Coloração do óleo do cambio nos motores 2T
Coloração do óleo do cambio nos motores 2T
Desde os tempos da DT, sempre que dreno o óleo do cambio ele sai com uma coloração bizarra, cinza chumbo. Já ouvi dizer que é a embreagem, mas acho dificil de acreditar. Agora na KDX, a mesma coisa... umas 6 horas de trilha pesada e o óleo vira uma pasta cinza. Numa pesquisa rápida pelo google vi que pode ser água do radiador entrando pelo eixo da bomba dágua (que de fato está bem gasto), mas e na DT 180, de onde vem a água ??? É normal o óleo virar essa gosma no cambio das 2T ?
Re: Coloração do óleo do cambio nos motores 2T
normal nao e nao, massss
minha DT 200 (radiador) sempre sai asssim o oleo do cambio, nao tem vazamento de agua ou coisa do genero, a explicacao que vejo e de entrar vapores pelo respiro do cambio, pelos retentores do virabrekim pode passar gasolina o que causa o mesmo efeito.
ja na GASGAS as torcas de oleo que fiz nela sempre sai escuro o oleo tipo cor de oleo queimado mas bem mais claro que oleo de motos 4t, a GASGAS nao tem respiro da caixa de marcha o que por um lado nao deixaria o respiro puchar ar mais umido de fora,.
minha DT 200 (radiador) sempre sai asssim o oleo do cambio, nao tem vazamento de agua ou coisa do genero, a explicacao que vejo e de entrar vapores pelo respiro do cambio, pelos retentores do virabrekim pode passar gasolina o que causa o mesmo efeito.
ja na GASGAS as torcas de oleo que fiz nela sempre sai escuro o oleo tipo cor de oleo queimado mas bem mais claro que oleo de motos 4t, a GASGAS nao tem respiro da caixa de marcha o que por um lado nao deixaria o respiro puchar ar mais umido de fora,.
Re: Coloração do óleo do cambio nos motores 2T
Óleo com água fica branco, normalmente cinza-chumbo é desgaste de alguma coisa
Re: Coloração do óleo do cambio nos motores 2T
Eu botei o óleo velho numa garrafa pet... decantou algo embaixo da gosma cinza... um pouquinho de água, me parece. Como esse motor não tem respiro, o vapor não deve ter por onde sair. Mas como também tirei a bomba dágua antes de drenar o óleo, não posso concluir nada ainda... pode ter caído água lá dentro quando desmontei. Gasolina deixa o óleo cinza mesmo ? Pq não está com nenhum cheiro de gasosa no óleo velho.
Re: Coloração do óleo do cambio nos motores 2T
Cara pode ter entrado agua no motor nao sei de que jeito se a moto tiver radiador deve ter estourado a bomba d'agua.Ou a embreagem mesmo! Residuos de ferro tem no oleo ou nem?
Re: Coloração do óleo do cambio nos motores 2T
Na minha 200 ta com o retentor da bomba gasto, virou nata pasteurizada o oleo da caixa, troquei, dei uma volta, troquei, dei uma volta, troquei umas 4 vezes e agora que começou a sair +- clarinho...
vai ter que abrir e dar uma olhada na embreagem tambem.
vai ter que abrir e dar uma olhada na embreagem tambem.
Re: Coloração do óleo do cambio nos motores 2T
na minha dt 200 quando eu tirei o oleo tava uma nata branca, depois q coloquei o oleo novo rodou ate agora e nada de esbranquiçar. e na cr que tava a um tempao parada escorri o oleo e saiu escurinho nada de cinza nem branco!
q oleo vcs estao usando?
eu vou de motul 10 30
q oleo vcs estao usando?
eu vou de motul 10 30
Re: Coloração do óleo do cambio nos motores 2T
Ops... tem sim.Matsui escreveu: a GASGAS nao tem respiro da caixa de marcha ....
fica no lado direito sobre a tampa da válvula do escape perto do cabeçote. é que ali comunica com a caixa através do furo por onde passa o braço que aciona a válvula. Bem alto para não entrar água.
te pegaram nessa.
Re: Coloração do óleo do cambio nos motores 2T
cascao escreveu:Ops... tem sim.Matsui escreveu: a GASGAS nao tem respiro da caixa de marcha ....
fica no lado direito sobre a tampa da válvula do escape perto do cabeçote. é que ali comunica com a caixa através do furo por onde passa o braço que aciona a válvula. Bem alto para não entrar água.
te pegaram nessa.
hehehe que bom, menos mal, eu realmente vi aquela mangueira ali mas pensei que era o respiro da valvula de escape somente., bom nunca tinha visto um repiro de valvula de escape mas pensei que era, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
puts to meio desatualizado com essas GG......
Re: Coloração do óleo do cambio nos motores 2T
saiu 1,5litros de oleo branco da caixa qnd abri, a moto tava parada uns 3 mes praticamente, com certeza é o retentor da bomba dagua.
Re: Coloração do óleo do cambio nos motores 2T
Um retentorzinho de bomba dágua da KDX, com 1cm de diametro tá 35 dolares no ebay + frete... um assalto ! E ainda vou ter q retificar o eixo, que tá todo enferrujado...
Pelo que percebi, o óleo do cambio das 2T é mais suscetível a ficar "molhado" ... possivelmente nas 4T ele esquenta mais e se livra do vapor mais facilmente ao passar pelo cabeçote... sei lá !
Pelo que percebi, o óleo do cambio das 2T é mais suscetível a ficar "molhado" ... possivelmente nas 4T ele esquenta mais e se livra do vapor mais facilmente ao passar pelo cabeçote... sei lá !
Re: Coloração do óleo do cambio nos motores 2T
agm pegue este retentor e procure nas casas de retentores, se ja fez isso ja procurou nas lojas da kawasaki? ou outras lojas como bamba racing etc.
Re: Coloração do óleo do cambio nos motores 2T
Tem uma rua aqui no RJ que tem umas 6 lojas especializadas em retentores... lá se encontra de tudo, até os fora de catálogo, mas acho q a diferença de preço não vai ficar muito distante do ebay. Quando voltar da Canastra dou uma passada lá.Matsui escreveu:agm pegue este retentor e procure nas casas de retentores, se ja fez isso ja procurou nas lojas da kawasaki? ou outras lojas como bamba racing etc.
Re: Coloração do óleo do cambio nos motores 2T
André, uma KDX 250 que eu tinha tbm tava assim...
Eu sempre fiquei tranquilo, porque o nível de óleo não aumentava... E óleo com água costuma ficar branco. O cinza eu acho que é normal ficar...
Eu sempre fiquei tranquilo, porque o nível de óleo não aumentava... E óleo com água costuma ficar branco. O cinza eu acho que é normal ficar...
Re: Coloração do óleo do cambio nos motores 2T
To preocupado não.... é só curiosidade mesmo, pq na DT180 acontecia a mesma coisa. To achando q é caracteristica dos 2T mesmo.tomazte escreveu:André, uma KDX 250 que eu tinha tbm tava assim...
Eu sempre fiquei tranquilo, porque o nível de óleo não aumentava... E óleo com água costuma ficar branco. O cinza eu acho que é normal ficar...
Re: Coloração do óleo do cambio nos motores 2T
Depende de qual óleo voce usa, alguns saem pretos ou outros mais acinzentados até quase brancos.agm2112 escreveu: To preocupado não.... é só curiosidade mesmo, pq na DT180 acontecia a mesma coisa. To achando q é caracteristica dos 2T mesmo.
É como o tomazte falou se o nivel nao aumentou esta tudo ok.
Hoje eu uso motorex gearoil e é um óleo que sai bem preto.
Re: Coloração do óleo do cambio nos motores 2T
na 180 eu vi que acontece porque qnd vc ta com a moto e o oleo da caixa quente, e passa por um rio por exemplo, dentro da caixa o oleo solta vapores, que se condensam e viram agua, minima coisa porem ja muda o oleo.agm2112 escreveu:To preocupado não.... é só curiosidade mesmo, pq na DT180 acontecia a mesma coisa. To achando q é caracteristica dos 2T mesmo.tomazte escreveu:André, uma KDX 250 que eu tinha tbm tava assim...
Eu sempre fiquei tranquilo, porque o nível de óleo não aumentava... E óleo com água costuma ficar branco. O cinza eu acho que é normal ficar...
Re: Coloração do óleo do cambio nos motores 2T
O óleo nas 2T fica cinza por que na moto 2T ele não esquenta tanto (e oxida) quanto nas 4T. Uma outra diferença é que os restos da combustão que vazam pelo anel do motor 4T vão parar no óleo da caixa.
Então a única coisa que suja o óleo dos motores 2T é a embreagem.
Se está ficando branco ou esbranquiçado, tem algo errado com o respiro, com o retentor da bomba dágua ou com alguma junta (normalmente cabeçote).
Então a única coisa que suja o óleo dos motores 2T é a embreagem.
Se está ficando branco ou esbranquiçado, tem algo errado com o respiro, com o retentor da bomba dágua ou com alguma junta (normalmente cabeçote).
Re: Coloração do óleo do cambio nos motores 2T
Ontem drenei o óleo pra estancar um vazamento... e saiu um óleo multicolorido, as vezes limpo, as vezes branco. Detalhe que o óleo não foi usado... a moto funcionou por alguns segundos só, em marcha lenta, e drenei o óleo com o motor frio. Acho que era o resto do óleo antigo que contaminou o novo. Pena que eu tava com a mão muito imunda pra tirar uma foto... ficou uma zebra na bandeja !
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