Regulagem suspensão x terreno
Regulagem suspensão x terreno
Boa noite pessoal,
vi que existe vários tópicos de suspensão e pode ser por isso que fiquei perdido e não achei a informação que eu queria (caso ela exista).
Preparei a suspensão dianteira e ela ficou muito boa, macia e sem socar, copiando o terreno e alta velocidade, só que me surgiram as seguintes questões:
- tive um primeiro tombo (até machuquei os ligamentos do dedão) que foi em um terreno de pedras em que a roda da frente pegou em uma pedra maior a frente subiu e cai de lado em outra pedra e cai. A frente subiu pq a traseira estava muito mole? Tenho que trocar o amortecedor traseiro pq ja ta cansado, queria entender mesmo a causa do tombo.
- fui passar em um outro obstáculo e a frente desceu e a traseira me jogou pra frente e cai, o obstáculo nem era alto, mas é que a suspensão desceu de uma vez oq fez a traseira virar pra frente, seria o caso de endurecer ou aumentar o curso? Ou nenhum dos 2, tenho que me adaptar?
A moto ficou excelente pra andar rápido mas nem sempre da pra fazer isso, fiquei com medo de pegar vários degraus e a moto virar comigo novamente.
E por último, como tem que ser uma suspensão que pegamos todo tipo de terreno? Dura, mole, etc. Antes a suspensão era alta e dura, passava em qualquer lugar, mas tudo era transferido para o meu corpo, desta forma tinha que reduzir a velocidade senão acabaria indo pro chão, sem contar o cansaço de ficar brigando com a moto, agora ela ta macia, show de bola saio descabelando qualquer trilha, mas fiquei com muito medo de lugares que tenho que passar devagar com degraus mais altos.
vi que existe vários tópicos de suspensão e pode ser por isso que fiquei perdido e não achei a informação que eu queria (caso ela exista).
Preparei a suspensão dianteira e ela ficou muito boa, macia e sem socar, copiando o terreno e alta velocidade, só que me surgiram as seguintes questões:
- tive um primeiro tombo (até machuquei os ligamentos do dedão) que foi em um terreno de pedras em que a roda da frente pegou em uma pedra maior a frente subiu e cai de lado em outra pedra e cai. A frente subiu pq a traseira estava muito mole? Tenho que trocar o amortecedor traseiro pq ja ta cansado, queria entender mesmo a causa do tombo.
- fui passar em um outro obstáculo e a frente desceu e a traseira me jogou pra frente e cai, o obstáculo nem era alto, mas é que a suspensão desceu de uma vez oq fez a traseira virar pra frente, seria o caso de endurecer ou aumentar o curso? Ou nenhum dos 2, tenho que me adaptar?
A moto ficou excelente pra andar rápido mas nem sempre da pra fazer isso, fiquei com medo de pegar vários degraus e a moto virar comigo novamente.
E por último, como tem que ser uma suspensão que pegamos todo tipo de terreno? Dura, mole, etc. Antes a suspensão era alta e dura, passava em qualquer lugar, mas tudo era transferido para o meu corpo, desta forma tinha que reduzir a velocidade senão acabaria indo pro chão, sem contar o cansaço de ficar brigando com a moto, agora ela ta macia, show de bola saio descabelando qualquer trilha, mas fiquei com muito medo de lugares que tenho que passar devagar com degraus mais altos.
Re: Regulagem suspensão x terreno
Vou acompanhar esse tópico, pois tenho dúvidas de como regular os clicks da minha, no standard a bixa copia bem, mas judia dos braços, na confort fica uma delícia, mas nas curvas, e andando rápido numa pedreira fica péssimo....
Re: Regulagem suspensão x terreno
ThebombBR
Blz... Seguinte: Tudo depende do tipo de suspensão q. Vc usa em sua moto. O curso, possibilidade de regulagens, eficiência do conjunto,a geometria do quadro (Caster/Trail)e a forma de pilotar, estabelece o "limite" q. Vc pode exigir da moto.
Um amortecedor "cansado" ( se entendi corretamente...) vai comprometer o conjunto ( socar, copiar mal, e "estiligar" o piloto- efeito catapulta- quando se exige demais dele após aquecer...) pois a dianteira será "atrapalhada " pela ineficiência da traseira.
A preparação de boas suspensões é uma "arte" para poucos profissionais....mas o piloto é responsável pelo "ajuste fino" ( competições...) de acordo com o terreno,velocidade, etc...
Talvez com mais informações o pessoal ( e eu) possamos ajudar....
Abrçs...
Blz... Seguinte: Tudo depende do tipo de suspensão q. Vc usa em sua moto. O curso, possibilidade de regulagens, eficiência do conjunto,a geometria do quadro (Caster/Trail)e a forma de pilotar, estabelece o "limite" q. Vc pode exigir da moto.
Um amortecedor "cansado" ( se entendi corretamente...) vai comprometer o conjunto ( socar, copiar mal, e "estiligar" o piloto- efeito catapulta- quando se exige demais dele após aquecer...) pois a dianteira será "atrapalhada " pela ineficiência da traseira.
A preparação de boas suspensões é uma "arte" para poucos profissionais....mas o piloto é responsável pelo "ajuste fino" ( competições...) de acordo com o terreno,velocidade, etc...
Talvez com mais informações o pessoal ( e eu) possamos ajudar....
Abrçs...
Re: Regulagem suspensão x terreno
Resuminho eu gostaria de saber como tem que ser o ajuste de uma suspensão para todos os terrenos, pois a minha não permite regulagem manual. Gostaria de saber se ela tem que ser mais mole, dura etc. Para descidas em maior velocidade e com vários obstáculos ela está se saindo muito bem, copia bem o terreno e não soca, mas quando é devagar e tem degraus ela da uma engolida e se for um buraco ela agarra e projeta a traseira pra frente.
creio que a regulagem default seja essa mesmo, mas por desencargo de consciência, é isso mesmo? rrsrs
creio que a regulagem default seja essa mesmo, mas por desencargo de consciência, é isso mesmo? rrsrs
Re: Regulagem suspensão x terreno
Acho que conheço essa X-salada!! heeheh
O problema e que sua moto (como a minha) não tem regulagens de compressão e retorno.
Aí, se furou as flautas como a galera ta fazendo ela fica macia, mas tem o retorno rápido também. E tipo qundo o carro fica com o amortecedor estourado, vai e volta mais rápido. acaba um pula pula!!
O problema e que sua moto (como a minha) não tem regulagens de compressão e retorno.
Aí, se furou as flautas como a galera ta fazendo ela fica macia, mas tem o retorno rápido também. E tipo qundo o carro fica com o amortecedor estourado, vai e volta mais rápido. acaba um pula pula!!
Re: Regulagem suspensão x terreno
TheBombBR:
Bom... pelo q. entendi, fica um bocado complicado uma receita "para Todo tipo de terreno" mas pelo visto ,parece q. sua suspensão esta trabalhando bem... para o uso q. foi projetada ( e o q. ela parece ser...simples .)
Seria interessante, pela falta de recursos da suspensão , Vc reparar a sus. traseira ,e DEPOIS de testar, uma possibilidade de endurecer um pouco a dianteira (diminuindo Tbm o retorno ) com um óleo mais viscoso.
Se lhe atender (dentro de seu estilo de pilotagem E limitações da moto ), faça as alterações internas ....
Lembre sempre q. as suspenções são projetadas de acordo com o tipo e USO de cada motocicleta...
Boa Sorte !
Bom... pelo q. entendi, fica um bocado complicado uma receita "para Todo tipo de terreno" mas pelo visto ,parece q. sua suspensão esta trabalhando bem... para o uso q. foi projetada ( e o q. ela parece ser...simples .)
Seria interessante, pela falta de recursos da suspensão , Vc reparar a sus. traseira ,e DEPOIS de testar, uma possibilidade de endurecer um pouco a dianteira (diminuindo Tbm o retorno ) com um óleo mais viscoso.
Se lhe atender (dentro de seu estilo de pilotagem E limitações da moto ), faça as alterações internas ....
Lembre sempre q. as suspenções são projetadas de acordo com o tipo e USO de cada motocicleta...
Boa Sorte !
Re: Regulagem suspensão x terreno
a.vale, é exatamente isso rsrssr eu machuquei a mão pq a frente pulou e aterrizou em uma pedra que estava de lado e fui pro chão.a.vale escreveu:Acho que conheço essa X-salada!! heeheh
O problema e que sua moto (como a minha) não tem regulagens de compressão e retorno.
Aí, se furou as flautas como a galera ta fazendo ela fica macia, mas tem o retorno rápido também. E tipo quando o carro fica com o amortecedor estourado, vai e volta mais rápido. acaba um pula pula!!
CAVAZZA, vou trocar o amortecedor traseiro e estudar a moto pra ver oq pode ser melhorado.
Arupel, é isso mesmo acho que não tem como fugir
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