HELP motor WR250F, folgas e afins

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

HELP motor WR250F, folgas e afins

Mensagem por Rushdb »

Galera, me ajuda aí...

Meu cilindro está com:
77.05 no topo, perto do cabeçote
77.12 num "calo" que se formou logo abaixo, tem poucos milimetros de tamanho. Colocando o pistão faceando o cilindro, seria perto do primeiro anel... Essa medida deve ter menos de 2mm. Ao longo do resto do cilindro tenho:
77.02 no resto, até em baixo.
Girando o cilindro peguei 77.05 no centro dele. Ou seja, ovalização de .03 (77.05-77.02). Dentro dos .05 permitidos.

No pistão, a 8mm da saia tenho 76.96. Estranhei, porque o pistão "A" tem 76.955 e meu motor nunca foi aberto...

Aí vem a conta da folga:
1)Eu pego a maior medida do cilindro no ponto da ovalização (77.05) ou a medida que eu mais encontrei, que foi 77.02?? 77.02 foi na esmagadora maioria do cilindro...
2) Se considerar 77.02 eu tenho 0.06 de folga, dentro dos 0.10 permitido.
3) Se considerar 77.05 eu tenho 0.09 de folga, no taaaalo dos 0.9 permitido. Um pistão "C" me joga em 0.8 de folga, dentro ainda, fora do "bom", que é entre .03 e 0.055

O que é o certo de medir?

Acho que o calo no cilindro foi formado por uma zica no furo do pino do pistão. O furo tem um "comido", como se tivesse roçado o pino e gasto um pouco. Ai medindo essa depressão eu encontrei 16.16mm, sendo que o limite do diâmetro do furo do pino era 16.002 até 16.043, bem fora! Acho que esse imperfeição no furo do pino deu liberdade pro pistão "sambar" na troca de fase da biela, lá em cima no cilindro...

To com dó de trocar o cilindro só por conta disso viu. Se fosse em baixo, onde o pistão corre ou na saia, tudo bem, pois ali que sustenta o pistão no lugar. Mas lá no topo?

O que vcs acham pessoal?

E a biela, como medir? Folga axial tem de ser zero? Não fala nada no manual.
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: HELP motor WR250F, folgas e afins

Mensagem por Juliano »

Rushdb, infelizmente esse é o preço a pagar pela falta de preventiva.

A sua moto já tem uns anos de vida, nunca fez troca de pistão. Ou você morre num cilindro novo, pistão, anéis, biela e fica mais uns 5 anos sem se preocupar, ou gasta um $$ mau gasto agora apenas em pistão e anéis, mas que vai durar alguns meses apenas, depois terá que gastar novamente, em tudo.


Já mete um cilindro Athena 280cc, eu andei na moto do Cadu aqui do fórum, show de bola a 280x!
superagro
Super Membro
Mensagens: 1050
Registrado em: 14 Maio 2007 à08 07:36

Re: HELP motor WR250F, folgas e afins

Mensagem por superagro »

Faz tudo de uma vez, no fim das contas sai mais barato.
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: HELP motor WR250F, folgas e afins

Mensagem por Rushdb »

Juliano, o negócio é: não existe motivo pra trocar tudo se estiver dentro da especificação. Pra falar a verdade não sei se estou medindo certo, mas pode estar na metade da folga ainda.

Desmontei o motor por conta dum barulho estranho (não fumava nem nada), quando fui ver era o miolo solto dentro do escape...
f.cker
Membro
Mensagens: 264
Registrado em: 21 Janeiro 2007 à41 21:02

Re: HELP motor WR250F, folgas e afins

Mensagem por f.cker »

Se já desmontou, eu trocaria o kit de pistao (aneis e pino junto) e colocaria o que deixasse essa folga o mais justa possível, mas dentro da especificacao.

Eu não trocaria o cilindro ainda.. por outro lado daria uma atenção especial nas válvulas.. essas sim podem dar uma grande dor de cabeça quando não trocamos no momento certo. joia:::
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: HELP motor WR250F, folgas e afins

Mensagem por Rushdb »

f.cker escreveu:Se já desmontou, eu trocaria o kit de pistao (aneis e pino junto) e colocaria o que deixasse essa folga o mais justa possível, mas dentro da especificacao.

Eu não trocaria o cilindro ainda.. por outro lado daria uma atenção especial nas válvulas.. essas sim podem dar uma grande dor de cabeça quando não trocamos no momento certo. joia:::
Vou pegar elas na retífica hoje. Na teoria as 3 de admissão se foram, mas não sei as medidas...
Hoje oq me deixa puto é isso... A galera manda trocar numa facilidade incrível... Claro que se eu fosse mecânico iria mandar trocar, afinal, novo é novo... O triste é as vezes trocar com as folgas dentro das medidas!
f.cker
Membro
Mensagens: 264
Registrado em: 21 Janeiro 2007 à41 21:02

Re: HELP motor WR250F, folgas e afins

Mensagem por f.cker »

Também não gosto de trocar peças que ainda estão dentro da especificacao, pois a grana não aceita desaforos. Porém no caso das válvulas, é um pouco doferente.

E motos de rua a gente mede se as válvulas estão gastas na parte onde trabalham junto com as guias de válvulas e vemos se estão empenadas.. se tudo isso estiver OK, oo máximo que se faz é o assentamento.

Já nas motos especiais as válvulas devem ser trocadas de acordo com as horas de uso, sob o risco de quebrarem caso isso seja negligenciado. Para válvulas de titanio, o cuidado é ainda maior.. esse material é muito duro e sofre pouco desgaste, no entanto é mais quebradiço.

Se já passou o limite de troca em horas, troca as válvulas.. sugiro colocar as de inox que são mais seguras..
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: HELP motor WR250F, folgas e afins

Mensagem por Juliano »

Rushdb, o que eu sugiro é que você não gaste duas vezes com a mesma coisa, pois o que você trocar agora terá que ser substituído em pouco tempo, quando for fazer o restante, capiche?
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: HELP motor WR250F, folgas e afins

Mensagem por Rushdb »

Juliano escreveu:Rushdb, o que eu sugiro é que você não gaste duas vezes com a mesma coisa, pois o que você trocar agora terá que ser substituído em pouco tempo, quando for fazer o restante, capiche?
Entendo seu lado Juliano... Igual um amigo meu fez, trocou só o pistão com 10 anos de uso da DRZ dele. O pistão novo vai durar outros 10 anos? Provavelmente.... Mas a biela, valvulas, etc, vão durar 20? Dificilmente!

Eu realmente tô querendo passar a WR pra frente, mas não acho certo montar tudo fudido e passar uma bomba relógio...

f.cker, já ouvi gente falando que as Inox são mais seguras, mas são mais pesadas e podem flutuar com maior facilidade. No catalogo da Yamaha tem uma penca de medidas pra valvula, não só da haste, mas dos angulos da tulipa e etc. Como vc mede a sua? Troca junto do pistão, ou a cada 2 trocas de pistão?
f.cker
Membro
Mensagens: 264
Registrado em: 21 Janeiro 2007 à41 21:02

Re: HELP motor WR250F, folgas e afins

Mensagem por f.cker »

Cara, acredito que as válvulas mesmo sendo novas, devem ser assentadas. Portanto a questão dos angulos de tulipa são desprezíveis. Ao menos que vc for trocar a sede das valvulas, aí sim é necessário saber o tamanho. Agora se esta standard, não acredito ser necessário essa verificacao.
Quando digo sede da válvula, falo sobre isso..
http://www.ebay.com/itm/Xceldyne-Intake ... 17&vxp=mtr" onclick="window.open(this.href);return false;
Acredito que a substituiçao esta mais ligada a fadiga do material do que ao desgaste da mesma.

A Pro-X faz válvulas de titanio e inox, assim como a Kibblewhite. Não acredito que vc terá problemas com essas valvulas, independente do material.

Quanto as trocas da minha moto, ainda não fiz nada. Eu sempre andei de 2T e ainda não precisei mexer na 450X. O motor esta com umas 160 horas e deve chegar no dobro disso sem abrir..

Um abraço.
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: HELP motor WR250F, folgas e afins

Mensagem por jjacob »

Cara tudo depende do tamanho dessa parte oval se for pequena despreza ela, o importante é depois de montado a pressão interna do cilindro estiver ok.
Cesar250cc
Membro
Mensagens: 39
Registrado em: 20 Agosto 2013 à00 05:34

Re: HELP motor WR250F, folgas e afins

Mensagem por Cesar250cc »

Rush, pelo manual de serviços da Lander, a Yamaha recomenda medir da seguinte forma( não sei se vai ajudar):

Imagem
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: HELP motor WR250F, folgas e afins

Mensagem por Rushdb »

É... foi pro saco mesmo...

Nem atualizei o tópico, mas vamos lá, pode ser útil pra alguem no futuro, de acordo com tudo que escutei até hoje:
O cilindro realmente "gasta" mais na parte de cima, tipo 2~3cm do topo. Se está gasto e não fuma, é porque os anéis seguraram a onda. Se nesse ponto vc insistir e colocar um pistão C ou D + anéis novos, a "raspagem" do anel superior vai acelerar a comida do material, ocasionando no anel agarrando no alumínio e quebrando tudo...

No meu caso que não bate nem fuma o pessoal falou que "dá pra montar e vender", mas é filhadaputagem que não se faz...

Conclusão que tirei pra mim: ou faz uma preventiva de troca de pistão frequente ou usa até fumar/quebrar... É a linha entre gastar 2 mil a cada 2 anos ou 5 mil na roleta russa...
freakazoid
Membro
Mensagens: 137
Registrado em: 09 Abril 2010 à45 01:20

Re: HELP motor WR250F, folgas e afins

Mensagem por freakazoid »

Rush, depois se puder me dar umas dicas sobre essa moto, manuais, peças no brasil ou no exterior, principais itens a serem verificados com frenquencia e etc...

um grande amigo acabou de comprar uma wr250 2008, sem horimetro e segundo o vendedor ta com kit 300... e como aqui na roça não tem mecanicos especializados, to vendo se consigo umas dicas pra passar pra ele pra evitar que ele tenha grandes problemas.

abraços
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: HELP motor WR250F, folgas e afins

Mensagem por Rushdb »

freakazoid escreveu:Rush, depois se puder me dar umas dicas sobre essa moto, manuais, peças no brasil ou no exterior, principais itens a serem verificados com frenquencia e etc...

um grande amigo acabou de comprar uma wr250 2008, sem horimetro e segundo o vendedor ta com kit 300... e como aqui na roça não tem mecanicos especializados, to vendo se consigo umas dicas pra passar pra ele pra evitar que ele tenha grandes problemas.

abraços
Freak, o diferencial da moto realmente é a durabilidade...

De 6 em 6 meses (quando ando todo fds) mando olhar a folga das válvulas. Quando estico esse prazo a moto avisa e começa a ficar ruim de ligar (leia-se, nao pega só no pensamento). Uma vez fiquei mais de 1 ano sem pastilhar (afinal não é sempre que se abre que precisa pastilhar) e tive de trocar 4 pastilhas, mas apenas por 1 número. Ou seja, sem neurose, não é algo que normalmente gasta rápido... Como a moto é nova, já mande fazer isso e fique tranquilo. Valvulas desreguladas custam caro a medio/longo prazo. As 3 de admissão que acabei de comprar me custaram quase 800 reais, fora 300 de mão de obra pra desmontar o cabeçote...

Uma coisa que ele deve ficar esperto: Se já está com 300cc, pistào e cilindro devem ser relativamente novos. Resta saber se vávulas e biela estão bons numa moto 2008 ou se foram trocados junto dessa primeira "abertura" de motor. Eu particularmente não abro "pra olhar", mas isso é uma decisão pessoal...

MUITO cuidado com um anel dentado de plástico que fica dentro do velocimetro, na roda dianteira. Se vc parar num borracheiro boca-de-porco e ele montar errado, vai moer... O meu aconteceu isso, simplesmente não existe pra comprar... Original Yamaha é o velocimetro inteiro e custa quase $300 dolares!!!!

No mais a moto é sem mistério... Quebrei meu bloco optico e comprei um farol da Tokens TXR, a qualidade não é a mesma, mas custa 1/4 do preço do original e esteticamente é identico... O retificador queima de quase toda WR, mas só colocar um de CG para ligar o farol e deixar o regulador original p/ bateria... os macetes de manutenção tem as pencas no forum...

O link do manual de serviço é: https://www.dropbox.com/s/s1w4s0efp47yu ... 202007.PDF

Sobre peças no exterior, vc pode comprar na hablaMX com o Junior ou com Jeff na MXSouth. Meu ultimo pedido foi na MxSouth porque estava uns 15% mais barato.
As peças das "especiais" tem praticamente mesmo preço, independente se é Honda, Yamaha ou KTM. São todas caras hehehehe.
freakazoid
Membro
Mensagens: 137
Registrado em: 09 Abril 2010 à45 01:20

Re: HELP motor WR250F, folgas e afins

Mensagem por freakazoid »

Rush, muito obrigado pelas dicas...

A moto estava meio ruim de ligar, mas segundo ele era a bateria pq a moto estava a muito tempo sem uso. Já vou aconselhar ele a olhar as folgas das valvulas. To tentando de tudo pra ajudar ele a manter a moto sempre zerinha, pq alem dele ser um grande amigo provavel que serei o proximo dono dela rsrs

abraços
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem