Moto zero fumando

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
lauroadriano
Membro
Mensagens: 198
Registrado em: 06 Fevereiro 2013 à55 09:00

Moto zero fumando

Mensagem por lauroadriano »

Primeiro os fatos:
No final de 2013, comprei uma Shineray XY250GY-2 que, apesar de ser 0KM, estava há quase dois anos parada na concessionária, por falta de interessados. Nitidamente, a moto nunca havia rodado. Com exceção de algumas (poucas) partes levemente oxidadas (que ficaram como novas após um simples polimento) e de parte dos plásticos estarem um pouco ressecados, parecia que a moto havia sido tirada da caixa naquele momento. Quando fui pegá-la, estava sem bateria (provavelmente danificada pelo tempo) e o carburador não passava sequer uma gota de combustível. Após a limpeza do carburador e da substituição da bateria, a moto pegou num piscar de olhos e o funcionamento da marcha lenta estava totalmente regular. O motor parecia tocar uma valsa, de tão suave (adoro o som do comando trabalhando). Apenas um detalhe me chamou a atenção - a fumaça branca que saía pelo escapamento. Ao questionar o mecânico, ouvi dele que isto era normal, visto que havia acabado de limpar o carburador e utilizou um produto de limpeza. Pensei comigo: "essa zorra deve ser retentor de válvula ressecado ou gasolina velha no tanque". Como a moto foi comprada zero, ou seja, tem garantia legal de noventa dias, acabei por me despreocupar (parcialmente).

Levei a moto prá casa, drenei o combustível, coloquei um novo e, depois de dar uma volta em algumas trilhas leves, a fumaça continuou. Em conversa com outro mecânico, ouvi que o tipo de óleo utilizado pode ser o causador do problema. Como não sei qual óleo foi colocado pela concessionária (diga-se de passagem, com aspecto de recém trocado, pela sua limpeza), fiquei com a pulga atrás da orelha. Pensei até em trocar o óleo, para ter certeza de que o tipo certo está sendo utilizado.

Independentemente do que esteja acontecendo, a vendedora e o gerente da concessionária garantiram que o serviço da troca dos (supostos danificados) retentores de válvula serão feitos em garantia. Apesar disso, não me sinto nada confortável em abrir (nem que seja só o cabeçote) de uma moto "nova".

Apesar da incômoda fumaça (parece uma moto 2T), o motor responde bem, sem perda de torque. Como rodei pouco, não foi possível avaliar a quantidade de óleo consumida.

Agora a dúvida:
Uma moto que nunca rodou, apenas foi ligada algumas vezes (a título de demonstração) pode ter seus retentores de válvula ressecados apenas pelo fato dela ter ficado tanto tempo parada ou pode ser outra coisa?
graccula
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 29 Dezembro 2013 à45 10:41

Re: Moto zero fumando

Mensagem por graccula »

falae lauroadriano!

Vc cita uma fumaça branca. Essa fumaça continua branca? Qual a cor dessa fumaça? Tem cheiro de verniz? Pode ser verniz de escapamento novo (?) queimando...

Abraços,
Renato
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Moto zero fumando

Mensagem por Juliano »

Certamente é retentor de válvula ressecado.

Manda abrir e trocar os retentores, não tenha medo. Só vai tirar o cabeçote, não vai nem mexer em cilindro.

Aproveita e troca o óleo, óleo tem validade de 6 meses.
lauroadriano
Membro
Mensagens: 198
Registrado em: 06 Fevereiro 2013 à55 09:00

Re: Moto zero fumando

Mensagem por lauroadriano »

graccula escreveu:falae lauroadriano!

Vc cita uma fumaça branca. Essa fumaça continua branca? Qual a cor dessa fumaça? Tem cheiro de verniz? Pode ser verniz de escapamento novo (?) queimando...

Abraços,
Renato
Fala, Graccula! A fumaça continua branca. O cheiro é de óleo queimado, mesmo. Acredito que se fosse verniz, não demoraria tanto e o volume diminuiria com o tempo, bem com não seria proporcional ao aumento da aceleração.

Juliano escreveu:Certamente é retentor de válvula ressecado.

Manda abrir e trocar os retentores, não tenha medo. Só vai tirar o cabeçote, não vai nem mexer em cilindro.

Aproveita e troca o óleo, óleo tem validade de 6 meses.
Pois é, Juliano... Minhas suspeitas estão mais voltadas para essa possibilidade. Mesmo sabendo que é um procedimento simples, por ser uma moto zero, me sentiria mais confortável se não precisasse fazer isso. É mais um capricho do que medo. Mas... se tiver que ser, que seja.
CAVAZZA
Membro
Mensagens: 315
Registrado em: 26 Outubro 2012 à07 16:36

Re: Moto zero fumando

Mensagem por CAVAZZA »

lauroadriano
Há alguns anos atrás, a grande maioria das motos chinesas, vinha de fábrica com um "óleo" que só servia para ser armazenado (contra oxidação...) pois era fino e de péssima qualidade, e não se devia nem ligar o motor com "aquilo" dentro.
Acontecia q. alguns "mecânicos" destas concessionárias "Xing-Lings", completavam ou sequer trocavam o "óleo" e o resultado eram motores "fumando" e até coisa pior...
Tenho motores/motos q. vieram assim ( compradas como "ponta " de concessionárias fechadas) e eram TODAS com esse "óleo" dentro.
Se Vc ñ tem certeza da procedência do óleo atual, TROQUE urgente por um óleo de exelente qualidade pois esses motores precisam de um BOM óleo, principalmente no amaciamento.
Meu conselho p/ trocas é: 500 km, 1000km, 1500 Km, sem forçar, depois Vc segue as recomendações do fabricante.
Boa Sorte... smile::
lauroadriano
Membro
Mensagens: 198
Registrado em: 06 Fevereiro 2013 à55 09:00

Re: Moto zero fumando

Mensagem por lauroadriano »

CAVAZZA escreveu:lauroadriano
Há alguns anos atrás, a grande maioria das motos chinesas, vinha de fábrica com um "óleo" que só servia para ser armazenado (contra oxidação...) pois era fino e de péssima qualidade, e não se devia nem ligar o motor com "aquilo" dentro.
Acontecia q. alguns "mecânicos" destas concessionárias "Xing-Lings", completavam ou sequer trocavam o "óleo" e o resultado eram motores "fumando" e até coisa pior...
Tenho motores/motos q. vieram assim ( compradas como "ponta " de concessionárias fechadas) e eram TODAS com esse "óleo" dentro.
Se Vc ñ tem certeza da procedência do óleo atual, TROQUE urgente por um óleo de exelente qualidade pois esses motores precisam de um BOM óleo, principalmente no amaciamento.
Meu conselho p/ trocas é: 500 km, 1000km, 1500 Km, sem forçar, depois Vc segue as recomendações do fabricante.
Boa Sorte... smile::
Vou fazer isso esse fim de semana, Cavazza. Minha moto se enquadra justamente em uma xing-ling "ponta" de estoque. Apesar do pessoal da concessionária estar demonstrando ter uma postura muito positiva no quesito atenção e disposição em resolver seja lá qual for o problema, não tenho a mesma confiança no pessoal da montagem/oficina. Para você ter uma ideia, a bateria que me forneceram, em substituição à que estava ausente, foi de 4Ah, enquanto as especificações de fábrica descrevem que a original é de 6,5Ah. Ao questionar o mecânico, ouvi que eu poderia ficar tranquilo, pois a bateria aguentaria sem problemas. Se não me engano, essa bateria é apropriada para motores 125 a 200 refrigerados a ar. Agora eu pergunto: as duas ventoinhas do tamanho de um catavento não "chupam" corrente a mais? Tenho essa dúvida... Por essa suspeita da competência desses supostos mecânicos é que eu tenho receio de deixar minha moto para fazer um serviço simples como esse. Inclusive, tem algo me dizendo para dar uma revisada na lubrificação dos rolamentos... Mais um item a ser verificado esse fim de semana.

Obrigado pelo voto de boa sorte. legal::
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Moto zero fumando

Mensagem por Leo Racing »

Pode ser também que o cilindro tenha enferrujado nesse tempo que ficou parada ai funcionou ela e riscou o cilindro,mas a chance é muito maior de ser retentores de valvula..

Manda abrir logo... enquanto é novo e inteiro!
lauroadriano
Membro
Mensagens: 198
Registrado em: 06 Fevereiro 2013 à55 09:00

Re: Moto zero fumando

Mensagem por lauroadriano »

Leo Racing escreveu:Pode ser também que o cilindro tenha enferrujado nesse tempo que ficou parada ai funcionou ela e riscou o cilindro,mas a chance é muito maior de ser retentores de valvula..

Manda abrir logo... enquanto é novo e inteiro!
Se nada mais der certo, apesar de achar pouco provável que seja oxidação a ponto de arranhar o cilindro, valeu pela ideia - está devidamente anotada.
WillHenriqueCza
Membro
Mensagens: 227
Registrado em: 18 Setembro 2013 à30 19:08

Re: Moto zero fumando

Mensagem por WillHenriqueCza »

se não for anéis nem cilindro , pode trocar os retentores de valvula que vai resolver, e poem sempre uma tampinha de oleo 2t no tanque , por minimo que seja ja ajuda a mantar o eixo da valvula lubrificada e aumenta a vida util do retentor ;)
lauroadriano
Membro
Mensagens: 198
Registrado em: 06 Fevereiro 2013 à55 09:00

Re: Moto zero fumando

Mensagem por lauroadriano »

WillHenriqueCza escreveu:se não for anéis nem cilindro , pode trocar os retentores de valvula que vai resolver, e poem sempre uma tampinha de oleo 2t no tanque , por minimo que seja ja ajuda a mantar o eixo da valvula lubrificada e aumenta a vida util do retentor ;)
Vamos ver se eu entendi direito: você está sugerindo que eu verifique os anéis e o cilindro e, se eles estiverem bons, eu troque os retentores?!?! É isso, mesmo, nessa ordem?
Devo colocar olho 2T na gasolina de um motor 4T para lubrificar o eixo da válvula? Sério?!?!
WillHenriqueCza
Membro
Mensagens: 227
Registrado em: 18 Setembro 2013 à30 19:08

Re: Moto zero fumando

Mensagem por WillHenriqueCza »

Isso , uma tampinha de 10 ml pra um tanque , e ajuda a não agarrar o pistonete do bura tambem
WillHenriqueCza
Membro
Mensagens: 227
Registrado em: 18 Setembro 2013 à30 19:08

Re: Moto zero fumando

Mensagem por WillHenriqueCza »

Arupel escreveu:Então Laurão...
Cara, me desculpe pela franqueza, mais quando vi seu primeiro tópico sobre a compra dessa moto, eu já imaginei que issi iria acontecer....
É o tal do barato que vai sair caro, você vai se incomodar bastante com essa moto, infelizmente.
Hoje é o motor, amanha as bengalas, retentores, rolamentos, vazamentos e por aí vai.
A qualidade da construção dessas motos é inferior, não adianta. Eu gostaria muito que viessem marcas boas, com produtos de qualidade para aumentar a concorrência no Brasil, mais não é o caso.

Se tivesse colocado seus 8 mil reais numa CRf 230 2010 estaria agora feliz da vida, trilhando sem esquentar a cabeça.

Boa sorte amigo,

André
poisé cara , eu tambem pensei nisso a hora que vi as fotos e reclamações dessa moto , mais nem falei nada pq não sabia, mais tambem acho que a qualidade é inferior como as marcas mais populares como honda , yamaha e por ai vai acho que vale a pena comprar uma Kx ou Crf pra não se encomodar
superagro
Super Membro
Mensagens: 1050
Registrado em: 14 Maio 2007 à08 07:36

Re: Moto zero fumando

Mensagem por superagro »

certa vez vi o motor de um Shadow aberto, com 160 km rodados e que ficou 2 anos parada.
Vários pontos de ferrugem no cabeçote, comando de válvulas e cilindro.

na boa? vai precisar de muita sorte pra não ter muita dor de cabeça com essa moto, verifique logo tudo que é de borracha, como retentores, boa chance de estarem todos ressecados.
lauroadriano
Membro
Mensagens: 198
Registrado em: 06 Fevereiro 2013 à55 09:00

Re: Moto zero fumando

Mensagem por lauroadriano »

superagro escreveu:certa vez vi o motor de um Shadow aberto, com 160 km rodados e que ficou 2 anos parada.
Vários pontos de ferrugem no cabeçote, comando de válvulas e cilindro.

na boa? vai precisar de muita sorte pra não ter muita dor de cabeça com essa moto, verifique logo tudo que é de borracha, como retentores, boa chance de estarem todos ressecados.
Já havia dado uma geral nos itens (externos) que são de borracha. Por enquanto, estão todos aparentemente bem, sem sinal claro de ressecamento.
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: Moto zero fumando

Mensagem por Rushdb »

lauroadriano escreveu:
superagro escreveu:certa vez vi o motor de um Shadow aberto, com 160 km rodados e que ficou 2 anos parada.
Vários pontos de ferrugem no cabeçote, comando de válvulas e cilindro.

na boa? vai precisar de muita sorte pra não ter muita dor de cabeça com essa moto, verifique logo tudo que é de borracha, como retentores, boa chance de estarem todos ressecados.
Já havia dado uma geral nos itens (externos) que são de borracha. Por enquanto, estão todos aparentemente bem, sem sinal claro de ressecamento.
Tirando o cabeçote pra trocar os retentores, automaticamente vc tem acesso ao cilindro... Se tiver riscado pelos aneis terem travado no pistão e não "girado", vc vai ver...
Acho que não deve ser nada demais não... Antes uma moto parada 2 anos que uma que rodou até falar chega em 2 anos... Qualquer coisinha que aparecer vai ser bobagem, na minha opinião...
lauroadriano
Membro
Mensagens: 198
Registrado em: 06 Fevereiro 2013 à55 09:00

Re: Moto zero fumando

Mensagem por lauroadriano »

Já tive uma XR400R que ficou parada quase um ano. Quando fui rodar novamente, ela apresentou o mesmo tipo de fumaça. Além dos retentores de válvula e das pinças de ambos os freios ressecados, as sanfonas da suspensão e o guia de corrente estavam se desfazendo (apodreceram). Após a substituição dos itens, limpeza de carburador e troca do óleo, a moto fico perfeita novamente. A esperança que tenho é que não seja diferente agora.
CAVAZZA
Membro
Mensagens: 315
Registrado em: 26 Outubro 2012 à07 16:36

Re: Moto zero fumando

Mensagem por CAVAZZA »

lauroadriano... Ok ! legal::

Bom... Minha experiência ( Curta... gorfei:: ) com este tipo de concessionária?oficina??? foi meio traumática, acho q. ñ vale a pena comentar mau:: .
Realmente a "estória" é a mesma...até a recepção da "oficina" a coisa agradava... depois ...bom, aconselharia usar dentro da garantia, para substituir peças,etc.... mas aconselho SEMPRE manter seu mecânico de confiança (mesmo a XR 400, por ser uma exelente moto, ñ foi "qualquer um" que mexeu, né? ) para dar uma conferida no que eles fizeram ( óbvio q. ele ñ poderá fazer reparos, pela questão da garantia...) mas as opiniões serão válidas wink !
O q. Vc comentou sobre a bateria q. colocaram...bom, esta de 4Ah ñ vai servir, pois o sistema TODO foi projetado para a de 6,5Ah com uma bateria de BOA marca ( como Vc citou os 2 "papa-ventos" das ventoinhas vão ajudar a acabar com ela rapidinho...) e o fato de terem colocado uma bateria BEM mais barata e justificarem falando M. mau::.... me assusta, mas ñ surpreende .
Quanto aos rolamentos, caixa de direção e todas as superfícies q. devam ser lubrificadas, normalmente vem secas ou com o MINIMO de "graxa" de péssima qualidade, portanto nem é preciso dizer q. devem ser muito bem conferidas ( mesmo q. tenham dito q. lubrificaram na autorizada. blink:: ) pelo uso q. você fará da moto.
Tenha cuidado, estas motos precisam de ter uma manutenção CRITERIOSA, por isso a minha sugestão de um outro mecanico para acompanhar ... legal::

Aproveite sua moto ...Abrçs !
lauroadriano
Membro
Mensagens: 198
Registrado em: 06 Fevereiro 2013 à55 09:00

Re: Moto zero fumando

Mensagem por lauroadriano »

CAVAZZA escreveu: lauroadriano... Ok ! legal::

Bom... Minha experiência ( Curta... gorfei:: ) com este tipo de concessionária?oficina??? foi meio traumática, acho q. ñ vale a pena comentar mau:: .
Realmente a "estória" é a mesma...até a recepção da "oficina" a coisa agradava... depois ...bom, aconselharia usar dentro da garantia, para substituir peças,etc.... mas aconselho SEMPRE manter seu mecânico de confiança (mesmo a XR 400, por ser uma exelente moto, ñ foi "qualquer um" que mexeu, né? ) para dar uma conferida no que eles fizeram ( óbvio q. ele ñ poderá fazer reparos, pela questão da garantia...) mas as opiniões serão válidas wink !
O q. Vc comentou sobre a bateria q. colocaram...bom, esta de 4Ah ñ vai servir, pois o sistema TODO foi projetado para a de 6,5Ah com uma bateria de BOA marca ( como Vc citou os 2 "papa-ventos" das ventoinhas vão ajudar a acabar com ela rapidinho...) e o fato de terem colocado uma bateria BEM mais barata e justificarem falando M. mau::.... me assusta, mas ñ surpreende .
Quanto aos rolamentos, caixa de direção e todas as superfícies q. devam ser lubrificadas, normalmente vem secas ou com o MINIMO de "graxa" de péssima qualidade, portanto nem é preciso dizer q. devem ser muito bem conferidas ( mesmo q. tenham dito q. lubrificaram na autorizada. blink:: ) pelo uso q. você fará da moto.
Tenha cuidado, estas motos precisam de ter uma manutenção CRITERIOSA, por isso a minha sugestão de um outro mecanico para acompanhar ... legal::

Aproveite sua moto ...Abrçs !
Se eu pudesse ter a certeza de que o serviço é apenas a substituição dos retentores de válvula, nem lá eu pisaria meus pés. Daria preferência a pagar por fora a um mecânico conhecido. Vou levar por cogitar a possibilidade de ser um problema mais grave, o qual poderia acarretar um custo mais alto para eu suportar.
lauroadriano
Membro
Mensagens: 198
Registrado em: 06 Fevereiro 2013 à55 09:00

Re: Moto zero fumando

Mensagem por lauroadriano »

Só a título de curiosidade, coloquei o vídeo que demonstra a situação da minha máquina de gelo seco. Pelo menos, pode ser que as imagens sirvam de referência depois que o diagnóstico for feito.

phpBB [video]



Antes de gravar essas cenas, eu havia trocado o óleo do motor, seguindo uma dica de Cavazza e de um mecânico conhecido. Achei muito escuro para o tempo equivalente a 2/3 de um tanque de combustível de uso. Não sei se dá para perceber nas imagens abaixo, mas o óleo estava com uma textura de madre-pérola, parecendo glitter, aparentemente, partículas de metal.

phpBB [video]


Imagem
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Moto zero fumando

Mensagem por Leo Racing »

Eu aposto nos aneis e no cilindro ..
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem