Porém não estou satisfeito com a iluminação para rodar à noite. Setas e lanterna traseira adaptei de uma KTM EXC, são bem mais visíveis. Falta um ***FAROL*** decente. Eu antes andava de XRE300, que tem farol de 60W num facho largo e é mil vezes melhor que os 35W em facho estreito da Tornado.
Já vi gente trocar lâmpada de 35 por 60W e depois ter problemas com superaquecimento da bateria ou falta de carga. O mecânico já recomendou não fazer.
Por isso pergunto: algum amigo aqui JÁ FEZ UPGRADE DO FAROL DA TORNADO? Gostou do resultado?
Muito obrigado, abraços.
Paulo
ps: olhem só o que já encontrei por aí... será que a solução é arrumar um farol auxiliar a corrente alternada, ligado diretamente ao estator?
Farol auxiliar:
Ligação direta ao estator:Postado em 10/11/2003 17:21:00
Olha só, vou repassar o que o mecânico da Honda me disse.
Segundo ele, a verdadeira necessidade de uso de um farol mais forte é no período noturno, isto significa que a maior parte do tempo com a moto ligada com o farol aceso é de dia, portanto, aumentar a potência da lâmpada só iria prejudicar toda a parte elétrica da moto se ela não estivesse preparada para suportar isso. Então, ele sugeriu que eu colocasse dois farois auxiliares que só serão ligados em casos de extrema necessidade, quando supostamente vc estaria numa viagem ou coisa parecida, isto é, com alta rotação alimentando a bateria. Contrariamente ao uso de uma lâmpada 55/60w numa Tornado ou Twister que iria consumir a bateria constantemente, os faroi auxiliares só iriam consumi-la se fossem ligados, o que daria pra controlar sem maiores prejuízos. Ainda daria para colocar lâmpada um pouco mais fracas do que a normal nos farois auxiliares para não sobrecarregar o sistema elétrico e jamais deveria conjugar isto com um alarme, senão poderia lascar tudo...
Não sei se entenderam, mas na época eu concordei com ele...
Na Marauder eu uso muito pouco os farois auxiliares, só em casos realmente necessários!
Fonte:http://www.forumnow.com.br/vip/mensagen ... &pag=5&v=1Existe um geito de ligar a lâmpada direto de algum lugar que gera energia? Que aí sobrecarrega menos a bateria, pois o farol só fica ligado quando a moto está ligada, então, tericamente ela estria carregando a bateria, mas não é isso que está acontecendo no meu caso
Jeito tem, mas acho que ninguem quer pagar mais de 8000 numa moto que quando para num semáforo o farol fica amarelo, igual as CG´s mobiletes e YBR da vida!
Essas motos utilizam corrente alternada para alimentação do farol dianteiro e lanterna traseira.
As motos que utilzam a bateria na iluminação do farol (. e que não ficam amarelas ao diminuir a rotação do motor) utilizam corrente contínua.