Revisão pos trail moto cross e enduro
Revisão pos trail moto cross e enduro
Boa tarde amigos, abri este tópico visto que sempre tive moto de enduro e acabei de adquirir uma moto de cross ( YZ 450Fzero ) to feliz D+ viu!!!! mas a minha dúvida diz respeito aos cuidados que terei que ter com ela... digo isto pois com as demais que ja tive, nunca precisei de "muitos" cuidados não. Trocava o óleo e o filtro de óleo a cada 5 trilhas, limpava o filtro de ar, verificava se a corrente estava bamba, lubrificava, olhava a vela como estava, ou seja bem básico mesmo... e sempre me dei bem! Agora com esta nova motoca de " cross " devo ter algum cuidado a mais??? tipo, a troca de óleo pode ser do mesmo jeito???
Forte abraço e logo logo posto fotos dela aki p todo verem ok
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Re: Revisão pos trail moto cross e enduro
cara se você vai pras trilhas com muito atolero e muita lama , tira as rodas e da uma checada nos cubos suspenção , freios , carburação filtro elétrica
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Re: Revisão pos trail moto cross e enduro
Taboca, parabéns, moto zero é o que há! Imagino tua alegria.
Sobre a manutenção, as motos de motos de MX são mais "racing" que as de enduro, logo, pedem manutenção mais atenciosa.
Cubos, links, freios, filtro de ar, etc... tudo igual nas motos de enduro. Só o motor que talvez mereça mais atenção. Logo o pessoal te fala como cuidar bem dele.
O que eu posso dizer é que cada marca, tem suas peculiaridades... nas kawa por exemplo, é bom trocar o pistão com 40 horas, porque a chance de quebra é grande. Nas Yamahas eu não sei.
Sobre a manutenção, as motos de motos de MX são mais "racing" que as de enduro, logo, pedem manutenção mais atenciosa.
Cubos, links, freios, filtro de ar, etc... tudo igual nas motos de enduro. Só o motor que talvez mereça mais atenção. Logo o pessoal te fala como cuidar bem dele.
O que eu posso dizer é que cada marca, tem suas peculiaridades... nas kawa por exemplo, é bom trocar o pistão com 40 horas, porque a chance de quebra é grande. Nas Yamahas eu não sei.
Re: Revisão pos trail moto cross e enduro
Taboca, não existe diferença gritante entre moto de cross e enduro, só o motor que tem menos baixa, obrigando a andar em giro relativamente mais alto... Esse "sobe e desce" extra causa um desgaste naturalmente maior.
Eu checaria folga de válvulas de 6 em 6 meses. Troca de óleo+filtro de 5 em 5 trilhas. Óleo da suspensão dianteira todo ano e traseira óleo+gás de 2 em 2 anos.
Se a moto é zero, já vi muita gente falar que é bom lubrificar rolamento de direção e o link, pois vem com quase-zero graxa de fábrica.
Eu checaria folga de válvulas de 6 em 6 meses. Troca de óleo+filtro de 5 em 5 trilhas. Óleo da suspensão dianteira todo ano e traseira óleo+gás de 2 em 2 anos.
Se a moto é zero, já vi muita gente falar que é bom lubrificar rolamento de direção e o link, pois vem com quase-zero graxa de fábrica.
Re: Revisão pos trail moto cross e enduro
Opa, PARABENS !!
Cara, a manutenção preventiva é a mesma. Óleo de motor bom trocado a cada 4/5 trilhas, filtro sempre limpo, fluido para radiador e no mais é igual as de enduro.
Sobre manutençao do motor, se cuidar bem não vai precisar abrir esse motorzão tão cedo. Tive uma RMZ 450 2005 que tem o kit de peças reserva até hoje, nunca abriu. Tenho vários de amigos de KXF 450 mais 2008, CRF 450r 2008, entrei outras 450 e ng nunca abriu. Só cuidar com carinho que tem motor pra muuuito tempo, ainda mais sendo Yamaha que costuma durar muuito !
O único cuidado extra com essa moto é que ela vai esquentar e ferver com mais facilidade que a sua de Enduro, então cuidado em trechos muito travados pra não ficar roiando e fervendo a moto. E se roiar e ela ferver, para, desliga e espera, nada mais normal.
No mais é só alegria !!
Bora rodar quinta ou sexta pra estrear a moto ??
Cara, a manutenção preventiva é a mesma. Óleo de motor bom trocado a cada 4/5 trilhas, filtro sempre limpo, fluido para radiador e no mais é igual as de enduro.
Sobre manutençao do motor, se cuidar bem não vai precisar abrir esse motorzão tão cedo. Tive uma RMZ 450 2005 que tem o kit de peças reserva até hoje, nunca abriu. Tenho vários de amigos de KXF 450 mais 2008, CRF 450r 2008, entrei outras 450 e ng nunca abriu. Só cuidar com carinho que tem motor pra muuuito tempo, ainda mais sendo Yamaha que costuma durar muuito !
O único cuidado extra com essa moto é que ela vai esquentar e ferver com mais facilidade que a sua de Enduro, então cuidado em trechos muito travados pra não ficar roiando e fervendo a moto. E se roiar e ela ferver, para, desliga e espera, nada mais normal.
No mais é só alegria !!
Bora rodar quinta ou sexta pra estrear a moto ??
Re: Revisão pos trail moto cross e enduro
Valeu amigos pelas dicas... e espero conseguir domar a fera rs rs rs rs rs
GustavoT quem me dera rodar durante a semana amigo! hehehehe para mim somente nos finais de semana mesmo viu.
Mas a motoca ainda não chegou na yamaha, assim que chegar marcamos a trilha ok mas tem que ser nos finais de semana ok rs rs rs rs rs
OBS: imagina so a minha ansiedade... ja até sonhei com ela kkkkkk e olha que ja tive vaaaarias motos e de todos os tipos... mas moto nova será sempre moto nova, certo!?
Forte abraço a todos
GustavoT quem me dera rodar durante a semana amigo! hehehehe para mim somente nos finais de semana mesmo viu.
Mas a motoca ainda não chegou na yamaha, assim que chegar marcamos a trilha ok mas tem que ser nos finais de semana ok rs rs rs rs rs
OBS: imagina so a minha ansiedade... ja até sonhei com ela kkkkkk e olha que ja tive vaaaarias motos e de todos os tipos... mas moto nova será sempre moto nova, certo!?
Forte abraço a todos
Re: Revisão pos trail moto cross e enduro
Bom dia, semana que vem ja estarei trilhando na motoca nova hehehehehehehehe primeira vez que tenho uma moto de trilha zero KM estou até com medo de ficar com "frescrurinhas" do tipo não posso cair para não estragar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mas seguinte: de acordo com a Yamaha não a necessidade de fazer nada nela e sim so abastecer e acelerar, mas aí que fica a dúvida, será mesmo que posso confiar no óleo do motor que vem nela??? sei que a regulagem de suspensão como também acertos na injeção (power turner virá junto com ela) terei que fazer mas será necessário vazar o óleo e colocar um outro tipo o motul ?????
Abraço a todos e boas trilhas
Abraço a todos e boas trilhas
Re: Revisão pos trail moto cross e enduro
Na verdade quais os cuidados que terei que ter com ela nestes primeiros dias??? tipo uma gasolina melhor, não enrolar muito o cabo devido ao motor novo, etc etc etc vlw
Re: Revisão pos trail moto cross e enduro
No manual tem o procedimento de Break In...Taboca escreveu:Na verdade quais os cuidados que terei que ter com ela nestes primeiros dias??? tipo uma gasolina melhor, não enrolar muito o cabo devido ao motor novo, etc etc etc vlw
Na WR é ligar a moto, 8 minutos acelerando de tal jeito, 1 hora acelerando de outro, e tal... Esgota o óleo e troca filtro. Dá mais ou menos 1:30 de moto ligada em giros médios.
Já meu mecãnico fala que é pra fazer 60km de trilha igual lesma, sem passar de giros médios.
Com 120km troca o oleo e filtro.
A sua já vem tropicalizada pra nossa gasoroba com 25% de alcool? O power tuner GYTR acho que não engorda mistura, só mexe em ponto, não?
Re: Revisão pos trail moto cross e enduro
Eita, boa pergunta Rushdb!!! não sei não viu. mais uma pergunta que farei para a sra. yamaha.... mas pelo que lia na net o power tuner altera a entrega de potência, certo?!?!?
Re: Revisão pos trail moto cross e enduro
O maior cuidado que você deverá ter com essa moto é com o acelerador mesmo.
Re: Revisão pos trail moto cross e enduro
Valeu Juliano, com relação ao acelerador ja estou sabendo!
Mas obrigado por lembrar!
Mas obrigado por lembrar!
Re: Revisão pos trail moto cross e enduro
Sim, mas pelas contas tem de ficar uns 10~15% mais gorda por conta do alcool. O Power Tuner da Yamaha ajusta em +1, +2, +3, -1, -2, não é em porcentagem...Taboca escreveu:Eita, boa pergunta Rushdb!!! não sei não viu. mais uma pergunta que farei para a sra. yamaha.... mas pelo que lia na net o power tuner altera a entrega de potência, certo?!?!?
Re: Revisão pos trail moto cross e enduro
Entendi... então terei que ir alterando e observando, certo?!?!
Re: Revisão pos trail moto cross e enduro
Ou colocar uma gasosa mais top ne.. tipo a podium etc...
Re: Revisão pos trail moto cross e enduro
Não faz diferença, porque a proporção de alcool é a mesma...Taboca escreveu:Ou colocar uma gasosa mais top ne.. tipo a podium etc...
O que difere uma gasosa top duma gasosa meia boca é resistir a pré-ignição, pelo maior número de octanas... E deposição de carvão, aditivos, etc, de forma secundária..
Com 13,5:1 de taxa, eu não entendo quem usa gasolina comum em moto de MX... A mistura tem de ficar um pouco mais gorda, mas tem suas desvantagens ficar rodando com mistura gorda a longo prazo...
Re: Revisão pos trail moto cross e enduro
HEHEHEHEHEHE TENDI NADA MAS VALEU
Re: Revisão pos trail moto cross e enduro
Quis dizer o seguinte:Taboca escreveu:HEHEHEHEHEHE TENDI NADA MAS VALEU
Colocar uma gasosa top não resolve o problema. Gasolina americana é sem alcool, a nossa tem alcool, mesmo que seja uma gasoroba do posto do João ou a Pódium de R$3.80 o litro... As duas tem 25% de alcool.
Re: Revisão pos trail moto cross e enduro
OK assim que rodar nela, te falo o que pude notar e quais as mudanças que tive que fazer se for necessário...
Valeu
Valeu
Re: Revisão pos trail moto cross e enduro
Creio que por se tratar de moto oficial, comprada em cc Yamaha, não seja necessário qualquer adaptação. Vide Os Audi, BMW, Volvo, etc., não há necessidade de ajuste.
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