Husaberg TE 250 - Oleo 2T

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
cp
Membro
Mensagens: 42
Registrado em: 10 Fevereiro 2005 à38 10:09

Husaberg TE 250 - Oleo 2T

Mensagem por cp »

Pessoal, uma questao importante [nao sei se isso ja foi discutido antes]

Todo mundo fala em oleo 2T a 1% (Motorex CrossPower) ou 2% (Motul 800), apenas para citar os dois que eu me lembro

Mas ao ler o manual da Husaberg, ali consta "1:60"
Ou seja, isso corresponde a aprox 1,6%

Quem tem Husa ou KTM dois tempos, alguma coisa a comentar ?

Obrigado !!
cp
rallyman
Membro
Mensagens: 968
Registrado em: 21 Dezembro 2007 à58 15:39

Re: Husaberg TE 250 - Oleo 2T

Mensagem por rallyman »

Motorex Crosspower é o óleo recomendado no manual e na porcentagem de 1.6% como você já comentou. Eu utilizo crosspower a 1,5% (fica mais fácil de calcular), desta forma sei que estou dentro da margem de segurança e nunca fico com a pulga atras da orelha na hora de usar o acelerador.

Na minha opinião não vale a pena usar menos, levando em consideração que o consumo dela é bem moderado se comparado a outras 2t.
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Husaberg TE 250 - Oleo 2T

Mensagem por Matsui »

Rally man sua moto ta fazendo media de quanto na trilha?
rallyman
Membro
Mensagens: 968
Registrado em: 21 Dezembro 2007 à58 15:39

Re: Husaberg TE 250 - Oleo 2T

Mensagem por rallyman »

Matsui escreveu:Rally man sua moto ta fazendo media de quanto na trilha?
Fez absurdos 16,5 km/l no ultimo sábado no enduro FIM.
Eu estava com 15 litros disponíveis, o trajeto foi de 149 km e sobraram 6 litros. praia::
cp
Membro
Mensagens: 42
Registrado em: 10 Fevereiro 2005 à38 10:09

Re: Husaberg TE 250 - Oleo 2T

Mensagem por cp »

Valeu mesmo, rallyman, mto obrigado !!!
Gostei da sua ideia de 1,5% pra facilitar as contas...

Aproveito para mandar alguns links sobre a Husa:
http://www.husaberg.org" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.dirtbikeworld.net/forum/foru ... y.php?f=93" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.thumpertalk.com/forum/322-husaberg/" onclick="window.open(this.href);return false;
http://ktmtalk.com/index.php?showforum=129" onclick="window.open(this.href);return false;

E olha esse ai que acabei de achar
http://www.cycletorque.com.au/Husaberg- ... bike-test/" onclick="window.open(this.href);return false;

Abrs,
cp

PS sobre o consumo, a minha TE250 fez 15km/l no trilhao de Guararema de ontem; pra comparar, a KXF250 ano 2007 fazia +/- 12km/l :D
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Husaberg TE 250 - Oleo 2T

Mensagem por Matsui »

puts legal demais as motinhas gastando menos, minha DT200 acho que bebeb isso na trilha, mas ..., a GG acho que faz uns 10 km\litro nunca medi certinho isso e so achometro, melhor errar por excesso que por falta.

agora sera que o motul e inferior ao motorex? nunca achei pra comprar....
Leonardo nunes
Membro
Mensagens: 445
Registrado em: 28 Outubro 2011 à25 09:42

Re: Husaberg TE 250 - Oleo 2T

Mensagem por Leonardo nunes »

Matsui escreveu:puts legal demais as motinhas gastando menos, minha DT200 acho que bebeb isso na trilha, mas ..., a GG acho que faz uns 10 km\litro nunca medi certinho isso e so achometro, melhor errar por excesso que por falta.

agora sera que o motul e inferior ao motorex? nunca achei pra comprar....
A minha tbm faz por volta de 10 km/l mas dosando o acelerador tbm rindo3:: !

Meu mecânico falou que o motorex faz menos fumaça, porem não lubrifica tao bem quanto o motul, e o pessoal da Vm motos tbm disse a mesma coisa! nas ultimas vezes que eu tenho feito a mistura da gasolina, tenho colocado entre 1.3~1.4 % de motul !
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Husaberg TE 250 - Oleo 2T

Mensagem por Matsui »

cara posso ta fazendo errado mas so coloco 1% de motul na DT e na GG, mas nao aliso o acelerador dela nao, aonde da pra andar bem ela anda,
Rolo
Membro
Mensagens: 66
Registrado em: 31 Janeiro 2006 à02 22:21

Re: Husaberg TE 250 - Oleo 2T

Mensagem por Rolo »

eu uso 1% do 800 na husk 250 e ultimamente tenho andado em trilhoes de alta ate entao nao tenho oque reclamar...
Mkuntz
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 11 Abril 2012 à52 08:35

Re: Husaberg TE 250 - Oleo 2T

Mensagem por Mkuntz »

Motul 800 usava de 2% a 2,5% na TE 250 e nem sequer babava pela ponteira...
mfd
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 26 Abril 2007 à35 08:11

Re: Husaberg TE 250 - Oleo 2T

Mensagem por mfd »

Com MOTUL 800
eu uso 1,5% as vezes 1,45% em função do frasco q uso pra transportar a óleo

um amigo usa 1% na GASGAS 250 e ele anda muito forte.

qdo ando muito lento, a moto chega a melar a ponta do escape, mas é muito pouco.

acho q se eu baixar pra 1% a moto vai ficar mais espeta, mas creio q não valha a pena.
filipe_fsg
Membro
Mensagens: 276
Registrado em: 23 Fevereiro 2011 à51 13:27

Re: Husaberg TE 250 - Oleo 2T

Mensagem por filipe_fsg »

a quantidade de óleo 2t misturado com a gasolina influencia no consumo da moto? minha kdx é bem beberrona faz uns 8 por litro
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Husaberg TE 250 - Oleo 2T

Mensagem por Selvagem »

filipe_fsg escreveu:a quantidade de óleo 2t misturado com a gasolina influencia no consumo da moto? minha kdx é bem beberrona faz uns 8 por litro
Absolutamente não. O unico causador de consumo elevado (obviamente excluindo-se as caracteristicas de cada motor) é o nível de boia errado.
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Husaberg TE 250 - Oleo 2T

Mensagem por Selvagem »

mfd escreveu:Com MOTUL 800
eu uso 1,5% as vezes 1,45% em função do frasco q uso pra transportar a óleo

um amigo usa 1% na GASGAS 250 e ele anda muito forte.

qdo ando muito lento, a moto chega a melar a ponta do escape, mas é muito pouco.

acho q se eu baixar pra 1% a moto vai ficar mais espeta, mas creio q não valha a pena.


Quando você anda lento e baba a ponteira de óleo, significa que nesta faixa de uso do acelerador (e não da rotação do motor) sua carburação esta rica demais (excesso).

Baixando a porcentagem de óleo na mistura, você NÃO vai conseguir ter uma moto mais esperta.
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Husaberg TE 250 - Oleo 2T

Mensagem por Selvagem »

Mkuntz escreveu:Motul 800 usava de 2% a 2,5% na TE 250 e nem sequer babava pela ponteira...
É isto mesmo, você pode usar até mais óleo na mistura, desde que com uma carburação correta e não irá ter a ponteira babada. Assim como o contrário, usando 1% de óleo na mistura, com uma carburação errada, sua ponteira vai babar...
mfd
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 26 Abril 2007 à35 08:11

Re: Husaberg TE 250 - Oleo 2T

Mensagem por mfd »

Selvagem escreveu:
mfd escreveu:Com MOTUL 800
eu uso 1,5% as vezes 1,45% em função do frasco q uso pra transportar a óleo

um amigo usa 1% na GASGAS 250 e ele anda muito forte.

qdo ando muito lento, a moto chega a melar a ponta do escape, mas é muito pouco.

acho q se eu baixar pra 1% a moto vai ficar mais espeta, mas creio q não valha a pena.


Quando você anda lento e baba a ponteira de óleo, significa que nesta faixa de uso do acelerador (e não da rotação do motor) sua carburação esta rica demais (excesso).

Baixando a porcentagem de óleo na mistura, você NÃO vai conseguir ter uma moto mais esperta.
interessante essa observação.

neste caso, como não está afetando o desempenho, a moto estando até muito boa pra ligar, é interessante manter a mistura um pouco gorda, né ?

agora, q começa a chover muito forte, e o clima aqui muda de extremamente seco, pra extremamente umido, é interessante alterar a "riqueza" da mistura ?

outra dúvida;
se a ponteira chegou a babar lá no finalzinho, é indicativo que de a lã ja ta toda emporcalhada e precisa ser substituida ?

me desculpa ai o excesso de perguntas, mas é q é minha primeira 2T e eu morro de medo de detonar ela (to paxonado na moto).
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Husaberg TE 250 - Oleo 2T

Mensagem por Selvagem »

mfd escreveu:
Selvagem escreveu:
mfd escreveu:Com MOTUL 800
eu uso 1,5% as vezes 1,45% em função do frasco q uso pra transportar a óleo

um amigo usa 1% na GASGAS 250 e ele anda muito forte.

qdo ando muito lento, a moto chega a melar a ponta do escape, mas é muito pouco.

acho q se eu baixar pra 1% a moto vai ficar mais espeta, mas creio q não valha a pena.


Quando você anda lento e baba a ponteira de óleo, significa que nesta faixa de uso do acelerador (e não da rotação do motor) sua carburação esta rica demais (excesso).

Baixando a porcentagem de óleo na mistura, você NÃO vai conseguir ter uma moto mais esperta.
interessante essa observação.

neste caso, como não está afetando o desempenho, a moto estando até muito boa pra ligar, é interessante manter a mistura um pouco gorda, né ?

Sempre é mais interessante manter um motor 2T com um pouco de excesso do que falta, principalmente para quem não tem experiencia em perceber os sintomas de uma mistura pobre.

agora, q começa a chover muito forte, e o clima aqui muda de extremamente seco, pra extremamente umido, é interessante alterar a "riqueza" da mistura ?

Se a sua moto esta com excesso com o clima seco, a tendencia com a chegada de um clima umido é ficar cada vez com mais excesso, ou seja vai ¨babar¨ ainda mais a ponteira.

outra dúvida;
se a ponteira chegou a babar lá no finalzinho, é indicativo que de a lã ja ta toda emporcalhada e precisa ser substituida ?

Olha, eu troco a lã de vidro com no máximo 50 horas, se a sua for original ainda, pode até ser que este seja o motivo de sua moto ¨babar¨ a mistura na ponteira, pois até mesmo uma mistura perfeita irá babar com uma lã de vidro em mal estado. Como você não falou nenhum sintoma que sua moto apresenta, fica difícil falar algo concreto.

Só posso te dizer que carburação é uma arte, praticamente NENHUM mecanico irá ter a paciencia e ser tão detalhista como o proprio dono para acertar a carburação, não é fácil mas não é impossível, desde que se tenha noção e estude como fazer, eu por exemplo já estou comprando a 5ª agulha diferente para deixar a moto perfeita para mim.

me desculpa ai o excesso de perguntas, mas é q é minha primeira 2T e eu morro de medo de detonar ela (to paxonado na moto).

No que puder ajudar, tô aí.
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Husaberg TE 250 - Oleo 2T

Mensagem por Selvagem »

Elton escreveu:usar 1% de motorex e 2% de motul é a mesma coisa que fritar bife com azeite de oliva e passar óleo de soja na macarronada.

essas coisas de oleo 2t são técnicas e não boca a boca...

Motul 800: óleo sintético éster com propriedades magnéticas.
Motorex: óleo sintético.

joia:::
O que tu quis dizer com este comentário?
rallyman
Membro
Mensagens: 968
Registrado em: 21 Dezembro 2007 à58 15:39

Re: Husaberg TE 250 - Oleo 2T

Mensagem por rallyman »

A experiência que eu tenho até então é com motorex crosspower, 2 trocas de pistão com mais de 150 horas e saiu impecável, desgaste minimo, índice de carbonização também bem baixo.

Na europa a maioria esmagadora usa motorex, nos eua é bem dividido tem cerca de 10 marcas de oleos sintéticos 2t amplamente utilizados.... Então resumindo nunca tinha visto ninguém expondo essa superioridade esmagadora do motul 800 em relação aos outros 100% sintéticos.

Já quanto a porcentagem realmente é unanime, é raro alguém utilizar menos de 1.5% fora do brasil.
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Husaberg TE 250 - Oleo 2T

Mensagem por Matsui »

o fato de la fora eles usarem mais % de oleo pode ser que: la fora nos gringos a gasolina deles seja boa e assim a moto usa menos gasolina e assim a mistura de oleo tem que ser mais rica., so uma hipotese claro
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem