Revisão pos trail moto cross e enduro

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Taboca
Membro
Mensagens: 91
Registrado em: 13 Setembro 2013 à07 10:44

Revisão pos trail moto cross e enduro

Mensagem por Taboca »

Boa tarde amigos, abri este tópico visto que sempre tive moto de enduro e acabei de adquirir uma moto de cross ( YZ 450Fzero danca:: ) to feliz D+ viu!!!! mas a minha dúvida diz respeito aos cuidados que terei que ter com ela... digo isto pois com as demais que ja tive, nunca precisei de "muitos" cuidados não. Trocava o óleo e o filtro de óleo a cada 5 trilhas, limpava o filtro de ar, verificava se a corrente estava bamba, lubrificava, olhava a vela como estava, ou seja bem básico mesmo... e sempre me dei bem! Agora com esta nova motoca de " cross " devo ter algum cuidado a mais??? tipo, a troca de óleo pode ser do mesmo jeito???

Forte abraço e logo logo posto fotos dela aki p todo verem ok joia:::
WillHenriqueCza
Membro
Mensagens: 227
Registrado em: 18 Setembro 2013 à30 19:08

Re: Revisão pos trail moto cross e enduro

Mensagem por WillHenriqueCza »

cara se você vai pras trilhas com muito atolero e muita lama , tira as rodas e da uma checada nos cubos suspenção , freios , carburação filtro elétrica
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Re: Revisão pos trail moto cross e enduro

Mensagem por Gustavo/PR »

Taboca, parabéns, moto zero é o que há! Imagino tua alegria.

Sobre a manutenção, as motos de motos de MX são mais "racing" que as de enduro, logo, pedem manutenção mais atenciosa.

Cubos, links, freios, filtro de ar, etc... tudo igual nas motos de enduro. Só o motor que talvez mereça mais atenção. Logo o pessoal te fala como cuidar bem dele.

O que eu posso dizer é que cada marca, tem suas peculiaridades... nas kawa por exemplo, é bom trocar o pistão com 40 horas, porque a chance de quebra é grande. Nas Yamahas eu não sei.
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: Revisão pos trail moto cross e enduro

Mensagem por Rushdb »

Taboca, não existe diferença gritante entre moto de cross e enduro, só o motor que tem menos baixa, obrigando a andar em giro relativamente mais alto... Esse "sobe e desce" extra causa um desgaste naturalmente maior.
Eu checaria folga de válvulas de 6 em 6 meses. Troca de óleo+filtro de 5 em 5 trilhas. Óleo da suspensão dianteira todo ano e traseira óleo+gás de 2 em 2 anos.

Se a moto é zero, já vi muita gente falar que é bom lubrificar rolamento de direção e o link, pois vem com quase-zero graxa de fábrica.
GustavoT
Super Membro
Mensagens: 1167
Registrado em: 09 Setembro 2009 à17 18:38

Re: Revisão pos trail moto cross e enduro

Mensagem por GustavoT »

Opa, PARABENS !! aplauso:: joia:::

Cara, a manutenção preventiva é a mesma. Óleo de motor bom trocado a cada 4/5 trilhas, filtro sempre limpo, fluido para radiador e no mais é igual as de enduro.

Sobre manutençao do motor, se cuidar bem não vai precisar abrir esse motorzão tão cedo. Tive uma RMZ 450 2005 que tem o kit de peças reserva até hoje, nunca abriu. Tenho vários de amigos de KXF 450 mais 2008, CRF 450r 2008, entrei outras 450 e ng nunca abriu. Só cuidar com carinho que tem motor pra muuuito tempo, ainda mais sendo Yamaha que costuma durar muuito !

O único cuidado extra com essa moto é que ela vai esquentar e ferver com mais facilidade que a sua de Enduro, então cuidado em trechos muito travados pra não ficar roiando e fervendo a moto. E se roiar e ela ferver, para, desliga e espera, nada mais normal. joia:::

No mais é só alegria !!
Bora rodar quinta ou sexta pra estrear a moto ??
Taboca
Membro
Mensagens: 91
Registrado em: 13 Setembro 2013 à07 10:44

Re: Revisão pos trail moto cross e enduro

Mensagem por Taboca »

Valeu amigos pelas dicas... e espero conseguir domar a fera rs rs rs rs rs
GustavoT quem me dera rodar durante a semana amigo! hehehehe para mim somente nos finais de semana mesmo viu.
Mas a motoca ainda não chegou na yamaha, assim que chegar marcamos a trilha ok mas tem que ser nos finais de semana ok rs rs rs rs rs
OBS: imagina so a minha ansiedade... ja até sonhei com ela kkkkkk e olha que ja tive vaaaarias motos e de todos os tipos... mas moto nova será sempre moto nova, certo!?
Forte abraço a todos
Taboca
Membro
Mensagens: 91
Registrado em: 13 Setembro 2013 à07 10:44

Re: Revisão pos trail moto cross e enduro

Mensagem por Taboca »

Bom dia, semana que vem ja estarei trilhando na motoca nova hehehehehehehehe primeira vez que tenho uma moto de trilha zero KM estou até com medo de ficar com "frescrurinhas" do tipo não posso cair para não estragar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mas seguinte: de acordo com a Yamaha não a necessidade de fazer nada nela e sim so abastecer e acelerar, mas aí que fica a dúvida, será mesmo que posso confiar no óleo do motor que vem nela??? sei que a regulagem de suspensão como também acertos na injeção (power turner virá junto com ela) terei que fazer mas será necessário vazar o óleo e colocar um outro tipo o motul ?????
Abraço a todos e boas trilhas
Taboca
Membro
Mensagens: 91
Registrado em: 13 Setembro 2013 à07 10:44

Re: Revisão pos trail moto cross e enduro

Mensagem por Taboca »

Na verdade quais os cuidados que terei que ter com ela nestes primeiros dias??? tipo uma gasolina melhor, não enrolar muito o cabo devido ao motor novo, etc etc etc vlw
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: Revisão pos trail moto cross e enduro

Mensagem por Rushdb »

Taboca escreveu:Na verdade quais os cuidados que terei que ter com ela nestes primeiros dias??? tipo uma gasolina melhor, não enrolar muito o cabo devido ao motor novo, etc etc etc vlw
No manual tem o procedimento de Break In...
Na WR é ligar a moto, 8 minutos acelerando de tal jeito, 1 hora acelerando de outro, e tal... Esgota o óleo e troca filtro. Dá mais ou menos 1:30 de moto ligada em giros médios.

Já meu mecãnico fala que é pra fazer 60km de trilha igual lesma, sem passar de giros médios.
Com 120km troca o oleo e filtro.

A sua já vem tropicalizada pra nossa gasoroba com 25% de alcool? O power tuner GYTR acho que não engorda mistura, só mexe em ponto, não?
Taboca
Membro
Mensagens: 91
Registrado em: 13 Setembro 2013 à07 10:44

Re: Revisão pos trail moto cross e enduro

Mensagem por Taboca »

Eita, boa pergunta Rushdb!!! não sei não viu. mais uma pergunta que farei para a sra. yamaha.... mas pelo que lia na net o power tuner altera a entrega de potência, certo?!?!?
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Revisão pos trail moto cross e enduro

Mensagem por Juliano »

O maior cuidado que você deverá ter com essa moto é com o acelerador mesmo.
Taboca
Membro
Mensagens: 91
Registrado em: 13 Setembro 2013 à07 10:44

Re: Revisão pos trail moto cross e enduro

Mensagem por Taboca »

Valeu Juliano, com relação ao acelerador ja estou sabendo!
Mas obrigado por lembrar!
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: Revisão pos trail moto cross e enduro

Mensagem por Rushdb »

Taboca escreveu:Eita, boa pergunta Rushdb!!! não sei não viu. mais uma pergunta que farei para a sra. yamaha.... mas pelo que lia na net o power tuner altera a entrega de potência, certo?!?!?
Sim, mas pelas contas tem de ficar uns 10~15% mais gorda por conta do alcool. O Power Tuner da Yamaha ajusta em +1, +2, +3, -1, -2, não é em porcentagem...
Taboca
Membro
Mensagens: 91
Registrado em: 13 Setembro 2013 à07 10:44

Re: Revisão pos trail moto cross e enduro

Mensagem por Taboca »

Entendi... então terei que ir alterando e observando, certo?!?!
Taboca
Membro
Mensagens: 91
Registrado em: 13 Setembro 2013 à07 10:44

Re: Revisão pos trail moto cross e enduro

Mensagem por Taboca »

Ou colocar uma gasosa mais top ne.. tipo a podium etc...
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: Revisão pos trail moto cross e enduro

Mensagem por Rushdb »

Taboca escreveu:Ou colocar uma gasosa mais top ne.. tipo a podium etc...
Não faz diferença, porque a proporção de alcool é a mesma...

O que difere uma gasosa top duma gasosa meia boca é resistir a pré-ignição, pelo maior número de octanas... E deposição de carvão, aditivos, etc, de forma secundária..
Com 13,5:1 de taxa, eu não entendo quem usa gasolina comum em moto de MX... A mistura tem de ficar um pouco mais gorda, mas tem suas desvantagens ficar rodando com mistura gorda a longo prazo...
Taboca
Membro
Mensagens: 91
Registrado em: 13 Setembro 2013 à07 10:44

Re: Revisão pos trail moto cross e enduro

Mensagem por Taboca »

HEHEHEHEHEHE TENDI NADA MAS VALEU
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: Revisão pos trail moto cross e enduro

Mensagem por Rushdb »

Taboca escreveu:HEHEHEHEHEHE TENDI NADA MAS VALEU
Quis dizer o seguinte:
Colocar uma gasosa top não resolve o problema. Gasolina americana é sem alcool, a nossa tem alcool, mesmo que seja uma gasoroba do posto do João ou a Pódium de R$3.80 o litro... As duas tem 25% de alcool.
Taboca
Membro
Mensagens: 91
Registrado em: 13 Setembro 2013 à07 10:44

Re: Revisão pos trail moto cross e enduro

Mensagem por Taboca »

OK assim que rodar nela, te falo o que pude notar e quais as mudanças que tive que fazer se for necessário...
Valeu
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Revisão pos trail moto cross e enduro

Mensagem por Juliano »

Creio que por se tratar de moto oficial, comprada em cc Yamaha, não seja necessário qualquer adaptação. Vide Os Audi, BMW, Volvo, etc., não há necessidade de ajuste.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem