GASGAS EC 250 - Sintoma de falta de gasolina na lenta

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
periclesgsilva
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GASGAS EC 250 - Sintoma de falta de gasolina na lenta

Mensagem por periclesgsilva »

Olá caros!
Possuo uma GasGas EC 250, 2011, 2t. Perdoem se falar muito dela, mas é minha paixão. Pratico aprendizagem de enduro de regularidade (não tem como saber tudo, e aprendo a cada prova participada). O que acontece é o seguinte: após alguma trilha meio travada, onde dá uma exigida do motor, ou quando pega uma trilha de alta (tipo uma pistinha de cross country que um amigo fez e dei uma apertada na moto), na lenta, parece que ela está querendo entrar na reserva, aquele barulho Deeeennnn, Deeeeennn, Deeeeennn. Como se estivesse faltando gasolina. Isso moto no neutro e parada. Se levanto o afogador, a moto fica perfeita. Detalhe: gasolina comum e sempre com óleo Motul 800 a 1,5% medidos religiosamente.
Enviei para um mecânico quando tive um problema de sujeirinha no bura (algo parecido) e ele me disse que baixou a agulha em uma posição. Alguém poderia me dar alguma luz sobre isso?
Detalhe: temperatura aqui é de 35-40 graus, e estou a 100 metros de altura do nivel do mar, mais ou menos.
Abraços!
MAGGION
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Re: GASGAS EC 250 - Sintoma de falta de gasolina na lenta

Mensagem por MAGGION »

eita..
bom nao cusata perguntar..

como ta o seu filtro de ar???

se ele estiver muito sujo ela da essas "faltas falsas"..
e isso em moto2T p furar o pistao e facin facin..
doeu::
Selvagem
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Re: GASGAS EC 250 - Sintoma de falta de gasolina na lenta

Mensagem por Selvagem »

1ª Ítem a ser verificado:

Nível de bóia.

Ps: Antes do mecânico alterar a posição da agulha, a moto apresentava este problema?
periclesgsilva
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Re: GASGAS EC 250 - Sintoma de falta de gasolina na lenta

Mensagem por periclesgsilva »

1) Grande Maggion, obrigado por perguntar, isso demonstra interesse por parte do amigo. Filtro de ar sou rigoroso em limpar ele a cada trilha. Tenho 3 Twin Air. Lavo a motoca, coloco o tampão e 1 dia antes da trilha, preparo o filtro (na noite anterior). Uso o óleo R2.
2) Mestre Selvagem: ela deu esse sintoma, na etapa do enduro de Três Coroas, após um baita descidão (de uns 2km de pedregulhos), aí levei para o mecânico achando que poderia ser sujeira no carburador. Lá, a mesma coisa, se puxasse a alavanca do afogador, ela arredondava. Ele fez uma limpeza do bura, prendeu a valvula do escapamento, pois falou que do lado esquerdo estava faltando um parafuso (estranho) e uma limpeza na ponteira que estava meio carbonizada e baixou a agulha 1 ponto. Notei que ela ameaçou a ferver mais rápido na trilha dos Canyons (onde outras GG nem fizeram menção de ferver, trilha travada). E no final de semana retrasado, o mesmo sintoma novamente, após uma apertadinha em uma trilha de pedra tenebrosa a subir. Dia quente também.
MAGGION
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Re: GASGAS EC 250 - Sintoma de falta de gasolina na lenta

Mensagem por MAGGION »

realmente ta estranho..

sua moto tem filtro de gasolina?? se tiver "elimina" ele. e ve se melhora..

como esta a torneira dela??
outro dia limpei a torneira da tornado e tava uma IMUNDICIE..
doeu::
periclesgsilva
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Re: GASGAS EC 250 - Sintoma de falta de gasolina na lenta

Mensagem por periclesgsilva »

Então Maggion, tirei a mangueira que alimenta o carburador e desceu gasola de monte (está direto, sem filtro). Vou tirar a vela dela hoje para dar uma verificara (preciso de uma chave de boca, pois minha chave de vela não entra naquele espacinho) e ver a coloração dela.
MAGGION
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Re: GASGAS EC 250 - Sintoma de falta de gasolina na lenta

Mensagem por MAGGION »

periclesgsilva escreveu:Então Maggion, tirei a mangueira que alimenta o carburador e desceu gasola de monte (está direto, sem filtro). Vou tirar a vela dela hoje para dar uma verificara (preciso de uma chave de boca, pois minha chave de vela não entra naquele espacinho) e ver a coloração dela.
depois de responder que eu fui olhar a torneira das GAS GAS.. e a sua nao tem como ficar suja. pois nao tem reservatorio embaixo..

o melhor a fazer e isso mesmo ver a sua vela p poder saber onde mexer..

so uma coisa.. poe um pouco de gasolina em uma garrafinha transparente (de agua mesmo).. e deixa uns minutos parado p ver se tem deposito de sujeira no fundo..

pode ser que seja sujeira no proprio tanque..
periclesgsilva
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Re: GASGAS EC 250 - Sintoma de falta de gasolina na lenta

Mensagem por periclesgsilva »

É o lance mesmo. Vou verificar isso também. Posto resultados.
MAGGION
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Re: GASGAS EC 250 - Sintoma de falta de gasolina na lenta

Mensagem por MAGGION »

maravilha... espero que consiga resolver..
joia::: joia:::
Selvagem
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Re: GASGAS EC 250 - Sintoma de falta de gasolina na lenta

Mensagem por Selvagem »

periclesgsilva escreveu:1) Grande Maggion, obrigado por perguntar, isso demonstra interesse por parte do amigo. Filtro de ar sou rigoroso em limpar ele a cada trilha. Tenho 3 Twin Air. Lavo a motoca, coloco o tampão e 1 dia antes da trilha, preparo o filtro (na noite anterior). Uso o óleo R2.
2) Mestre Selvagem: ela deu esse sintoma, na etapa do enduro de Três Coroas, após um baita descidão (de uns 2km de pedregulhos), aí levei para o mecânico achando que poderia ser sujeira no carburador. Lá, a mesma coisa, se puxasse a alavanca do afogador, ela arredondava. Ele fez uma limpeza do bura, prendeu a valvula do escapamento, pois falou que do lado esquerdo estava faltando um parafuso (estranho) e uma limpeza na ponteira que estava meio carbonizada e baixou a agulha 1 ponto. Notei que ela ameaçou a ferver mais rápido na trilha dos Canyons (onde outras GG nem fizeram menção de ferver, trilha travada). E no final de semana retrasado, o mesmo sintoma novamente, após uma apertadinha em uma trilha de pedra tenebrosa a subir. Dia quente também.
Não sou Mestre coisa alguma, ok?

Você fala que o mecânico baixou a agulha 01 ponto, fazendo isto você empobrece a mistura ar/combustível, agravando ainda mais o seu problema. Se a sua moto funcionava corretamente antes do defeito se apresentar, não tem lógica alterar a posição da agulha, ok?

Minha sugestão:

Confere o nível de boia, se ele estiver errado, você NUNCA você vai conseguir uma boa carburação.

O nível de boia precisa estar assim:

Imagem

A distancia que deve haver entre a parte superior da boia e o assento da cuba (a distância entre as duas linhas paralelas da foto) é de 7,5mm ~8,5mm, não mais do que isto. Observe que a mola da válvula de agulha não pode estar comprimida, por isto é fundamental colocar o carburador na posição indicada na foto.

Feito isto, informa em qual posição a trava da agulha do pistonete esta atualmente.

Você também pode ter defeito no retentor do virabrequim do lado do magneto, ou mesmo uma entrada de ar depois do carburador, que também ocasionam estes sintomas.

Vai por mim, apanhei muito até conseguir deixar a motoca redonda, e o fundamental é o perfeito ajuste do nível de boia.

Ps: De qual cidade daqui do RS você é?

Boa Sorte.
periclesgsilva
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Re: GASGAS EC 250 - Sintoma de falta de gasolina na lenta

Mensagem por periclesgsilva »

Mestre é um adjetivo que utilizamos aos amigos, chegados, pois sempre aprendemos algo com alguém com quem nos relacionamos.
Sou de São Sebastião do Caí.Vou hoje a noite dar uma tirada no bura da criança e verificar o angulo da boia. Acredito que possa ser isso mesmo, visto que após dar uma "precisada" na criança,ela apresenta esse sintoma.
Duvida: para desmontar o bura, tira ele do filtro primeiro? Digo, desengata do filtro?
Selvagem
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Re: GASGAS EC 250 - Sintoma de falta de gasolina na lenta

Mensagem por Selvagem »

periclesgsilva escreveu:Mestre é um adjetivo que utilizamos aos amigos, chegados, pois sempre aprendemos algo com alguém com quem nos relacionamos.
Sou de São Sebastião do Caí.Vou hoje a noite dar uma tirada no bura da criança e verificar o angulo da boia. Acredito que possa ser isso mesmo, visto que após dar uma "precisada" na criança,ela apresenta esse sintoma.
Duvida: para desmontar o bura, tira ele do filtro primeiro? Digo, desengata do filtro?
Exato,primeiro solta as abraçadeiras, a que fixa ele nas palhetas e a da caixa do filtro de ar, depois gira ele e solta o cabo do acelerador. Não sei na 2011, mas na minha (2008) retirar o tanque de combustível facilita muito o trabalho. Depois, para colocar no lugar novamente, eu pessoalmente acho mais fácil levantar um pouco o sub-frame, fixar ele na caixa de ar e depois colocar ele no lugar.

Para veificar o nível de boia, você vai precisar de um paquímetro.

Anota a numeração dos giclês de baixa, alta e o modelo da agulha, bem como a posição da trava na mesma, assim consigo te ajudar dentro das minhas possibilidades.

Observe que se você nunca fez este serviço e não tem um mínimo de habilidades mecânicas, vai ter uma certa dificuldade, pois é um serviço relativamente delicado, pois se você deixar a boia num nível muito baixo, existe a chance de um belo furo no pistão (antes disto acontecer, a moto apresenta sinais claros, exatamente os que a sua esta apresentando).

Boa Sorte.
periclesgsilva
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Re: GASGAS EC 250 - Sintoma de falta de gasolina na lenta

Mensagem por periclesgsilva »

Venho desde as RX 125, fazendo motor de Garelli 3, com mais alguns adjetivos. Só que marinheiro de primeira, sempre é bom perguntar. Vou tentar fazer todas as marcações. Mantenho informado! Valeuuu!
periclesgsilva
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Re: GASGAS EC 250 - Sintoma de falta de gasolina na lenta

Mensagem por periclesgsilva »

Gurizada, vela da motoca esta preta. Com óleo na rosca. A vela em questão eh uma B8ES. Carburador estava com duas voltas no parafuso do ar. Vou agora ver em que ponto que esta a posição da bóia e a agulha.
periclesgsilva
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Re: GASGAS EC 250 - Sintoma de falta de gasolina na lenta

Mensagem por periclesgsilva »

Esguichos: 172 e 40. Selvagem, colocando nos 60 graus mais ou menos, a bóia ficava mais levantada do que na ilustração. Levantei mais ela ( regulagem) e aí ela abaixou conforme a ilustração (cabeça para baixo). Não pude testar pois acabei agora, senão os vizinhos me matam, mas amanhã testo. Regulagem do ar deixo em 2 voltas? Abraços.
MAGGION
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Re: GASGAS EC 250 - Sintoma de falta de gasolina na lenta

Mensagem por MAGGION »

doeu:: doeu::

vela preta cheia de oleo... doeu:: doeu::

ai ta dando e excesso..

entao tem que abaixar mais um ponto a agulha.. /ou abrir mais o ar..
talvez sop no ar vc consiga..

mais tudo isso depois de conferir o nivel da boia..
periclesgsilva
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Re: GASGAS EC 250 - Sintoma de falta de gasolina na lenta

Mensagem por periclesgsilva »

Buenas. A bóia estava mais ou menos assim na ilustração do carburador.
carburadoralterado.jpeg
carburadoralterado.jpeg (71.11 KiB) Exibido 6671 vezes
E a vela, nesse estado:
IMG_20140128_223951.jpg
IMG_20140128_223951.jpg (1.6 MiB) Exibido 6671 vezes
Agora ao meio dia vou dar uma ligada nela, quando chegar em casa, e posto resultados! joia:::
Selvagem
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Re: GASGAS EC 250 - Sintoma de falta de gasolina na lenta

Mensagem por Selvagem »

periclesgsilva escreveu:Esguichos: 172 e 40. Selvagem, colocando nos 60 graus mais ou menos, a bóia ficava mais levantada do que na ilustração. Levantei mais ela ( regulagem) e aí ela abaixou conforme a ilustração (cabeça para baixo). Não pude testar pois acabei agora, senão os vizinhos me matam, mas amanhã testo. Regulagem do ar deixo em 2 voltas? Abraços.
Se a diferença entre as 2 linhas que marquei na foto abaixo era maior do que os 7,5mm ~8,5mm, indica claramente que o nível de boia estava incorreto. No seu caso, a cuba ficava com pouco combustível após aplicar uma carga maior ao motor. Espero que tenha tomado o cuidado de ao ajustar a boia, ter observado que a válvula estilete (a que fecha a entrada de combustível no motor) não tenha sido pressionada pela chapinha que sustenta a boia, isto é imprescindível para o correto ajuste.

Imagem

Quanto ao giclês, estão dentro do que normalmente se usa para a carburação de série. Faltou a importante informação do modelo da agulha e da posição que ela se encontra.

Quanto a cor da vela, esquece isto! Só se observa a cor da vela ao acelerar o motor em aberturas máximas do acelerador, no uso normal da moto, nunca teremos uma cor de vela perfeita, pois o motor não atinge a temperatura ideal de auto limpeza da vela, o que conta é a percepção que precisamos ter ao usar a moto, ou seja, em qual faixa de aceleração não estamos satisfeitos, veja bem, não confundir faixa de aceleração com rotação do motor.

Sobre o ajuste do ar, 2 voltas é o máximo que normalmente se usa, se precisa abrir mais do que 2 voltas ou fechar mais do que 1 volta, é necessário trocar o giclê de baixa.

Se a sua moto funcionava bem para você antes, e você não alterou os giclês ou a agulha, provavelmente com o ajuste da boia bem feito seu problema vai estar resolvido.
periclesgsilva
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Re: GASGAS EC 250 - Sintoma de falta de gasolina na lenta

Mensagem por periclesgsilva »

Hahaha hahaha. Sucesso! Após esquentar bem a gostosa, o pau pegou. Resultado: está 100%. Deixei com duas voltas no ar. Lenta esta difícil de segurar depois de quente, só com a regulagem quase toda apertada. Poderia ser ponteira meio entupida? Mas de resto, esta um tesão. Forte, exigi na sexta, chamei na roda, peguei uns troncos travados, tudo OK. Só ajuste da lenta agora. Valeu Selvagem.
Selvagem
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Re: GASGAS EC 250 - Sintoma de falta de gasolina na lenta

Mensagem por Selvagem »

periclesgsilva escreveu:Hahaha hahaha. Sucesso! Após esquentar bem a gostosa, o pau pegou. Resultado: está 100%. Deixei com duas voltas no ar. Lenta esta difícil de segurar depois de quente, só com a regulagem quase toda apertada. Poderia ser ponteira meio entupida? Mas de resto, esta um tesão. Forte, exigi na sexta, chamei na roda, peguei uns troncos travados, tudo OK. Só ajuste da lenta agora. Valeu Selvagem.
Fico feliz que resolveu o problema. joia:::

Teu problema de marcha lenta não é ponteira entupida, kkkk.

Neste calor infernal que estamos, a carburação fica com excesso de combustível, ou seja, rica.

Antes, a marcha lenta era normal?

Tem mais algum giclê de baixa para testar?

Em qual posição esta a agulha?
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