(dicas) Jogo de pneus só para corridas

lgp276:

Dae pessoal, vou comprar um jogo de pneus que vou usar só em corridas... Li aqui no forum o pessoal falando muito bem sobre o Midsoft, vi um post do bessa tambem elogiando o MidHard, vi posts que não indicam o midsoft na trazeira e vi poucos comentarios sobre bridgestone porém os que tem foram elogiando muito.
Desde a Cr 125 eu vinha usando o pireli Mx extra mas eu sinto que ele só é bom quando está muito novo, depois de pouco tempo ele já espalha muito! Principalmente na dianteira.
Dentre os comentarios que li muitos não indicaram o mx extra justamente por esse fator que comentei...
Então estou na duvida de qual poderia ser um ótimo jogo pra eu usar?
Sei que cada pneu influencia pelo tipo de solo e aqui é raro as pistas com solo duro e batido, principalmente nas corridas quando transformam em um tapete(solo arado e molhado), como parametro digo que em corridas é raro ter aquela sensação de pedradas muito grandes, normalmente os graos que são lançados pelos pneus são menores e macios(não menos doloridos Kkkkkkkk)...
Fico grato pela ajuda de todos e no aguardo de respostas!
abraços

robertovarela:

Na boa, eu já testei muitos pneus e já andei em muitas motos que eu desaprovava o tipo de pneu e sem prestar atenção qual estava na moto, andava forte e era somente elogios para o conjunto.

Depois de ver meu erro comecei a observar os outros pilotos e vi que passando por situações semelhantes, ou seja, testando a moto sem saber que pneu se estava usando o que valia era o piloto ou o conjunto da moto piloto, e não somente o pneu, pois fiz alguns testes onde coloquei pneus em situações que não se devia usar e a diferença de tempo nas voltas foram desprezíveis, mas quando o piloto sabia que o pneu estava sem condições ideais de uso ou era de uma marca ou modelo que não lhe agradava, os tempos eram ruins e a culpa ficava nos pneus.

Fiz outros testes também com o tamanho da coroa, e observei que a maioria não sente nada se não souber que foi modificada.

Sem falar de calibragem de pneu e regulagem dos clicks das suspas, esses aí tenho umas histórias que juntando dão um belo livro.

Resumindo, pneu bom é aquele que imaginamos ser bom e esta novo, se tivermos um nível melhor de pilotagem começamos a exigir uma marca/modelo melhor. Depois de um certo nível de pilotagem começamos a ver a diferença entre modelos e calibragem de uma certa marca em relação ao terreno/temperatura.

lgp276:

robertovarela escreveu:Na boa, eu já testei muitos pneus e já andei em muitas motos que eu desaprovava o tipo de pneu e sem prestar atenção qual estava na moto, andava forte e era somente elogios para o conjunto.

Depois de ver meu erro comecei a observar os outros pilotos e vi que passando por situações semelhantes, ou seja, testando a moto sem saber que pneu se estava usando o que valia era o piloto ou o conjunto da moto piloto, e não somente o pneu, pois fiz alguns testes onde coloquei pneus em situações que não se devia usar e a diferença de tempo nas voltas foram desprezíveis, mas quando o piloto sabia que o pneu estava sem condições ideais de uso ou era de uma marca ou modelo que não lhe agradava, os tempos eram ruins e a culpa ficava nos pneus.

Fiz outros testes também com o tamanho da coroa, e observei que a maioria não sente nada se não souber que foi modificada.

Sem falar de calibragem de pneu e regulagem dos clicks das suspas, esses aí tenho umas histórias que juntando dão um belo livro.

Resumindo, pneu bom é aquele que imaginamos ser bom e esta novo, se tivermos um nível melhor de pilotagem começamos a exigir uma marca/modelo melhor. Depois de um certo nível de pilotagem começamos a ver a diferença entre modelos e calibragem de uma certa marca em relação ao terreno/temperatura.
Fala Roberto, blz? Concordo com o seu comentário, até tenho um colega que com o pneu quase sem gomos nas laterais andou entre os 4 na vx2... Porém eu acho o grip dos pneus um negocio bem perceptivel, ainda mais na minha modalidade que é o velocross, trazeira saindo dianteira escapando coisas que foram aumentando conforme o desgaste do pireli extra. E como agora vou comprar um jogo pra usar só nas corridas resolvi pesquisar um pouco sobre o assunto. No quesito de calibragem, uma vez criei um topic aqui e ficou meio vago a informação. Saiu um negocio meio que padrão 13 a 15lbs as vezes menos dependendo do terreno. Em variações de 1 libra conseguiria sentir diferença na tocada? Ou estamos falando em valores mais altos? Se possivel o sr. podia me dar umas explicações sobre esse assunto? Muito obrigado pela atenção!

robertovarela:

Em primeiro lugar, nada de Sr.

1 libra da sentir sim, dependendo do terreno e o nível de pilotagem é até demais, fala-se em quarto de libra a nível de profissionais.

Quanto a marca de pneu, vai muito do piloto, mas sabemos que marcas como Dunlop, Michelin e bridgestone fazem excelentes pneus de alta performance, alguns modelos são mais difíceis de se achar aqui no Brasil.

Eu gosto de usar um pneu que concilie grip e durabilidade tipo o Michelin S12 ou AC10 para os treinos mais longos, visto que têm bastante durabilidade sem perder grip.

Em termos de performance eu gostei muito do Dunlop, não lembro a referência nesse momento.

Quanto a questão de economia, eu evito desgastar demais os pneus, visto que já perdem bastante o grip e não valem nada para revender, pois eu sempre vendo os pneus usados para quem precisa de um produto mais barato e em condições de uso para trilha ou um MX mais leve, com isso já tenho uma parte do novo pneu para poder usar coisa boa sem onerar demais.

Selvagem:

Seguinte, meu compadre foi Campeão Brasileiro de Velocross em 2011 e é chato pra Baralho com pneus. Há uns anos atrás, ele recebeu patrocínio da Rinaldi e depois de uma prova com os Rinaldi desistiu do contrato, pois não gostou dos pneus da mesma.

Dianteira> Pireli Mid Soft (MT 32).

Traseira> Bridgestone (não sei exatamente o modelo, mas provavelmente é o modelo ED660)

MAS, tenho muita curiosidade em usar na frente o Maxis, dei uma olhad aem alguns modelos no Brasileiro de Cross no Mês passado em Garibaldi, e fiquei muito impressionado com o desenho dos mesmos, parecem ser superiores em Grip ao Mid-Soft da Pireli.

Imagem

Como só faço trilhas, estes modelos não me servem, pois o Mid-Soft com 3 trilhas já quebrou os gomos laterais. Preciso sempre optar por pneus mais duros, na frente gosto do Metzeler MC-5 ou o Bridgestone M403 e atrás não troco por nada o bom e velho Pireli MT-16 (Garacross) na medida 450!

Leonardo nunes:

Ultimamente tenho usado o rinaldi e nao tenho gostado, agora já ta no final e to só esperando uma competição pra colocar um metzeler mc4 , mas um pneu que gostei bastante foi o metzeler mc6 6 days !

lgp276:

Bom seguindo as dicas do roberto agora vou variar as libras a cada bateria de treino pra sentir a diferença, e seguindo as dicas do meu instrutor de mx vou usar os pirelli midsoft tanto na dianteira quanto na trazeira, queria encontrar o bridgestone pra testar mais aqui não tem em nenhuma loja proxima. conforme for sentindo resultados eu vo postar aqui...
Valeu galera

cascao:

Pneu bom é Bridgestone. Para seu uso esquece os para chão duro e vai nos macios ou médios.