(dicas) Jogo de pneus só para corridas

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
lgp276
Super Membro
Mensagens: 2033
Registrado em: 09 Dezembro 2006 à35 10:01

(dicas) Jogo de pneus só para corridas

Mensagem por lgp276 »

Dae pessoal, vou comprar um jogo de pneus que vou usar só em corridas... Li aqui no forum o pessoal falando muito bem sobre o Midsoft, vi um post do bessa tambem elogiando o MidHard, vi posts que não indicam o midsoft na trazeira e vi poucos comentarios sobre bridgestone porém os que tem foram elogiando muito.
Desde a Cr 125 eu vinha usando o pireli Mx extra mas eu sinto que ele só é bom quando está muito novo, depois de pouco tempo ele já espalha muito! Principalmente na dianteira.
Dentre os comentarios que li muitos não indicaram o mx extra justamente por esse fator que comentei...
Então estou na duvida de qual poderia ser um ótimo jogo pra eu usar?
Sei que cada pneu influencia pelo tipo de solo e aqui é raro as pistas com solo duro e batido, principalmente nas corridas quando transformam em um tapete(solo arado e molhado), como parametro digo que em corridas é raro ter aquela sensação de pedradas muito grandes, normalmente os graos que são lançados pelos pneus são menores e macios(não menos doloridos Kkkkkkkk)...
Fico grato pela ajuda de todos e no aguardo de respostas!
abraços
robertovarela
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 16 Maio 2005 à20 06:05

Re: (dicas) Jogo de pneus só para corridas

Mensagem por robertovarela »

Na boa, eu já testei muitos pneus e já andei em muitas motos que eu desaprovava o tipo de pneu e sem prestar atenção qual estava na moto, andava forte e era somente elogios para o conjunto.

Depois de ver meu erro comecei a observar os outros pilotos e vi que passando por situações semelhantes, ou seja, testando a moto sem saber que pneu se estava usando o que valia era o piloto ou o conjunto da moto piloto, e não somente o pneu, pois fiz alguns testes onde coloquei pneus em situações que não se devia usar e a diferença de tempo nas voltas foram desprezíveis, mas quando o piloto sabia que o pneu estava sem condições ideais de uso ou era de uma marca ou modelo que não lhe agradava, os tempos eram ruins e a culpa ficava nos pneus.

Fiz outros testes também com o tamanho da coroa, e observei que a maioria não sente nada se não souber que foi modificada.

Sem falar de calibragem de pneu e regulagem dos clicks das suspas, esses aí tenho umas histórias que juntando dão um belo livro.

Resumindo, pneu bom é aquele que imaginamos ser bom e esta novo, se tivermos um nível melhor de pilotagem começamos a exigir uma marca/modelo melhor. Depois de um certo nível de pilotagem começamos a ver a diferença entre modelos e calibragem de uma certa marca em relação ao terreno/temperatura.
lgp276
Super Membro
Mensagens: 2033
Registrado em: 09 Dezembro 2006 à35 10:01

Re: (dicas) Jogo de pneus só para corridas

Mensagem por lgp276 »

robertovarela escreveu:Na boa, eu já testei muitos pneus e já andei em muitas motos que eu desaprovava o tipo de pneu e sem prestar atenção qual estava na moto, andava forte e era somente elogios para o conjunto.

Depois de ver meu erro comecei a observar os outros pilotos e vi que passando por situações semelhantes, ou seja, testando a moto sem saber que pneu se estava usando o que valia era o piloto ou o conjunto da moto piloto, e não somente o pneu, pois fiz alguns testes onde coloquei pneus em situações que não se devia usar e a diferença de tempo nas voltas foram desprezíveis, mas quando o piloto sabia que o pneu estava sem condições ideais de uso ou era de uma marca ou modelo que não lhe agradava, os tempos eram ruins e a culpa ficava nos pneus.

Fiz outros testes também com o tamanho da coroa, e observei que a maioria não sente nada se não souber que foi modificada.

Sem falar de calibragem de pneu e regulagem dos clicks das suspas, esses aí tenho umas histórias que juntando dão um belo livro.

Resumindo, pneu bom é aquele que imaginamos ser bom e esta novo, se tivermos um nível melhor de pilotagem começamos a exigir uma marca/modelo melhor. Depois de um certo nível de pilotagem começamos a ver a diferença entre modelos e calibragem de uma certa marca em relação ao terreno/temperatura.
Fala Roberto, blz? Concordo com o seu comentário, até tenho um colega que com o pneu quase sem gomos nas laterais andou entre os 4 na vx2... Porém eu acho o grip dos pneus um negocio bem perceptivel, ainda mais na minha modalidade que é o velocross, trazeira saindo dianteira escapando coisas que foram aumentando conforme o desgaste do pireli extra. E como agora vou comprar um jogo pra usar só nas corridas resolvi pesquisar um pouco sobre o assunto. No quesito de calibragem, uma vez criei um topic aqui e ficou meio vago a informação. Saiu um negocio meio que padrão 13 a 15lbs as vezes menos dependendo do terreno. Em variações de 1 libra conseguiria sentir diferença na tocada? Ou estamos falando em valores mais altos? Se possivel o sr. podia me dar umas explicações sobre esse assunto? Muito obrigado pela atenção!
robertovarela
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 16 Maio 2005 à20 06:05

Re: (dicas) Jogo de pneus só para corridas

Mensagem por robertovarela »

Em primeiro lugar, nada de Sr.

1 libra da sentir sim, dependendo do terreno e o nível de pilotagem é até demais, fala-se em quarto de libra a nível de profissionais.

Quanto a marca de pneu, vai muito do piloto, mas sabemos que marcas como Dunlop, Michelin e bridgestone fazem excelentes pneus de alta performance, alguns modelos são mais difíceis de se achar aqui no Brasil.

Eu gosto de usar um pneu que concilie grip e durabilidade tipo o Michelin S12 ou AC10 para os treinos mais longos, visto que têm bastante durabilidade sem perder grip.

Em termos de performance eu gostei muito do Dunlop, não lembro a referência nesse momento.

Quanto a questão de economia, eu evito desgastar demais os pneus, visto que já perdem bastante o grip e não valem nada para revender, pois eu sempre vendo os pneus usados para quem precisa de um produto mais barato e em condições de uso para trilha ou um MX mais leve, com isso já tenho uma parte do novo pneu para poder usar coisa boa sem onerar demais.
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: (dicas) Jogo de pneus só para corridas

Mensagem por Selvagem »

Seguinte, meu compadre foi Campeão Brasileiro de Velocross em 2011 e é chato pra Baralho com pneus. Há uns anos atrás, ele recebeu patrocínio da Rinaldi e depois de uma prova com os Rinaldi desistiu do contrato, pois não gostou dos pneus da mesma.

Dianteira> Pireli Mid Soft (MT 32).

Traseira> Bridgestone (não sei exatamente o modelo, mas provavelmente é o modelo ED660)

MAS, tenho muita curiosidade em usar na frente o Maxis, dei uma olhad aem alguns modelos no Brasileiro de Cross no Mês passado em Garibaldi, e fiquei muito impressionado com o desenho dos mesmos, parecem ser superiores em Grip ao Mid-Soft da Pireli.

Imagem

Como só faço trilhas, estes modelos não me servem, pois o Mid-Soft com 3 trilhas já quebrou os gomos laterais. Preciso sempre optar por pneus mais duros, na frente gosto do Metzeler MC-5 ou o Bridgestone M403 e atrás não troco por nada o bom e velho Pireli MT-16 (Garacross) na medida 450!
Leonardo nunes
Membro
Mensagens: 445
Registrado em: 28 Outubro 2011 à25 09:42

Re: (dicas) Jogo de pneus só para corridas

Mensagem por Leonardo nunes »

Ultimamente tenho usado o rinaldi e nao tenho gostado, agora já ta no final e to só esperando uma competição pra colocar um metzeler mc4 , mas um pneu que gostei bastante foi o metzeler mc6 6 days !
lgp276
Super Membro
Mensagens: 2033
Registrado em: 09 Dezembro 2006 à35 10:01

Re: (dicas) Jogo de pneus só para corridas

Mensagem por lgp276 »

Bom seguindo as dicas do roberto agora vou variar as libras a cada bateria de treino pra sentir a diferença, e seguindo as dicas do meu instrutor de mx vou usar os pirelli midsoft tanto na dianteira quanto na trazeira, queria encontrar o bridgestone pra testar mais aqui não tem em nenhuma loja proxima. conforme for sentindo resultados eu vo postar aqui...
Valeu galera
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: (dicas) Jogo de pneus só para corridas

Mensagem por cascao »

Pneu bom é Bridgestone. Para seu uso esquece os para chão duro e vai nos macios ou médios.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem