Sem faísca - WR250F
Sem faísca - WR250F
Povo, montamos meu motor na quarta, quinta sai pra dar uma voltinha na rua, sem passar do 1/4 do acelerador, naquela fissura de enrolar o cabo, mas esperando amaciar. Levei pra casa na pickup, felizão!
Hoje, sábado, tirei da garagem e fui rodando pra trilha (uns 10km). Moto normal, sem engasgos, pegando fácil fácil, tudo perfeito. Mas um protetor de mão bambo me levou até o mecanico, ali pertinho da trilha. Chegando la a moto não ligou mais.
Sintoma: não dá faísca.
Paramos uma outra WR do lado e começamos:
1) Trocamos o caximbo: nada
2) Trocamos o CDI: nada
3) Desplugamos o mata-motor: nada
Retiramos a tampa do magneto, aparentemente em ordem.
Medi a resistencia da pickup coil (bobina de pulso?), está em 320 ohms (fio vermelho+branco), dentro do especificado pelo manual.
Já a resistencia da outra bobina, medida entre o fio branco e o terra, está fora. Porém acho que a outra bobina é de força (que vai para o regulador e depois bateria) e não tem a ver com nada... Se ela estivesse em curto (nos 2 fios dela) ou fechando para terra, tudo bem, estaria fydida, ou até mesmo se estivesse sem essa bobina, a moto funcionaria apenas pela força da bateria, não?
O que vcs acham? Será que é estator mesmo?
Hoje, sábado, tirei da garagem e fui rodando pra trilha (uns 10km). Moto normal, sem engasgos, pegando fácil fácil, tudo perfeito. Mas um protetor de mão bambo me levou até o mecanico, ali pertinho da trilha. Chegando la a moto não ligou mais.
Sintoma: não dá faísca.
Paramos uma outra WR do lado e começamos:
1) Trocamos o caximbo: nada
2) Trocamos o CDI: nada
3) Desplugamos o mata-motor: nada
Retiramos a tampa do magneto, aparentemente em ordem.
Medi a resistencia da pickup coil (bobina de pulso?), está em 320 ohms (fio vermelho+branco), dentro do especificado pelo manual.
Já a resistencia da outra bobina, medida entre o fio branco e o terra, está fora. Porém acho que a outra bobina é de força (que vai para o regulador e depois bateria) e não tem a ver com nada... Se ela estivesse em curto (nos 2 fios dela) ou fechando para terra, tudo bem, estaria fydida, ou até mesmo se estivesse sem essa bobina, a moto funcionaria apenas pela força da bateria, não?
O que vcs acham? Será que é estator mesmo?
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Re: Sem faísca - WR250F
pode ser o estator , quando aqueceu a moto pode ter derretido aquele vernis que tem nos filamentos , tenta troca o estator
Re: Sem faísca - WR250F
Pois é, não derreteu pq não da continuidade. A bobina da vela se "alimenta" do circuito da bateria, já retificado?
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Re: Sem faísca - WR250F
Nao tenho certeza , mas acho que a WR fucionaso com a bobina de pulso que manda mensagem para o CDI que é alimentado pela bateria , entao as bobinas de luz tem que esta beleza porque elas que alimentao a bateria , antes toda força das bobinas de lus passam pelo retificador de bateria que manda para o cdi . Tem que arrumar a carcaça lateral esquerda de um amigo que tenha WR250 f e coloque na sua ,a propria ja vem com o estator e faça um teste .
Re: Sem faísca - WR250F
Mandei pra um cara que mexe só com isso. Pra quem é de BH, o cara chama Roberto Bobinas, fica na Teresa Cristina, logo quando faz o balão pelo viaduto castelo branco.
O cara me cobrou R$250,00 pra rebobinar. Disse que não estava legal, que existe um teste com as bobinas sob tensão e tal...
Na boa, me sinto enganado, porque a resistência nominal é a que está no manual... Mas é daquele jeito, vou fazer o trampo, colocar na moto, se resolver de imeditado, ótimo, era isso, se não, pego o $$$ de volta.
O cara me cobrou R$250,00 pra rebobinar. Disse que não estava legal, que existe um teste com as bobinas sob tensão e tal...
Na boa, me sinto enganado, porque a resistência nominal é a que está no manual... Mas é daquele jeito, vou fazer o trampo, colocar na moto, se resolver de imeditado, ótimo, era isso, se não, pego o $$$ de volta.
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Re: Sem faísca - WR250F
Aqui um serviço desses custa R$ 120,00 no máximo
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Re: Sem faísca - WR250F
Poisé aqui em Blumenau SC tambem , 250 acho que o cara te logrou , aqui eu paguei pra Rebobinar os fios 60 Reais e fis de 6V pra 12Vrobertovarela escreveu:Aqui um serviço desses custa R$ 120,00 no máximo
Re: Sem faísca - WR250F
Estator montado na sexta, sai pra dar um longo rolé na rua depois do serviço...
Apagou do nada 2x...
Aí minha madrugada se resumiu a:
As vezes é melhor nem mexer...
Descobri que os fios da bobina de pulso do estator não passam mais em conectores, foram soldados até o CDI. Provavelmente essa moto já teve esse problema antes e o antigo dono "eliminou" as possibilidades de mal contato.
Conferi 100% do chicote procurando Osmar (Os mar contato), refiz um bucado de coisa e sábado foi de 9 as 17h de trilha!!
Resolvido... Acho que enrolei meu estator de otário...
Sobre o preço, o dia que fui pegar falei com o cara que era exatamente o mesmo serviço que enrolar um estator de Tornado, que custava R$80 pra enrolar... O cara disse que preço pra importada é "diferenciado"... Legal né? O cara gasta o mesmo tempo e material, mas cobra 3x mais.....
Apagou do nada 2x...
Aí minha madrugada se resumiu a:
As vezes é melhor nem mexer...
Descobri que os fios da bobina de pulso do estator não passam mais em conectores, foram soldados até o CDI. Provavelmente essa moto já teve esse problema antes e o antigo dono "eliminou" as possibilidades de mal contato.
Conferi 100% do chicote procurando Osmar (Os mar contato), refiz um bucado de coisa e sábado foi de 9 as 17h de trilha!!
Resolvido... Acho que enrolei meu estator de otário...
Sobre o preço, o dia que fui pegar falei com o cara que era exatamente o mesmo serviço que enrolar um estator de Tornado, que custava R$80 pra enrolar... O cara disse que preço pra importada é "diferenciado"... Legal né? O cara gasta o mesmo tempo e material, mas cobra 3x mais.....
Re: Sem faísca - WR250F
Rushdb escreveu:...Sobre o preço, o dia que fui pegar falei com o cara que era exatamente o mesmo serviço que enrolar um estator de Tornado, que custava R$80 pra enrolar... O cara disse que preço pra importada é "diferenciado"... Legal né? O cara gasta o mesmo tempo e material, mas cobra 3x mais.....
Mas se queima alguma coisa na Tornado devido à problema no serviço dele, o gasto que ele terá no cumprimento da garantia será bem menor em relação a uma importada, correto?
Formação de preço, na minha opnião, tem muito mais a ver com responsabilidade do que com custos de tempo e material.
Re: Sem faísca - WR250F
Só um update...
Andei 2x, ai deu pau e a moto não ligava de novo... Depois de muito teste, bobina tá fudida de novo...
Tem gente que me diz que recondicionar nunca presta, ja outros falam q é só fio enrolado e não tem como ficar ruim.
Alguem aqui já enrolou estator e pode dar uma opinião?
Andei 2x, ai deu pau e a moto não ligava de novo... Depois de muito teste, bobina tá fudida de novo...
Tem gente que me diz que recondicionar nunca presta, ja outros falam q é só fio enrolado e não tem como ficar ruim.
Alguem aqui já enrolou estator e pode dar uma opinião?
Re: Sem faísca - WR250F
Será que não tem algum fio meio decapado e que acaba aterrando quando você sobe na moto ou durante o movimento?
O curto-circuito poderia consumir muita corrente e queimar o estator.
O curto-circuito poderia consumir muita corrente e queimar o estator.
Re: Sem faísca - WR250F
É.. eu tinha esse medo. Aparentemente o chicote está ok.Juliano escreveu:Será que não tem algum fio meio decapado e que acaba aterrando quando você sobe na moto ou durante o movimento?
O curto-circuito poderia consumir muita corrente e queimar o estator.
Eu ando é p* da vida com a moto. Já troquei tanta peça pra "ver se é"... A ultima troquei foi de mecânico...
Nem assim...
Hoje pegamos uma tampa completa de outra WR, colocamos na minha. Ligou de primeira!
Tirei a minha tampa, bobina de força em curto. Mas pode ser serviço mau feito, pois acabou de ser rebobinada...
Mas acho que mesmo em curto a moto deveria dar centelha, pois a bateria deveria ser capaz de segurar a onda sozinha do CDI.
Ai sobrou o pulsador. Resistência de 300 ohms conforme manda o manual. Procurei no mercado paralelo, o da YBR 2001 é quaaaase identico, mas as pernas são us 4mm maiores.
Alguem já viu pulsador dentro da especificação de impedância não funcionar? Aquilo ali também não é só uma bobina?
Ja tõ tão sem paciencia pra achar essas pecinhas que to quase usinando a sede do pulsador original em 4mm e colocando o da YBR... MEsma resistencia, idênticos por fora...
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- Ultra Membro
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- Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16
Re: Sem faísca - WR250F
Mete a da ybr e boa..
Nos fazemos adaptação de cdi digital em crf 230 e algumas outras motos o pulsador continua o mesmo..
Eu faria e tenho 99% de certeza que vai dar boa..
falouzin
Nos fazemos adaptação de cdi digital em crf 230 e algumas outras motos o pulsador continua o mesmo..
Eu faria e tenho 99% de certeza que vai dar boa..
falouzin
Re: Sem faísca - WR250F
Mais ô Leo, vc já viu pulsador com resistência "boa" dar biziu? Não tô convencido q esse é o problema... Rebaixar a sede do pulsador vai ser uma gambs irreversivel...Leo Racing escreveu:Mete a da ybr e boa..
Nos fazemos adaptação de cdi digital em crf 230 e algumas outras motos o pulsador continua o mesmo..
Eu faria e tenho 99% de certeza que vai dar boa..
falouzin
Re: Sem faísca - WR250F
Cara não te estressa com essa wr, faz o seguinte me vende ela baratinho dai tu pode comprar outra e todos saimos felizes! hheehheehheeh
Re: Sem faísca - WR250F
Faz proposta enquanto ela não tá ligando... Pq dei só 2 rolés nela 290cc e se ela ligar eu apaixono de novo kkkkjjacob escreveu:Cara não te estressa com essa wr, faz o seguinte me vende ela baratinho dai tu pode comprar outra e todos saimos felizes! hheehheehheeh
Re: Sem faísca - WR250F
Atualizando: fiz um espaçador de papelão e passei uma chave de boca na frente dos 2 pulsadores, o original e o novo. Vi que os 2 comportavam da mesma forma, variando a resistencia de 240 a 320 ohms, +/-... Eliminei o pulsador...
Levei pro cara da bobina do estator, realmente tinha um curto num jumper na parte de trás. Soldou, montei, funcionou!
O CDI puxa energia da bateria, não dependendo diretamente do estator... mas tem uma ligação de 1 dos fios da bobina de força direto para o CDI, sem retificação. Provavelmente ele usa como comando e estava causando o problema.
Levei pro cara da bobina do estator, realmente tinha um curto num jumper na parte de trás. Soldou, montei, funcionou!
O CDI puxa energia da bateria, não dependendo diretamente do estator... mas tem uma ligação de 1 dos fios da bobina de força direto para o CDI, sem retificação. Provavelmente ele usa como comando e estava causando o problema.
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