estou precisando novamente de uma luz. Não gosto de levar a moto no mecânico por 4 motivos: só tem oficina suja, fazem um trabalho mais ou menos, você gasta dinheiro e metendo a mão na massa você acaba aprendendo e podendo postar aqui no forúm respostas para futuras dúvidas.
Vamos ao que interessa, o problema elétrico.
Primeiramente minha moto é um DR 650 98. Comprei a moto usada, porém em bom estado. Com uns 2 meses de uso ela começou a fazer muito esforço para dar a partida no motor, ou seja, o motor elétrico rodava mas com pouca força.
Uma semana depois disso, o motor de arranque girava mas não era suficiente para ligar a moto. E girava quase parando, com um barulho bem fraquinho.
Tirei o motor de arrenque fora e identifiquei que as escovas estavam um pouco gastas. Tinha até o "pozinho" resultante do desgaste. Levei em um eletricista para ver se era necessário trocar as escovas ou se ainda estavam boas. Resultado: motor de arrenque bom!
Eliminamos então essa peça de ser o problema.
O mais obvio eu não tinha feito, ver a bateria. Como tinha comprado a moto usada e estou deixando ela nova, comprei uma bateria novinha, Yuasa (marca boa).
Na hora da partida o som do motor de partida foi muuuito diferente. Deu a partida na hora, com um som bem forte. Exemplificando, parecia que antes o motor de partida estava com 30% de energia e agora com 100%.
Problema resolvido.
Após uns 2/3 meses o problema voltou a acontecer. E percebi que o som do motor de arrenque foi ficando diferente, cada vez mais fraco. Deixei a moto parada por umas 3 semanas. Consegui ligar depois, porém no tranco (sorte minha morar em ladeira, pq a moto é pesada PKC, não dá pra pegar empurando). Fiquei usando a moto por umas 2 semanas, sempre ligando no tranco.. hehehe.
Decidi tirar a bateria e examinar. Tinha secado toda a água. Completei com água destilada (fluído para bateria) e deixei pegando carga lenta. Quando coloquei de volta a bateria a moto pegou que uma beleza.
Chegou o final do ano e a moto ficou parada novamente por uma 1 mês e de tanque cheio e com a torneirina aberta pro carbura. Resultado: entupiu o carbura e a moto não ligava no start (estava fraca).
Lipei o carbura e achei que a moto pudesse estar com fulga. Ela pegou no tranco só.
Tirei a bateria de novo e deixe pegando carga. Depois de uns 3 dias o problema voltou.
Lá fui eu com o multimetro testar. Depois que tinha colocado água na bateria e deixado ela na carga lenta ficou com 12,4v. Agora ela estava dando 10,98 com motor e ignição desligado. Liguei a moto e coloquei o multimetro. Na lenta deu 12,4 e com motor acelerado meio punho ou mais ainda deu 12,4v.
Até onde eu sei, com a moto ligada e acelerada, deveria marcar 13 / 14 v, nao sei exatamente quanto, mas deveria marcar mais do que 12,4.
Dia seguinte fui ver a voltagem e deu os mesmo 10,98, ou seja, não esta com fuga. Testei também com a opçao do multimetro de apitar caso esteja passando corrente.
Me resta agora o verificar o regulador de voltagem, alternador e o conversando com um amigo me ocorreu de verificar o rele de partida que nem sei onde fica.
Alguém me da uma luz? Estou no caminho certo? Existe outro componente a verificar? Como faço para testar o alternador e o regulador de voltagem? Pode ser o rele de partida, mesmo?
Um abraço Rapeize!
PS. escrevi um texto longo para os que sabem pouco do assunto consigam melhor entender e aprender e para os que entendem bastante saber exatamente o que esta ocorrendo.
Trancado
Tópico duplicado
Att, Fernando Baêta