Farol mais forte na Tornado

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
PauloJ
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 15 Setembro 2010 à04 18:42

Farol mais forte na Tornado

Mensagem por PauloJ »

Galera, reformei minha Tornado 2008 ex-trilha e ficou muito bacana pra usar na rua novamente.

Porém não estou satisfeito com a iluminação para rodar à noite. Setas e lanterna traseira adaptei de uma KTM EXC, são bem mais visíveis. Falta um ***FAROL*** decente. Eu antes andava de XRE300, que tem farol de 60W num facho largo e é mil vezes melhor que os 35W em facho estreito da Tornado.

Já vi gente trocar lâmpada de 35 por 60W e depois ter problemas com superaquecimento da bateria ou falta de carga. O mecânico já recomendou não fazer.

Por isso pergunto: algum amigo aqui JÁ FEZ UPGRADE DO FAROL DA TORNADO? Gostou do resultado?

Muito obrigado, abraços.

Paulo

ps: olhem só o que já encontrei por aí... será que a solução é arrumar um farol auxiliar a corrente alternada, ligado diretamente ao estator?

Farol auxiliar:
Postado em 10/11/2003 17:21:00
Olha só, vou repassar o que o mecânico da Honda me disse.
Segundo ele, a verdadeira necessidade de uso de um farol mais forte é no período noturno, isto significa que a maior parte do tempo com a moto ligada com o farol aceso é de dia, portanto, aumentar a potência da lâmpada só iria prejudicar toda a parte elétrica da moto se ela não estivesse preparada para suportar isso. Então, ele sugeriu que eu colocasse dois farois auxiliares que só serão ligados em casos de extrema necessidade, quando supostamente vc estaria numa viagem ou coisa parecida, isto é, com alta rotação alimentando a bateria. Contrariamente ao uso de uma lâmpada 55/60w numa Tornado ou Twister que iria consumir a bateria constantemente, os faroi auxiliares só iriam consumi-la se fossem ligados, o que daria pra controlar sem maiores prejuízos. Ainda daria para colocar lâmpada um pouco mais fracas do que a normal nos farois auxiliares para não sobrecarregar o sistema elétrico e jamais deveria conjugar isto com um alarme, senão poderia lascar tudo...
Não sei se entenderam, mas na época eu concordei com ele...
Na Marauder eu uso muito pouco os farois auxiliares, só em casos realmente necessários!
Ligação direta ao estator:
Existe um geito de ligar a lâmpada direto de algum lugar que gera energia? Que aí sobrecarrega menos a bateria, pois o farol só fica ligado quando a moto está ligada, então, tericamente ela estria carregando a bateria, mas não é isso que está acontecendo no meu caso
Jeito tem, mas acho que ninguem quer pagar mais de 8000 numa moto que quando para num semáforo o farol fica amarelo, igual as CG´s mobiletes e YBR da vida!

Essas motos utilizam corrente alternada para alimentação do farol dianteiro e lanterna traseira.

As motos que utilzam a bateria na iluminação do farol (. e que não ficam amarelas ao diminuir a rotação do motor) utilizam corrente contínua.
Fonte:http://www.forumnow.com.br/vip/mensagen ... &pag=5&v=1
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Farol mais forte na Tornado

Mensagem por Matsui »

nunca pensou em usar o xenon? conheco varios amigos que usam lampada de 60wats sem problemas no sistema original.
dvenuzka
Membro
Mensagens: 303
Registrado em: 17 Agosto 2006 à18 20:36

Re: Farol mais forte na Tornado

Mensagem por dvenuzka »

Eu coloquei uma lampada mais forte na minha e queimei o retificador de corrente e o estator. Por causa de uma lampada de 40 pila, 60w, gastei 400 dilmas :(
ZEROOP
Membro
Mensagens: 448
Registrado em: 26 Setembro 2011 à43 15:17

Re: Farol mais forte na Tornado

Mensagem por ZEROOP »

CAra eu tenho uma tornado para o dia a dia, sofro com o farol dela tbm, estou pensando no Xenon, mas não sei se dá para instalar um de carro que tenho parado em casa é xenon no alto e baixo, mas como estou tentando vender a 6 meses e nada.

O farol ruim esse da tornado!!!

joia:::
Rafael Corretor
Ultra Membro
Mensagens: 3301
Registrado em: 07 Junho 2011 à41 11:53

Re: Farol mais forte na Tornado

Mensagem por Rafael Corretor »

Seria então o farol de melhor qualidade mais um ponto a favor para a XR 300 em relação as Toni?
PauloJ
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 15 Setembro 2010 à04 18:42

Re: Farol mais forte na Tornado

Mensagem por PauloJ »

Alguém já usou esses faróis auxiliares de LED?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... er-led-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 19-led-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;

Tenho a impressão que sem um bloco ótico para dar foco, vai gerar uma luminosidade difusa que ofuscará que vem de encontro sem ter utilidade para o piloto da moto onde estiver instalado...

Tem também esses "de milionário" aqui...
http://www.armazem4x4.com.br/farois-aux ... l-led.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraços,

Paulo
PS Rafa o farol da XRE300 é excelente. Já voltei do trabalho à noite muitas vezes com ela.
guilhermeDF
Super Membro
Mensagens: 1949
Registrado em: 30 Outubro 2010 à16 20:17

Re: Farol mais forte na Tornado

Mensagem por guilhermeDF »

caras antes usava uma lampada 90/100 na tornado era bem melhor que o original mas me ferrou a bateria... ai comprei uma bateria nova e uma lampada 55/60... de novo o mesmo problema...

o estator nao gera o suficiente com a lampada mais forte e nao carrega direito a bateria prejudicando a mesma.... uma coisa que estou planejando sao as leds de alto brilho brancas que com certeza iluminam bem mais que a lampada original e com baixo consumo de energia....
PauloJ
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 15 Setembro 2010 à04 18:42

Re: Farol mais forte na Tornado

Mensagem por PauloJ »

guilhermeDF escreveu:caras antes usava uma lampada 90/100 na tornado era bem melhor que o original mas me ferrou a bateria... ai comprei uma bateria nova e uma lampada 55/60... de novo o mesmo problema...

o estator nao gera o suficiente com a lampada mais forte e nao carrega direito a bateria prejudicando a mesma.... uma coisa que estou planejando sao as leds de alto brilho brancas que com certeza iluminam bem mais que a lampada original e com baixo consumo de energia....
E como pretende resolver o problema da falta de foco dos LEDs?
PauloJ
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 15 Setembro 2010 à04 18:42

Re: Farol mais forte na Tornado

Mensagem por PauloJ »

Matsui escreveu:nunca pensou em usar o xenon? conheco varios amigos que usam lampada de 60wats sem problemas no sistema original.
Matsui, o que seus amigos fazem para não ter problemas? São muitos que danificaram bateria e /ou retificador...
PauloJ
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 15 Setembro 2010 à04 18:42

Re: Farol mais forte na Tornado

Mensagem por PauloJ »

Será possível adaptar dentro do bloco ótico original um LED de alto brilho virado para trás para formar foco usando o bloco?
PauloJ
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 15 Setembro 2010 à04 18:42

Re: Farol mais forte na Tornado

Mensagem por PauloJ »

Será que trocando bateria e retificador pelos da XRE vai aguentar uma lâmpada de 60W?
No estator deve ser mais difícil mexer...
guilhermeDF
Super Membro
Mensagens: 1949
Registrado em: 30 Outubro 2010 à16 20:17

Re: Farol mais forte na Tornado

Mensagem por guilhermeDF »

PauloJ escreveu:
guilhermeDF escreveu:caras antes usava uma lampada 90/100 na tornado era bem melhor que o original mas me ferrou a bateria... ai comprei uma bateria nova e uma lampada 55/60... de novo o mesmo problema...

o estator nao gera o suficiente com a lampada mais forte e nao carrega direito a bateria prejudicando a mesma.... uma coisa que estou planejando sao as leds de alto brilho brancas que com certeza iluminam bem mais que a lampada original e com baixo consumo de energia....
E como pretende resolver o problema da falta de foco dos LEDs?
cara os leds com a cabeça quadrada tem bastante foco e dentro do globo opitico da tornado bem provavel que gere uma boa iluminaçao... vou comprar aqueles globo opitico paralelo de plastico saca e sair furando e encaixando os leds de fora pra dentro ai depois vedo tudo com silicone..... farol baixo e farol alto e tals mas ainda esta em faze de estudos pq 60 leds brancos de alto brilho mais resistores estao custando 66,00 mais fiaçao e tempo hehehe mas ainda vou vou ver se presta em um mini farol que tenho aki...
PauloJ
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 15 Setembro 2010 à04 18:42

Re: Farol mais forte na Tornado

Mensagem por PauloJ »

Será que uns 15-20 LEDs já não bastam?
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Re: Farol mais forte na Tornado

Mensagem por Predador »

Os leds, pode esqueçer, não dá certo. Sobre o xenon ilumina bem mas vai ofuscar os motoristas em sentido contrário porque o foco não é perfeito.

Eu usaria a lâmpada de 55w. Verifique também se o refletor do farol está em boas condições.
Pra mim os 55w deveriam funcionar na boa mas se quizer garantir quem sabe trocando as outras lâmpadas por led já não dê uma economia de 20w. Só a luz traseira são 7w.
guilhermeDF
Super Membro
Mensagens: 1949
Registrado em: 30 Outubro 2010 à16 20:17

Re: Farol mais forte na Tornado

Mensagem por guilhermeDF »

Predador escreveu:Os leds, pode esqueçer, não dá certo. Sobre o xenon ilumina bem mas vai ofuscar os motoristas em sentido contrário porque o foco não é perfeito.

Eu usaria a lâmpada de 55w. Verifique também se o refletor do farol está em boas condições.
Pra mim os 55w deveriam funcionar na boa mas se quizer garantir quem sabe trocando as outras lâmpadas por led já não dê uma economia de 20w. Só a luz traseira são 7w.
me fala pq o led nao da certo??? se tem farol de carro que usa leds e é muito mais forte que lampada comum.....

ai um exemplo de lampada de led h4 serve na tornado e parece ser bem mais forte...

Imagem

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... uz-pro-_JM
ZEROOP
Membro
Mensagens: 448
Registrado em: 26 Setembro 2011 à43 15:17

Re: Farol mais forte na Tornado

Mensagem por ZEROOP »

Cara antes de qualquer coisa se dá certo ou não e debater o foco, me diga quantos lumêns essa lampadas produzem??

Já testei na lampada de ré e não é eficiente baixa luminosidade, bonito é mas ineficaz, mas tem 12 led's minha moto de trilha não tem farol uso/levo uma lanterna de pescador com 16 led's ainda não precisei, mas já é alguma coisa até ilumina bem.

Esse parada ai deve ter uns 130 led's será que vai funcionar, quem quiser vai saber vai ter que testar.

Como tomei multa no carro por xenon tenho uma kit h4 de 6.000 k (temperatura/cor) queria 4.700 no máximo 5.500 mais é difícil de encontrar seria pouco amarela ai iria passar fácil!!

Vou instalar esse kit na minha tornado e um abraço.
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Farol mais forte na Tornado

Mensagem por Leo Racing »

Estou seguindo o tópico .. logo minha tornadex ganhará um xenon ...ela tem lampada 55w mas eu acho fraca.
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Re: Farol mais forte na Tornado

Mensagem por Predador »

guilhermeDF escreveu:
Predador escreveu:Os leds, pode esqueçer, não dá certo. Sobre o xenon ilumina bem mas vai ofuscar os motoristas em sentido contrário porque o foco não é perfeito.

Eu usaria a lâmpada de 55w. Verifique também se o refletor do farol está em boas condições.
Pra mim os 55w deveriam funcionar na boa mas se quizer garantir quem sabe trocando as outras lâmpadas por led já não dê uma economia de 20w. Só a luz traseira são 7w.
me fala pq o led nao da certo??? se tem farol de carro que usa leds e é muito mais forte que lampada comum.....

ai um exemplo de lampada de led h4 serve na tornado e parece ser bem mais forte...

Imagem

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... uz-pro-_JM
Não dá certo porque quando o farol é desenhado é levado em conta que a fonte de luz (filamento) está numa certa posição e então toda a luz é refletida pra frente.
Se você mudar a posição da fonte de luz ela vai se espalhar e não vai iluminar nada. Essa lâmpada é a maior enganação.

Os farois de led são desenhados pra funcionar com led e usam leds de alta potência, não esses dessa lâmpada.
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: Farol mais forte na Tornado

Mensagem por PERUCH »

Eu botei na minha TR4 as Philips Diamond Vision 5000 K.
Ooooo coisa boa.. ilumina pacas.

Qdo eu tinha a Tornado usava uma Osram Cool Blue 55/60w, usei uns 3 anos e nunca tive problema com elétrica da moto...

Um dia cismei q a lampada tava fraca... fui ver era o bloco óptico q ja tava fosco.. ai comprei um bloco óptico original (VAGNER) por 30 pilas e ja melhorou consideravelmente a iluminação.

Dá uma olhada no teu bloco óptico como tá
PauloJ
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 15 Setembro 2010 à04 18:42

Re: Farol mais forte na Tornado

Mensagem por PauloJ »

PERUCH escreveu:Qdo eu tinha a Tornado usava uma Osram Cool Blue 55/60w, usei uns 3 anos e nunca tive problema com elétrica da moto...

Um dia cismei q a lampada tava fraca... fui ver era o bloco óptico q ja tava fosco.. ai comprei um bloco óptico original (VAGNER) por 30 pilas e ja melhorou consideravelmente a iluminação.

Dá uma olhada no teu bloco óptico como tá
Boa dica Peruch,

O bloco da minha está bem vedado e brilhante, acho que ainda não é o vilão da história.

Já reparou que nas XRE300 a bateria é de 5A, enquanto na Tornado tem 6A? Ou seja, capacidade de bateria não é o limitante.

1. Será que adaptar um retificador de XRE na Tornado evitaria problemas como os que o dvenuzka teve quando aumentou a lâmpada para 55/60W?

2. Alguém já adaptou um bloco com lâmpada de posição (aquela menorzinha) pra poder usar interruptor do farol durante o dia, deixando para estressar o sistema elétrico somente à noite quando realmente necessário?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem