Atenção Piloto de 2 Tempos, tudo sobre óleos 2 tempos!!

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.

Qual óleo você usa? (selecionar até dois)

100% Sintético Ester
42
52%
Mamona (rícino, castor)
5
6%
100% Sintético Viscosidade
12
15%
Semi sintético
16
20%
Mineral
6
7%
 
Total votes: 81
Elton
Posts: 7983
Joined: Fri Feb 23, 2007 9:32 pm

ÓLEOS 2 TEMPOS LEIA E ENTENDA!

Galera... li um texto muito interessante sobre óleos 2 tempos, e gostaria de compartilhar com vocês. Leiam pois vai facilitar muito as escolhas na hora de comprar o óleo ou discutir com alguém. Mastiguei tudo pra vocês, demorou bastante, leiam leiam leiam.

http://www.thumpertalk.com/forum/archiv ... 26894.html" onclick="window.open(this.href);return false;
No link acima, pergunta do cara foi, qual a diferença entre o óleo 2t sintético, semi sintético, mamona, sintético a base de éster, etc.
Essa pergunta é muito diferente daquela de sempre "Qual óleo é melhor, motul ou motorex? quantos % você usa?
Bom eu sou prova de que 1% de sintético à base de éster (motul 800) deixa o motor bem protegido, desmontei pistão com muuuita hora de uso que nem tinha carvão em cima e tava zerado.
Mas, vou dar uma rápida traduzida sobre as respostas dos caras! Espero que se interessem hehe, pois foi uma aula.

Sintético... sintético base éster... semi sintético.... mineral... vegetal (mamona)....QUAL MEU DEUS, QUAL?
Essa deveria ser a pergunta, e não "Motul, motorex, castrol TTS ou yamalube?"

Primeiro, quais são o que? O que você quer fazer com o óleo?
As duas principais variedades de óleos são os baseados em Ester e os baseados em viscosidade.

100% Sintéticos base Ester

Indicado para altas RPMs e acelerações altas prolongadas. Mesmo que o motor não seja utilizado neste regime, este óleo vai proteger melhor o motor contra desgaste de uma maneira superior aos semi sintéticos ou inferiores.
Estes óleos Ester tem a grande diferença em relação à todo o resto, e também são os mais caros. O diferencial é que ele gruda nas paredes das peças através de ser "absorvido" por elas pois o éster possui propriedades magnéticas, enquanto os outros não-ester (sintético ou não) grudam na parede das peças por propriedade de viscosidade. Colocando a proporção certa a moto praticamente não emite fumaça. Olhando genericamente, é o melhor óleo 2 tempos. Para algumas aplicações, como corrida, o de mamona pode ser melhor.
Indicação: alta exigência, competição, kart, etc.
Proporção: máximo 2%.
Fabricantes:
Motul "800" para premix e
Motul "710" para injetados como RD e DT 200 pois tem menor viscosidade que o 800
Silkolene "Comp 2",
Máxima "fórmula K2".
Putoline "Ester Tech MX9"

Mamona

Óleo vegetal excelente para mistura com gasolina ou álcool ou Metanol, e não deve ser misturado com outros óleos. Possui temperatura de ponto de fulgor de 300C, a mais alta de todas. Proteção igual ou até SUPERIOR ao sintético Ester, aceita altíssimas cargas de trabalho, se você abre o motor com facilidade, pode usar pois protege bem. Não precisa abrir todo mês, mas algo como a cada alguns litros de óleo. Atenção para depósito nas válvulas de escape.
Proporção: Máximo 2% e deve ser usado com alta exigência para minimizar depósitos.
Fabricantes:
No Brasil Dimetil "600",
Maxima "Castor 927",
Castrol "A747",
Klotz "BeNOL Racing Castor Oil"
Silkolene "Castorene"
Putoline "Racing Oil"

100% Sintéticos base viscosidade

Indicado para altas RPMs e acelerações altas prolongadas. Mesmo que o motor não seja utilizado neste regime, este óleo vai proteger melhor o motor contra desgaste de uma maneira superior aos semi sintéticos ou inferiores. Este óleo é o melhor dos óleos base viscosa, indicado para competição ou para quem tem motores de alto custo.
Proporção: 2% ou até menos.
Fabricantes:
Motorex "cross power 2t",
Putoline "MX7"
Maxima,
Silkolene "Pro 2 SX"
Castrol "TTS"

Semi sintéticos

Óleos intermediários que possuem um pouco da proteção dos sintéticos e um pouco do preço do mineral. Indicado pelos fabricantes como "para todo tipo de motocicleta" ou seja, pouco dedicado à alta exigência, para quem não usa rotações berrantes durante longo período mas exige bastante a moto.
Proporção: 2% a 3%
Fabricantes:
Motul "510"
Motorex "Speed Mix"'
Putoline "MX 5"
Silkolene "super 2 SX"
Yamalube 2T
Castrol "Actevo"

Mineral

O mais simples e barato dos óleos, indicado para motores baratos que não são muito exigidos, indicado para moto de cidade que não sobem muito a rotação.
Proporção: 2.5% a 10% (alguns caras nem medem porcentagem só despejam no tanque)
Fabricantes: Petrobras, Shell, etc...

Um abraço galera espero que tenham gostado e aproveitado.
joia:::

Ótimo ajuste, ótimo fluxo de ar. Boa proteção para áreas vitais.

Colete Para Motocross LEATT Unissex G/GG Preto

  • A função frontal e traseira do FlipFit e o sistema BraceOn de colar cervical permitem a montagem por cima e por baixo da camisa com os colarinhos Leatt
  • Segurança frontal, traseira, ombro, flanco e cotovelo
  • Slots de ventilação para fluxo de ar máximo
Veja Preços na Amazon
Rafael Corretor
Posts: 3734
Joined: Tue Jun 07, 2011 2:53 pm

Elton

Existe algum impedimento do tipo

Uso um tq com óleo comum mineral e em outro tanque de gasol uso um óleo de mamona por exemplo?
Elton
Posts: 7983
Joined: Fri Feb 23, 2007 9:32 pm

não tem problema, o problema é meio tanque de mistura mineral e meio tanque de mistura de mamona, isso vai dar algum problema, mas mexi bastante e nao encontrei o que acontece, somente encontrei ''não misturar''...
Matsui
Posts: 4211
Joined: Sat Aug 08, 2009 5:53 am

Hoje tava dando uma regulada no carburador novo que comprei do felipe e vou te contar acelerei a danada , e ficou tudo joia no final das aceleradas, realmente a DT200 ta precisando de um radiador a mais só um nao ta dando conta do recado. ele passa muito apurado em alta rpm 10000 ou mais

to usando motul 800 1% nao troco por mais nada pois e muito economico, e protege bem demais mais vida util ao motor,.

o que mais sentia ruim nos outros oleos era a lubrificaçao da gaiola inferior ja perdi 2 motores por causa da gaiola inferior usando oleo 2t mineral. e froids.


Elton uma duvida minha.

Esssa nomeclatura "800" , "710" , "600" , "500" que vem descrito nos oleos 2T quer dizer quanto ao tempo de descabonização que devera ser feita nesses motores?

Já li algo a respeito disso mas nao lembro agora, tipo o motul 800 deveria se descarbonizar com 800 horas , mas ao que lembro se referia ao escapamento , só que nao tenho certeza,. alguem sabe disso ou alguma coisa a respeito desses numeros?


Valew Elton otimo topico esse que vc criou. mestre:: mestre::
Elton
Posts: 7983
Joined: Fri Feb 23, 2007 9:32 pm

Po matsui, não tenho nenhuma idéia desse numero ter alguma ligação com horas de uso do motor... mas acho que não pois 800h é muita coisa, um pistao não dura mais do que umas 100 horas. Talvez 200, no maximo 300.
Ontem andamos a tarde bem andado e deu só 3:20h de motor... saímos as 2 e voltamos as 9.

pra dar 800h teria que dar 200 rolézinhos desse hehe
guilhermeDF
Posts: 2233
Joined: Sat Oct 30, 2010 11:17 pm

cara muito bom velho o topico aprendi mais sobre oleo q tinha duvidas
to querendo vender a tony compra uma twister antiga e uma dt 200

com certeza sanei algumas duvidas sobre com usar oleos em motores 2t e porcentagens..
Matsui
Posts: 4211
Joined: Sat Aug 08, 2009 5:53 am

Digo esses numeros 800 710 etc, nao sobre horas de duração do pistao e sim horas de duração de uma descarbonização do cilindro valvula de escapamento e escapamento o pistao dura pouco mesmo,. rsrsrs
Brunø
Posts: 1806
Joined: Mon Nov 23, 2009 10:41 pm

Então Elton, eu uso o motul 800 a 1,1% na husq, em comparação ao de base viscosidade como o motorex qual vai me trazer uma melhor proteção pro meu motor?
Elton
Posts: 7983
Joined: Fri Feb 23, 2007 9:32 pm

Cara não há dúvidas, entrei em sei la uns 5 sites em inglês e a frase final é sempre a mesma, "motul 800 protege mais"...
simples assim hehe

Já haviam me falado que o motorex é ''superior'' ao motul 800, sempre fiquei bem duvidoso tanto que nunca comprei um litro de motorex, sempre usei motul 800 e quando eu nao conhecia o 800 eu usava o castrol de mamona. Isso de uns 8 anos pra ca.

E agora "lendo" a fundo descobri que realmente é superior o 800 ao motorex. A motorex nem faz o Ester...
Elton
Posts: 7983
Joined: Fri Feb 23, 2007 9:32 pm

Agora eu acho que entendo por que os caras de DT fazem o motor a quase toda trilha.. só pode ser o óleo, aquele de 5 reais mineral, detona tudo.

é a única explicaçao... como pode um motor de DT ficar zerado por no maximo 2 trilhas, e a minha yz eu dava pauuuu o ano todo como mesmo pistao e tava sempre zerado rsrs

vai entende.... óleo bom é o canal.
  • Similar Topics
    Replies
    Views
    Last post