Motores 2 Tempos: Dúvidas

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Giovani/PR
Membro
Mensagens: 214
Registrado em: 03 Maio 2013 à36 23:30

Motores 2 Tempos: Dúvidas

Mensagem por Giovani/PR »

Boa tarde pessoal,

Embora exista uma quantidade enorme de tópicos sobre este tema, não encontrei o que precisava, gostaria da ajuda de vocês.

OBS: Moto especial, 2 tempos, de trilha.

* Qual o número ideal de horas para a troca do pistão, anel e óleo da caixa ?

Grande abraço!
Editado pela última vez por Giovani/PR em 20 Maio 2013 à13 17:35, em um total de 1 vez.
joester.brondani
Membro
Mensagens: 133
Registrado em: 08 Junho 2010 à53 21:50

Re: Motores 2 Tempos: Dúvidas

Mensagem por joester.brondani »

Amigão, o óleo do motor nao é trocado hehe...Axo que te referias ao oleo da caixa...

Axo que varia bastante da tocada o lance de quantas horas trocar pistao e aneis... Nao vi ainda alguem que dissesse algo em HORAS pra moto de trilha visto que nao trabalha em alta o tempo todo...
Giovani/PR
Membro
Mensagens: 214
Registrado em: 03 Maio 2013 à36 23:30

Re: Motores 2 Tempos: Dúvidas

Mensagem por Giovani/PR »

Verdade, corrigido.

Mas sem horas ou Km, não fica muito vago essa "hora de trocar o pistão/anel/óleo da caixa?" pois assim não irei andar com segurança. ::medo::
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Motores 2 Tempos: Dúvidas

Mensagem por Selvagem »

http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... =1&t=30802" onclick="window.open(this.href);return false;
Giovani/PR
Membro
Mensagens: 214
Registrado em: 03 Maio 2013 à36 23:30

Re: Motores 2 Tempos: Dúvidas

Mensagem por Giovani/PR »

Selvagem, eu li este tópico, porém não apresenta um limite de horas para troca de pistão, anéis ou óleo do motor. Fala somente no número de horas que ele rodou, entende? Trata-se de um caso isolado, necessito de algo concreto ou aprox. para levar a manutenção em dia!

Abraço. Continuo na ajuda dos colegas joia:::
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Motores 2 Tempos: Dúvidas

Mensagem por cascao »

1) Arruma um medidor de compressão e vai medindo. Com 120-100psi é hora de trocar.
2) Troca depois de X horas. é R$400 do piston + R$20 da junta. Em uma manhã você mesmo faz o serviço. Se trocar antes da hora não é tanto dinheiro assim...
3) Abre (R$20) olha e decide se troca ou roda mais. Dá trabalho mas tira essa ideia da cabeça.
4) anda até explodir tudo R$2000,00 e viva feliz.

No stress e fumaça azul no ar! niver
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Motores 2 Tempos: Dúvidas

Mensagem por Juliano »

Na época das RMX, Kdx, etc. o pessoal daqui fazia troca de anéis a cada 6 meses e pistão a cada ano.


Mas o ideal é medir as folgas e conferir com o manual, pois não adianta o pistão durar uma eternidade se a parte de baixo não acompanhar.


Eu abriria a parte de cima a cada 6 meses, ou 60 horas para medir as folgas. Dessa forma você conseguirá mapear o desgaste ao longo do tempo e encontrar a dara ideal para troca de pistão, anéis e biela.
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Motores 2 Tempos: Dúvidas

Mensagem por Matsui »

vou falar aqui, depois de ´praticamente 2 anos com minha com minha GG uns dias atrás eu mandei revizar completo e pra minha supresa o motor estava muito bom, o mecânico disse que não precisava fazer nada a folga dos anéis era mínima e nao necessitava de troca nem dos mesmo,, então fiquei feliz demais, e digo que gastei menos com a GG em 2 anos que com a DT em 1 ano, ta certo que na ]DT eu mechia pra caraio envenenava e trocava pecas so pra experimentar e isso foi uma escola, mas a GG e uma moto pronta e não precisa de nada disso. ando em media 2 x por mês sempre usei 1% de óleo motul gasolina comum e troco o óleo da caixa Transoil, a cada 50 horas.
Giovani/PR
Membro
Mensagens: 214
Registrado em: 03 Maio 2013 à36 23:30

Re: Motores 2 Tempos: Dúvidas

Mensagem por Giovani/PR »

Compreendido e anotado!!

Porém, quanto ao nº de horas para a troca do óleo da caixa, quando devo fazer??

Abraço.
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Motores 2 Tempos: Dúvidas

Mensagem por Selvagem »

O Manual da GasGas infoma troca de óleo à cada 3 tanques de combustível, o que no meu caso seria aproximadamente 10 ~11 horas. Eu faço a troca a cada 30 horas, sempre usei Motul Transoil, mas tenho muita curiosidade em usar óleo hidraulico, pois comentam que também funciona muito bem.
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Motores 2 Tempos: Dúvidas

Mensagem por Selvagem »

Juliano escreveu:Na época das RMX, Kdx, etc. o pessoal daqui fazia troca de anéis a cada 6 meses e pistão a cada ano.


Mas o ideal é medir as folgas e conferir com o manual, pois não adianta o pistão durar uma eternidade se a parte de baixo não acompanhar.


Eu abriria a parte de cima a cada 6 meses, ou 60 horas para medir as folgas. Dessa forma você conseguirá mapear o desgaste ao longo do tempo e encontrar a dara ideal para troca de pistão, anéis e biela.
1 ano para troca de pistão é um prazo legal, desde que cuide muito bem do filtro de ar. Particularmente, não perderia a mão de obra de abrir o motor para trocar somente anéis, acho que não vale a pena.
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Motores 2 Tempos: Dúvidas

Mensagem por Selvagem »

cascao escreveu:1) Arruma um medidor de compressão e vai medindo. Com 120-100psi é hora de trocar.
2) Troca depois de X horas. é R$400 do piston + R$20 da junta. Em uma manhã você mesmo faz o serviço. Se trocar antes da hora não é tanto dinheiro assim...
3) Abre (R$20) olha e decide se troca ou roda mais. Dá trabalho mas tira essa ideia da cabeça.
4) anda até explodir tudo R$2000,00 e viva feliz.

No stress e fumaça azul no ar! niver
Cascão, e como fazer para conferir a medida do novo pistão sem medir o desgaste do cilindro? Tudo bem que o cilindro não desgasta facilmente, já fiz 2 trocas de pistão e até agora continuo na mesma medida, mas acho interessante conferir com um micrometro o desgaste do pistão antigo e do cilindro.
joester.brondani
Membro
Mensagens: 133
Registrado em: 08 Junho 2010 à53 21:50

Re: Motores 2 Tempos: Dúvidas

Mensagem por joester.brondani »

A minha moto como o pistao/aneis OEM soh tem um tamanho, a cada 50-60 horas troco pistao e aneis e deu... sempre tinindo... Esses cilindros revestidos de nikasil praticamente nao desgastan... sobra pro pobre pistao hehe, porisso a troca um tanto quanto frequente. mas isso pq ando girando alto... Essas motos de enduro se der manutençao preventiva boa e usar combustivel de qualidede/oleo/filtro, axo que sao praticamente indestrutiveis.
Giovani/PR
Membro
Mensagens: 214
Registrado em: 03 Maio 2013 à36 23:30

Re: Motores 2 Tempos: Dúvidas

Mensagem por Giovani/PR »

Selvagem escreveu:O Manual da GasGas infoma troca de óleo à cada 3 tanques de combustível, o que no meu caso seria aproximadamente 10 ~11 horas. Eu faço a troca a cada 30 horas, sempre usei Motul Transoil, mas tenho muita curiosidade em usar óleo hidraulico, pois comentam que também funciona muito bem.
Vou seguir estas 30 horas mesmo! O pessoal tem falado muito bem nesse Motul Transoil, consegue na sua região por qual valor?

Abraço! joia:::
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Motores 2 Tempos: Dúvidas

Mensagem por Selvagem »

Giovani/PR escreveu:
Selvagem escreveu:O Manual da GasGas infoma troca de óleo à cada 3 tanques de combustível, o que no meu caso seria aproximadamente 10 ~11 horas. Eu faço a troca a cada 30 horas, sempre usei Motul Transoil, mas tenho muita curiosidade em usar óleo hidraulico, pois comentam que também funciona muito bem.
Vou seguir estas 30 horas mesmo! O pessoal tem falado muito bem nesse Motul Transoil, consegue na sua região por qual valor?

Abraço! joia:::
Em torno de R$ 50,00
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Motores 2 Tempos: Dúvidas

Mensagem por Selvagem »

joester.brondani escreveu:A minha moto como o pistao/aneis OEM soh tem um tamanho, a cada 50-60 horas troco pistao e aneis e deu... sempre tinindo... Esses cilindros revestidos de nikasil praticamente nao desgastan... sobra pro pobre pistao hehe, porisso a troca um tanto quanto frequente. mas isso pq ando girando alto... Essas motos de enduro se der manutençao preventiva boa e usar combustivel de qualidede/oleo/filtro, axo que sao praticamente indestrutiveis.
Nas 2T normalmente existem 4 sobre medidas (A,B,C,D) a diferença entre elas é de 1 centéssimo. Se levarmos em considereção que a folga entre o pistão e o cilindro é de 4 centéssimos, vale a pena observar a folga. MAS, a grande maioria dos mecânicos nem possuem conhecimento/ferramentas para tal verificação, e não observam estes detalhes. Tenho um amigo que levou a KXF 250 dele num destes ¨mecânicos¨ e ele conferiu a folga pistão/cilindro com uma folha de jornal!!!
joester.brondani
Membro
Mensagens: 133
Registrado em: 08 Junho 2010 à53 21:50

Re: Motores 2 Tempos: Dúvidas

Mensagem por joester.brondani »

Nussa aki o transoil tah 25 pila :S
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Motores 2 Tempos: Dúvidas

Mensagem por Matsui »

Selvagem escreveu: Nas 2T normalmente existem 4 sobre medidas (A,B,C,D) a diferença entre elas é de 1 centéssimo. Se levarmos em considereção que a folga entre o pistão e o cilindro é de 4 centéssimos, vale a pena observar a folga. MAS, a grande maioria dos mecânicos nem possuem conhecimento/ferramentas para tal verificação, e não observam estes detalhes. Tenho um amigo que levou a KXF 250 dele num destes ¨mecânicos¨ e ele conferiu a folga pistão/cilindro com uma folha de jornal!!!


ta Serto, se couber o jornal dos classificados ta na hora de comprar outa moto, se couber o jornal das noticias de esporte ta na hora de acelerar, kkkkkkkkkkkkk


put@ "M", como pode....

demorei muito tempo pesquisando pra achar um mecânico decente, minha moto vai la pra minas gerais pra ter revisão ando 120km so pra levar ela, mas compensa e muito.
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Motores 2 Tempos: Dúvidas

Mensagem por Selvagem »

Matsui escreveu:
Selvagem escreveu: Nas 2T normalmente existem 4 sobre medidas (A,B,C,D) a diferença entre elas é de 1 centéssimo. Se levarmos em considereção que a folga entre o pistão e o cilindro é de 4 centéssimos, vale a pena observar a folga. MAS, a grande maioria dos mecânicos nem possuem conhecimento/ferramentas para tal verificação, e não observam estes detalhes. Tenho um amigo que levou a KXF 250 dele num destes ¨mecânicos¨ e ele conferiu a folga pistão/cilindro com uma folha de jornal!!!


ta Serto, se couber o jornal dos classificados ta na hora de comprar outa moto, se couber o jornal das noticias de esporte ta na hora de acelerar, kkkkkkkkkkkkk


put@ "M", como pode....

demorei muito tempo pesquisando pra achar um mecânico decente, minha moto vai la pra minas gerais pra ter revisão ando 120km so pra levar ela, mas compensa e muito.
Matsui, pode ter certeza que vale a pena. Eu faço 360Km ida-volta, gasto com 6 pedágios de R$ 6,00 cada só para levar a moto ao meu mecânico de confiança, pois sei que ele é MUITO bom no que faz.
Giovani/PR
Membro
Mensagens: 214
Registrado em: 03 Maio 2013 à36 23:30

Re: Motores 2 Tempos: Dúvidas

Mensagem por Giovani/PR »

Correto pessoal, um bom mecânico faz diferença.

Jogando mais um assunto na mesa, referente ao tópico: Motul Transoil ou Motorex Gearoil ? blink::
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem