Coloração do óleo do cambio nos motores 2T

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
agm2112
Membro
Mensagens: 347
Registrado em: 06 Junho 2006 à30 21:53

Coloração do óleo do cambio nos motores 2T

Mensagem por agm2112 »

Desde os tempos da DT, sempre que dreno o óleo do cambio ele sai com uma coloração bizarra, cinza chumbo. Já ouvi dizer que é a embreagem, mas acho dificil de acreditar. Agora na KDX, a mesma coisa... umas 6 horas de trilha pesada e o óleo vira uma pasta cinza. Numa pesquisa rápida pelo google vi que pode ser água do radiador entrando pelo eixo da bomba dágua (que de fato está bem gasto), mas e na DT 180, de onde vem a água ??? É normal o óleo virar essa gosma no cambio das 2T ?
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Coloração do óleo do cambio nos motores 2T

Mensagem por Matsui »

normal nao e nao, massss

minha DT 200 (radiador) sempre sai asssim o oleo do cambio, nao tem vazamento de agua ou coisa do genero, a explicacao que vejo e de entrar vapores pelo respiro do cambio, pelos retentores do virabrekim pode passar gasolina o que causa o mesmo efeito.

ja na GASGAS as torcas de oleo que fiz nela sempre sai escuro o oleo tipo cor de oleo queimado mas bem mais claro que oleo de motos 4t, a GASGAS nao tem respiro da caixa de marcha o que por um lado nao deixaria o respiro puchar ar mais umido de fora,.
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Re: Coloração do óleo do cambio nos motores 2T

Mensagem por Predador »

Óleo com água fica branco, normalmente cinza-chumbo é desgaste de alguma coisa
agm2112
Membro
Mensagens: 347
Registrado em: 06 Junho 2006 à30 21:53

Re: Coloração do óleo do cambio nos motores 2T

Mensagem por agm2112 »

Eu botei o óleo velho numa garrafa pet... decantou algo embaixo da gosma cinza... um pouquinho de água, me parece. Como esse motor não tem respiro, o vapor não deve ter por onde sair. Mas como também tirei a bomba dágua antes de drenar o óleo, não posso concluir nada ainda... pode ter caído água lá dentro quando desmontei. Gasolina deixa o óleo cinza mesmo ? Pq não está com nenhum cheiro de gasosa no óleo velho.
Pedro07
Membro
Mensagens: 996
Registrado em: 25 Julho 2011 à58 00:56

Re: Coloração do óleo do cambio nos motores 2T

Mensagem por Pedro07 »

Cara pode ter entrado agua no motor nao sei de que jeito se a moto tiver radiador deve ter estourado a bomba d'agua.Ou a embreagem mesmo! Residuos de ferro tem no oleo ou nem?
Will xtz
Membro
Mensagens: 315
Registrado em: 21 Julho 2011 à48 12:45

Re: Coloração do óleo do cambio nos motores 2T

Mensagem por Will xtz »

Na minha 200 ta com o retentor da bomba gasto, virou nata pasteurizada o oleo da caixa, troquei, dei uma volta, troquei, dei uma volta, troquei umas 4 vezes e agora que começou a sair +- clarinho...

vai ter que abrir e dar uma olhada na embreagem tambem.
lgp276
Super Membro
Mensagens: 2033
Registrado em: 09 Dezembro 2006 à35 10:01

Re: Coloração do óleo do cambio nos motores 2T

Mensagem por lgp276 »

na minha dt 200 quando eu tirei o oleo tava uma nata branca, depois q coloquei o oleo novo rodou ate agora e nada de esbranquiçar. e na cr que tava a um tempao parada escorri o oleo e saiu escurinho nada de cinza nem branco!
q oleo vcs estao usando?
eu vou de motul 10 30
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Coloração do óleo do cambio nos motores 2T

Mensagem por cascao »

Matsui escreveu: a GASGAS nao tem respiro da caixa de marcha ....
Ops... tem sim.
fica no lado direito sobre a tampa da válvula do escape perto do cabeçote. é que ali comunica com a caixa através do furo por onde passa o braço que aciona a válvula. Bem alto para não entrar água.
rindo3:: te pegaram nessa.
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Coloração do óleo do cambio nos motores 2T

Mensagem por Matsui »

cascao escreveu:
Matsui escreveu: a GASGAS nao tem respiro da caixa de marcha ....
Ops... tem sim.
fica no lado direito sobre a tampa da válvula do escape perto do cabeçote. é que ali comunica com a caixa através do furo por onde passa o braço que aciona a válvula. Bem alto para não entrar água.
rindo3:: te pegaram nessa.

hehehe que bom, menos mal, eu realmente vi aquela mangueira ali mas pensei que era o respiro da valvula de escape somente., bom nunca tinha visto um repiro de valvula de escape mas pensei que era, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

puts to meio desatualizado com essas GG......
Will xtz
Membro
Mensagens: 315
Registrado em: 21 Julho 2011 à48 12:45

Re: Coloração do óleo do cambio nos motores 2T

Mensagem por Will xtz »

saiu 1,5litros de oleo branco da caixa qnd abri, a moto tava parada uns 3 mes praticamente, com certeza é o retentor da bomba dagua.
agm2112
Membro
Mensagens: 347
Registrado em: 06 Junho 2006 à30 21:53

Re: Coloração do óleo do cambio nos motores 2T

Mensagem por agm2112 »

Um retentorzinho de bomba dágua da KDX, com 1cm de diametro tá 35 dolares no ebay + frete... um assalto ! E ainda vou ter q retificar o eixo, que tá todo enferrujado...

Pelo que percebi, o óleo do cambio das 2T é mais suscetível a ficar "molhado" ... possivelmente nas 4T ele esquenta mais e se livra do vapor mais facilmente ao passar pelo cabeçote... sei lá !
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Coloração do óleo do cambio nos motores 2T

Mensagem por Matsui »

agm pegue este retentor e procure nas casas de retentores, se ja fez isso ja procurou nas lojas da kawasaki? ou outras lojas como bamba racing etc.
agm2112
Membro
Mensagens: 347
Registrado em: 06 Junho 2006 à30 21:53

Re: Coloração do óleo do cambio nos motores 2T

Mensagem por agm2112 »

Matsui escreveu:agm pegue este retentor e procure nas casas de retentores, se ja fez isso ja procurou nas lojas da kawasaki? ou outras lojas como bamba racing etc.
Tem uma rua aqui no RJ que tem umas 6 lojas especializadas em retentores... lá se encontra de tudo, até os fora de catálogo, mas acho q a diferença de preço não vai ficar muito distante do ebay. Quando voltar da Canastra dou uma passada lá.
tomazte
Super Membro
Mensagens: 1338
Registrado em: 02 Maio 2011 à59 23:10

Re: Coloração do óleo do cambio nos motores 2T

Mensagem por tomazte »

André, uma KDX 250 que eu tinha tbm tava assim... lingua::

Eu sempre fiquei tranquilo, porque o nível de óleo não aumentava... E óleo com água costuma ficar branco. O cinza eu acho que é normal ficar...
agm2112
Membro
Mensagens: 347
Registrado em: 06 Junho 2006 à30 21:53

Re: Coloração do óleo do cambio nos motores 2T

Mensagem por agm2112 »

tomazte escreveu:André, uma KDX 250 que eu tinha tbm tava assim... lingua::

Eu sempre fiquei tranquilo, porque o nível de óleo não aumentava... E óleo com água costuma ficar branco. O cinza eu acho que é normal ficar...
To preocupado não.... é só curiosidade mesmo, pq na DT180 acontecia a mesma coisa. To achando q é caracteristica dos 2T mesmo.
rallyman
Membro
Mensagens: 968
Registrado em: 21 Dezembro 2007 à58 15:39

Re: Coloração do óleo do cambio nos motores 2T

Mensagem por rallyman »

agm2112 escreveu: To preocupado não.... é só curiosidade mesmo, pq na DT180 acontecia a mesma coisa. To achando q é caracteristica dos 2T mesmo.
Depende de qual óleo voce usa, alguns saem pretos ou outros mais acinzentados até quase brancos.
É como o tomazte falou se o nivel nao aumentou esta tudo ok.

Hoje eu uso motorex gearoil e é um óleo que sai bem preto.
Will xtz
Membro
Mensagens: 315
Registrado em: 21 Julho 2011 à48 12:45

Re: Coloração do óleo do cambio nos motores 2T

Mensagem por Will xtz »

agm2112 escreveu:
tomazte escreveu:André, uma KDX 250 que eu tinha tbm tava assim... lingua::

Eu sempre fiquei tranquilo, porque o nível de óleo não aumentava... E óleo com água costuma ficar branco. O cinza eu acho que é normal ficar...
To preocupado não.... é só curiosidade mesmo, pq na DT180 acontecia a mesma coisa. To achando q é caracteristica dos 2T mesmo.
na 180 eu vi que acontece porque qnd vc ta com a moto e o oleo da caixa quente, e passa por um rio por exemplo, dentro da caixa o oleo solta vapores, que se condensam e viram agua, minima coisa porem ja muda o oleo.
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Coloração do óleo do cambio nos motores 2T

Mensagem por cascao »

O óleo nas 2T fica cinza por que na moto 2T ele não esquenta tanto (e oxida) quanto nas 4T. Uma outra diferença é que os restos da combustão que vazam pelo anel do motor 4T vão parar no óleo da caixa.
Então a única coisa que suja o óleo dos motores 2T é a embreagem.

Se está ficando branco ou esbranquiçado, tem algo errado com o respiro, com o retentor da bomba dágua ou com alguma junta (normalmente cabeçote).
agm2112
Membro
Mensagens: 347
Registrado em: 06 Junho 2006 à30 21:53

Re: Coloração do óleo do cambio nos motores 2T

Mensagem por agm2112 »

Ontem drenei o óleo pra estancar um vazamento... e saiu um óleo multicolorido, as vezes limpo, as vezes branco. Detalhe que o óleo não foi usado... a moto funcionou por alguns segundos só, em marcha lenta, e drenei o óleo com o motor frio. Acho que era o resto do óleo antigo que contaminou o novo. Pena que eu tava com a mão muito imunda pra tirar uma foto... ficou uma zebra na bandeja !
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem