Lona de freio boa, lixada e limpa mas tambor nao freia..

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Lona de freio boa, lixada e limpa mas tambor nao freia..

Mensagem por João Neres »

E ai galera blz?, procurei no furum mais nao encontrei uma solução diferente do que eu já fiz, então o freio trazeiro da minha xt a tambor esta com as lonas boas e já lixei elas e o cubo pra freiar melhor.. fui nun encontro de trilheiros e no meio da trilha ela ficou sem freio trazeiro.. o que devo fazer? passar algum produto na lona ou algo do tipo? as lonas estão boas e ja apertei a porca de regulagem da vareta até no fim mais a moto nao freio de jeito nenhum negativo:: alguem tem alguma dica ai galera? valeu!
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Lona de freio boa, lixada e limpa mas tambor nao freia..

Mensagem por Leo Racing »

troca elas..
MAGGION
Super Membro
Mensagens: 1481
Registrado em: 20 Agosto 2010 à21 09:47

Re: Lona de freio boa, lixada e limpa mas tambor nao freia..

Mensagem por MAGGION »

cara ta muito estranho..

se vc lixou era p ter melhorado.

nesse encontro de trilheiros vc judiou muito do freio:: se sim, pode ter "vitrificado" a lona e nao vai frear de jeito nenhumm
o que agente costuma fazer p Evitar que isso aconteça e fazer cortes cruzados ao longo dela..

nao muito fundos coisa de uns 5mm nao mais que isso..

assim o residuo da propria lona vai p os canais criados pelo corte e nao ficam empastando a lona..
e algo mais ou menos assim..
Anexos
lona.JPG
lona.JPG (15.27 KiB) Exibido 16902 vezes
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: Lona de freio boa, lixada e limpa mas tambor nao freia..

Mensagem por João Neres »

entendi MAGGION, vou tentar fazer.. me diz uma coisa, a lona tem que ser lisa ou aspera?
MAGGION
Super Membro
Mensagens: 1481
Registrado em: 20 Agosto 2010 à21 09:47

Re: Lona de freio boa, lixada e limpa mas tambor nao freia..

Mensagem por MAGGION »

João Neres escreveu:entendi MAGGION, vou tentar fazer.. me diz uma coisa, a lona tem que ser lisa ou aspera?
tem de estar lisa.. mais isso tambem depende da marca que vc ta usando..

se for cobreq pula fora que vai comer seu cubo.. doeu:: doeu:: doeu::
julianorettore
Membro
Mensagens: 324
Registrado em: 19 Setembro 2012 à35 11:41

Re: Lona de freio boa, lixada e limpa mas tambor nao freia..

Mensagem por julianorettore »

olha so amigo, veja se o acionador das lonas nao esta gasto, estou flando daquele eixo que quando vc pressiona o freio empurra as lonas, tive uma dt 180 e mesmo na tornado esse eixo gastou e tambem o cubo estava gasto. o que eu fiz: coloquei uma solda deixando ele uns 3 mm mais largo , assim as lonas abrem mais e freia melhor, pelo menos pra mim o resultado foi otimo, mas tambem faz o que o Maggion receitou, é otimo para quando as lonas estao molhadas, mas faça os cortes pendendo para fora assim sempre jogara a agua fora do cubo
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: Lona de freio boa, lixada e limpa mas tambor nao freia..

Mensagem por João Neres »

ok, mas como vc diz cortes para fora?
MAGGION
Super Membro
Mensagens: 1481
Registrado em: 20 Agosto 2010 à21 09:47

Re: Lona de freio boa, lixada e limpa mas tambor nao freia..

Mensagem por MAGGION »

O JULIANO QUIS DIZER MAIS FUNDOS DO LADO QUE VAI FICAR PERTO DO ESPELHO DE FREIO..
ASSIM A AGUA ESCOA P FORA DO CUBO..

EU NUNCA ME PREOCUPEI COM ISSO MAIS A DICA E BOA..
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: Lona de freio boa, lixada e limpa mas tambor nao freia..

Mensagem por João Neres »

hm, valeu galera eu vou tentar fazer e depois posto o resultado.. por isso esse forum é bom quase todas duvidas eu tiro aqui hehe, essa semana ainda quero fazer um tutorial de como fazer uma cola que eu uso pra remendar minha bota (kkkkkk) isso me ajuda até eu juntar grana pra comprar uma nova e que serve pra outras coisas tbm, fiz a tampa do filtro de ar da moto com ela, é bom que vc pode modelar essa cola tambem, alguem ja deve ter visto, é aquela de isopor + gasolina ehaiuehaiu
MAGGION
Super Membro
Mensagens: 1481
Registrado em: 20 Agosto 2010 à21 09:47

Re: Lona de freio boa, lixada e limpa mas tambor nao freia..

Mensagem por MAGGION »

essa eu nunca fiz..
poe o tutorial ai p eu copiar a receita..
palmas:: palmas:: palmas::
Marcel 2T
Membro
Mensagens: 708
Registrado em: 19 Junho 2013 à44 23:00

Re: Lona de freio boa, lixada e limpa mas tambor nao freia..

Mensagem por Marcel 2T »

Esse Maggion é rendiido !
além do que ja foi falado pelos cumpanhêros aí em cima, verifique se o 'bracinho' acionador do eixo que abre as lonas não está dando fim de curso...
Se estiver dando 'fim de curso' é só soltar ele, girar uns 2 ou 3 gomos (não mais que isso) da estria no sentido anti horário e apertar de novo.
essa regulagem faz com que o o eixo ja deixe as lonas ~meio abertas sem que vc aperte o freio e ''simula'' uma lona nova ou de sobre medida.
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: Lona de freio boa, lixada e limpa mas tambor nao freia..

Mensagem por João Neres »

sim vou tentar todas as dicas galera valeu mesmo! eu vou fazer um tutorial com fotos mais hj to sem tempo, quando mexer no freio eu faço blz joia::: valeu joia:::
MAGGION
Super Membro
Mensagens: 1481
Registrado em: 20 Agosto 2010 à21 09:47

Re: Lona de freio boa, lixada e limpa mas tambor nao freia..

Mensagem por MAGGION »

vergonha:: vergonha::
agente tenta ajudar sempre que pode..

joao so toma cuidado p nao aprofundar demais a serrinha na lona .
pois isso pode fragilizar ela e fazer soltar os pedaços..
doeu::

por isso veja bem a posicao na hora de cortar. e pode ate fazer MENOS CORTES do que no desenho que eu coloquei...
joia::: joia:::
Marcel 2T
Membro
Mensagens: 708
Registrado em: 19 Junho 2013 à44 23:00

Re: Lona de freio boa, lixada e limpa mas tambor nao freia..

Mensagem por Marcel 2T »

MAGGION escreveu:pode ate fazer MENOS CORTES do que no desenho que eu coloquei
bem menos cortes Maggion lingua2:: a hora que eu vi o desenho achei que fosse uma rede rindo3::
se fizer uns 3 'X' ja ta de bom tamanho. A profundidade do corte também não precisa ser 5mm, cortando até chegar no alumínio' ja ta xiq !
MAGGION
Super Membro
Mensagens: 1481
Registrado em: 20 Agosto 2010 à21 09:47

Re: Lona de freio boa, lixada e limpa mas tambor nao freia..

Mensagem por MAGGION »

fala marcel..

nas minhas eu fazia uns 5 "X" mais cortava reto ate quase dar no aluminio..

e nunca tive problemas... e alem de ser bemmmm pesadinho nunca aliviei o freio nao..

::evil::
FernandoGarcia
Membro
Mensagens: 332
Registrado em: 10 Abril 2013 à47 08:12

Re: Lona de freio boa, lixada e limpa mas tambor nao freia..

Mensagem por FernandoGarcia »

Amigo, veja se o eixo que aciona as lonas está bambo. O da minha 230 eu tive que retificar pq ele estava com folga e quando eu acionava o freio e le passava do limite e zerava de novo. Eu vivia trocando as pastilhas sendo que não era esse o problema. Já até machuquei por causa disso, passei direto numa curva e fui direto em uma cerda de arame rsrs
Anexos
espelho-de-freio-da-roda-trazeira-da-honda-crf-230-f_MLB-O-4591676310_072013.jpg
espelho-de-freio-da-roda-trazeira-da-honda-crf-230-f_MLB-O-4591676310_072013.jpg (20.26 KiB) Exibido 16311 vezes
CAVAZZA
Membro
Mensagens: 315
Registrado em: 26 Outubro 2012 à07 16:36

Re: Lona de freio boa, lixada e limpa mas tambor nao freia..

Mensagem por CAVAZZA »

Lonas de freio trabalham bem quando são mantidas assim mas as dicas acima Tbem. são importantes...
Era bem mais difícil quando se tinha q. conviver com elas na dianteira mau:: , embaixo de chuva blink:: e principalmente após atravessar rios morto:: morto:: , aquilo não parava nem com "reza brava" KKKKK!
Numa pirambeira , com uma "XL 250R" e um piloto pesado em cima, Deus me Livre, era acidente quase certo, lá em baixo, nestas condições.
A parte mecânica do acionamento ( pedal, varão, garfo e eixo acionador ) assim como o espelho ( abertura por onde o eixo passa- sem folgas e com o isolamento deste ok!e lubrificado..) e o tambor ( a área de contato da lona NÃO pode estar muito desgastada _com "calos" profundos na área de atrito e/ou lateral- pois a lona abre demais e diminui o contato c/ uma lona nova ) têm de ser mantidos em bom estado pois as folgas e desgastes vão se somando até Vc acabar sem freio ( sempre nas piores horas....) caveira:: .........
Um "paliativo" ( se é que aida se encontra á venda, com cubos de roda tão baratos Hj. em dia....) são as lonas "sob medida", que são mais "grossas" q. a original do modelo ( tem a indicação na embalagem) se o cubo estiver muito gasto.

Muito cuidado com "serviços" meia-boca ou gambi nos freios....
Lembre-se :
Muito pior do que voçê não conseguir fazer um(a) ( carro , moto, bicicleta,etc ) andar , é NÃO conseguir fazer ele PARAR......


Abrçs.... legal::
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: Lona de freio boa, lixada e limpa mas tambor nao freia..

Mensagem por João Neres »

Resolvido o problema danca:: muito obrigado a todos que me ajudaram, esse topico tem bastante infirmação pra quem precisar mexer um dia smile:: então segui algumas dicas daqui mais o real problema era diferente ( nao tive tempo de ler bem o topico, talves alguem falou mais nao percebi) então, sabem aquele "bracinho" que é puxado pela vareta do freio? então, ele estava muito pra frente e o pedal de freio decia tudo mais o bracinho nao abria as lonas por inteiro. então desmontei, lavei com querosene, lixei cubo e lona, montei e coloque esse bracinho o mais possivel para trás, agora o freio até trava danca:: danca:: valeu mesmo galera! ah o topico da cola de isopor eu vou fazer no fds ja estou com as foto joia:::
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: Lona de freio boa, lixada e limpa mas tambor nao freia..

Mensagem por João Neres »

* o bracinho que me refiro é esta peça preta da foto do FernandoGarcia.
Marcel 2T
Membro
Mensagens: 708
Registrado em: 19 Junho 2013 à44 23:00

Re: Lona de freio boa, lixada e limpa mas tambor nao freia..

Mensagem por Marcel 2T »

Marcel 2T escreveu:Esse Maggion é rendiido !
além do que ja foi falado pelos cumpanhêros aí em cima, verifique se o 'bracinho' acionador do eixo que abre as lonas não está dando fim de curso...
Se estiver dando 'fim de curso' é só soltar ele, girar uns 2 ou 3 gomos (não mais que isso) da estria no sentido anti horário e apertar de novo.
essa regulagem faz com que o o eixo ja deixe as lonas ~meio abertas sem que vc aperte o freio e ''simula'' uma lona nova ou de sobre medida.
Beleza cumpanhêro, então foi isso mesmo joia:::
Agora que o freio ta bão pra parar, pau na máquina !!!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem