Engrenagem do balanceiro da DT-200 tirar ou não?

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
whoshiley
Membro
Mensagens: 622
Registrado em: 24 Novembro 2004 à37 14:57

Engrenagem do balanceiro da DT-200 tirar ou não?

Mensagem por whoshiley »

Galera,

o mecanico que olhou minha moto disse que ela ta sem a engrenagem do balanceiro. e que isso faz a moto vibrar mais, e ficar mais leve, mais brava. mas em contraposição ela faz os rolamentos do virabrequim irem pro saco mais rapido.
mas essa minha moto era de uma amigo que comprou a 2 anos e nao mecheu nada na parte de baixo e ela guentou o tranco legal, agora q ta comecando a dar biziu.

e ai, fica a pergunta. TIRAR OU NAO O BALANCEIRO?

eu optei por refazer o motor e continuar sem a tal peça.

falow
MoLoToV
Membro
Mensagens: 872
Registrado em: 17 Setembro 2004 à42 12:58

Mensagem por MoLoToV »

Se tirar precisa balancear o virabrequim, e depois disso sempre continuar usando a mesma biela !!
Esse balanceiro da dt 200 e feito para a moto ter torque em baixas rotacoes, tirando-o a moto perde baixa, mas o giro sobe bem mais rapido, mas tbm cai bem mais rapido !
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Esse balanceiro é o tal da "bolacha"? O Flavio Neto já deu umas boas dicas sobre DT 200! :wink:
Racer143
Super Membro
Mensagens: 1134
Registrado em: 05 Abril 2005 à27 21:44

Mensagem por Racer143 »

Num tira não! Aliás coloque a engrenagem e põe o bixo pra rodar junto! A dt fica muito melhor!
MoLoToV
Membro
Mensagens: 872
Registrado em: 17 Setembro 2004 à42 12:58

Mensagem por MoLoToV »

GELOUS escreveu:Esse balanceiro é o tal da "bolacha"? O Flavio Neto já deu umas boas dicas sobre DT 200! :wink:
Nao gelous... essa bolacha é as bolachas do virabrequim, e o balanceiro e um contra peso que tem pra moto ter torque em baixas rotacoes !
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

Se fosse eu colocava... sem isso a moto toda vibra, fica parecendo uma "caixa de arruelas" como dizemos por aq nas Gerais... rs*
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

MoLoToV escreveu:
GELOUS escreveu:Esse balanceiro é o tal da "bolacha"? O Flavio Neto já deu umas boas dicas sobre DT 200! :wink:
Nao gelous... essa bolacha é as bolachas do virabrequim, e o balanceiro e um contra peso que tem pra moto ter torque em baixas rotacoes !
Ah só! Valeu! Estas bolachas tem uns esquemas pra fazer nelas num tem? :roll:
lagatixa
Membro
Mensagens: 628
Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48

Mensagem por lagatixa »

Vocês não estão confundindo o balanceiro com magneto do motor?

Tudo bem que por ter massa, o balanceiro funciona também como volante, mas a tarefa dele ali é gerar o cancelamento das vibrações do motor.
whoshiley
Membro
Mensagens: 622
Registrado em: 24 Novembro 2004 à37 14:57

Mensagem por whoshiley »

Galera outra coisa, acho q nao expliquei direito,
a moto rodou no minimo 2 anos com a mesma biela e rolamentos do virab.
sendo q o ultimo ano o motor recebeu uma brutal preparacao.
mechendo em janelas, bura, filtro de ar, palhetas, etx etx etx.

E quanto a retomada de torque nao sinto muita diferenca pois como eu sou levinho 70kg, a moto ta os bicho.

eu tinha uma dt180 e tava acostumado com ela vibrar, quanto a isso nao tenho problemas.

valeu...

e nao tenho a peca tbm. por isso nao vou gastar mais grana pra comprar.
se a biela guentou 2 anos, to despeocupado, antes disso ja vou querer ter pego uma KDX.

obrigado pelas dicas.
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Mensagem por Predador »

O balanceiro não vai influenciar na durabilidade do motor, a força que faz no rolamento (e tudo mais) do virabrequim é a mesma com ou sem balanceiro.

O problema é que a DT200 sem balanceiro vibra muito mais que a DT180, isso por causa da forma dos contrapesos virabrequim.

Não sei se pode aconteçer na prática, mas na teoria essa vibração poderia ajudar a trincar o quadro por exemplo... isso é só especulação

Eu não usaria sem, um pouco de conforto na moto de trilha é importante, se fosase pra aliviar faria isso no magneto
whoshiley
Membro
Mensagens: 622
Registrado em: 24 Novembro 2004 à37 14:57

Mensagem por whoshiley »

Hummm... vou pensar
vivanzin
Super Membro
Mensagens: 1659
Registrado em: 16 Setembro 2004 à09 22:20

Mensagem por vivanzin »

Eu acho o seguinte: Se a moto tem o balanceiro, deixa ele lá. Mas se já tá sem, naum vale a pena gastar dinheiro.

A minha ex DT, q agora tá com o Garga, tá sem o balanceiro, e eu nunca achei q ela vibrava muito...pra mim tava normal. Eu só descubri q tava sem o balanceiro quando eu abrí o motor. E deixei assim mesmo...

Tem muita gente q diz q sem o balanceiro quebra o suporte do motor no quadro, por causa da vibração... mas comigo isso nunca aconteceu.
MoLoToV
Membro
Mensagens: 872
Registrado em: 17 Setembro 2004 à42 12:58

Mensagem por MoLoToV »

lagatixa escreveu:Vocês não estão confundindo o balanceiro com magneto do motor?

Tudo bem que por ter massa, o balanceiro funciona também como volante, mas a tarefa dele ali é gerar o cancelamento das vibrações do motor.
Nao cara... em mtos motores ele serve para eliminar vibracoes, mas na dt 200 ele foi feito para se obter torque em baixas rotacoes !!
Agora, se quiser deixar sem, so mandando balancear o virabrequim, se nao a moto nao da conta nem de subir de giro por causa da vibracao !!
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Mensagem por Predador »

MoLoToV escreveu:
lagatixa escreveu:Vocês não estão confundindo o balanceiro com magneto do motor?

Tudo bem que por ter massa, o balanceiro funciona também como volante, mas a tarefa dele ali é gerar o cancelamento das vibrações do motor.
Nao cara... em mtos motores ele serve para eliminar vibracoes, mas na dt 200 ele foi feito para se obter torque em baixas rotacoes !!
Agora, se quiser deixar sem, so mandando balancear o virabrequim, se nao a moto nao da conta nem de subir de giro por causa da vibracao !!
pra mim o lagartixa tá certíssimo, outra coisa que já comentei é que o peso do magneto ou do balanceiro não influencia no torque do motor, se o torque 2,1Kgf/m (DT200) esse valor não muda se colocar um magneto de 1 ou de 20Kg

não existe como balancear o virabrequim da dt200 de forma a compensar a retirada do balanceiro
Rodrigo P
Membro
Mensagens: 76
Registrado em: 04 Agosto 2004 à25 01:13

Mensagem por Rodrigo P »

a melhora nao e tao significativa quanto aos problemas q podem se acarretados...
Treiero
Membro
Mensagens: 165
Registrado em: 26 Setembro 2004 à15 01:53

Mensagem por Treiero »

Como balancear o virabrequim ?? um torneiro comum faz esse tipo de serviço ?? Pq a minha ta sem balanceiro e eu sinto q a vibraçao é tao grande q até atrapalha na subida de giro, fora o suporte do motor inferior (o menorzim) q ja trincou e tive q soldar... eu nao pretendo comprar um outro pra por no lugar, entao oq fazer ?

T+
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Treiero, é melhor vc comprar minha DT! :mrgreen:
Treiero
Membro
Mensagens: 165
Registrado em: 26 Setembro 2004 à15 01:53

Mensagem por Treiero »

hauahuahu
To fora gelim...
troco a DT só por uma importada agora !!!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem