Morro velho 4 x Carburador novo 1

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
PauloJ
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 15 Setembro 2010 à04 18:42

Morro velho 4 x Carburador novo 1

Mensagem por PauloJ »

EEEEiiiita que estreiei o bura novo da minha Katinha...

Pra quem não acompanhou a novela, comprei uma KTM 250EXC com um defeito no bura, pump inoperante.

Bom o CR35 tava difícil de arrumar peças (só trocando a cuba) então comprei um FCR37 usado de desmanche, veio na mala de um amigo inglês, até que em bom estado - especialmente por dentro.

Pra adaptar na caixa de ar, apesar dos 2mm a mais de luz, não é que precisou engrossar as paredes externas com uns o-rings? Elas são tão mais estreitas que o bura 37mm é menor que o 35! Tudo Keihin, só que um 2001 e outro 2008. Ficou jóia, e tem comando de partida a quente. O outro nunca precisou, este precisa.

Aí fomos pra guerra, hoje à tardezinha. Em São Roque tem um morro lá onde experimentamos a Sherco (desenho?) que não é bolinho. Nem pensar tentar subir com o bura antigo sem pump.

E hoje o resultado foi...

1a. tentativa, 70% de subida e acabou a força, e manobra lateral para retornar. Entrei devagar demais, assim só dá de 450 (com a Sherco foi...)

2a. tentativa, 85% de subida e manobra lateral para retornar. Ainda bem que eu treinei isso, senão ia morrer nesse morro.

3a. tentativa, cabo enrolado desde cedo e... putz perdi o controle antes da subida, tem um trecho todo esburacado no pé do morro. Tombão!

4a. tentativa, primeiro passei devagar nos buracos e só depois mandei a mão, mas aí já era subida, e o motor não encheu, ficou naquele 2000-3000rpm, e lá pela metade do morro começou a cair ainda mais o giro. Santo pump do FCR37 funcionou!!!! Consegui queimar embreagem, fez que foi mas nem tanto, mas foi, e passsssoooooooooooouuuuu!!!!!!

Aí tava escurecendo, mas vamos pra 5a tentativa, uma passada só não vale etc.. e foi mais ou menos como a 4a só que no finalzinho não passou, precisei da manobra de retorno. Que por sinal errei, já estava cansado, mas o tombinho foi mais leve.

Nesse meio tempo a Clau subiu uma meia dúzia de vezes com a CRF230 (260 Wiseco). Sempre igual: primeirinha, devagarinho, sentadinha no tanque, 3000rpm e a motoca não refuga. Não refugou comigo também, só que terminou em backflip! Sem maiores consequências, estava tão devagar que eu mesmo nem caí, só saí da frente. Mas que torque, que bichinha teimosa! Com a Kati é diferente, tem que passar mais rápido.

Agora, na próxima chance vou treinar passar rápido naquela buraqueira do pé do morro. E de propósito sem subir até o fim, porque o que está faltando é dominar a etapa inicial. Passar nos buracos em 2a cheia, tentar não sair do trilho, afogar a moto em seguida e dá-lhe manobra de retorno. Depois que ficar satisfeito de passar cheio na buraqueira, eu e meus 120Kg (com equipo) vamos subir esse trem de 250 em 2a, e rápido. Me aguardem.

[]s,

Paulo
Editado pela última vez por PauloJ em 01 Dezembro 2011 à21 09:08, em um total de 1 vez.
tomazte
Super Membro
Mensagens: 1338
Registrado em: 02 Maio 2011 à59 23:10

Re: Morro velho 4 x Carburador novo 1

Mensagem por tomazte »

Legal Paulão!!!

Pra ajudar a ilustrar pra galera, sem precisar desenhar, me corrija se eu estiver errado, mas o morro em questão é esse do meu vídeo, aos 6:13 minutos, que vc sobe de Sherco, e eu subo de TTR aos 6:40... Certo??? Ahh... Depois o Ricardo sobe aos 7:40 tbm com a Sherco.



