Problemas com embreagem hidráulica.

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
thiagao
Membro
Mensagens: 687
Registrado em: 22 Novembro 2006 à14 10:40

Problemas com embreagem hidráulica.

Mensagem por thiagao »

Turma seguinte minha husqvarna te 450 2004, usa embreagem hidraulica Mangura. Tava rodando na trilha ha uns 20 dias, e a embreagem começou a ficar muito mais leve, ok, pensei que tinha aquecido d+ sei la...desliguei a moto esperei e voltou ao normal, dai tudo bem. Mandei pro mecânico fazer a revisão de trilha e ele tambem não notou nada.
Dai no ultimo Domingo fui pra mato e quando a moto começou a esquentar la vem o problema da embreagem e pra minha surpresa ela morreu de vez, apertava a manete toda e a moto continuava andando, voltei pra casa na hora.
Hoje abri o reservatório do hidráulico e dentro tinha algo parecido com aguá e algum óleo bem fino, e bem abaixo do nível. Como não tenho experiencia em dar manutenção no sistema, deixei quieto.

Dai pergunto, oque pode ser, alem do óleo baixo?? Qual óleo se usa na embreagem, hidráulico de carro ou óleo mineral que vende em farmácia, tipo alguns freios hidráulicos de bike??

Abraços
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Problemas com embreagem hidráulica.

Mensagem por Leo Racing »

Até onde sei é o mesmo fluido de freio ..
guilhermeDF
Super Membro
Mensagens: 1949
Registrado em: 30 Outubro 2010 à16 20:17

Re: Problemas com embreagem hidráulica.

Mensagem por guilhermeDF »

leov8 escreveu:Até onde sei é o mesmo fluido de freio ..
entao somos 2

se for o fluido de freio tenta usar um do tipo DOT-5 eu uso na minha tony

a temperatura de ebuliçao dele é bem maior ai acho que resolveria seu problema de super aquecimento
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Re: Problemas com embreagem hidráulica.

Mensagem por henriquejensen »

deve ter ficado muito baixo e entrou ar no sistema. Vai ter que fazer a sangria. Só tome cuidado quanto a limpeza, se tiver contaminado faça a sangria jogando sempre o oleo sujo fora até que o sistema fique limpo. Evite lavar as peças com querosene, gasolina ou algo do tipo, somente fluido.
guilhermeDF
Super Membro
Mensagens: 1949
Registrado em: 30 Outubro 2010 à16 20:17

Re: Problemas com embreagem hidráulica.

Mensagem por guilhermeDF »

nesse link tem especificações de óleos motul ai fala q se usa o dot 5 na embreagem hidráulica

http://www.racinglub.com.br/moto_freio.htm

Imagem
Dot 5.1 Brake Fluid
Fluido 100% sintético desenvolvido para todos os circuitos de freios hidráulicos, tanto a discos como a tambor e embreagens de acionamento hidráulico: veículos comerciais, de passeio, motocicletas, equipamentos agrícolas, da construção civil etc., que recomendem as normas DOT 5.1, DOT 4 ou DOT 3. Formulado para sistemas de freios ABS. PES: 270°C. PEU: 185C
Normas: DOT 5.1
Especialmente desenvolvido para os sistemas anti-bloqueio de freios (ABS), assim como para todos os sistemas de controle de tração que atuem através de freios EDS.
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Problemas com embreagem hidráulica.

Mensagem por cascao »

A magura é óleo mineral (ATF, suspensão 5W, farmácia, Shimano, LHM ou o certo) As gasgas que usam a tampa do reservatório verde também são minerais. Uso na minha o LHM (suspensão do citroen) por que já tinha para por na minha Bike.

O básico é tentar sangrar o sistema para tirar algum ar que possa estar lá. Como você já disse que o fluido está ruim, aproveita e troca. Se tiver algum problema real você descobrirá.

Não sei como é o Magura mas baseado nos AJP...
Torce para ser embaixo pois trocando-se os o ring fica tudo ok. (quando vaza vai para dentro do motor. Não dá para ver. por isso usa-se óleo mineral) é fácil de trocar e de achar as borrachinhas.

Em cima, nem sempre se acha o oring certo. Na gasgas o reparo é 80 dilmas mas dá para fazer uma gambiarra com a borrachinha da corrente DID X ring (?) ou tentar achar algum freio parecido.

Procura no google por "magura blood"
guilhermeDF
Super Membro
Mensagens: 1949
Registrado em: 30 Outubro 2010 à16 20:17

Re: Problemas com embreagem hidráulica.

Mensagem por guilhermeDF »

cascao quando tinha a minha bike eu usava os deore hidraulico na minha e eu chegei a fazer 2 sangrias usando oleo sintetico para motos em kasa mesmo e nao deu rolo nao rodava freiava(até melhor) e nunca me deu nenhum problema nao.. só achei que ele fico um pouco mais duro pra freiar mas nem fazia muita diferença....
thiagao
Membro
Mensagens: 687
Registrado em: 22 Novembro 2006 à14 10:40

Re: Problemas com embreagem hidráulica.

Mensagem por thiagao »

Pronto turma ainda bem que voce sabem tudo no manual da husq diz oleo mineral SAE 10, acabei de ver no manual que minha esposa havia escondido. hehehehe
Agora oque ta la aprece mesmo oleo defreio ta estranho.
Bom vou fz e posto oque houve.

Valeu.
guilhermeDF
Super Membro
Mensagens: 1949
Registrado em: 30 Outubro 2010 à16 20:17

Re: Problemas com embreagem hidráulica.

Mensagem por guilhermeDF »

se for por o oleo de freio usa esse motul ai 5.1 é muito bom apesar de eu so usar o mobol dot 5
thiagao
Membro
Mensagens: 687
Registrado em: 22 Novembro 2006 à14 10:40

Re: Problemas com embreagem hidráulica.

Mensagem por thiagao »

Opa turma procurei agora no manual se fala algo de óleo de freio e la diz QUE NÃO DEVE SER USADO ÓLEO DE FREIO
Puxei o manual da magura que diz: USE ONLY MINERAL OIL!!! DO NOT USE DOT BRAKE FLUIDE!!!

Heehehe logo amanha cedo to na farmácia....




cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Problemas com embreagem hidráulica.

Mensagem por cascao »

Vai de ATF (transmissão automática ou direção hidráulica). O de farmácia pode ter perfume, alcool, essência de eucalipto etc misturado.
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Problemas com embreagem hidráulica.

Mensagem por Juliano »

Muito cuidado, pois se havia fluído de freio o sistema deve ser bem lavado antes de colocar o óleo mineral! O fluido de freio é corrosivo!
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Problemas com embreagem hidráulica.

Mensagem por cascao »

e incha as borrachinhas que não são preparadas para tal...
thiagao
Membro
Mensagens: 687
Registrado em: 22 Novembro 2006 à14 10:40

Re: Problemas com embreagem hidráulica.

Mensagem por thiagao »

Juliano escreveu:Muito cuidado, pois se havia fluído de freio o sistema deve ser bem lavado antes de colocar o óleo mineral! O fluido de freio é corrosivo!

Explica ai como devo lavar....
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Problemas com embreagem hidráulica.

Mensagem por Juliano »

Eu levaria ate o mecânico, mas o correto seria desmontar todo o conjunto, eu usaria querosene, pois ela seca rápido. O objetivo e remover todo o vestígio de óleo antigo.

Ou então voce pode fazer a sangria utilizando o óleo novo, mas repete o procedimento nas próximas três trilhas.
carara
Super Membro
Mensagens: 2369
Registrado em: 13 Setembro 2005 à24 20:14

Re: Problemas com embreagem hidráulica.

Mensagem por carara »

aproveita que a embreagem vai estar aberta e troca os orig'ns.....tive esse mesmo problema e era apenas os orings ruins!
thiagao
Membro
Mensagens: 687
Registrado em: 22 Novembro 2006 à14 10:40

Re: Problemas com embreagem hidráulica.

Mensagem por thiagao »

Juliano escreveu:Eu levaria ate o mecânico, mas o correto seria desmontar todo o conjunto, eu usaria querosene, pois ela seca rápido. O objetivo e remover todo o vestígio de óleo antigo.

Ou então voce pode fazer a sangria utilizando o óleo novo, mas repete o procedimento nas próximas três trilhas.
Ate que eu queria levar, mas meu carro ta sem engate para reboque e o meca, fica longe d+ de casa pra ir na moto sem "os homi" ver. Logo ou faço ou fico sem andar...
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Problemas com embreagem hidráulica.

Mensagem por Matsui »

uai e agora o que usar? oleo hidraulico ATF dexron III ou DOT
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Problemas com embreagem hidráulica.

Mensagem por Juliano »

Elton escreveu: é muito facil!!! e estraga sim lá embaixo.

abraço
Aí Voce já teve problemas em estragar o oring lá embaixo????????

Matsui escreveu:uai e agora o que usar? oleo hidraulico ATF dexron III ou DOT

Óleo do manual...
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Re: Problemas com embreagem hidráulica.

Mensagem por henriquejensen »

Elton escreveu: todos são suficientemente imcompressíveis

caramba quase quebrei o teclado pra escrever isso kkk

hauhuehuhaue
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem