( ?) Solucao para agulha da boia
-
- Super Membro
- Mensagens: 1965
- Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29
( ?) Solucao para agulha da boia
Pessoal, eu e meu irmao estamos cansados da agulha da boia travar qdo a moto fica parada.
Vou colocar uma nova e daqui um tempo vai se repetir o problema.
Em pesquisa na net, achei empresas q revestem pecas com teflon.
O q acham disso?
Abrs cadu
Vou colocar uma nova e daqui um tempo vai se repetir o problema.
Em pesquisa na net, achei empresas q revestem pecas com teflon.
O q acham disso?
Abrs cadu
-
- Super Membro
- Mensagens: 1965
- Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29
Re: ( ?) Solucao para agulha da boia
Arupel, valeu pelas dicas.
Porém, não ouço relato dos donos de WR q a agulha trava. Isso acontece nas CRF!
A minha está com óleo 2T, não ví diferença. Se bem q a agulha está ruim já.
abrs, cadu
Porém, não ouço relato dos donos de WR q a agulha trava. Isso acontece nas CRF!
A minha está com óleo 2T, não ví diferença. Se bem q a agulha está ruim já.
abrs, cadu
Re: ( ?) Solucao para agulha da boia
Cadu, Eu também rodo pouco com a minha moto. A solução foi carburar na gasolina amarela.
-
- Super Membro
- Mensagens: 1965
- Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29
Re: ( ?) Solucao para agulha da boia
Amigo meu q tem uma 250X, está rodando com amarela e acontece de travar também.Juliano escreveu:Cadu, Eu também rodo pouco com a minha moto. A solução foi carburar na gasolina amarela.
Eu sempre defendí q o etanol é o grande vilão dessas motos. Alcool é altamente corrosivo!
Lembra-se do primeiros carros carburados a alcool? O carburador corroia por dentro.
No manual da X, eles praticamente proibem o uso de alcool. Abrem excessão a uma mistura de no max. 15%. No Brasil essa mistura, por lei, é de 20% hj.
Tive Tornado e ela não travava agulha da bóia. E usei pódium desde zero nela. A diferença no meu ver, é a preparação da peça pro alcool. Nas nacional, isso é previsto pela fabrica.
Na DT 200, qdo ficava parada, a amarela virava borra na cuba. Isso sim era um transtorno.
Realmente, é uma solução dificil no meu ver.
abrs,
cadu
Re: ( ?) Solucao para agulha da boia
Cadu, tenho 2 amigos com motos iguais a sua e ambos tinham o mesmo problema que você esta enfrentando. A solução para ambos foi carburar elas para usar 100% de gasolina azul (aviação). Nunca mais tiveram este problema, além de que 1 deles usa muito pouca a moto, e mesmo depois de um bom tempo parada, a moto liga sem dificuldade, mesmo com a gasolina já velha (na azul é bem perceptível, ela deixa de ter o cheiro característico). Vale muito a pena se você faz consegue fazer suas trilhas com 1 tanque cheio, agora se precisar reabastecer esqueçe, pois ela não roda com Podium ou comum estando carburada para a azul.carlos_edu escreveu:Amigo meu q tem uma 250X, está rodando com amarela e acontece de travar também.Juliano escreveu:Cadu, Eu também rodo pouco com a minha moto. A solução foi carburar na gasolina amarela.
Eu sempre defendí q o etanol é o grande vilão dessas motos. Alcool é altamente corrosivo!
Lembra-se do primeiros carros carburados a alcool? O carburador corroia por dentro.
No manual da X, eles praticamente proibem o uso de alcool. Abrem excessão a uma mistura de no max. 15%. No Brasil essa mistura, por lei, é de 20% hj.
Tive Tornado e ela não travava agulha da bóia. E usei pódium desde zero nela. A diferença no meu ver, é a preparação da peça pro alcool. Nas nacional, isso é previsto pela fabrica.
Na DT 200, qdo ficava parada, a amarela virava borra na cuba. Isso sim era um transtorno.
Realmente, é uma solução dificil no meu ver.
abrs,
cadu
-
- Super Membro
- Mensagens: 1965
- Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29
Re: ( ?) Solucao para agulha da boia
Ex. de revestimento q estou falando (lubrificação a seco):
http://protective.com.br/area_atuacao.htm
http://protective.com.br/area_atuacao.htm
-
- Super Membro
- Mensagens: 1965
- Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29
Re: ( ?) Solucao para agulha da boia
Selvagem, é uma solução complicadissima no meu caso.
Mas o lado dessa história é o seguinte: não há alcool na gasolina de aviação!
O q reforça minha tese.
Vou fuçar essa questão do revestimento com teflon (lubrificação a seco).
Pelo q lí, é uma camada finissima. Não tenho idéia do q seja essas medicas em microns, mas acredito ser um pentelhésimo rsrsrs.
abrs,
cadu
Mas o lado dessa história é o seguinte: não há alcool na gasolina de aviação!
O q reforça minha tese.
Vou fuçar essa questão do revestimento com teflon (lubrificação a seco).
Pelo q lí, é uma camada finissima. Não tenho idéia do q seja essas medicas em microns, mas acredito ser um pentelhésimo rsrsrs.
abrs,
cadu
Re: ( ?) Solucao para agulha da boia
Carlos, sofro do mesmo problema...
Tive numas 4 trilhas seguidas que tirar a cuba pra puxar a agulha... Isso que minha moto ficou parada só 1 semana. Uma das trilhas tive de abastecer num vilarejo, comprei gasolina na garrafa PET, quase pensando se era melhor correr o risco de empurrar a moto ou enfiar aquela mijolina pra dentro do tanque... Depois fiquei 15 dias sem andar. Quando dedei a partida elétrica, ja com o pedal do kick a postos, a moto ligou... Troquei de posto e não tive mais problema...
A não ser que tenha uma formula mágica, agulha é um treco tão sem regulagem e "bobo", que dum modo geral, se ela e a sede estiverem boas, não tem motivo pra dar problema...
Uma coisa q vc pode fazer (e tiver tempo durante a semana), é abrir o dreno da cuba só pra agulha dar uma movimentada...
Tive numas 4 trilhas seguidas que tirar a cuba pra puxar a agulha... Isso que minha moto ficou parada só 1 semana. Uma das trilhas tive de abastecer num vilarejo, comprei gasolina na garrafa PET, quase pensando se era melhor correr o risco de empurrar a moto ou enfiar aquela mijolina pra dentro do tanque... Depois fiquei 15 dias sem andar. Quando dedei a partida elétrica, ja com o pedal do kick a postos, a moto ligou... Troquei de posto e não tive mais problema...
A não ser que tenha uma formula mágica, agulha é um treco tão sem regulagem e "bobo", que dum modo geral, se ela e a sede estiverem boas, não tem motivo pra dar problema...
Uma coisa q vc pode fazer (e tiver tempo durante a semana), é abrir o dreno da cuba só pra agulha dar uma movimentada...
-
- Super Membro
- Mensagens: 1965
- Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29
Re: ( ?) Solucao para agulha da boia
Elton, vou pedir pro mecanico comparar a sede da 250X com a CG125. Valeu pela dica!
Pq jogaei $ fora com o teflon?
Rushdb, drenar e borrifar WD40 no carbura é algo q faço sempre. Mas nem isso tem adiantado ultimamente. No começo até q ajudava.
Pq jogaei $ fora com o teflon?
Rushdb, drenar e borrifar WD40 no carbura é algo q faço sempre. Mas nem isso tem adiantado ultimamente. No começo até q ajudava.
Re: ( ?) Solucao para agulha da boia
Fala Cadu!
Problemas de quem anda pouco com a moto como nós... Eu estou fazendo este lance de esgotar a cuba e borrifar WD pela entrada de gasolina e por enquanto tá funcionando. Mas a tua idéia pode ser que funcione sim. Não conheço direito o processo de teflonar peças, precisa ver se eles conseguem garantir espessura da camada e também se a camada fica uniforme, sem efeito de pontas como em banhos eletrolíticos. Uma outra opção de revestimento pode ser o Níquel químico que também tem características autolubrificantes e consegue-se controlar espessura de camada e uniformidade na espessura. Este banho era usado nos carburadores dos carros no começo do programa Pro-alcool.
A vantagem do niquel quimico sobre o teflon é na maior dureza da camada. Como a sede da agulha é um cone que aloja num orifício, se a superfície não for dura, desgasta rapidamente.
Problemas de quem anda pouco com a moto como nós... Eu estou fazendo este lance de esgotar a cuba e borrifar WD pela entrada de gasolina e por enquanto tá funcionando. Mas a tua idéia pode ser que funcione sim. Não conheço direito o processo de teflonar peças, precisa ver se eles conseguem garantir espessura da camada e também se a camada fica uniforme, sem efeito de pontas como em banhos eletrolíticos. Uma outra opção de revestimento pode ser o Níquel químico que também tem características autolubrificantes e consegue-se controlar espessura de camada e uniformidade na espessura. Este banho era usado nos carburadores dos carros no começo do programa Pro-alcool.
A vantagem do niquel quimico sobre o teflon é na maior dureza da camada. Como a sede da agulha é um cone que aloja num orifício, se a superfície não for dura, desgasta rapidamente.
-
- Super Membro
- Mensagens: 1965
- Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29
Re: ( ?) Solucao para agulha da boia
Valeu Fujita!
E se eu fizesse o niquel quimico apenas em parte dos componentes, ou seja, apenas na sede e montasse com uma agulha novinha.
Será q ajuda?
Tô falando isso, pois a ponta da agulha tem uma espécie de camada vedante, q poderia estragar no processo.
abrs.
cadu
E se eu fizesse o niquel quimico apenas em parte dos componentes, ou seja, apenas na sede e montasse com uma agulha novinha.
Será q ajuda?
Tô falando isso, pois a ponta da agulha tem uma espécie de camada vedante, q poderia estragar no processo.
abrs.
cadu
-
- Super Membro
- Mensagens: 1965
- Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29
Re: ( ?) Solucao para agulha da boia
Elton, tem mesmo.
As partes q entram em contato com o alcool sofrem oxidação. Parece q nas CRF é mais intenso.
As partes q entram em contato com o alcool sofrem oxidação. Parece q nas CRF é mais intenso.
Re: ( ?) Solucao para agulha da boia
Cadu,
dá para banhar somente o corpo da agulha, pedindo para proteger a ponta. O problema acho que é achar uma empresa que faça tão poucas peças, vc pagaria a carga mínima que já daria pra revestir uns pares de quilos de ferro...
Experimenta ligar para a Niq Par (http://www.niqpar.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;) (11)2946 7454 e ver o que eles acham.
dá para banhar somente o corpo da agulha, pedindo para proteger a ponta. O problema acho que é achar uma empresa que faça tão poucas peças, vc pagaria a carga mínima que já daria pra revestir uns pares de quilos de ferro...
Experimenta ligar para a Niq Par (http://www.niqpar.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;) (11)2946 7454 e ver o que eles acham.
-
- Super Membro
- Mensagens: 1336
- Registrado em: 09 Setembro 2004 à28 16:19
Re: ( ?) Solucao para agulha da boia
Lembro que na minha crfx troquei a agulha original, por uma de um outro material que não me lembro qual era, mas troquei justamente pra prevenir esse travamento.
O material original parece que incha por causa do alcool na gasolina mesmo. Não sei exatamente qual era o material da outra agulha que coloquei. Comprei na motobiu aqui no RJ, não lembo quanto custou na época, mas nunca tive problema de travar a agulha.
Se interessar dá uma ligada lá e fala com a Jessica.
Abraços
Leo
O material original parece que incha por causa do alcool na gasolina mesmo. Não sei exatamente qual era o material da outra agulha que coloquei. Comprei na motobiu aqui no RJ, não lembo quanto custou na época, mas nunca tive problema de travar a agulha.
Se interessar dá uma ligada lá e fala com a Jessica.
Abraços
Leo
Re: ( ?) Solucao para agulha da boia
O lance é desmontar esse carburador e descobrir qual o mecanismo que causa a trava da agulha e não ficar chutando soluções.
-
- Ultra Membro
- Mensagens: 3319
- Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51
Re: ( ?) Solucao para agulha da boia
minha teoria é que o que mata a agulha é deixar o carburador vazio... se ele estiver cheio e a moto com a torneira aberta, a agulha sempre vai estar pressionada contra a sede mantendo, seu assentamento; a partir do momento em que se deixa a cuba vazia, ela fica apta a inchar/deformar
-
- Membro
- Mensagens: 29
- Registrado em: 12 Março 2012 à11 19:41
Re: ( ?) Solucao para agulha da boia
A Wr do usuário Darlan, amigo meu travava com 2 dias!!!
era surpreendente... 2 dias e a danada travava... Sede e agulhas eram novas usando poduim
Receitinha basica sugerida pelos usuários: Tira podium e coloca Shell v-power..
A moto do cara tem um mes que ta beleza... Sem contar que a partida fria ta BEM melhor
era surpreendente... 2 dias e a danada travava... Sede e agulhas eram novas usando poduim
Receitinha basica sugerida pelos usuários: Tira podium e coloca Shell v-power..
A moto do cara tem um mes que ta beleza... Sem contar que a partida fria ta BEM melhor
-
- Super Membro
- Mensagens: 1965
- Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29
Re: ( ?) Solucao para agulha da boia
Já fiz isso. Deixar a torneira aberta e cuba cheia.joaogabriel escreveu:minha teoria é que o que mata a agulha é deixar o carburador vazio... se ele estiver cheio e a moto com a torneira aberta, a agulha sempre vai estar pressionada contra a sede mantendo, seu assentamento; a partir do momento em que se deixa a cuba vazia, ela fica apta a inchar/deformar
Ela trava fechada! rsrsrs
Incrivel.
Leo, gostei da idéia da agulha com material diferente. Pode resolver mesmo!
Vou me informar.
-
- Super Membro
- Mensagens: 1965
- Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29
Re: ( ?) Solucao para agulha da boia
Passei no mec hj cedo e ví o estado q fica a agulha da bóia. Cheia de oxidação!
A sede, por ser de latão, está ótima. E como ela é prensada no corpo do carburador, não vou mexer.
Fujita, liguei na niqpar. O Paulo foi bem atencioso. Comentou q a temperatura máxima do tratamento chega a 100 graus. Ele tem q avaliar se a ponta de borracha não estragará.
To pensando em mandar um motoboy lá. Testa na agulha velha e se der certo, faz na nova!
abrs,
cadu
A sede, por ser de latão, está ótima. E como ela é prensada no corpo do carburador, não vou mexer.
Fujita, liguei na niqpar. O Paulo foi bem atencioso. Comentou q a temperatura máxima do tratamento chega a 100 graus. Ele tem q avaliar se a ponta de borracha não estragará.
To pensando em mandar um motoboy lá. Testa na agulha velha e se der certo, faz na nova!
abrs,
cadu
-
- Super Membro
- Mensagens: 1965
- Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29
Re: ( ?) Solucao para agulha da boia
Mandei as peças!
Como tinha lote mínimo foram: cuba, agulhas (velha pra teste e nova) e torneira.
Se esse tréco ficar bom será o fim da chateação com travamento de agulha!
E vou ter q pagar uma rodada de cerveja pro Fujita! rsrs. E o rolê q já tô devendo.
abrs,
cadu
Como tinha lote mínimo foram: cuba, agulhas (velha pra teste e nova) e torneira.
Se esse tréco ficar bom será o fim da chateação com travamento de agulha!
E vou ter q pagar uma rodada de cerveja pro Fujita! rsrs. E o rolê q já tô devendo.
abrs,
cadu
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 10 Respostas
- 3647 Exibições
-
Última mensagem por horskov
-
- 3 Respostas
- 817 Exibições
-
Última mensagem por paulao.cross
-
- 10 Respostas
- 7198 Exibições
-
Última mensagem por Ric_Cross
-
- 3 Respostas
- 1366 Exibições
-
Última mensagem por Wandembergue Costa
-
- 20 Respostas
- 3887 Exibições
-
Última mensagem por sandro_ventania