Parabéns pra vc e pra Clau! Muito legal! Quero voltar de WR naquele morro!!! Será que subo? rsrsrsrs...
E na próxima vou desafiar a Mê a tentar!

Abração!
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Re: Morro velho 4 x Carburador novo 1

Mensagem por joaogabriel »

mas resumindo, o carbura ficou 100% ou ainda falta dar um talento? qual a diferença entre eles?
PauloJ
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 15 Setembro 2010 à04 18:42

Re: Morro velho 4 x Carburador novo 1

Mensagem por PauloJ »

tomazte escreveu:Legal Paulão!!!

Pra ajudar a ilustrar pra galera, sem precisar desenhar, me corrija se eu estiver errado, mas o morro em questão é esse do meu vídeo, aos 6:13 minutos, que vc sobe de Sherco, e eu subo de TTR aos 6:40... Certo??? Ahh... Depois o Ricardo sobe aos 7:40 tbm com a Sherco.

Parabéns pra vc e pra Clau! Muito legal! Quero voltar de WR naquele morro!!! Será que subo? rsrsrsrs...
E na próxima vou desafiar a Mê a tentar!

Abração!
mestre:: Salve Tomaz! Sabe que eu já tinha visto esse vídeo e só agora que reparei no para-lamas azul.... achei que vc tinha filmado subir de KDX, não de TTR!

Sugestão, faça com a Mê o mesmo que a Clau e eu fizemos. Vai num morrinho menor e fica treinando manobra de retorno: para no meio com motor desligado e engatado, freio traseiro acionado, dianteiro solto. Meia-volta de ré se possível pela esquerda, pra poder continuar controlando no freio traseiro. Se tiver que ser pela direita, aí tem que segurar só na embreagem. Chegou perto de paralelo, pode balançar a frente até ela escorregar um pouco pra baixo. E ai é descer. Se não fosse por isso, cada tentativa abortada de subir o morrão teria sido um desastre! caveira::

Só depois disso que a Clau tomou coragem de tentar o morrão. Fizemos retornos no morrinho, depois fizemos no morrão, aí ela se animou subir! E foi, meio que aos trancos na primeira vez, agora já sobe "de rotina", precisa ver.
joaogabriel escreveu:mas resumindo, o carbura ficou 100% ou ainda falta dar um talento? qual a diferença entre eles?
E aí João, tudo bem? Vc é parte dessa história, quase que eu fico com o bura igual que vc também trouxe... joia:::

legal:: Seguinte, ficou 100% sim. Demos um talento no FCR37 antes de instalar. O pump funciona, dando aquele gás extra que permite queimar embreagem quando o giro cai. E no uso normal agora está ganhando giro mais rápido, mas a comparação não é justa porque o CR35 foi regulado de uma forma que sabidamente privilegiaria baixa e atrapalharia alta, pra tentar compensar a falta de pump. Talvez o CR35 íntegro e bem regulado tivesse desempenho semelhante neste conjunto de caixa-motor-escape. E possivelmente o FCR37 só vai entregar tudo que tem se houver preparação no restante do fluxo.

viola:: Agora a moto ficou com praticamente tudo que depende do bura em condição correta: pega fácil fria, depois de quente pega fácil com o hotstart acionado, a baixa é o que se pode esperar de uma 250 4t especial e está ganhando giro bem rápido. E claro, o pump funciona. Consumo não sei dizer ainda porque andamos pouco.

lacou:: O lance do morrão lá é o seguinte: especial 250 só vai subir aquilo com o meu peso, se for acima de 3000 giros, idealmente 4000. Então o piloto tem que conseguir chegar no pé do morro nessa condição, o que é atrapalhado por uma buraqueira que tem logo ali - o vídeo do Tomaz subindo de para-lamas azul mostra bem isso. Dá pra dizer tranquilo que agora falta só treino, não falta mais moto. Taaaalveeeez tirar um pouco de retorno da suspa dianteira, não sei.

blink:: Aquilo que todos falam, verdade constatada, as Honda CRF230 (260) tem a super-micro-baixa que aceita um desaforo lascado. Impressionante ver a motinho da Clau subindo aquilo comigo em cima, devagar mas não arrega. Subindo com a Clau então, acho que a moto fica até agradecida de levar metade do peso.

paia:: E de 450 injetada o papo é outro, no dia que subi de Sherco abusei da falta de velocidade e a moto aceitou. Se tivesse telemetria dispararia um alarme "Socorro, rôia acelerando pouco, bip bip bip!!! Permissão requisitada pra injetar mais combustível bip bip bip!" Mas sabe como é, o que falta na moto o piloto complementa, o que sobra é pra salvar os rôias. seila::
fabio blanco
Super Membro
Mensagens: 1058
Registrado em: 05 Agosto 2010 à23 11:59

Re: Morro velho 4 x Carburador novo 1

Mensagem por fabio blanco »

legal Paulao , bom que resolveu o problema do bura , agora e so treinar as subidas nos morros !!! joia::: joia:::
caco
Membro
Mensagens: 619
Registrado em: 14 Maio 2007 à35 10:14

Re: Morro velho 4 x Carburador novo 1

Mensagem por caco »

PauloJ, legal demais o texto.
tomazte
Super Membro
Mensagens: 1338
Registrado em: 02 Maio 2011 à59 23:10

Re: Morro velho 4 x Carburador novo 1

Mensagem por tomazte »

Paulão, sabe o que acabei de ler no seu perfil???

INTERESSES: trilhas de final de semana, pequenos enduros num raio 300Km São Paulo

Vamos por isso em prática! kkkk

Se interessar fala com o Fabio Blanco que vc quer ir no Enduro da Mala... e vc vai como mala de um navegador... joia:::
PauloJ
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 15 Setembro 2010 à04 18:42

Re: Morro velho 4 x Carburador novo 1

Mensagem por PauloJ »

tomazte escreveu:Paulão, sabe o que acabei de ler no seu perfil???

INTERESSES: trilhas de final de semana, pequenos enduros num raio 300Km São Paulo

Vamos por isso em prática! kkkk

Se interessar fala com o Fabio Blanco que vc quer ir no Enduro da Mala... e vc vai como mala de um navegador... joia:::
Vc tem alguma dúvida, Tomaz, de que é pra lá que a gente vai? Viu quanta gente tinha no over37 da RS1?

Só estou fazendo bem a cama, porque mais importante ainda que o perfil, é a assinatura: diversão sadia (sem machucar) e sem stress (detesto gente pondo pressão, então não dá pra ficar atrapalhando no meio de competição pro).
caco escreveu:PauloJ, legal demais o texto.
Obrigado, Caco. Eu extraio um benefício enorme lendo a quantidade e qualidade de informação que tem aqui no fórum, mais a oportunidade de fazer amizades e até por que não bater um papo furado nos tópicos certos.

Então tentar retribuir é um prazer. joia:::
PauloJ
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 15 Setembro 2010 à04 18:42

Re: Morro velho 4 x Carburador novo 1

Mensagem por PauloJ »

fabio blanco escreveu:legal Paulao , bom que resolveu o problema do bura , agora e so treinar as subidas nos morros !!! joia::: joia:::
Fabião, que história é essa de enduro da mala? O Tomaz tá viajando já cedo?
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Morro velho 4 x Carburador novo 1

Mensagem por apalareti »

Vc tá certo Paulão, competição é competição, vai ter pressão. Se resolver encarar tem que estar ciente que pode ter nego na cola gritando saí e disposto a arriscar na ultrapassagem.

Eu por vezes chamo a galera pra participar, digo que é tranquilo e tudo mais... más nunca podemos esquecer que se trata de uma "competição".
Gato a Jato #53
Membro
Mensagens: 860
Registrado em: 18 Novembro 2011 à28 13:05

Re: Morro velho 4 x Carburador novo 1

Mensagem por Gato a Jato #53 »

concordo com o apala. competição você tem que tar muito concentrado e ciente de onde você está e o que vai fazer, não são todas as vezes claro, mas algumas vezes pode ter cara lá que não vai pesando em se diverti ou participar, vai pensando em ferrar os outros, ai tem que ter cuidado com esse tipo de gente se não vc vai acabar hó >> lacou:: lacou:: lacou::
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Morro velho 4 x Carburador novo 1

Mensagem por apalareti »

Gato a Jato #53 escreveu:concordo com o apala. competição você tem que tar muito concentrado e ciente de onde você está e o que vai fazer, não são todas as vezes claro, mas algumas vezes pode ter cara lá que não vai pesando em se diverti ou participar, vai pensando em ferrar os outros, ai tem que ter cuidado com esse tipo de gente se não vc vai acabar hó >> lacou:: lacou:: lacou::
Cara, nem acho que a intenção é ferrar, mas muitas vezes o cara chega com muuuuuiittaaa vontade, muito forte.

Se você olhar os tempos da galera vai ver que tem muita diferença entre os ponteiros, e os lanternas. Se esses ponteiros alcançarem o último colocado da categoria que largou na frente, existe uma chance de dar "M".
Nessa hora o lanterna e o ponteiro tem que ter conciência do que fazer.

Vale a regra: "PILOTO ALCANÇADO, É PILOTO ULTRAPASSADO" dê passagem na primeira oportunidade.
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Re: Morro velho 4 x Carburador novo 1

Mensagem por joaogabriel »

Show de bola Paulo, agora é só curtir a magrela danca::
fabio blanco
Super Membro
Mensagens: 1058
Registrado em: 05 Agosto 2010 à23 11:59

Re: Morro velho 4 x Carburador novo 1

Mensagem por fabio blanco »

Paulao e um enduro de regularidade organizado a mais 8 anos em Guarulhos , onde se anda em dupla piloto/navegador e o Mala(esse nao navega apenas anda atraz do seu piloto ) , pode se inscrever tanto como piloto (precisa ter equipamento de navegaçao) ou mala (sem equipamento) e depois faz-se o sorteio qual piloto levara sua mala !!!rsrsrsrsrs
O trajeto e curto o passeio e mais uma confraternizaçao de amigos e com entrega de brinquedos e alimentos nas comunidades carentes da regiao !!!!!!! esse ano vai ser dia 18/12
vamo bora la !!!!!! joia::: joia:::
tomazte
Super Membro
Mensagens: 1338
Registrado em: 02 Maio 2011 à59 23:10

Re: Morro velho 4 x Carburador novo 1

Mensagem por tomazte »

PauloJ escreveu:Fabião, que história é essa de enduro da mala? O Tomaz tá viajando já cedo?
fabio blanco escreveu:Paulao e um enduro de regularidade organizado a mais 8 anos em Guarulhos , onde se anda em dupla piloto/navegador e o Mala(esse nao navega apenas anda atraz do seu piloto ) , pode se inscrever tanto como piloto (precisa ter equipamento de navegaçao) ou mala (sem equipamento) e depois faz-se o sorteio qual piloto levara sua mala !!!rsrsrsrsrs
O trajeto e curto o passeio e mais uma confraternizaçao de amigos e com entrega de brinquedos e alimentos nas comunidades carentes da regiao !!!!!!! esse ano vai ser dia 18/12
vamo bora la !!!!!! joia::: joia:::
Paulão, só num vai ficar pondo a culpa das roiadas no carburador senão sua dupla (navegador) vai ficar P. com vc... rsrsrs lingua::
Ainda mais agora que não tem mais essa desculpa! Esse FCR37 vai subir tudo!
kkkkkk rindo3::
PauloJ
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 15 Setembro 2010 à04 18:42

Re: Morro velho 4 x Carburador novo 1

Mensagem por PauloJ »

PauloJ escreveu: paia:: E de 450 injetada o papo é outro, no dia que subi de Sherco abusei da falta de velocidade e a moto aceitou. Se tivesse telemetria dispararia um alarme "Socorro, rôia acelerando pouco, bip bip bip!!! Permissão requisitada pra injetar mais combustível bip bip bip!" Mas sabe como é, o que falta na moto o piloto complementa, o que sobra é pra salvar os rôias. seila::
tomazte escreveu:Paulão, só num vai ficar pondo a culpa das roiadas no carburador senão sua dupla (navegador) vai ficar P. com vc... rsrsrs lingua::
Ainda mais agora que não tem mais essa desculpa! Esse FCR37 vai subir tudo!
kkkkkk rindo3::
Ha! Não vou comprar uma moto dessas pra não perder a chance de continuar aprendendo!

Mas que a falta de pump estava pegando, estava. Agora é uma 250 normal.
PauloJ
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 15 Setembro 2010 à04 18:42

Re: Morro velho 4 x Carburador novo 1

Mensagem por PauloJ »

fabio blanco escreveu:Paulao e um enduro de regularidade organizado a mais 8 anos em Guarulhos , onde se anda em dupla piloto/navegador e o Mala(esse nao navega apenas anda atraz do seu piloto ) , pode se inscrever tanto como piloto (precisa ter equipamento de navegaçao) ou mala (sem equipamento) e depois faz-se o sorteio qual piloto levara sua mala !!!rsrsrsrsrs
O trajeto e curto o passeio e mais uma confraternizaçao de amigos e com entrega de brinquedos e alimentos nas comunidades carentes da regiao !!!!!!! esse ano vai ser dia 18/12
vamo bora la !!!!!! joia::: joia:::
Parece uma forma adequada de estrear. Clau trabalha até 21 então não vamos estar viajando ainda, acho que é uma boa...
tomazte
Super Membro
Mensagens: 1338
Registrado em: 02 Maio 2011 à59 23:10

Re: Morro velho 4 x Carburador novo 1

Mensagem por tomazte »

PauloJ escreveu:
fabio blanco escreveu:Paulao e um enduro de regularidade organizado a mais 8 anos em Guarulhos , onde se anda em dupla piloto/navegador e o Mala(esse nao navega apenas anda atraz do seu piloto ) , pode se inscrever tanto como piloto (precisa ter equipamento de navegaçao) ou mala (sem equipamento) e depois faz-se o sorteio qual piloto levara sua mala !!!rsrsrsrsrs
O trajeto e curto o passeio e mais uma confraternizaçao de amigos e com entrega de brinquedos e alimentos nas comunidades carentes da regiao !!!!!!! esse ano vai ser dia 18/12
vamo bora la !!!!!! joia::: joia:::
Parece uma forma adequada de estrear. Clau trabalha até 21 então não vamos estar viajando ainda, acho que é uma boa...
Dou o maior apoio! joia:::

Pena que vc não vai poder nos acompanhar no trilhão este domingo Paulão...
Rafael Corretor
Ultra Membro
Mensagens: 3301
Registrado em: 07 Junho 2011 à41 11:53

Re: Morro velho 4 x Carburador novo 1

Mensagem por Rafael Corretor »

Legal hein Paulão, apanhando da Kati então, aos poucos tu domina essa laranja mecância.
Em tempo, confesso que sinto falta dos desenhos explicativos rindo3:: rindo3::
PauloJ
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 15 Setembro 2010 à04 18:42

Re: Morro velho 4 x Carburador novo 1

Mensagem por PauloJ »

Rafael Corretor escreveu:Legal hein Paulão, apanhando da Kati então, aos poucos tu domina essa laranja mecância.
Em tempo, confesso que sinto falta dos desenhos explicativos rindo3:: rindo3::
Apanhando da Kati nao, do morro. A Kati seria incapaz de me maltratar.

rindo3:: rindo3:: Só nao vou desenhar pq já tem o filme do Tomaz...

Bom final de semana. Vê se faz uma trilha por aí!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem