Suspensão SFF KXF 250 - 2011

apalareti:

Galera,

Depois de vários testes com a minha moto, além de ouvir os relatos do Bessa (kxf 250 - 2011) voltei a experimentar a moto do Orlando (tb kxf 2011) e já posso tirar algumas conclusões da configuração original sem medo de errar.
O Orlando tb testou minha moto e conversamos muito a respeito.

A suspa vem de fábrica mal calibrada. São dois problemas:

1 - A quantidade de óleo do lado direito (157ml) está errada, ocasionando um final de curso que bate metal com metal. Já subi 100ml e está quase bom, creio que com mais 20 ou 50ml já se resolve. Por tanto, o nível correto está entre 260ml e 310ml, e não com 157 standard.
(Dica: com uma seringa de farmácia, vá injetando o óleo de suspa pelo parafuso que se tira o ar - lado da mola)

2 - A genética é dura na compressão de baixa e mole na compressão de alta, ou seja, ela é dura nos pequenos buracos e mole demais quando se aterrisa dos saltos. Não é boa para enduro pq a baixa velocidade é dura, e não é boa para o mx pq a alta velocidade é mole.
Então nem percam tempo tentando acertar clicks, ande um pouco e passe as impressões para seu preparador.

Eu considero isso normal, sempre disse que toda suspa deveria ser personalizada. Minha yz 2001 tb vinha errada de fábrica segundo as orientações do manual. E em todas elas a configuração da suspensão é sempre a mais simples possível.

Lembrando a todos que os grandes fabricantes de suspensão tem um compromisso muito grande com custo e facilidade de montagem das suspensões. É uma linha de produção!!!
Todo ano lemos os comparativos e observamos que o pessoal cita a recalibragem da suspensão, não vai ser diferente com essa SFF.

GELOUS:

Vixe! E agora josé? doeu::

Pala, se tinha uma coisa que eu gostava na minha moto era a suspensão. Eu peguei ela na concessionária e taquei pro pau. Não mexi um único click! rsrsrs E era sensacional, todo mundo gostava.

Depois disso troquei o óleo das duas suspas, pedi pra deixar um pouco mais dura e ficou ainda mais perfeita.

Essas suspas das KXF achei que fossem a última coca-cola do deserto, mas pelo que vc tá dizendo é apenas mais uma suspensão, que como todas as outras tem "pontos fracos" que precisam ser melhorados com uma preparação.

Legal vc falar isso, porque vc manja do negócio.

To na captura de uma tranqueirinha verde dessas pra testar. Mas, já adianto que pro meu nível de percepção a suspa será ótima! Só conheço dois tipos de suspensões: dura e mole! rindo3::

OrlandoMX:

Exatamente Gelous, acho muito complicado analizar suspensões, a grande maioria não sabe analizar e nem perceber, eu tenho muita dificuldade, mas o Pala anda me ajudando a entender o funcionamento e estou começando a conseguir analizar, uma coisa é fato, das suspensões originais q andei essa Showa SFF se mostrou a melhor, comparando com a minha honda 2006 então a sff da um banho, e a da minha honda era preparada, o q percebi foi justamente o q o Pala falou firme demais em pequenos buracos e fim de curso em pancadas maiores.....

bessa27:

Vou fazer isso....

5W?

apalareti:

Gelado, antes de mais nada suspa é algo muito particular.

Veja o relato do Orlando.
Ele não está errado, o conjunto segundo ele é superior.

Depois das Race Tech eu fiquei muito chato com suspa.
Apesar dos problemas que eu citei, não significa de forma alguma que a suspa não boa. Pergunta se isso atrapalha ele no pilots? Ao contrário, ele está voando.
Pergunta se eles querem trocar pela showa da crf!!!! Não né... mas quem não quer a perfeição?

GELOUS:

Pala, só sei que na Copa Pakato eu espero estar com uma verdinha, e vc terá que trocar suas horas de concentração por horas para ficar me ensinando a mecher na suspensão! rindo3::

apalareti:

Olha, ainda acho que o potencial desta suspa é maior que as outras, embora poucas pessoas vão conseguir acertar elas.
A pre-carga de mola é muito importante, coisa que até então quase ninguém fazia.
Para você ter uma idéia, na minha yzf eu precisava aumentar 3mm de pré-carga, e até hoje estou esperando o único torneiro mecânico que topou me entregar as arruelas que já estavam pagas inclusive.

Outra coisa é a facilidade de preparação.

Vidigal:

lendo FLM e aprendendo!! hehehe
quem diria! eu acreditava que essa suspensao ja vinha top, esse sistema todo diferente, ia ser bem facinho de acertar.. doce engano entao!!

apalareti:

Vidigal escreveu:lendo FLM e aprendendo!! hehehe
quem diria! eu acreditava que essa suspensao ja vinha top, esse sistema todo diferente, ia ser bem facinho de acertar.. doce engano entao!!
E vai ser, mas é muito novo, e como já é boa ninguém corre muito atrás. Aliás, a maioria acha que é só clicar 2 pra cá, doi pra lá, e blz, puts diferença. Eu achava que eu era muito ruim pra não conseguir sentir diferença com 2 cliques.

Cara, experimenta comprar uma Ohlins então!!
Se nas suspas convencionais já tem pouco preparador que dá conta do recado, imagina nas que são diferentes!!!

E não é só isso não!!! Estou conversando com um monte de gente sobre injeção e quase ninguém tem conhecimento de causa. Até agora só o Orlando e mais um cara me deram dicas. Escuto do resto coisas assim, ali não tem o que mecher, ela se acerta sozinha. Beleza né? puts recurso fudido e ninguém desenvolve.

apalareti:

Galera, uma outra coisa que eu sempre imaginei que fosse importante mas que nunca consegui testar são as mesas usinadas.
A YZF 450 2011 que andei tinha, mas como não andei simultaneamente em uma sem não tinha como avaliar.

Desta vez pude andar na Kxf do Orlando e imediatamente depois na minha. A dele pude sentir a maior precisão nas mudanças de direção, sensivelmente mais obediente. A moto estava equipada com mesas pro circuit.

Recomendo.

murilo_cb:

Minha suspensao quando veio original eu achei boa, mas depois fui inventar de botar um cara que nao sabe mecher para regular ela e me lasquei.. ele só piorou minha suspensão, to apanhando pra acertar ela de novo. A minha ta como vc disse, dura nos buracos pequeno e mole nos saltos grande, quero melhorar pelo menos a parte dos buracos pequenos, nas freiadas forte quando faz buraco ela é dura.

Vou testar essa dica do oleo.

Pala me diz uma coisa, qual teu peso? Tenho 74kg acho que nao vou precisar adicionar tanto óleo a mais.

Oleo 5w mesmo ? valeu

apalareti:

murilo_cb escreveu:Minha suspensao quando veio original eu achei boa, mas depois fui inventar de botar um cara que nao sabe mecher para regular ela e me lasquei.. ele só piorou minha suspensão, to apanhando pra acertar ela de novo. A minha ta como vc disse, dura nos buracos pequeno e mole nos saltos grande, quero melhorar pelo menos a parte dos buracos pequenos, nas freiadas forte quando faz buraco ela é dura.

Vou testar essa dica do oleo.

Pala me diz uma coisa, qual teu peso? Tenho 74kg acho que nao vou precisar adicionar tanto óleo a mais.

Oleo 5w mesmo ? valeu
Pode ser 5w ou 10w, esse óleo não vai passar pela genética, é só para limitar a suspa.
Não é pelo peso do piloto, e sim determinar em que ponto a suspa começa o calço hidráulico que vai limitar o final do curso.
Não é que ela deixará de alcançar o final do curso, mas ela fará isso através do calço hidráulico, o que dissipará o impacto em diversas partes da suspa. Diferentemente da medida original que não impede do limite ser alcançado com o impacto direto do tubo na tampa.

A idéia não é resolver o problema do final do curso em si, embora crie uma progressividade maior no último 1/3 do curso, mas principalmente de proteger a suspa, e de certa forma suavizar o impacto nos braços uma vez que ela chegará ao final com menos velocidade.

A solução definitiva só vem através da alteração da genética.

fabio blanco:

Topico muito importante , lendo e aprendendo muito !!!!! joia::: joia::: joia:::

murilo_cb:

apalareti escreveu:
murilo_cb escreveu:Minha suspensao quando veio original eu achei boa, mas depois fui inventar de botar um cara que nao sabe mecher para regular ela e me lasquei.. ele só piorou minha suspensão, to apanhando pra acertar ela de novo. A minha ta como vc disse, dura nos buracos pequeno e mole nos saltos grande, quero melhorar pelo menos a parte dos buracos pequenos, nas freiadas forte quando faz buraco ela é dura.

Vou testar essa dica do oleo.

Pala me diz uma coisa, qual teu peso? Tenho 74kg acho que nao vou precisar adicionar tanto óleo a mais.

Oleo 5w mesmo ? valeu
Pode ser 5w ou 10w, esse óleo não vai passar pela genética, é só para limitar a suspa.
Não é pelo peso do piloto, e sim determinar em que ponto a suspa começa o calço hidráulico que vai limitar o final do curso.
Não é que ela deixará de alcançar o final do curso, mas ela fará isso através do calço hidráulico, o que dissipará o impacto em diversas partes da suspa. Diferentemente da medida original que não impede do limite ser alcançado com o impacto direto do tubo na tampa.

A idéia não é resolver o problema do final do curso em si, embora crie uma progressividade maior no último 1/3 do curso, mas principalmente de proteger a suspa, e de certa forma suavizar o impacto nos braços uma vez que ela chegará ao final com menos velocidade.

A solução definitiva só vem através da alteração da genética.
entendi. vou tirar o oleo da minha e medir pra ver quanto que ta, pq o cara mecheu e nem sei quanto ele botou. mas deve ta com as medidas originais.

me diz uma coisa, para eu deixar a suspensão mais mole nos buracos pequenos eu tenho que diminuir a compresão correto? o retorno nao altera ou estou enganado?

apalareti:

Murilo, se você está falando dos clicks, sim, só a compressão. Porém fazendo isso, o final de curso chegará um pouquinho antes.

Por isso que falo neste tópico que a genética da 2011 veio mal configurada.
É só alterar a genética e fica tudo certo.

murilo_cb:

Hum saquei.. na pista que eu treino nunca deu final de curso pq os saltos não são grande, vou regular pra andar la.

só vim entender isso que voce disse depois que andei em outra pista que tinha uma mesa de uns 40m.. eu pulava na recepção e a suspa dianteira chegava no fim do curso e ela tava meio dura nos buracos pequeno das freiadas, só foi ai que lembrei que tinha lido esse topico e nunca tinha comentado.

Quando tiver mais tempo($$) altero a genética.. é o proximo investimento da minha moto.

Voce ja alterou a genética da sua? fez onde?

apalareti:

murilo_cb escreveu:Hum saquei.. na pista que eu treino nunca deu final de curso pq os saltos não são grande, vou regular pra andar la.

só vim entender isso que voce disse depois que andei em outra pista que tinha uma mesa de uns 40m.. eu pulava na recepção e a suspa dianteira chegava no fim do curso e ela tava meio dura nos buracos pequeno das freiadas, só foi ai que lembrei que tinha lido esse topico e nunca tinha comentado.

Quando tiver mais tempo($$) altero a genética.. é o proximo investimento da minha moto.

Voce ja alterou a genética da sua? fez onde?

Hahaha, já alterei algumas vezes. Logo na estreia já percebi que estava errado, então com umas 3 horas de uso já alterei.

Sou eu mesmo que faço.

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