Preparação leve motor XR 200R

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Divensi
Membro
Mensagens: 15
Registrado em: 01 Janeiro 2012 à14 22:08

Preparação leve motor XR 200R

Mensagem por Divensi »

Achei um preparador perto de casa (Fazenda Rio Grande fica a 10km daqui) que demonstrou ter muito conhecimento pro que pretendo fazer no motor da XR, ele compete na copa TCC de enduro com uma CRF e por coincidência é amigo de um amigo meu que tem chácara em Campo Magro (berço dos trilheiros da região de Curitiba e Ponta Grossa), ou seja, tudo gente fina hehe...

Pois bem, assim que tiver um tempinho levarei a moto pra ele dar uma olhada e quem sabe já definir as coisas a serem feitas, pretendo fazer uma preparação leve:

- Pistão 2mm ou de CRF 230 pra deixar mais taxado dependendo da conversa, não quero nada que comece a fumar com 1 ano de uso na rua e talvez trilhas leves nos fds;

- Comando BBR, decidi por esta marca pelo conselho do ex mecânico do Leandro Silva que trabalha em Campo Largo na Ivo Motos, ele disse que o BBR aguenta mais que o WGK, mesmo assim vou conversar mais sobre isso com o cara daqui de perto (que disse o mesmo sem eu perguntar);

- Dar aquele grau no bura e estudar a necessidade de instalar curva preparada, bomber ou algo parecido;


No mais eu vou ajustando conforme o (ca$h) tempo e como perguntar por aqui é livre:

O que acham da receita?

Abraços!
Editado pela última vez por Divensi em 30 Agosto 2012 à31 19:28, em um total de 1 vez.
ZEROOP
Membro
Mensagens: 448
Registrado em: 26 Setembro 2011 à43 15:17

Re: Preparação leve motor XR200R

Mensagem por ZEROOP »

E ai parceiro, bão demais, faz tempo que não torcamos uma ideia nos fóruns bão??

E a XR vamos depenar ela??

Cara a minha eu preparei pra 220cc acho que assim dura bem se tiver dono, comando de CRF, pistão aumentou um pouco, gostei, só tô achando ruim pq com a relação 13/48 ela tá muito curta e dá final muito rápido, mas tá bruta demais. Trabalhou o carburador, embreagem e agora mandei as supas dianteira e traseira, no total gastei 2.300 na motoca pageui ela com doc em dia 2.600, fora isso só manutenção de placa de partida e engrenagem de partida, escova e nada mais.

Agora prepara a suspensões não rodei ainda, mas tô doido pro fds chegar.
josé neves
Membro
Mensagens: 504
Registrado em: 02 Setembro 2009 à59 21:12

Re: Preparação leve motor XR200R

Mensagem por josé neves »

Coroa 43 dentes(original) e pião 12 dentes é a melhor relação para a xr!
Eu ja testei de tudo...
Divensi
Membro
Mensagens: 15
Registrado em: 01 Janeiro 2012 à14 22:08

Re: Preparação leve motor XR200R

Mensagem por Divensi »

Grande ZERO!

Os cara do fórum XTZ estão dizendo que você é fresco por ter desanimado de refazer o cadastro depois das mudanças hahaha...

Ainda uso a XR na rua (70% asfalto e 30% estrada de chão) e por isso dependo dela interinha pros "poliça" não vir atrás, mas quem sabe num futuro próximo einh, só vou ficar com dó porque ela nunca viu trilha na vida, tem todos os selinhos espalhados pela estrutura ainda, tá linda a vermêia, veja você mesmo:

Imagem

Deixei a moto hoje no preparador e amanhã ele vai abrir o motor e averiguar tudo pra definirmos a receita que vai me atender da melhor forma possível sem interferir na durabilidade, mas pelo que vimos esse esquema de pistão 2mm + comando BBR + afinação do bura vai ficar bom mesmo, mesmo assim fico curioso pra saber se alguém já fez isso e se aguenta bem o tranco.

Próximo UP penso em mexer nas suspas também, mas vou deixar o amortecedor traseiro pipocar pra só então ver o que faço.

Quero ficar um bom tempo com ela ainda, tenho uma marcenaria que fica na chácara do meu pai (onde moro agora) mas no fim do ano meu apzinho fica pronto e então terei 40km diários pra fazer com a XR, esse é um dos motivos por não querer detonar ela, o certo mesmo é assim que puder comprar nem que seja uma XTZ preparadinha pra debulhar no mato hahaha, depois vou melhorando até chegar numa CRF 230.

Ah, a minha ta ficando pra mim por R$5500 já com os up's e pelo que vejo aqui na região não tem XR meia boca saindo por menos de 4500 documentada, acho que valeu a pena se levar em conta que uma Toni boa aqui é de 6500 pra cima, fora o índice de roubo que é altíssimo =/

Mas é isso aí, chega de texto gigante husahushuas

Abraço!
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Preparação leve motor XR 200R

Mensagem por Matsui »

eu acho caro, e so faria se o motor original ja estivesse muito ruim mesmo.

a durabilidade vai ficar boa sim, mas vai diminuir com certeza.

por 2000 eu faco o motor da minha GG e sobra muito dinheiro.
Divensi
Membro
Mensagens: 15
Registrado em: 01 Janeiro 2012 à14 22:08

Re: Preparação leve motor XR 200R

Mensagem por Divensi »

Blza Matsui?

O ZERO ali gastou 2300 pra ajeitar tudo na moto e não só o motor, lembro dos posts dele no fórum XTZ e foi bastante coisa mesmo, a moto ficou praticamente tudo 100%.
Nesse caso, acho que valeu a pena pois ficou com uma XR inteirinha, com motor e suspa preparadinhos por menos de 5mil.

Na questão da durabilidade, só não quero que fique igual a de um amigo que fez a XR 240 mas com 6 meses de uso em trilha pesada já tava fumando e com 1 ano teve que abrir o motor =/

Abraço
ZEROOP
Membro
Mensagens: 448
Registrado em: 26 Setembro 2011 à43 15:17

Re: Preparação leve motor XR 200R

Mensagem por ZEROOP »

Divensi, manda um pouco de poeira pros caras lá, quando animar de novo faço o cadastro lá, afinal agora tô de tornado na rua e XR na trilha.

Bom, foi isso mesmo paguei 2.700 na motoca, e gastei 2.300 preparar motor que tava fumando, passei pra 220, carburador, troquei todos os rolamentos, até do link, cubo novo traseiro, guidon renthal (aqui no fórum), alongador do guidon, engrenagem de partida, placa de partida, paralamas novo, preparação da suspa dianteira trocando tudo o que tinha (retentor) e colocando as valvulas, comprei um amortecedor traseiro que tava começando a vazar (30 conto) e preparado também, regulou o SAG (acho que é isso mesmo) pro meu peso e tipo de uso.

Valeu cada centavo, agora motor eu só me arrependo de ter feito ele primeiro deveria ter feito as suspensões e depois que o motor tivesse ruim e eu menos roia já fazia ele para melhorar o desempenho.

Agora se for 220cc nem precisa preocupar trocando o óleo a cada 3 trilhas como a galera faz aqui dura mais de um ano fácil (tem muita trilha travada).
Divensi
Membro
Mensagens: 15
Registrado em: 01 Janeiro 2012 à14 22:08

Re: Preparação leve motor XR 200R

Mensagem por Divensi »

Decidi junto com o preparador em instalar pistão 0,75 Metal Leve + comando BBR, vai ficar mais espertinha sem diminuir muito a durabilidade do conjunto.

Semana que vem a Vermêia fica pronta!
fernandok
Membro
Mensagens: 454
Registrado em: 03 Novembro 2010 à44 10:37

Re: Preparação leve motor XR 200R

Mensagem por fernandok »

Aí Divensi!
Tenho uma XR de trilha há 2 anos, ainda não precisei mexer no motor, começou a fumar agora, daqui há um tempo vou precisar. Meus parceiros de trilha costumam fazer 230, com as peças originais da CRF.

Comprei agora outra XR, 2001 pra rua. Também pretendo ficar com ela muito tempo, e mantê-la filé. Aqui tem fotos:
http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... 20#p394880" onclick="window.open(this.href);return false;

Mas a pergunta principal é, tu que vai andar com ela cerca de 40km diários, ainda mais depois de dar um gás no motor, não acha que ela vai ficar com a relação curta? Digo, pelo pouco que andei com a minha, tenho a impressão quando to perto dos 100km/h o motor já parece estar forçando/desgastando excessivamente.
Quem sabe com a relação da NX fique mais "agradável"...

Abraços, e bela XR hein!
Divensi
Membro
Mensagens: 15
Registrado em: 01 Janeiro 2012 à14 22:08

Re: Preparação leve motor XR 200R

Mensagem por Divensi »

Tudo tranquilo Fernando?

Acompanhei sua jornada pra conseguir essa XR de rua aí, tá filé a máquina!

É verdade, a maioria das pessoas que mexem no motor da XR usam as peças da 230, aí fica de 220 a 230cc dependendo do conjunto, mas a durabilidade cai consideravelmente quando utilizada a extremo. A de um amigo meu durou um ano no pau brabo, com 6 meses já fumava, aí fica tenso =(

No meu caso, nesses 40km diários, não tem trecho grande de rodovia, só pego um trecho urbano que nem tem como passar dos 100km/h mesmo, então prefiro deixar assim pra ela ter mais força quando for fazer alguma trilha leve.
Se for o seu caso eu aprovo a idéia de trocar relação pra dar uns 10~15km/h a mais de final, pois força pra cidade ela tem e dessa forma vai manter 100km/h com giro mais baixo nas rodovias, fora o consumo que vai diminuir, acredito que bem regulada faz tranquilo 30km/l.

Abraço!
fernandok
Membro
Mensagens: 454
Registrado em: 03 Novembro 2010 à44 10:37

Re: Preparação leve motor XR 200R

Mensagem por fernandok »

Pois é, notei essa pouca durabilidade na motos dos meus amigos, quase todas já fumam.
Mas será que os kits prontos 220 são melhores?

Eu não entendo muito de mecânica, por isso não tenho bem noção do que significa "pistão 0,75 metal leve". Imagino que fica menos do que 220, certo? Nunca ouvi falar de "metal leve", é realmente o tipo/composição do pistão?

Abraço.
ZEROOP
Membro
Mensagens: 448
Registrado em: 26 Setembro 2011 à43 15:17

Re: Preparação leve motor XR 200R

Mensagem por ZEROOP »

fernandok metal leve é fabricante de peças para motos, é mediana a qualidade.
Acho que vai dar quase 220 com esse pistão, não lembro a medida do que foi instalado na motoca, bom de fato a moto fica no limite andando no estradão, ou no caso em que um amigo deslocou o ombro voltamos pelo asfalto fica no limite mesmo, ou estradão, mas sobe em lugares que as outras XR200 tem que ser no gás ela sobe no totozinho!!! paia::


joia::: joia:::
fabio blanco
Super Membro
Mensagens: 1058
Registrado em: 05 Agosto 2010 à23 11:59

Re: Preparação leve motor XR 200R

Mensagem por fabio blanco »

Metal leve , sao peças originais originais Honda !!! joia::: joia:::
Divensi
Membro
Mensagens: 15
Registrado em: 01 Janeiro 2012 à14 22:08

Re: Preparação leve motor XR 200R

Mensagem por Divensi »

Fernando,

Metal Leve é a marca do pistão, muito boa, melhor que KMP que é bem famosa por exemplo, e 0,75 é a medida em milímetros, decidi essa medida pois a Metal Leve só fabrica até 1mm, ou seja, quando eu precisar de mais uma retífica tenho a opção de continuar com a marca.
EDIT: Você disse que não entende muito desse assunto, então quando falo que 0,75 é a medida em milímetros, isso é somado à medida original do pistão, existem pistões de 0,25 em 0,25mm disponíveis :D

Esses kits variam muito, eles simplesmente são vendidos assim pra quem for instalar não ter que retificar o cilindro e mexer no pistao original, é só pegar o kit e trocar pelo que tem na moto, a qualidade vai variar de acordo com a marca das peças do kit, então pode valer mais a pena comprar cada peça de uma marca do seu gosto entende?

ZERO,

Como só estou aumentando o diâmetro e não o curso, com esse 0,75 a XR ficará com 202cc =/
Pra você ter uma idéia, se usar um pistão 2mm de XR mesmo, ela fica com 209, tem um link bom pra ver isso:

http://www.penoestribo.com.br/cilindrada" onclick="window.open(this.href);return false;

Fabio,

Não sabia que eram originais Honda, comprei pois já vi relatos da qualidade e o mecânico que tá preparando ela disse que realmente é bem melhor que os KMP por exemplo.
Na loja que comprei o pistão, o cara que me atendeu disse que Metal Leve, Cofap e umas outras marcas que não lembro são do mesmo grupo/dono, acho que isso também indica que é um produto de longa data e grande aceitação como os outros produtos do grupo.
ZEROOP
Membro
Mensagens: 448
Registrado em: 26 Setembro 2011 à43 15:17

Re: Preparação leve motor XR 200R

Mensagem por ZEROOP »

Verdade já tinha me esquecido desse link n apénoestribo, loja bacana também, não lembro as medidas da minha moto, mas mudou o curso por isso tá 220.
fernandok
Membro
Mensagens: 454
Registrado em: 03 Novembro 2010 à44 10:37

Re: Preparação leve motor XR 200R

Mensagem por fernandok »

Valeu galera!
Acho que consegui entender. Só que tantas opções me deixam indeciso heheh mas não tem problema, isso não é pra agora.

Divensi, depois da preparação da tua moto conta a experiência aqui!
Abraço
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Preparação leve motor XR 200R

Mensagem por Leo Racing »

saiu do original a durabilidade cai e muito ..

essa mexidinha que tu vai dar , quase que não vai se notar diferença ... taxa original , cabeçote original ...
Divensi escreveu:- Comando BBR, decidi por esta marca pelo conselho do ex mecânico do Leandro Silva que trabalha em Campo Largo na Ivo Motos, ele disse que o BBR aguenta mais que o WGK, mesmo assim vou conversar mais sobre isso com o cara daqui de perto (que disse o mesmo sem eu perguntar);
Entendesse por que é ex mecanico do leandro silva?

kakakakakaka


brincadeiras a parte.. da uma taxadinha , mandar fazer o cabeçote certinho e pal na maquina, se tiver com medo de durabilidade mexe só na relação..

Pistão kmp é melhor que metal leve , mas os aneis cofap são melhores que os rik legal::

conheço o serviço do ivo motos , são bem caprixosos , mas em questão de preparação está na oficina errada joia:::
Divensi
Membro
Mensagens: 15
Registrado em: 01 Janeiro 2012 à14 22:08

Re: Preparação leve motor XR 200R

Mensagem por Divensi »

Primeira pessoa que vejo falar que KMP é melhor que Metal Leve, mas leve em consideração que não sou um exímio conhecedor da arte da preparação, apenas pesquiso/pergunto o máximo possível. Já os anéis todos concordam contigo hehe.

Acho que a maior diferença vai ser o comando e aquela regulada geral, a XR tava muito zoada já, baixando óleo, fumava um pouco, carburador não estava 100% ajustado pois o próprio conjunto não permitia mais esse ajuste perfeito, válvulas batendo, enfim, só de deixar o motor zerado já daria uma boa melhorada e somando ao comando sentirei uma boa diferença com certeza.

Em relação à oficina, eu tinha consultado o pessoal da Ivo Motos mas achei um preparador mais perto de casa que também demonstrou segurança e conhecimento pro que eu desejava fazer, basta aguardar a próxima semana pra passar minha consideração final do projeto :D
Saulo Rex
Membro
Mensagens: 45
Registrado em: 03 Abril 2010 à10 19:20

Re: Preparação leve motor XR 200R

Mensagem por Saulo Rex »

boda o comando bbr ou de CRF e pistão 1mm CRF, fica 240 garantido!!!!
Divensi
Membro
Mensagens: 15
Registrado em: 01 Janeiro 2012 à14 22:08

Re: Preparação leve motor XR 200R

Mensagem por Divensi »

Saulo,

Não pretendo deixar ela com cilindrada alta pra não diminuir muito a durabilidade, pois meu uso não exige tanta potência assim, mesmo assim, por você ter comentado do comando BBR já reforça que fiz uma boa escolha..

VLW!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem