DT200 reformada à 2 dias com problemas.

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
rogerio_sinop
Membro
Mensagens: 14
Registrado em: 02 Dezembro 2013 à41 10:05

Re: DT200 reformada à 2 dias com problemas.

Mensagem por rogerio_sinop »

Bom dia Marcel 2T.
Antes de tudo obrigado pelo conselho.

Fiz um teste aqui, troquei o óleo do motor por um novinho Mineral, liguei a moto e deixei ela funcionando por um tempinho, depois andei com ela um pouco, então parei e tirei o óleo mineral e ele tava normal, a não ser por ter pego um pouco do óleo antigo, depois disso coloquei óleo novo 100% Sintético, novamente funcionei e andei e o óleo tava novinho ainda e o radiador tava no nivel.
Quando o óleo ficou branco foi bem no dia que lavei a moto, lavei com uma bomba de alta pressão. seila::
Acho que vou tentar arrumar este eixo da embreagem e testar novamente.

Aproveitando o tópico:
1 - O motor da minha moto esta com folga, pensei em pedir para um torneiro fazer umas buchas de tecnil para colocar na ponta dos buracos de fixação do motor no quadro. Pois quando acelera a moto o motor meio que da umas viradas pros lados, parece motor de HotRod... hehehe
É normal o motor ter esta folga??? Será que posso colocar as buchas de tecnil???

2 - Alguém sabe de alguma ventoinha de "carro" que seja do tamanho do radiador da DT200???
Pergunto isso pois sou +- técnico de informática e não confio muito na eficácia dos coolerszinhos. negativo::

Obrigado pela ajuda de todos.
Marcel 2T
Membro
Mensagens: 708
Registrado em: 19 Junho 2013 à44 23:00

Re: DT200 reformada à 2 dias com problemas.

Mensagem por Marcel 2T »

uai ! não sabia que a água só tinha aparecido no óleo depois que vc lavou na wap...
o lugar por onde a água entrou foi o respiro da caixa (ou ladrão do óleo), esse respiro tem uma pecinha de plástico de onde DEVE sair uma mangueirinha de pelo menos 20cm.
Se ja estiver com essa mangueirinha no respiro, a água certamente está entrando pelo retentor do acionador da embreagem, dê uma conferida aí joia:::

Quanto ao motor com folga no quadro, não pode ter mesmo, no seu caso deve ser algum parafuso do suporte do motor faltando, solto ou espanado.
Não vai ter espaço (entre motor e quadro) pra vc colocar essas buchas que vc quer fazer, aconselho vc a comprar parafusos novos para a fixação do motor no quadro e colocá-los com arroela de pressão.

A ventoinha, as de PC não podem ver água, e a algum tempo vi aqui mesmo alguém que disse pra colocar a ventoinha do fiat 147 na DT ... olhei umas fotos na net e realmente ela é bem pequena para uma ventoinha de carro, parece que da o tamanho no radiador da DT sim !

Uma que eu sei que serve, é a ventoinha da hornet e fica assim:

Imagem
Imagem
rogerio_sinop
Membro
Mensagens: 14
Registrado em: 02 Dezembro 2013 à41 10:05

Re: DT200 reformada à 2 dias com problemas.

Mensagem por rogerio_sinop »

Salve galera.
Fui andar com a DT200 em um terreno vazio aqui do lado de casa, e por terem acabado de "arar a terra" estava bem fofo e depois de uma chuva virou quase um atoleiro.
Passei ali e percebi que a moto ia de 1ª e 2ª porem a maior parte do tempo de 1ª, o barro tava bem pesado.
Andei por cerca de 10 minutos.

Problemas encontrados:
1 - A DT200 ferveu mais uma vez... hehehe

2 - Escutei um barulho diferente e parei para verificar, lembra da folga que falei que o motor tinha? Pois é, esta folga vibrou tanto o escapamento que a ponteira não aguentou, quebrou a ponteira do escapamento.


Soluções propostas:
1 - Coloquei uma ventoinha 12cm de PC bem forte e a prova d'agua, coloquei a mangueira que sai do suspiro do radiador para o reservatório abaixo do banco e coloquei RADCOOL (50% + 50% água).

2 - Já encomendei um eixo de balança com as buchas, assim que chegar já vou colocar, mas por enquanto mandei soldar a ponteira com solda Oxigênio e vou colocar umas borrachas no parafuso fixador da ponteira, pelo menos vai absorver a vibração ali.

No mais foi só isso, quero ir para trilha somente quando tiver certeza que volto andando com ela, sem ser rebocado... hehehe

Obrigado.
Sugestões de como consertar os problemas informados serão bem vindas.
Marcel 2T
Membro
Mensagens: 708
Registrado em: 19 Junho 2013 à44 23:00

Re: DT200 reformada à 2 dias com problemas.

Mensagem por Marcel 2T »

Ponteira do escapamento que vc diz é o silenciador ou a 'boca' que vai no cilindro ?
Se for na boca do cilindro, tem que soldar mesmo, na TIG ou no oxi-acetileno (vulgo oxigênio).
Mas pra resolver o problema mesmo tem que arrumar a fixação desse motor, se não nada adianta.
Colocar borracha na boca do cilindro nao tem jeito, você pode comprar uma boca tipo 'bola' que fica fixa no cilindro e o escape vai ser fixo somente com duas molas, aí sim nao quebra mais !
Borracha na ponteira (silenciador) normalmente ja vem, se não tiver providencie uma.
E quanto a ventoinha, cuidado na hora de lavar a moto, envolva ela numa sacola plastica e evite de mandar agua direto ali...
A ligação da ventoinha ficou direto da bateria mesmo ?
rogerio_sinop
Membro
Mensagens: 14
Registrado em: 02 Dezembro 2013 à41 10:05

Re: DT200 reformada à 2 dias com problemas.

Mensagem por rogerio_sinop »

Marcel 2T escreveu:Ponteira do escapamento que vc diz é o silenciador ou a 'boca' que vai no cilindro ?
Se for na boca do cilindro, tem que soldar mesmo, na TIG ou no oxi-acetileno (vulgo oxigênio).
Mas pra resolver o problema mesmo tem que arrumar a fixação desse motor, se não nada adianta.
Colocar borracha na boca do cilindro nao tem jeito, você pode comprar uma boca tipo 'bola' que fica fixa no cilindro e o escape vai ser fixo somente com duas molas, aí sim nao quebra mais !
Borracha na ponteira (silenciador) normalmente ja vem, se não tiver providencie uma.
E quanto a ventoinha, cuidado na hora de lavar a moto, envolva ela numa sacola plastica e evite de mandar agua direto ali...
A ligação da ventoinha ficou direto da bateria mesmo ?
Obrigado pelas informações.
Foi o silenciador mesmo que quebrou, mas já ta soldado de novo, e o mexânico não tinha colocado as borrachinhas mesmo. (falta de capricho)
Já arrumei as borrachinhas e estarei colocando hoje, a respeito do cooler ja estou cuidando com isso.
A ligação foi direta mesmo através de um plugue... agora quando vou andar eu plugo o cabo do cooler na bateria, e a noite antes da trilha é só deixar a bateria conectada no carregador. Hehehe

Valeu...
Vou andar com ela amanha com o cooler ligado e vou testar ver se esta esquentando.
Sábado posto novidades.
Dehdao
Membro
Mensagens: 731
Registrado em: 23 Junho 2013 à42 23:35

Re: DT200 reformada à 2 dias com problemas.

Mensagem por Dehdao »

rogerio_sinop escreveu:
Marcel 2T escreveu:Ponteira do escapamento que vc diz é o silenciador ou a 'boca' que vai no cilindro ?
Se for na boca do cilindro, tem que soldar mesmo, na TIG ou no oxi-acetileno (vulgo oxigênio).
Mas pra resolver o problema mesmo tem que arrumar a fixação desse motor, se não nada adianta.
Colocar borracha na boca do cilindro nao tem jeito, você pode comprar uma boca tipo 'bola' que fica fixa no cilindro e o escape vai ser fixo somente com duas molas, aí sim nao quebra mais !
Borracha na ponteira (silenciador) normalmente ja vem, se não tiver providencie uma.
E quanto a ventoinha, cuidado na hora de lavar a moto, envolva ela numa sacola plastica e evite de mandar agua direto ali...
A ligação da ventoinha ficou direto da bateria mesmo ?
Obrigado pelas informações.
Foi o silenciador mesmo que quebrou, mas já ta soldado de novo, e o mexânico não tinha colocado as borrachinhas mesmo. (falta de capricho)
Já arrumei as borrachinhas e estarei colocando hoje, a respeito do cooler ja estou cuidando com isso.
A ligação foi direta mesmo através de um plugue... agora quando vou andar eu plugo o cabo do cooler na bateria, e a noite antes da trilha é só deixar a bateria conectada no carregador. Hehehe

Valeu...
Vou andar com ela amanha com o cooler ligado e vou testar ver se esta esquentando.
Sábado posto novidades.
Vendo as fotos fiquei com uma dúvida...

Esse cooler não tá ao contrário não? Ele deveria puxar o ar pra trás do radiador, forçando o mesmo a resfriar o radiador, e não o contrário, correto?


Se eu estiver enganado ou já estiver assim, desculpa ai! doeu::
rogerio_sinop
Membro
Mensagens: 14
Registrado em: 02 Dezembro 2013 à41 10:05

Re: DT200 reformada à 2 dias com problemas.

Mensagem por rogerio_sinop »

Então DEHDAO, as fotos são de uma ventoinha de Hornet, só que a que eu coloquei é a de PC mesmo, não tem foto no tópico ainda.
Se o projeto der certo eu posto as fotos aqui.

E esta ai realmente parece estar ao contrário... hehehe
Dehdao
Membro
Mensagens: 731
Registrado em: 23 Junho 2013 à42 23:35

Re: DT200 reformada à 2 dias com problemas.

Mensagem por Dehdao »

rogerio_sinop escreveu:Então DEHDAO, as fotos são de uma ventoinha de Hornet, só que a que eu coloquei é a de PC mesmo, não tem foto no tópico ainda.
Se o projeto der certo eu posto as fotos aqui.

E esta ai realmente parece estar ao contrário... hehehe
Opa beleza! Disfarça ai... li num dia pra comentar no outro ai o tico e o teco n bateram doeu::
Marcel 2T
Membro
Mensagens: 708
Registrado em: 19 Junho 2013 à44 23:00

Re: DT200 reformada à 2 dias com problemas.

Mensagem por Marcel 2T »

Num ta ao contrário não ! só vai depender do lado que ela girar...
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: DT200 reformada à 2 dias com problemas.

Mensagem por Leo Racing »

É sério isso?colocar uma ventuinha?

Seis tão tudo doido...

Motor bem acertado,junta do cabeçote filé , radiador bom , mrp,100% de aditivo,bomba de água revisada,tampa do radiador eficiente,e tirar a valvula do cabeçote..

Se todos esses itens tiverem 100% , não tem como ferver a não ser que fique acelerado parado..

valeu
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: DT200 reformada à 2 dias com problemas.

Mensagem por Leo Racing »

Se tu colocar essa ventuninha pode ser que pare de ferver , mas vai estar mascarando alguma coisa que não está de acordo..
rogerio_sinop
Membro
Mensagens: 14
Registrado em: 02 Dezembro 2013 à41 10:05

Re: DT200 reformada à 2 dias com problemas.

Mensagem por rogerio_sinop »

Leo Racing escreveu:É sério isso?colocar uma ventuinha?

Seis tão tudo doido...

Motor bem acertado,junta do cabeçote filé , radiador bom , mrp,100% de aditivo,bomba de água revisada,tampa do radiador eficiente,e tirar a valvula do cabeçote..

Se todos esses itens tiverem 100% , não tem como ferver a não ser que fique acelerado parado..

valeu

Bom dia LEO RACING.
Então cara, estive me informando e o pessoal disse que o expansor MRP não influencia tanto assim, a unica coisa é que a moto vai demorar mais para esquentar por ter mais água, porém vai demorar mais pra resfriar a água também, e no caso do 100% de aditivo, me disseram também que é furada pois ele só entra em ebulição a 150° o que já é crítico para o motor, a bomba de água da minha esta nova, comprei todas as peças novas todas mesmo, a única coisa que ta meio feia é a tampa mesmo.
Poderia me passar um link ou alguma forma de explicação sobre esta questão de tirar a valvula do cabeçote?
Quero fazer mudanças que não envolvam altos custos, por ex a ventoinha que coloquei, paguei R$ 16,00 e já tinha uma bateria 12v então saiu pelos R$ 16,00 mesmo.

Estou usando 50% água e 50% RadCool, ativei o reservatório extra que estava desativado na minha moto, a água saia pelo respiro da tampa e caia sobre o motor fazendo muita fumaça e perdendo o aditivo, e agora esta com a ventoinha que adaptei.
Vou testar ela hoje e talvez melhore bem a refrigeração, pois estas mudanças só foram feitas agora.

Obrigado pela ajuda.
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: DT200 reformada à 2 dias com problemas.

Mensagem por Leo Racing »

Cara em cima do cabeçote tem uma peça onde liga a mangueira grossa no radiador..

Tira ela e veja se está direto ou ja tiraram..

Na minha outra dete usava de expansão o reservatório de 2t, nessa que ja veio o mrp eu achei bem melhor.. ele é de aluminio e esfria bem rápido.
rogerio_sinop
Membro
Mensagens: 14
Registrado em: 02 Dezembro 2013 à41 10:05

Re: DT200 reformada à 2 dias com problemas.

Mensagem por rogerio_sinop »

Bom dia pessoal.
Finalmente pude andar com DT200 sem preocupações.
Alterações ou consertos realizados:
- Fixação do motor que estava "solto";
- Re-soldagem do bocal da curva que estava vazando gazes na saída do cilindro;
- Ligação do respiro do radiador com o reservatório de água abaixo do banco;
- Limpeza completa da caixa de ar e filtro;
- Adaptação de cooler de computador no radiador;
- Soldagem da ponteira do escapamento, que havia quebrado com a vibração do motor;
- Adição de 50% de aditivo ao radiador;
- Fixação de vários parafusos que vieram da mecânica frouxos;
- Troca de vela B8ES por BR9ES NGK;

A maioria destes serviços deveria ser feita pelo mecânico, mas como sempre, faltou capricho da parte dele.

No motor foi feito:
- Troca de Pistão e Anéis;
- Troca de Biela;
- Troca dos discos de embreagem;
- Válvula do YPVS nova;
- Eixo seletor de marcha novo;
- Rolamentos do virabrequim novos;
- Bomba d'agua toda nova;
- Engrenagem que toca o autolub nova;
- Juntas e demais retentores novos;

Valor pago na DT200: R$ 2.400,00 - Moto documentada (Caro porem mais seguro)
Total gasto na oficina: R$ 1.300,00
Valor total: R$ 3.700,00 - Fora minha mão de obra... rsrsrsrs


Depois destas alterações finalmente consegui andar com a moto, o ronco mudou muito, a força em baixa rotação também aumentou, e ela ta disparando igual uma bala.
O radiador continua esquentando, o que mudou é que onde esta a ventoinha ele ta gelado, pode colocar a mão e não queima, já na parte de cima onde esta sem ventoinha ainda esquenta.

1 - Só não consigo mais dar lenta nela, não importa o quanto eu gire o regulador de lenta ela não fica, nem acelerada nem em baixa. Percebi que se aperto todo o regulador ele trava o cabo do acelerador, tá certo isso?

Hoje eu vou pra trilha com ela.
Muito obrigado a todos.
Marcel 2T
Membro
Mensagens: 708
Registrado em: 19 Junho 2013 à44 23:00

Re: DT200 reformada à 2 dias com problemas.

Mensagem por Marcel 2T »

Tire o pistonete do carburador e dê uma limpeza, confira o pino guia do pistonete (que fica no bura) se ainda está bem saliente e se os cantos do rasgo do pistonete não estão arredondados...
Caso o pistonete esteja arranhado (também responsável pelo travamento) vc vai ter que polir..
Quanto a ela não parar na lenta, provavelmente o circuito de lenta (giclê de baixa e dutos de ar) estejam entupidos. uma boa limpeza e um jato forte de ar deve resolver !
rogerio_sinop
Membro
Mensagens: 14
Registrado em: 02 Dezembro 2013 à41 10:05

Re: DT200 reformada à 2 dias com problemas.

Mensagem por rogerio_sinop »

Perguntinha rápida:
Estou usando o óleo 2 tempos ELF 100% sintético, e coloquei 30ml por litro, esta mistura esta pobre ou esta adequada?
Não sai muita fumaça pelo escape, sai um pouco mas não muito. Li na garrafa do óleo que ele é fumaça e odor reduzidos, será por isso?

Obrigado.
Limpeza do bura será feita amanhã cedo, hoje não da mais tempo... hehehe vai sem lenta mesmo.
Marcel 2T
Membro
Mensagens: 708
Registrado em: 19 Junho 2013 à44 23:00

Re: DT200 reformada à 2 dias com problemas.

Mensagem por Marcel 2T »

Vc ta colocando MUITO óleo cumpanhêro !
100% sintético é a melhor opção, mas use no máximo 20mL por litro desse óleo joia:::
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem