( ?) Solucao para agulha da boia

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

( ?) Solucao para agulha da boia

Mensagem por carlos_edu »

Pessoal, eu e meu irmao estamos cansados da agulha da boia travar qdo a moto fica parada.
Vou colocar uma nova e daqui um tempo vai se repetir o problema.
Em pesquisa na net, achei empresas q revestem pecas com teflon.
O q acham disso?

Abrs cadu
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: ( ?) Solucao para agulha da boia

Mensagem por carlos_edu »

Arupel, valeu pelas dicas.
Porém, não ouço relato dos donos de WR q a agulha trava. Isso acontece nas CRF!
A minha está com óleo 2T, não ví diferença. Se bem q a agulha está ruim já.

abrs, cadu
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: ( ?) Solucao para agulha da boia

Mensagem por Juliano »

Cadu, Eu também rodo pouco com a minha moto. A solução foi carburar na gasolina amarela.
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: ( ?) Solucao para agulha da boia

Mensagem por carlos_edu »

Juliano escreveu:Cadu, Eu também rodo pouco com a minha moto. A solução foi carburar na gasolina amarela.
Amigo meu q tem uma 250X, está rodando com amarela e acontece de travar também.
Eu sempre defendí q o etanol é o grande vilão dessas motos. Alcool é altamente corrosivo!
Lembra-se do primeiros carros carburados a alcool? O carburador corroia por dentro.
No manual da X, eles praticamente proibem o uso de alcool. Abrem excessão a uma mistura de no max. 15%. No Brasil essa mistura, por lei, é de 20% hj.

Tive Tornado e ela não travava agulha da bóia. E usei pódium desde zero nela. A diferença no meu ver, é a preparação da peça pro alcool. Nas nacional, isso é previsto pela fabrica.

Na DT 200, qdo ficava parada, a amarela virava borra na cuba. Isso sim era um transtorno.

Realmente, é uma solução dificil no meu ver.

abrs,
cadu
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: ( ?) Solucao para agulha da boia

Mensagem por Selvagem »

carlos_edu escreveu:
Juliano escreveu:Cadu, Eu também rodo pouco com a minha moto. A solução foi carburar na gasolina amarela.
Amigo meu q tem uma 250X, está rodando com amarela e acontece de travar também.
Eu sempre defendí q o etanol é o grande vilão dessas motos. Alcool é altamente corrosivo!
Lembra-se do primeiros carros carburados a alcool? O carburador corroia por dentro.
No manual da X, eles praticamente proibem o uso de alcool. Abrem excessão a uma mistura de no max. 15%. No Brasil essa mistura, por lei, é de 20% hj.

Tive Tornado e ela não travava agulha da bóia. E usei pódium desde zero nela. A diferença no meu ver, é a preparação da peça pro alcool. Nas nacional, isso é previsto pela fabrica.

Na DT 200, qdo ficava parada, a amarela virava borra na cuba. Isso sim era um transtorno.

Realmente, é uma solução dificil no meu ver.


abrs,
cadu
Cadu, tenho 2 amigos com motos iguais a sua e ambos tinham o mesmo problema que você esta enfrentando. A solução para ambos foi carburar elas para usar 100% de gasolina azul (aviação). Nunca mais tiveram este problema, além de que 1 deles usa muito pouca a moto, e mesmo depois de um bom tempo parada, a moto liga sem dificuldade, mesmo com a gasolina já velha (na azul é bem perceptível, ela deixa de ter o cheiro característico). Vale muito a pena se você faz consegue fazer suas trilhas com 1 tanque cheio, agora se precisar reabastecer esqueçe, pois ela não roda com Podium ou comum estando carburada para a azul.
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: ( ?) Solucao para agulha da boia

Mensagem por carlos_edu »

Ex. de revestimento q estou falando (lubrificação a seco):

http://protective.com.br/area_atuacao.htm
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: ( ?) Solucao para agulha da boia

Mensagem por carlos_edu »

Selvagem, é uma solução complicadissima no meu caso.
Mas o lado dessa história é o seguinte: não há alcool na gasolina de aviação!
O q reforça minha tese.
Vou fuçar essa questão do revestimento com teflon (lubrificação a seco).
Pelo q lí, é uma camada finissima. Não tenho idéia do q seja essas medicas em microns, mas acredito ser um pentelhésimo rsrsrs.

abrs,
cadu
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: ( ?) Solucao para agulha da boia

Mensagem por Rushdb »

Carlos, sofro do mesmo problema...

Tive numas 4 trilhas seguidas que tirar a cuba pra puxar a agulha... Isso que minha moto ficou parada só 1 semana. Uma das trilhas tive de abastecer num vilarejo, comprei gasolina na garrafa PET, quase pensando se era melhor correr o risco de empurrar a moto ou enfiar aquela mijolina pra dentro do tanque... Depois fiquei 15 dias sem andar. Quando dedei a partida elétrica, ja com o pedal do kick a postos, a moto ligou... Troquei de posto e não tive mais problema...

A não ser que tenha uma formula mágica, agulha é um treco tão sem regulagem e "bobo", que dum modo geral, se ela e a sede estiverem boas, não tem motivo pra dar problema...
Uma coisa q vc pode fazer (e tiver tempo durante a semana), é abrir o dreno da cuba só pra agulha dar uma movimentada...
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: ( ?) Solucao para agulha da boia

Mensagem por carlos_edu »

Elton, vou pedir pro mecanico comparar a sede da 250X com a CG125. Valeu pela dica!
Pq jogaei $ fora com o teflon?

Rushdb, drenar e borrifar WD40 no carbura é algo q faço sempre. Mas nem isso tem adiantado ultimamente. No começo até q ajudava.
Fujita
Membro
Mensagens: 466
Registrado em: 04 Outubro 2005 à45 15:05

Re: ( ?) Solucao para agulha da boia

Mensagem por Fujita »

Fala Cadu!
Problemas de quem anda pouco com a moto como nós... Eu estou fazendo este lance de esgotar a cuba e borrifar WD pela entrada de gasolina e por enquanto tá funcionando. Mas a tua idéia pode ser que funcione sim. Não conheço direito o processo de teflonar peças, precisa ver se eles conseguem garantir espessura da camada e também se a camada fica uniforme, sem efeito de pontas como em banhos eletrolíticos. Uma outra opção de revestimento pode ser o Níquel químico que também tem características autolubrificantes e consegue-se controlar espessura de camada e uniformidade na espessura. Este banho era usado nos carburadores dos carros no começo do programa Pro-alcool.
A vantagem do niquel quimico sobre o teflon é na maior dureza da camada. Como a sede da agulha é um cone que aloja num orifício, se a superfície não for dura, desgasta rapidamente.
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: ( ?) Solucao para agulha da boia

Mensagem por carlos_edu »

Valeu Fujita!
E se eu fizesse o niquel quimico apenas em parte dos componentes, ou seja, apenas na sede e montasse com uma agulha novinha.
Será q ajuda?
Tô falando isso, pois a ponta da agulha tem uma espécie de camada vedante, q poderia estragar no processo.

abrs.
cadu
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: ( ?) Solucao para agulha da boia

Mensagem por carlos_edu »

Elton, tem mesmo.
As partes q entram em contato com o alcool sofrem oxidação. Parece q nas CRF é mais intenso.
Fujita
Membro
Mensagens: 466
Registrado em: 04 Outubro 2005 à45 15:05

Re: ( ?) Solucao para agulha da boia

Mensagem por Fujita »

Cadu,

dá para banhar somente o corpo da agulha, pedindo para proteger a ponta. O problema acho que é achar uma empresa que faça tão poucas peças, vc pagaria a carga mínima que já daria pra revestir uns pares de quilos de ferro...

Experimenta ligar para a Niq Par (http://www.niqpar.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;) (11)2946 7454 e ver o que eles acham.
leobalster
Super Membro
Mensagens: 1336
Registrado em: 09 Setembro 2004 à28 16:19

Re: ( ?) Solucao para agulha da boia

Mensagem por leobalster »

Lembro que na minha crfx troquei a agulha original, por uma de um outro material que não me lembro qual era, mas troquei justamente pra prevenir esse travamento.

O material original parece que incha por causa do alcool na gasolina mesmo. Não sei exatamente qual era o material da outra agulha que coloquei. Comprei na motobiu aqui no RJ, não lembo quanto custou na época, mas nunca tive problema de travar a agulha.

Se interessar dá uma ligada lá e fala com a Jessica.


Abraços
Leo
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: ( ?) Solucao para agulha da boia

Mensagem por jjacob »

O lance é desmontar esse carburador e descobrir qual o mecanismo que causa a trava da agulha e não ficar chutando soluções.
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Re: ( ?) Solucao para agulha da boia

Mensagem por joaogabriel »

minha teoria é que o que mata a agulha é deixar o carburador vazio... se ele estiver cheio e a moto com a torneira aberta, a agulha sempre vai estar pressionada contra a sede mantendo, seu assentamento; a partir do momento em que se deixa a cuba vazia, ela fica apta a inchar/deformar
Brunulluns
Membro
Mensagens: 29
Registrado em: 12 Março 2012 à11 19:41

Re: ( ?) Solucao para agulha da boia

Mensagem por Brunulluns »

A Wr do usuário Darlan, amigo meu travava com 2 dias!!!
era surpreendente... 2 dias e a danada travava... Sede e agulhas eram novas usando poduim

Receitinha basica sugerida pelos usuários: Tira podium e coloca Shell v-power..

A moto do cara tem um mes que ta beleza... Sem contar que a partida fria ta BEM melhor
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: ( ?) Solucao para agulha da boia

Mensagem por carlos_edu »

joaogabriel escreveu:minha teoria é que o que mata a agulha é deixar o carburador vazio... se ele estiver cheio e a moto com a torneira aberta, a agulha sempre vai estar pressionada contra a sede mantendo, seu assentamento; a partir do momento em que se deixa a cuba vazia, ela fica apta a inchar/deformar
Já fiz isso. Deixar a torneira aberta e cuba cheia.
Ela trava fechada! rsrsrs
Incrivel.

Leo, gostei da idéia da agulha com material diferente. Pode resolver mesmo!
Vou me informar.
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: ( ?) Solucao para agulha da boia

Mensagem por carlos_edu »

Passei no mec hj cedo e ví o estado q fica a agulha da bóia. Cheia de oxidação!
A sede, por ser de latão, está ótima. E como ela é prensada no corpo do carburador, não vou mexer.
Fujita, liguei na niqpar. O Paulo foi bem atencioso. Comentou q a temperatura máxima do tratamento chega a 100 graus. Ele tem q avaliar se a ponta de borracha não estragará.
To pensando em mandar um motoboy lá. Testa na agulha velha e se der certo, faz na nova!

abrs,
cadu
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: ( ?) Solucao para agulha da boia

Mensagem por carlos_edu »

Mandei as peças!
Como tinha lote mínimo foram: cuba, agulhas (velha pra teste e nova) e torneira.
Se esse tréco ficar bom será o fim da chateação com travamento de agulha!
E vou ter q pagar uma rodada de cerveja pro Fujita! rsrs. E o rolê q já tô devendo.

abrs,
cadu
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem