Regulagem suspensão x terreno

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
TheBombBR
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Regulagem suspensão x terreno

Mensagem por TheBombBR »

Boa noite pessoal,

vi que existe vários tópicos de suspensão e pode ser por isso que fiquei perdido e não achei a informação que eu queria (caso ela exista).

Preparei a suspensão dianteira e ela ficou muito boa, macia e sem socar, copiando o terreno e alta velocidade, só que me surgiram as seguintes questões:

- tive um primeiro tombo (até machuquei os ligamentos do dedão) que foi em um terreno de pedras em que a roda da frente pegou em uma pedra maior a frente subiu e cai de lado em outra pedra e cai. A frente subiu pq a traseira estava muito mole? Tenho que trocar o amortecedor traseiro pq ja ta cansado, queria entender mesmo a causa do tombo.

- fui passar em um outro obstáculo e a frente desceu e a traseira me jogou pra frente e cai, o obstáculo nem era alto, mas é que a suspensão desceu de uma vez oq fez a traseira virar pra frente, seria o caso de endurecer ou aumentar o curso? Ou nenhum dos 2, tenho que me adaptar?

A moto ficou excelente pra andar rápido mas nem sempre da pra fazer isso, fiquei com medo de pegar vários degraus e a moto virar comigo novamente.

E por último, como tem que ser uma suspensão que pegamos todo tipo de terreno? Dura, mole, etc. Antes a suspensão era alta e dura, passava em qualquer lugar, mas tudo era transferido para o meu corpo, desta forma tinha que reduzir a velocidade senão acabaria indo pro chão, sem contar o cansaço de ficar brigando com a moto, agora ela ta macia, show de bola saio descabelando qualquer trilha, mas fiquei com muito medo de lugares que tenho que passar devagar com degraus mais altos.
Brutão
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Registrado em: 22 Outubro 2012 à06 18:41

Re: Regulagem suspensão x terreno

Mensagem por Brutão »

Vou acompanhar esse tópico, pois tenho dúvidas de como regular os clicks da minha, no standard a bixa copia bem, mas judia dos braços, na confort fica uma delícia, mas nas curvas, e andando rápido numa pedreira fica péssimo....
CAVAZZA
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Re: Regulagem suspensão x terreno

Mensagem por CAVAZZA »

ThebombBR

Blz... Seguinte: Tudo depende do tipo de suspensão q. Vc usa em sua moto. O curso, possibilidade de regulagens, eficiência do conjunto,a geometria do quadro (Caster/Trail)e a forma de pilotar, estabelece o "limite" q. Vc pode exigir da moto.
Um amortecedor "cansado" ( se entendi corretamente...) vai comprometer o conjunto ( socar, copiar mal, e "estiligar" o piloto- efeito catapulta- quando se exige demais dele após aquecer...) pois a dianteira será "atrapalhada " pela ineficiência da traseira.
A preparação de boas suspensões é uma "arte" para poucos profissionais....mas o piloto é responsável pelo "ajuste fino" ( competições...) de acordo com o terreno,velocidade, etc...

Talvez com mais informações o pessoal ( e eu) possamos ajudar....

Abrçs...
TheBombBR
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Registrado em: 21 Janeiro 2014 à54 10:49

Re: Regulagem suspensão x terreno

Mensagem por TheBombBR »

Resuminho eu gostaria de saber como tem que ser o ajuste de uma suspensão para todos os terrenos, pois a minha não permite regulagem manual. Gostaria de saber se ela tem que ser mais mole, dura etc. Para descidas em maior velocidade e com vários obstáculos ela está se saindo muito bem, copia bem o terreno e não soca, mas quando é devagar e tem degraus ela da uma engolida e se for um buraco ela agarra e projeta a traseira pra frente.

creio que a regulagem default seja essa mesmo, mas por desencargo de consciência, é isso mesmo? rrsrs
a.vale
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Registrado em: 18 Novembro 2012 à51 20:53

Re: Regulagem suspensão x terreno

Mensagem por a.vale »

Acho que conheço essa X-salada!! heeheh

O problema e que sua moto (como a minha) não tem regulagens de compressão e retorno.
Aí, se furou as flautas como a galera ta fazendo ela fica macia, mas tem o retorno rápido também. E tipo qundo o carro fica com o amortecedor estourado, vai e volta mais rápido. acaba um pula pula!!
CAVAZZA
Membro
Mensagens: 315
Registrado em: 26 Outubro 2012 à07 16:36

Re: Regulagem suspensão x terreno

Mensagem por CAVAZZA »

TheBombBR:


Bom... pelo q. entendi, fica um bocado complicado uma receita "para Todo tipo de terreno" mas pelo visto ,parece q. sua suspensão esta trabalhando bem... para o uso q. foi projetada ( e o q. ela parece ser...simples .)
Seria interessante, pela falta de recursos da suspensão , Vc reparar a sus. traseira ,e DEPOIS de testar, uma possibilidade de endurecer um pouco a dianteira (diminuindo Tbm o retorno ) com um óleo mais viscoso.
Se lhe atender (dentro de seu estilo de pilotagem E limitações da moto ), faça as alterações internas ....
Lembre sempre q. as suspenções são projetadas de acordo com o tipo e USO de cada motocicleta...

Boa Sorte ! legal::
TheBombBR
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Registrado em: 21 Janeiro 2014 à54 10:49

Re: Regulagem suspensão x terreno

Mensagem por TheBombBR »

a.vale escreveu:Acho que conheço essa X-salada!! heeheh

O problema e que sua moto (como a minha) não tem regulagens de compressão e retorno.
Aí, se furou as flautas como a galera ta fazendo ela fica macia, mas tem o retorno rápido também. E tipo quando o carro fica com o amortecedor estourado, vai e volta mais rápido. acaba um pula pula!!
a.vale, é exatamente isso rsrssr eu machuquei a mão pq a frente pulou e aterrizou em uma pedra que estava de lado e fui pro chão.

CAVAZZA, vou trocar o amortecedor traseiro e estudar a moto pra ver oq pode ser melhorado.

Arupel, é isso mesmo acho que não tem como fugir
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