro 2013 à18 12:49

Re: CRF 250R - Qual óleo vc utiliza? (Motor e Embreagem)

Mensagem por joknoris »

Alguém sabe me dizer se as molas pra embreagem da crf 250R são iguais de alguma moto nacional? Não estou achando fácil para comprar as originais. Vou trocar os discos e queria trocar as molas também.
robertovarela
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 16 Maio 2005 à20 06:05

Re: CRF 250R - Qual óleo vc utiliza? (Motor e Embreagem)

Mensagem por robertovarela »

Desenterrou o defunto errado amigo.
joknoris
Membro
Mensagens: 125
Registrado em: 19 Fevereiro 2013 à18 12:49

Re: CRF 250R - Qual óleo vc utiliza? (Motor e Embreagem)

Mensagem por joknoris »

Putz foi errado mesmo, foi mal galera, favor desconsiderar, vou ver se acho algum defunto mais apropriado pra ressuscitar ehehhehe. Não queria abrir um novo.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem