Preparação Suspenção XR 200

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
rfbba
Membro
Mensagens: 68
Registrado em: 21 Março 2013 à25 19:31

Preparação Suspenção XR 200

Mensagem por rfbba »

E ai galera, blz?
Sou novo no forum e no off-road e gostaria de umas dicas de vcs!

Estou começando a andar com a minha XR agora e a suspensão tem que ser consertada, pois está vazando óleo no retentor da bengala. Fora isso não sei a quanto tempo esse óleo está nela, e tb percebi que ela os dois amortecedores estão muito moles e precisam ser enrijecidos para ficarem melhor para o off road.

Minha ideia e minhas duvidas são as seguintes:

SUSPENSÃO DIANTEIRA:

O que pensei: Troca de óleo e adição de uma valvula emuladora.

Duvida: 1) Qual marca e modelo de óleo utilizar? Motul 10W seia bom? 2) Qual valvula de suspensão utilizar (marca)? 3) Vale a pena tambem colocar um extensor do curso da suspensão?

SUSPENSÃO TRASEIRA

O que pensei: Troca do óleo tb e regulagem.

Duvida: 1) Teria mais alguma coisa a ser feita? 2) Quanto a rosca da suspensão traseira seria melhor ela estar mais rosqueada ou mais desrosqueada?


Aguardo a opinião de vcs. Abraço!
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Re: Preparação Suspenção XR 200

Mensagem por guilherme_sbc »

Seja bem vindo!

Vamos lá :

Suspensão dianteira cada um vai te passar uma receita que deu certo com ele e por ai vc tira uma base. (minha opinião é levar num cara que manje)

Na Minha XR o que fiz: Comprei um par de Molas da CRF 230 (30,00 cada mola na Honda, isso mesmo só isso)
Coloquei valvula emuladora da Anker, e um alongador de suspensão da anker também. Preparei num cara que manja muito, ele não acreditou que saiu apenas isso um par de molas da CRF. Ainda não andei na MOTO, mas deu pra perceber só de sentar o trabalho do óleo passando no emulador(valvula) tenho de esperar o mardeeeto mecanico parar de mecher nas cg que apareceme montar meu motor, pra levar no cara pra regurar o SAG (eu não sabia sempre lia achava bonito mas não sabia o que era, nada mais é do que o quanto a moto baixa quando vc senta) se for necessário vou calçar com as molinhas da XR mesmo pra ficar mais dura.

Suspensão Traseira, a Rosca da mola se seu amortecedor estiver legal, vc vai dar pressão ou tirar pra endurecer ou amolecer a traseira a seu gosto. No mais seria fazer uma revisão trocar óleo, ou colocar gás (particularmente acho muito caro)
rfbba
Membro
Mensagens: 68
Registrado em: 21 Março 2013 à25 19:31

Re: Preparação Suspenção XR 200

Mensagem por rfbba »

guilherme_sbc, obrigado pelo comentário.

Vc usou alongador de suspensão (http://www.adrenalinamotoracing.com.br/ ... p?pro=4031" onclick="window.open(this.href);return false;) ou alongador de flauta (http://www.supermotoshop.com.br/alongad ... 130804.htm" onclick="window.open(this.href);return false;) na sua? Ou os dois?

Andei pesquisando aqui e achei esse regulador de pré carga: http://www.ankeracessorios.com/linhaOff ... lang=pt-BR" onclick="window.open(this.href);return false;

Achei interessante esse regulador de pré carga. Mais interessante que o alongador de suspensão e flauta. É que pelo que eu entendi o alongador de suspensão aumenta o tamanho da suspensão, então a frente fica mais alta, e no caso não sinto essa necessidade. Já o alongador de flauta pelo que eu entendi vc faz com que a mola fique mais comprimida dentro do cilindro, assim o amortecimento fica mais rígido, porem para vc regular tem que tirar as molas. Por outro lado o regulador de pre carga pelo que eu entendi, vc consegue fazer essa regulagem de compressão e descompressão das molas a qualquer instante, alem dele não aumentar o tamanho da suspensão e ter válvula de retirada de ar, que é muito útil.

Acho que pra mim a troca das molas + válvula emuladora + regulador de pré carga seri interessante. O que acha?
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Re: Preparação Suspenção XR 200

Mensagem por guilherme_sbc »

usei esse alongador que postou o link da adrenalina, e esse aqui http://www.ankeracessorios.com/linhaOff ... lang=pt-BR" onclick="window.open(this.href);return false;
rfbba
Membro
Mensagens: 68
Registrado em: 21 Março 2013 à25 19:31

Re: Preparação Suspenção XR 200

Mensagem por rfbba »

Conversei com um piloto off road e dono de uma das lojas especializadas em off road aqui na minha cidade e ele me indicou colocar na XR apenas a valvula emuladora e alongador de flauta, só. Segundo ele o resto não tem muito efetividade na XR.

Acho que vou fazer isso mesmo, o que acham?

Estou com uma duvida, qual óleo colocar: Motul 10W ou Motul 15W?

Me ajudem ai!
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Re: Preparação Suspenção XR 200

Mensagem por guilherme_sbc »

cara porque já não perguntou pro preparador qual oleo ele te indicaria.
rfbba
Membro
Mensagens: 68
Registrado em: 21 Março 2013 à25 19:31

Re: Preparação Suspenção XR 200

Mensagem por rfbba »

guilherme_sbc escreveu:cara porque já não perguntou pro preparador qual oleo ele te indicaria.

Eu perguntei. Ele me indicou o 10W se fosse usar valvula. Porem eu liguei para um outro que me indicou o 15W. Agora quero a opinião de vcs pra poder escolher um e formar a minha.

Opinem ai!
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Preparação Suspenção XR 200

Mensagem por Leo Racing »

isso é muito particular , eu andava com 20w e achava mt mole , quanto mais dura mais confiança.
rfbba
Membro
Mensagens: 68
Registrado em: 21 Março 2013 à25 19:31

Re: Preparação Suspenção XR 200

Mensagem por rfbba »

Leo Racing escreveu:isso é muito particular , eu andava com 20w e achava mt mole , quanto mais dura mais confiança.
Então, é muito particular mesmo. É uma opinião que vou ter que formar com o uso mesmo. Mas nesse primeiro momento que não tenho experiencia nenhuma com nenhum tipo de óleo, vou chegar a um decissão a partir da opinião de vcs mesmo. Por hora estou entre o 10W e o 15W. Acho que mais pro 15W ainda. danca::
rfbba
Membro
Mensagens: 68
Registrado em: 21 Março 2013 à25 19:31

Re: Preparação Suspenção XR 200

Mensagem por rfbba »

Alguem sabe ai quantos ml de óleo vai em cada bengala da XR 200?

Já houvi 314 ml, 321ml, 325ml e até 371ml (vi aqui no caso essa medida). E ai qual das medidas é a correta? Infelizmente não achei essa informação no manual da XR.
rfbba
Membro
Mensagens: 68
Registrado em: 21 Março 2013 à25 19:31

Re: Preparação Suspenção XR 200

Mensagem por rfbba »

Hj desmontei minha bengala e olha só o estado dos retentores e a diferença de tamanho do curso de uma bengala para outra:

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Imagem

Uploaded with ImageShack.us
rfbba
Membro
Mensagens: 68
Registrado em: 21 Março 2013 à25 19:31

Re: Preparação Suspenção XR 200

Mensagem por rfbba »

Já decidi o que vou fazer na suspensão:

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

- Troca do óleo (vou usar o Motul 10W)
- Troca dos retentores
- Instalação de alongador de flauta e válvula emuladora.

Vamos ver como fica. Vou quinta no mecânico.
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Re: Preparação Suspenção XR 200

Mensagem por guilherme_sbc »

foi a valvula que coloquei, mas não usei esse alongador de flauta não coloquei aquele alongador que tira o ar
rfbba
Membro
Mensagens: 68
Registrado em: 21 Março 2013 à25 19:31

Re: Preparação Suspenção XR 200

Mensagem por rfbba »

guilherme_sbc escreveu:foi a valvula que coloquei, mas não usei esse alongador de flauta não coloquei aquele alongador que tira o ar
Me falaram que o alogador de flauta seria interessante, pois aumenta um pouco o curso sa suspensão...vamos ver no que da... joia:::
rfbba
Membro
Mensagens: 68
Registrado em: 21 Março 2013 à25 19:31

Re: Preparação Suspenção XR 200

Mensagem por rfbba »

Descobri que uma das minha bengalas está empenada.

Fora isso uma é diferente da outra de tamanho.

Alguém sabe se o cilindro da bengala da CRF 230 da na XR?
Arthur RN
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Março 2016 à19 19:03

Re: Preparação Suspenção XR 200

Mensagem por Arthur RN »

Amigo, to trocando a suspensão da minha XR também, gostou do resultado?
Zéis21
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 30 Agosto 2016 à22 23:34

Re: Preparação Suspenção XR 200

Mensagem por Zéis21 »

Pessoal, pra não abrir novo tópico resolvi postar a duvida nesse.
1) Alguém conseguiu preparar o amortecedor traseiro da xr200? Não encontrei nenhuma válvula emuladora para o amortecedor da XR. Alguns pessoas que conversei falaram que não existe e que não compensa.
2) Existe outro amortecedor com o mesmo tamanho da XR que exista válvula e que eu possa adaptar?
3) Nos amortecedores que existem válvulas (CRF/Tornado) e coloco bico de gás nele, eu preciso colocar uma bucha deslizante separando o óleo do ar injetado?
Valew
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem