Retificador WR 250F
Retificador WR 250F
Manos! Comprei retificador do aqui do RUSHDB forum pra colocar na Yamaha WR 250F 2007.
É um trailtech 150w....
o bichinho tem os plugues diferentes do original...
daí olhando o diagrama, ví que dois fios amarelos vao pro estator, o vermelho para o + da bateria e o preto é o terra...
daí troquei os plugues e liguei a motoca
O farol acendeu porém ficou muito fraco... daí chequei o ACV e deu 13,5V chegando no farol...
porém eu nao to entendendo o pq ta fraco...
Alguem pode me ajudar???
Valeu!
É um trailtech 150w....
o bichinho tem os plugues diferentes do original...
daí olhando o diagrama, ví que dois fios amarelos vao pro estator, o vermelho para o + da bateria e o preto é o terra...
daí troquei os plugues e liguei a motoca
O farol acendeu porém ficou muito fraco... daí chequei o ACV e deu 13,5V chegando no farol...
porém eu nao to entendendo o pq ta fraco...
Alguem pode me ajudar???
Valeu!
Re: Retificador WR 250F
Terra???
Re: Retificador WR 250F
Turma, descobri o seguinte:
Como a moto gera AC, o retificador TrailTech nao funciona com o estator original, pois ele trabalha em DC.
Ou seja... pra usar este regulador/retificador, eu teria que trocar também o estator por um Trailtech.
Assim, comprei um regulador da XLX pra fazer a adaptação.
Alguem pode me ajudar? Como faço a instalação?
No farol tenho 3 fios
1 terra e dois que chegam energia acima de 12-13V
Grato
Como a moto gera AC, o retificador TrailTech nao funciona com o estator original, pois ele trabalha em DC.
Ou seja... pra usar este regulador/retificador, eu teria que trocar também o estator por um Trailtech.
Assim, comprei um regulador da XLX pra fazer a adaptação.
Alguem pode me ajudar? Como faço a instalação?
No farol tenho 3 fios
1 terra e dois que chegam energia acima de 12-13V
Grato
Re: Retificador WR 250F
O estator gerando corrente continua é algo bem estranho, tu tem certeza que usou o multímetro na escala correta e que mediu os fios certos? Lembrando que em várias motos as bobinas do estator não são aterradas, então tanto a resistencia das bobinas quanto a tensão tem que ser medida entre os 2 ou 3 fios(normalmente de cores iguais) que saem do estator. Olha esse vídeo.
E tem ainda uma pegadinha (mas como eu não conheço a elétrica da tua motor não posso afirmar com certeza) envolvendo o regulador-retificador(RR), alguns RR só funcionam quando um determinado fio dele é ligado ao +12V da bateria, eu descobri isso quando o RR da minha XT600 queimou e tive que instalar um de CB450.
E tem ainda uma pegadinha (mas como eu não conheço a elétrica da tua motor não posso afirmar com certeza) envolvendo o regulador-retificador(RR), alguns RR só funcionam quando um determinado fio dele é ligado ao +12V da bateria, eu descobri isso quando o RR da minha XT600 queimou e tive que instalar um de CB450.
Re: Retificador WR 250F
Pelo que eu saiba é assim:
As bobinas do estator sempre geram corrente alternada, devido ao proprio modelo construtivo... Sempre vai precisar de uma ponte retificadora (diodos) pra passar pra contínua...
Aí, o circuito ficaria:
1 bobina do estator geram referencia de rotação para o CDI, corrente alternada.
A outra bobina gera corrente também alternada, passando para o REGULADOR, que deixa em 15v para o farol, mas em corrente alternada mesmo. O retificador também ligado a essa bobina, gera 14v para a bateria.
Na minha WR que veio com gambiarra, uso o regulador original e o retificador (apenas farol) de CG. Nele é 1 fio só que sobe pro farol.
Guiaracar, vc viu se seu farol é original? Lampada é 2 polos? Se for explica porque tem 2 fios indo pra lá...
As bobinas do estator sempre geram corrente alternada, devido ao proprio modelo construtivo... Sempre vai precisar de uma ponte retificadora (diodos) pra passar pra contínua...
Aí, o circuito ficaria:
1 bobina do estator geram referencia de rotação para o CDI, corrente alternada.
A outra bobina gera corrente também alternada, passando para o REGULADOR, que deixa em 15v para o farol, mas em corrente alternada mesmo. O retificador também ligado a essa bobina, gera 14v para a bateria.
Na minha WR que veio com gambiarra, uso o regulador original e o retificador (apenas farol) de CG. Nele é 1 fio só que sobe pro farol.
Guiaracar, vc viu se seu farol é original? Lampada é 2 polos? Se for explica porque tem 2 fios indo pra lá...
Re: Retificador WR 250F
Rush, eu ja tive uma WR zera e o farol é igualzinho.
chegam 3 fios no farol. Um preto, outro verde e outro amarelo.
Comprei o regulador da XLX e vou fazer a seguinte ligação:
é isso mesmo???
Valeu!
chegam 3 fios no farol. Um preto, outro verde e outro amarelo.
Comprei o regulador da XLX e vou fazer a seguinte ligação:
é isso mesmo???
Valeu!
Re: Retificador WR 250F
Acho que é isso mesmo! Amanhã vou olhar na minha que já esta birungueta e te falo!
Isso se a FDP ligar né.....
Isso se a FDP ligar né.....
Re: Retificador WR 250F
Não vai funcionar. Tu tem o diagrama eletrico da wr? Se tiver posta ai que eu faço um desenho.guiaracar escreveu:Rush, eu ja tive uma WR zera e o farol é igualzinho.
chegam 3 fios no farol. Um preto, outro verde e outro amarelo.
Comprei o regulador da XLX e vou fazer a seguinte ligação:
é isso mesmo???
Valeu!
Re: Retificador WR 250F
Rush, pelo que entendi, você usa um retificador para alimentar a lâmpada do farol? Se for só para isto, não tem necessidade, a lâmpada funciona com AC ou DC... o que importa é que a tensão não suba dos 13V.Rushdb escreveu:Pelo que eu saiba é assim:
As bobinas do estator sempre geram corrente alternada, devido ao proprio modelo construtivo... Sempre vai precisar de uma ponte retificadora (diodos) pra passar pra contínua...
Aí, o circuito ficaria:
1 bobina do estator geram referencia de rotação para o CDI, corrente alternada.
A outra bobina gera corrente também alternada, passando para o REGULADOR, que deixa em 15v para o farol, mas em corrente alternada mesmo. O retificador também ligado a essa bobina, gera 14v para a bateria.
Na minha WR que veio com gambiarra, uso o regulador original e o retificador (apenas farol) de CG. Nele é 1 fio só que sobe pro farol.
Guiaracar, vc viu se seu farol é original? Lampada é 2 polos? Se for explica porque tem 2 fios indo pra lá...
Re: Retificador WR 250F
Provavelmente, os 3 fios são devidos a um cabeamento prevendo luz alta/baixa.guiaracar escreveu:Rush, eu ja tive uma WR zera e o farol é igualzinho.
chegam 3 fios no farol. Um preto, outro verde e outro amarelo.
Comprei o regulador da XLX e vou fazer a seguinte ligação:
é isso mesmo???
Valeu!
Re: Retificador WR 250F
Eu não me responsabilizo por nada, assim toda modificação deveria ser feita por um eletricista capacitado e não por um leigo influenciado por um desconhecido pela internet.
Eu peguei os dados aqui no fórum na parte de manuais, usei como referencia o manual da xlx250, depois de fazer a ligação solte o plug da vela e com a chave ligada pedale para testar a tensão no regulador entre os fios vermelho e verde.
Eu peguei os dados aqui no fórum na parte de manuais, usei como referencia o manual da xlx250, depois de fazer a ligação solte o plug da vela e com a chave ligada pedale para testar a tensão no regulador entre os fios vermelho e verde.
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Re: Retificador WR 250F
Se funcionar tu me deve uma cerveja!
Re: Retificador WR 250F
Jjacob! Muito obrigado! Você é o cara!!!jjacob escreveu:Se funcionar tu me deve uma cerveja!
Mas eu comprei apenas o "regulador" da XLX.... aquele de 2 fios...
aí fiz a instalação conforme o desenho que postei e deu certo!
Pelo menos, até o momento ta funcionando! ...rsrsrsrs
Se der problema posto aqui!
Muito obrigado a todos!
Re: Retificador WR 250F
Uso o retificador original pra carregar a bateria. Já o regulador, uso de CG, só pra alimentação de farol.Selvagem escreveu:Rush, pelo que entendi, você usa um retificador para alimentar a lâmpada do farol? Se for só para isto, não tem necessidade, a lâmpada funciona com AC ou DC... o que importa é que a tensão não suba dos 13V.Rushdb escreveu:Pelo que eu saiba é assim:
As bobinas do estator sempre geram corrente alternada, devido ao proprio modelo construtivo... Sempre vai precisar de uma ponte retificadora (diodos) pra passar pra contínua...
Aí, o circuito ficaria:
1 bobina do estator geram referencia de rotação para o CDI, corrente alternada.
A outra bobina gera corrente também alternada, passando para o REGULADOR, que deixa em 15v para o farol, mas em corrente alternada mesmo. O retificador também ligado a essa bobina, gera 14v para a bateria.
Na minha WR que veio com gambiarra, uso o regulador original e o retificador (apenas farol) de CG. Nele é 1 fio só que sobe pro farol.
Guiaracar, vc viu se seu farol é original? Lampada é 2 polos? Se for explica porque tem 2 fios indo pra lá...
O regulador da WR estava bizungado, era acelerar e ter mais de 20v AC no soquete...
Re: Retificador WR 250F
O meu caso foi o mesmo!Rushdb escreveu:Uso o retificador original pra carregar a bateria. Já o regulador, uso de CG, só pra alimentação de farol.
O regulador da WR estava bizungado, era acelerar e ter mais de 20v AC no soquete...
Só q ao inves de usar o regulador/retificador da CG, usei o Regulador da XLX de 2 fios!
Re: Retificador WR 250F
Blz. É por aí mesmo.Rushdb escreveu:Uso o retificador original pra carregar a bateria. Já o regulador, uso de CG, só pra alimentação de farol.Selvagem escreveu:Rush, pelo que entendi, você usa um retificador para alimentar a lâmpada do farol? Se for só para isto, não tem necessidade, a lâmpada funciona com AC ou DC... o que importa é que a tensão não suba dos 13V.Rushdb escreveu:Pelo que eu saiba é assim:
As bobinas do estator sempre geram corrente alternada, devido ao proprio modelo construtivo... Sempre vai precisar de uma ponte retificadora (diodos) pra passar pra contínua...
Aí, o circuito ficaria:
1 bobina do estator geram referencia de rotação para o CDI, corrente alternada.
A outra bobina gera corrente também alternada, passando para o REGULADOR, que deixa em 15v para o farol, mas em corrente alternada mesmo. O retificador também ligado a essa bobina, gera 14v para a bateria.
Na minha WR que veio com gambiarra, uso o regulador original e o retificador (apenas farol) de CG. Nele é 1 fio só que sobe pro farol.
Guiaracar, vc viu se seu farol é original? Lampada é 2 polos? Se for explica porque tem 2 fios indo pra lá...
O regulador da WR estava bizungado, era acelerar e ter mais de 20v AC no soquete...
Na minha GasGas quase enlouqueçi procurando um defeito parecido, as vezes o farol ficava fraco, só tinha 4~5V, e o conector do farol esquentava para cacete, era desligar o conector que a tensão subia para os 12V. Não tinha a mínima lógica isto, pois se fosse problema no estator não poderia esquentar o conector, pois o calor é indicio de alto consumo de corrente, o que indica que ele esta ok. Comecei a suspeitar do regulador de voltagem, que nada mais é do que um resistor variável, conforme a corrente é consumida ela ¨aterra¨ mais ou menos os 12v provenientes do estator, e com isto regula a tensão em 12V aproximadamente. Bem, troquei o regulador e nada, conforme mexia no conector do farol as vezes funcionava e outras não. Comecei a analisar o esquema elétrico, e depois de verificar tudo o que estava ligado no regulador comecei a desligar tudo, retirei a rabeta e embaixo dela tinha um chicote com 2 cabos que eram para a luz da placa, os 2 cabos desencapados encostando um no outro, ou seja fechando curto entre os 12V e o Terra. Confere tudo, pois no meu caso tudo indicava que era algo pelo farol e no final das contas era um cabo lá do outro lado, mas ligado a mesma parte do circuito.
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