Estado da Vela (xlx250r)

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
MarceloM
Membro
Mensagens: 31
Registrado em: 03 Outubro 2005 à09 00:50

Estado da Vela (xlx250r)

Mensagem por MarceloM »

Hoje quando fui trocar a vela da minha motoca (xlx250r), verifiquei que a mesma estava esbranquiçada e seca, ou seja, tava entrando menos combustivel do que o necessario.

A questão é que ao inves do carburador original dela, ela estava com um de strada, com a giclagem original: alta #125 e baixa #42.

Hoje consegui finalizar a [i]resturação[/i] do meu carburador original e instalei ele novamente, com os gicles originais tambem: alta #125, baixa #40. E com a agulha travada na 3º posição de cima pra baixo.

Considerando que o gigle de alta dos dois carburados tem a mesma numeração, é possivel que a mistura ainda continue pobre mesmo com o carburador original, ou pode até ficar mais pobre ainda pelo fato do venturi do carburador original ser maior do que o do de strada (30mm X 26mm).

A minha duvida é a seguinte: se daqui alguns dias eu verifcar o estado de vela e constatar que a mistura ainda esta pobre o que pode ser feito? trocar o glice de alta por um menor (com furo maior) ? subir a agulha?

Aproveitando o topico, qual é a maneira correta pra regulagem da marcha lenta? regulo o giro na faixa dos 2000rpm e vou ajustando o parafuso de ar?

[]´s
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Marcelo, Nas XLX, se a mistura estiver pobre (vela esbranquiçada), vc deve trocar o gigle de alta para por exemplo 130 ou 135, porém, vale lembrar, que não é comum a XLX ficar com mistura pobre, mesmo usando o bura da strada....
Se vc não usa ponteira esportiva nela, uma dica: deixa os gicles na numeração original, mantém a agulha na posição que está (3º clik de cima para baixo) e experimenta afinar a regulagem do ar(vc faz a moto funcionar deixando ela na lenta em +/- 2000 rpm e no parafuso de ar, vá mexendo nele até conseguir a lenta mais alta possivel, vc vai notar que só no ponto certo de regulagem isto aconteçe, pois se vc não chegar no ideal, a lenta continuará nos 2000rpm e se vc passar, ela cairá dos 2000rpm....então achando o ponto de lenta mais alta, por exemplo 2200rpm, o ar estará ajustado. Daí é só diminuir a lenta para +/- 1200rpm no parafuso que regula a lenta, aquele que a gente torçe com a mão mesmo)...teoricamente tem que funfar legal, e a vela ficar marrom que é o ideal.
Se isto não der certo, passa para a troca de gicle de alta! :D :D :D
Abraços
MarceloM
Membro
Mensagens: 31
Registrado em: 03 Outubro 2005 à09 00:50

Mensagem por MarceloM »

Fala ae Nestor, blz?

Vou fazer isto cara, eu tava regulando a baixa, mas sempre que a rotação subia, eu achava que algo não estava certo. Acho que isto é um vicio-resquicio da minha epoca com aero modelos, a onde quando eu amaciava os motorzinhos, quando a gasolina estava chegando no final fazia com que a mistura ficasse mais pobre e a rotação do motor, não sei porque, subia ao inves de baixar. Por mais idiota que seja, acho que na pratica eu ainda estava sendo influenciado por essas experiencias passadas ao regular a lenta da motoca, mas agora deu pra sacar direito :!:

Você acha que regulando a lenta de maneira bem feita, o estado da vela pode mudar? Quero dizer, ela pode ficar com a coloração correta? eu sei que tenho que retira-la pra ter certeza, vou ver se faço isto daqui um dia, mas pelo que eu entendo de carbução, a maior influencia neste caso esta no gicle de alta mesmo, certo?

Grato pela ajuda cara!

[]´s
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Em termos amigão, vc está certo, mas temos que lembrar que o bura é uma peça mecânica e querendo pu não, o ar continuará passando pelo parafuso da marc ha lenta, mesmo na alta! pois não há mecanismo que impeça isto. Para ter certeza da queima vc tem que escolher um retão e enrolar o cabo em última marcha, ou numa marcha mais baixa e deixar o motor apanhar um pouco (+/- 30 seg) e então vc desliga no corta corrente ou na chave e não deixa o motor pegar novamente até retirar a vela e ver a coloração: se estiver esbranquiçada é falta, se estiver marrom é legal e se estiver preta, é sobra de combustível. Com estes dados na mão vc vai saber se precisa mexer na giclagem.
Quanto ao fato de vc lembrar que no aeromeodelismo ao final do combustivel aumentava a aceleração, isto é uma característica dos motores 2 tempos!
Abraços e aguardo novidades!!! :D
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Mensagem por Gargamel »

NESTOR/RS,

Presente prof !!!!
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

PQP aprendeu mesmo em professor nestor rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs, mas vale lembrar que essa aceleração no termino do combustivel não eh caracteristica soh de dois tempos não no 4 tempos tambem acelera eh normal porem muito mais perigoso nass dois tempos pois o oleo vai junto com a gasolina então faltou gasolina faltou oleo assim sendo trava o motor ok.
abraço
e parabens

cross
122
=D> =D> =D> =D>
MarceloM
Membro
Mensagens: 31
Registrado em: 03 Outubro 2005 à09 00:50

Mensagem por MarceloM »

Ola pessoal, tudo certo?

Hoje eu saquei a vela fora e ela continua esbranquiçada, então resolvi subir a agulha um numero para ver se a coisa melhora, caso contrario acho que so mudando o gicle de alta mesmo, certo?

O engraçado que ao subir a agulha, eu passei a observar novamente aquela caracterisca comum das xlxs, a aceleração dividia em dois estagios bem definidos, coisa que com agulha na posição original, ou seja, travada na terceira posição de cima pra baixo, não tava acontecendo, pelo menos não de forma tão notavel como agora.

Outro lance estranho é que agora pelo que eu pude observar ela ta dando uma leve embolada apos os 5000rpms. Não sei se eh mistura rica ou pobre demais.

Grato pela ajuda de todos!

[]´s
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Só curiosidade... Qual marca e número da vela que vc está usando na motoca???? :shock: :shock:
MarceloM
Membro
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Registrado em: 03 Outubro 2005 à09 00:50

Mensagem por MarceloM »

NESTOR/RS escreveu:Só curiosidade... Qual marca e número da vela que vc está usando na motoca???? :shock: :shock:
NGK DP8EA-9
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

A vela é esta mesmo...vc vai ter que trabalhar na giclagem, passar para um maior!!
Outra: dá uma conferida para ver se o coletor de admissão está bem encaixado no bura ou se não existem rachaduras no corpo dele..as vezes quando há problemas de encaixe ou rachaduras no coletor, fica entrando um ar a mais...daí ocorre empobrcimento da mistura... :shock: :shock:
MarceloM
Membro
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Registrado em: 03 Outubro 2005 à09 00:50

Mensagem por MarceloM »

NESTOR/RS escreveu: Outra: dá uma conferida para ver se o coletor de admissão está bem encaixado no bura ou se não existem rachaduras no corpo dele..as vezes quando há problemas de encaixe ou rachaduras no coletor, fica entrando um ar a mais...daí ocorre empobrcimento da mistura...
Muito bem lembrado cara, a borracha do meu coletor de admissão ta bem gasta e ainda por cima ta sem aquela presilha que prende ele no filtro de ar. Talvez isto pode estar influenciando.

De qualquer maneira, eu acho que a moto ta melhor depois de subir a agulha, deu pra notar uma mudança significativa na resposta do motor, ta mais nervoso agora, eh só enrolar que ele sobe.

Vou ver se amanhã saco a vela novamente pra ver como é que ta.

Vlw pela ajuda ae!

[]´s
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