Quais as diferenças de um Guidon Fatbar e um Cross?

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
girinnu
Super Membro
Mensagens: 1275
Registrado em: 15 Fevereiro 2012 à49 09:26

Quais as diferenças de um Guidon Fatbar e um Cross?

Mensagem por girinnu »

OLá,

Vendo preços de guidons na internet, surgiu a dúvida:
Quais as diferenças de um Guidon Fatbar e Cross (ou Crossbar)?
wink
filipe_fsg
Membro
Mensagens: 276
Registrado em: 23 Fevereiro 2011 à51 13:27

Re: Quais as diferenças de um Guidon Fatbar e um Cross?

Mensagem por filipe_fsg »

Cara acredito que a maior diferença seria a estética e a posição de pilotagem entre cada modelo, pois comparando dois modelos de guidon 28mm fat bar(que é da renthal) e um modelo cross bar que disputam o mesmo espaço de mercado a qualidade e resistência seria a mesma entre eles. Mas não podemos comparar um cross bar da Pro Tork com algum de 28mm da Pro Taper, pois a diferença de resistência seria gigante.
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Quais as diferenças de um Guidon Fatbar e um Cross?

Mensagem por jjacob »

"FatBar" é a expressão usada para dizer que o guidão possui a barra gorda (hahahahahah), ou seja a barra do guidão tem uma espessura maior sendo mais resistente.

O guidão "cross" é um guidão um pouco mais alto e assim ele possui espaço para colocar aquela barrinha fina com um rolo de espuma para não lascar o pulmão num salto mau executado.
girinnu
Super Membro
Mensagens: 1275
Registrado em: 15 Fevereiro 2012 à49 09:26

Re: Quais as diferenças de um Guidon Fatbar e um Cross?

Mensagem por girinnu »

Gratos pelas orientações, mas então para utilizar em trilhas/enduro o mais indicado seria o FatBar? por ser "mais resistente"? ou no fim, é somente estética?
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Quais as diferenças de um Guidon Fatbar e um Cross?

Mensagem por Juliano »

O fatbar é mais grosso. O crossbar é mais fino.

As alturas variam de acordo com o modelo, independente se é fat ou cross bar.

Geralmente o crossbar vem com a barra de reforço, aquela onde vai a espuma, já o fatbar geralmente vem sem, mas não é regra.


O fatbar é mais resistente? Se comparar um Crossbar Renthal com um fatbar Protork, essa regra não será aplicada.


Na questão de resistência, um assunto que já foi muito discutido por aqui: você prefere ter um guidão torto ou uma mesa quebrada? Lembre-se que num tombo a peça mais fraca é quem paga o pato.

Fatbar (28mm maioria dos fabricante, 31,75mm marca Oxxi):

Imagem

Guidão Oxxi:

Imagem

Crossbar (22mm):

Imagem
OrlandoMX
Membro
Mensagens: 480
Registrado em: 07 Agosto 2009 à21 00:27

Re: Quais as diferenças de um Guidon Fatbar e um Cross?

Mensagem por OrlandoMX »

Existe tb o Twin Wall, que é o crossbar mas com a grossura do fat bar, na minha opinião o melhor guidão que existe !!

Imagem

Vale lembrar que em todos os modelos existem varias medidas de altura, largura, angulos.....

Dimensões do Twin Wall:
http://www.renthal.com/File/product3d.a ... &bikedate=" onclick="window.open(this.href);return false;

Dimensões do Cross Bar:
http://www.renthal.com/File/apps1.asp?t ... &bikedate=" onclick="window.open(this.href);return false;

Dimensões do Fat Bar:
http://www.renthal.com/File/product2d.a ... &bikedate=" onclick="window.open(this.href);return false;

Isso da Renthal, ainda tem das outras marcas !!
girinnu
Super Membro
Mensagens: 1275
Registrado em: 15 Fevereiro 2012 à49 09:26

Re: Quais as diferenças de um Guidon Fatbar e um Cross?

Mensagem por girinnu »

Juliano escreveu:...O fatbar é mais resistente? Se comparar um Crossbar Renthal com um fatbar Protork, essa regra não será aplicada.

Na questão de resistência, um assunto que já foi muito discutido por aqui: você prefere ter um guidão torto ou uma mesa quebrada? Lembre-se que num tombo a peça mais fraca é quem paga o pato.
Bom isso é verdade, se for comparar, tem que também verificar qualidade/marca, isso é fato.
E sobre a questão de Guidon x Mesa não tinha pensado nisso...
OrlandoMX escreveu:Existe tb o Twin Wall, que é o crossbar mas com a grossura do fat bar, na minha opinião o melhor guidão que existe !!...
Bom, pelo que se vê na foto, deve ser sim! Mas falando em guidon fatbar ou cross, dificil a escolha, pois se analisar tem muitos modelos/marcas, qualidades, etc...

Exemplo, analisando dois modelos e marca:
qual a diferença entre eles?
IMS Fat Bar: https://mxparts1.websiteseguro.com/guidao-ims-fat-bar" onclick="window.open(this.href);return false;
IMS Cross: https://mxparts1.websiteseguro.com/guidao-ims-cross-bar" onclick="window.open(this.href);return false;

ou

ProTaper Fat Bar: https://mxparts1.websiteseguro.com/guid ... er-fat-bar" onclick="window.open(this.href);return false;
ProTaper Cross: https://mxparts1.websiteseguro.com/guidao-pro-taper-se" onclick="window.open(this.href);return false;
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Quais as diferenças de um Guidon Fatbar e um Cross?

Mensagem por Selvagem »

OrlandoMX escreveu:Existe tb o Twin Wall, que é o crossbar mas com a grossura do fat bar, na minha opinião o melhor guidão que existe !!

Imagem

Vale lembrar que em todos os modelos existem varias medidas de altura, largura, angulos.....

Dimensões do Twin Wall:
http://www.renthal.com/File/product3d.a ... &bikedate=" onclick="window.open(this.href);return false;

Dimensões do Cross Bar:
http://www.renthal.com/File/apps1.asp?t ... &bikedate=" onclick="window.open(this.href);return false;

Dimensões do Fat Bar:
http://www.renthal.com/File/product2d.a ... &bikedate=" onclick="window.open(this.href);return false;

Isso da Renthal, ainda tem das outras marcas !!
Eu comprei um Twinwall vermelho igual ao da foto, quando vender a moto retiro ele e coloco na nova e assim sucessivamente, é show de bola este guidão!!!
sanches
Membro
Mensagens: 337
Registrado em: 21 Outubro 2010 à56 19:42

Re: Quais as diferenças de um Guidon Fatbar e um Cross?

Mensagem por sanches »

Caso pegue o Guidão ProTaper Fat Bar pegue o do pastrana ele é alto fica uma posicao muito boa de pilotagem
ZEROOP
Membro
Mensagens: 448
Registrado em: 26 Setembro 2011 à43 15:17

Re: Quais as diferenças de um Guidon Fatbar e um Cross?

Mensagem por ZEROOP »

Sou doido para pegar esse Fat Bar da Protaper, mas como a grana tava curta e tinha que mexer em mais algumas coisitas da moto tô com um Rethal 22mm Crossbar, satisfeito, mas prefito o Pro Taper Pastrana que é mais alto!!!!
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Quais as diferenças de um Guidon Fatbar e um Cross?

Mensagem por Juliano »

O Rogério da Tokens vende um fatbar da marca Easton, esse guidão tem garantia vitalícia.
leo martini
Membro
Mensagens: 337
Registrado em: 04 Agosto 2011 à32 16:33

Re: Quais as diferenças de um Guidon Fatbar e um Cross?

Mensagem por leo martini »

Juliano escreveu:O Rogério da Tokens vende um fatbar da marca Easton, esse guidão tem garantia vitalícia.
sabe quante ele custa??
sabe se ele vende os aros exel tb?
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Re: Quais as diferenças de um Guidon Fatbar e um Cross?

Mensagem por Zenha »

leo martini escreveu:
Juliano escreveu:O Rogério da Tokens vende um fatbar da marca Easton, esse guidão tem garantia vitalícia.
sabe quante ele custa??
sabe se ele vende os aros exel tb?
Vende sim , vende tudo e bem mais barato que por aí .
Will xtz
Membro
Mensagens: 315
Registrado em: 21 Julho 2011 à48 12:45

Re: Quais as diferenças de um Guidon Fatbar e um Cross?

Mensagem por Will xtz »

guidão da dt 200/tornado/xt225 custa entre 25 a 28 reais, tem barrinha soldada e aguenta muito bem, quedas no barro não entortam, agora se cair no asfalto, so se for um guidão feito de vergalhão gerdau pra aguentar...


eu iria com os de 25 pilas. pois vai que numa cagada tu entorta um desses de 350 reais...
leo martini
Membro
Mensagens: 337
Registrado em: 04 Agosto 2011 à32 16:33

Re: Quais as diferenças de um Guidon Fatbar e um Cross?

Mensagem por leo martini »

cara eu ja cai com minha moto na estrada de chao as uns 100km/h uma vaca entro na minha frente estoro manete manicoto quebro meu painel! ate a mesa inferior quebro e o meu pro taper fat bar ta la inteirinho so com o canto raspado!
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Quais as diferenças de um Guidon Fatbar e um Cross?

Mensagem por Juliano »

Will xtz escreveu:guidão da dt 200/tornado/xt225 custa entre 25 a 28 reais, tem barrinha soldada e aguenta muito bem, quedas no barro não entortam, agora se cair no asfalto, so se for um guidão feito de vergalhão gerdau pra aguentar...


eu iria com os de 25 pilas. pois vai que numa cagada tu entorta um desses de 350 reais...


Esses de 25 contos entorta só de olhar, qualquer galho que bate já entorta.

Agora um bom guidão não entorta, se receber uma força muito grande vai quebrar, mas antes disso muita coisa vai entortar, o tombo tem que ser feio!
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Re: Quais as diferenças de um Guidon Fatbar e um Cross?

Mensagem por Gustavo/PR »

Will xtz escreveu:guidão da dt 200/tornado/xt225 custa entre 25 a 28 reais, tem barrinha soldada e aguenta muito bem, quedas no barro não entortam, agora se cair no asfalto, so se for um guidão feito de vergalhão gerdau pra aguentar...

eu iria com os de 25 pilas. pois vai que numa cagada tu entorta um desses de 350 reais...

besteira..... esses ai no mx, entortam até saltando, se cair então, fica até perigoso continuar a trilha. rindo2::


Pra vc ter uma ideia, eu entortei um guidão original da tornado num tombo, ai coloquei um paralelo, a moto caiu parada e o guidão entortou. Desentortei para tentar continuar a usar e ele entortou novamente só com meu peso (e não sou pesado).
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Quais as diferenças de um Guidon Fatbar e um Cross?

Mensagem por jjacob »

Gustavo/PR escreveu:
Will xtz escreveu:guidão da dt 200/tornado/xt225 custa entre 25 a 28 reais, tem barrinha soldada e aguenta muito bem, quedas no barro não entortam, agora se cair no asfalto, so se for um guidão feito de vergalhão gerdau pra aguentar...

eu iria com os de 25 pilas. pois vai que numa cagada tu entorta um desses de 350 reais...

besteira..... esses ai no mx, entortam até saltando, se cair então, fica até perigoso continuar a trilha. rindo2::


Pra vc ter uma ideia, eu entortei um guidão original da tornado num tombo, ai coloquei um paralelo, a moto caiu parada e o guidão entortou. Desentortei para tentar continuar a usar e ele entortou novamente só com meu peso (e não sou pesado).
Bá ta na hora de comer um regimizinho hei! ghehehhehehehe
girinnu
Super Membro
Mensagens: 1275
Registrado em: 15 Fevereiro 2012 à49 09:26

Re: Quais as diferenças de um Guidon Fatbar e um Cross?

Mensagem por girinnu »

leo martini escreveu:
Juliano escreveu:O Rogério da Tokens vende um fatbar da marca Easton, esse guidão tem garantia vitalícia.
sabe quante ele custa??
sabe se ele vende os aros exel tb?
Não entrei em contato com o RogérioTokens, mas uma busca na net por Easton achei por volta de 450,00...

E sobre o guidon da DT 200, tenho um, até pode ser que aguenta, mas estou afim de um UP na moto e pensar na segurança também, porque vamos e viemos quem nunca entortou um guidon simples, que atire a 1ª pedra rsrsrs

Creio que um Fat Bar IMS, ProTaper ou Renthal é bem mais aconselhável utilizar do que um original da moto...
OrlandoMX
Membro
Mensagens: 480
Registrado em: 07 Agosto 2009 à21 00:27

Re: Quais as diferenças de um Guidon Fatbar e um Cross?

Mensagem por OrlandoMX »

Vc se atentaram para os modelos ??? perceberam a diferença em dimensões ??? guidão não se compra por achar dahora, como vi o pessoal falar do guidão do pastrana, guidão do pastrana é um guidão para freestyle e para pessoas de estatura alta, não tem a barra para facilitar a passagem da bota em uma manobra, guidão alto para pessoas de estatura media e baixa, para pilotagem no chão é um lixo, vai te atrapalhar no posicionamento, causar dores nos braços, jogar seus cotovelos na posição errada..... e isso muda de moto pra moto, pessoa pra pessoa.....eu usava o 996 na kxf, tentei usar na ktm e não ficou bom, testei o 996, depois o 997, por fim o q mais gostei na ktm foi o 999 !!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem