Preparação de Suspensão da XR200

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
graccula
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 29 Dezembro 2013 à45 10:41

Preparação de Suspensão da XR200

Mensagem por graccula »

Pessoal,

Estou aqui com as peças para a preparação da suspensão da minha moto. Fiz um tópico sobre a reforma (link) da Samanta (minha XR200 de trilha), mas essa parte da suspensão achei melhor tirar umas dúvidas antes de continuar com a reforma...

Estou seguindo o tutorial de preparação da CRF230 (link), e conforme a lista de material do tutorial:

Lista de Materiais

Em primeiro lugar aqui vai a lista de materiais:
- Óleo sintético especial para suspensão ( eu usei MOTUL 10W ) - 1 litro ( vai 380 ml em cada bengala )
- Furadeira elétrica
- Broca de metal com 8 mm de diâmetro
- conjunto de válvulas , emuladores e molas ( é opcional o troca das molas , pois depende do tipo de utilização ) - eu usei o kit ANKER para CRF 230 .
- Seringa descartável com um tubinho de plástico ( aqueles de aquário ).
Eu vou precisar de uma broca de 8mm! É isso mesmo? Eu vou aumentar um furo de 5mm para 8 mm? 60%? Pode não parecer muito assim falando, mas olha só o rombo!
Olha só a diferença pessoal! 8mm é um furo muito maior!
Olha só a diferença pessoal! 8mm é um furo muito maior!
DSC04811.JPG (1.24 MiB) Exibido 12060 vezes
Agora ficou a dúvida... E os furos menores? O tutorial só fala pra alargar os 4 furos da parte de baixo das flautas. Ou seja, dois furos em cada flauta.

Mas não faz sentido. Vou alargar 60% dos furos pequenos tbém, ou seja, vou alargar eles de 2mm para 4mm. Sou meio teimoso, vou fazer e depois troco as flautas se ficar ruim, mas o que vcs acham?

Não faz mais sentido alargar os furos de 2mm para 4mm, junto com o alargamento dos furos de 5mm para 8mm? Afinal de contas vamos alterar a vazão de óleo em baixo, mas não alterar NADA no fluxo dos furos de 2mm? Essa é minha dúvida.

Valeu pessoal,

Abraços,
Renato
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Preparação de Suspensão da XR200

Mensagem por Leo Racing »

São quatro furos em cada flauta , isso serve para não faltar óleo nas valvulas emuladoras o que causa cavitação ..

Pode fazer sem medo.
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Preparação de Suspensão da XR200

Mensagem por Juliano »

Fiz isso na minha finada 230. Vou te dizer que melhora muito, mas infelizmente continua ruim....
graccula
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 29 Dezembro 2013 à45 10:41

Re: Preparação de Suspensão da XR200

Mensagem por graccula »

Leo Racing escreveu:São quatro furos em cada flauta , isso serve para não faltar óleo nas valvulas emuladoras o que causa cavitação ..

Pode fazer sem medo.
Valeu Leo! Eu fiz aqui e já está pronto pra montar, mas descobri que comprei os retentores errados. Não serviu. Acabou com a brincadeira de fim de semana! chorei::

Mas blz, amanhã vou no centro e acerto isso. Estou muito ansioso pra montar essa suspensão.
Juliano escreveu:Fiz isso na minha finada 230. Vou te dizer que melhora muito, mas infelizmente continua ruim....
Falae Juliano! É isso ae hehehe, não tem jeito não, é o que tem pra hj...

Abraços,
Graccs
graccula
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 29 Dezembro 2013 à45 10:41

Re: Preparação de Suspensão da XR200

Mensagem por graccula »

Leo Racing escreveu:São quatro furos em cada flauta , isso serve para não faltar óleo nas valvulas emuladoras o que causa cavitação ..

Pode fazer sem medo.
Ah! Valeu pela informação das válvulas emuladoras! Agora entendi pq no tutorial se usa a medida de 11cm ao retirar o excesso de óleo da bengala, ao invés dos 15cm que pede no manual. Deve ser para garantir que não falte óleo para a válvula...


Abraços,
Graccs
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Re: Preparação de Suspensão da XR200

Mensagem por Gustavo/PR »

Pegando carona aqui tópico, também penso em preparar a suspa da minha 230.

Além da troca do óleo, aumento dos furos na flauta e troca mola (opcional), existem outras duas peças...

1. Válvula emuladora +- R$ 160,00
Sendo este obrigatório em caso de aumentar os furos na flauta.
Imagem

2. Regulador de Pré Carga +- R$ 180,00
Este, acredito que serve regular o sag.
Imagem


Levando em consideração que eu uso a moto na trilha, minhas dúvidas são:

1. Esse regular de Pré carga vale o investimento?

2. Esse procedimento, faz a suspensão realmente melhorar? Copiar o melhor o terreno? Fica mais fácil andar? OU simplesmente vai endurecer para evitar fim de curso?

* Pergunto assim, porque dificilmente eu sinto fim de curso (peso 70kg), e prefiro a suspensão macia. Se for só para endurecer, no meu caso, eu não mexeria.


valeu
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Preparação de Suspensão da XR200

Mensagem por Leo Racing »

Gustavo/PR escreveu:Pegando carona aqui tópico, também penso em preparar a suspa da minha 230.

Além da troca do óleo, aumento dos furos na flauta e troca mola (opcional), existem outras duas peças...

1. Válvula emuladora +- R$ 160,00
Sendo este obrigatório em caso de aumentar os furos na flauta.
Imagem

2. Regulador de Pré Carga +- R$ 180,00
Este, acredito que serve regular o sag.
Imagem


Levando em consideração que eu uso a moto na trilha, minhas dúvidas são:

1. Esse regular de Pré carga vale o investimento?

2. Esse procedimento, faz a suspensão realmente melhorar? Copiar o melhor o terreno? Fica mais fácil andar? OU simplesmente vai endurecer para evitar fim de curso?

* Pergunto assim, porque dificilmente eu sinto fim de curso (peso 70kg), e prefiro a suspensão macia. Se for só para endurecer, no meu caso, eu não mexeria.


valeu
Gustavo

Para refurar as flautas você precisa usar as valvulas emuladoras, se você refurar e não colocar valvula fica uma ostra.

Os reguladores de pre carga são somente para o sag mesmo , como tu só faz trilha nem precisa colocar eles..
Faça um calço de mais ou menos 1cm em cada mola , o sag vai ficar quase perfeito para seu peso.. pelo menos na dianteira.
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Re: Preparação de Suspensão da XR200

Mensagem por Gustavo/PR »

Valeu Leo, mas, repetindo a pergunta.

Esse procedimento, faz a suspensão copiar o melhor o terreno? Vai fica mais fácil andar?

OU simplesmente vai endurecer para evitar fim de curso?

* Fim de curso não me incomoda pois acontece muito pouco.
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Preparação de Suspensão da XR200

Mensagem por Leo Racing »

Vai copiar melhor o terreno, vai te passar mais segurança e também judiar menos do braços e ombros...

Pequenos buracos que agora a suspensão passa para cima , ela vai copiar... vale o investimento!
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Re: Preparação de Suspensão da XR200

Mensagem por Gustavo/PR »

Boa, será meu próximo investimento.

Esse sábado andei junto com um amigo de husqwarna 125 (aquela de enduro)... pegamos um trecho bom duma estrada bem esburacada... eu andava tenso, quando eu percebia, já estava com os ombros encolhidos eu "relaxava", não dava 5 minutos eu estava todo encolhido novamente... e ele na husq, parecia que andava no asfalto. Fiquei de cara kkkk
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Preparação de Suspensão da XR200

Mensagem por Leo Racing »

é bem isso , mas eu indico valvulas emuladoras da anker .. elas são copias perfeitas da racetech.
Furlan
Membro
Mensagens: 121
Registrado em: 13 Fevereiro 2013 à12 13:42

Re: Preparação de Suspensão da XR200

Mensagem por Furlan »

E o alongador de flauta ... só serve pra aumentar o curso ou faz alguma diferença na preparação?!
girinnu
Super Membro
Mensagens: 1275
Registrado em: 15 Fevereiro 2012 à49 09:26

Re: Preparação de Suspensão da XR200

Mensagem por girinnu »

Tinha a mesma dúvida com estes reguladores de pré-carga...
Vou a companhar o tópico, isso muito me interessa.
Já estou vendo a compra destes emuladores para colocar na minha Suspa (DT200F).
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Re: Preparação de Suspensão da XR200

Mensagem por Gustavo/PR »

Parcerão meu de trilha quer tirar os emuladores da moto dele, ele disse que a suspensão ficou muito dura, e que agora ele percebe qualquer irregularidade no terreno... ele desaprovou!

Estou esperando ele voltar da praia e vamos desmontar a moto pra ver se tem algo errado.
graccula
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 29 Dezembro 2013 à45 10:41

Re: Preparação de Suspensão da XR200

Mensagem por graccula »

Pessoal,

Montei a moto hoje, com a suspensão preparada com a valvula emuladora. Consegui dar uma volta na trilha do Rio Pequeno, aqui perto de casa. É uma trilha bem simples, só pra testar mesmo. Mas tem um salto de raiz de árvore que foi ótimo para testar a suspensão.

Minhas impressões:
- Não ficou duro, pelo contrário! Ficou muito, muito, muito macia!
- Ficou super progressiva, bem macia no início, mas bem firme na hora de absorver um tranco.
- Ficou completamente diferente do original. Ficou muito melhor, pois mudou mesmo o sistema de funcionamento.
- Ainda não testei em curvas, mas na reta, deu muita segurança pra acelerar.

Eu fiz um vídeo. Depois posto o link pra vcs verem.

Ah! Pelo que percebi, não rola mesmo usar óleo mais grosso que 5W. Acho que se usar o 10W com esse emulador, deve ficar duro mesmo!

Outra coisa são as molas. Não é bem que seja opcional a troca. Eu diria que é fundamental. Primeiro pq as molas são super baratas, custam por volta de R$ 30,00. E outra coisa é que como usamos essas motos pra trilhas e saltos, as molas são exigidas ao máximo e ficam cansadas rapidamente. Basta medir o tamanho das molas. Tem que ser próximo de 58cm (no caso da XR, são duas molas atingindo esse tamanho, na CRF230 é uma mola só). Na verdade a mola nova vem com mais de 60cm. Mas basta medir as molas da suspensão e vcs verão que muitas precisarão de troca.

Valeu!
Abraços,
Graccs
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Preparação de Suspensão da XR200

Mensagem por Leo Racing »

Gustavo/PR escreveu:Parcerão meu de trilha quer tirar os emuladores da moto dele, ele disse que a suspensão ficou muito dura, e que agora ele percebe qualquer irregularidade no terreno... ele desaprovou!

Estou esperando ele voltar da praia e vamos desmontar a moto pra ver se tem algo errado.

Fizeram alguma cagada na hora de montar..
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Re: Preparação de Suspensão da XR200

Mensagem por Gustavo/PR »

Leo Racing escreveu:
Gustavo/PR escreveu:Parcerão meu de trilha quer tirar os emuladores da moto dele, ele disse que a suspensão ficou muito dura, e que agora ele percebe qualquer irregularidade no terreno... ele desaprovou!

Estou esperando ele voltar da praia e vamos desmontar a moto pra ver se tem algo errado.

Fizeram alguma cagada na hora de montar..
Eu também acho! Por isso vamos desmontar pra ver. Ele também tem um par de válvulas réplicas da Race tech, que um amigo dele ia fabricar, mas resolver parar pois achou inviável, pois o lucro seria pequeno e uma ação da Race tech contra ele levaria o lucro e mais um pouco! rsrsrs Acho que vou instalar essas na minha moto.

Alguém sabe como eu devo regular o controle de pressão no parafuso da valvula?
graccula
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 29 Dezembro 2013 à45 10:41

Re: Preparação de Suspensão da XR200

Mensagem por graccula »

Pessoal, qual a diferença entre esse da Race tech e da BBR? eu estou usando as da BBR.

Quando a regulagem da pressão da válvula, vi q tem uma indicação de Hard e Soft no sentido do parafuso. Mas não mexi na hora de instalar. Só coloquei o parafuso voltado pra cima.

Na verdade, eu tbém gostaria de saber se tem que tirar a porca do outro lado do parafuso para regular, ou se essa porca é justamente a regulagem?

Abraços,
Graccs
leocx
Membro
Mensagens: 117
Registrado em: 13 Agosto 2013 à51 18:50

Re: Preparação de Suspensão da XR200

Mensagem por leocx »

Otimo topico, estou aqui quetim só acompanhando kkkkkkkkkkkkk
isso muito me interessa!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem