DRZ 400 E - Lenta irregular

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Raptor
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Agosto 2014 à17 18:42

DRZ 400 E - Lenta irregular

Mensagem por Raptor »

Acabo de comprar uma DRZ 2011 modelo 2012 . Acontece que a moto estava sem lenta mas em alta ela respondia.
Cheguei em casa e tinha certeza que fosse o gigê de baixa sujo (pois ela estava parada ) e aí , começou a assombração que está me tirando o sono.
Tirei o carburador , limpei , examinei os giglês , a cuba , estado da boia , fechei ,(p/ colocar e retirar aquele carburador é pior que separação litigiosa), dei a partida (afogador puxado ) ela pega fácil , mas quando retorna o afogador , ela fica com uma lenta instável e morre.
Deixei o parafuso de ar em 1.3/4 de volta ( 1,75 volta) aproximadamente mas levanta o giro ela responde e a lenta fica fraca, sem compasso e morre.
Comecei a fazer testes: Retirei o coletor de filtro (deixando apenas o carburador) e com a mão , comecei a tampar a entrada de ar do carburador, notei que ela dava uma estabilizada na lenta . Imaginei que como estava dificultando a entrada de ar com a mão pelo carburador, poderia ser o parafuso de ar que deveria ser fechado.
Resumindo , deixei o parafuso de ar com meia volta apenas e piorou, a trava da agulha está na canaleta do meio (não mexi) .A vela antiga estava com aparência escura não marrom .Outro teste que fiz foi puxar um pouquinho o afogador se segurar , a rotação aumentou e mexi no parafuso de lenta dela , deu uma arredondada ....mas como vou fazer uma trilha segurando o afogador milímetros com uma mão e pilotando com a outra? kkkkkkkkkkkkkk Obs: Gasolina podium está nela , vela nova...
Se alguém aqui puder me dar dicas e responder minhas perguntas agradeço:
1) Quantas voltas se dá no parafuso de ar na DRZ 400E ? mestre::
2) A posição da agulha é no meio ?
3) Existe uma chave que dê para mexer naquele parafuso maldito do ar sem precisar deslocar o carburador?
4) Se a moto trabalha com excesso , como inspeciono a altura da boia da DRZ? Tem alguma marca referência de posicionamento da boia ? doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: doeu::
tanabe
Membro
Mensagens: 32
Registrado em: 26 Janeiro 2005 à19 11:23

Re: DRZ 400 E - Lenta irregular

Mensagem por tanabe »

Sua moto está com sintoma de falta em baixa e não excesso,com o motor quente vá abrindo o parafuso do ar até começar a subir a rotação e depois ajusta no parafuso da lenta,se com mais de 3 voltas não der lenta deve trocar por um gicle maior ou subir o nivel de boía.
Raptor
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Agosto 2014 à17 18:42

Re: DRZ 400 E - Lenta irregular

Mensagem por Raptor »

São 00;48 horas , acabei de colocar o carburador na moto. Amanhã retomo o sofrimento, pois não vou acordar os vizinhos ligando ela rssssss.
Farei testes abrindo o parafuso ar de 1,3/4 volta que está agora até chegar a 3 voltas completas para ver.
O Giglê é o 45 de fábrica , a boia está a 10 mm da base da junta (cuba x corpo do carburador) até a parte mais alta dela, pelo que consegui entender no manual essa altura deve ficar entre 8 a 10 mm
Tanabe , a vela antiga estava bem escura , não é excesso????
Quando eu bloqueio 90% com a mão a entrada de ar do carburador ela estabiliza a lenta....
Raptor
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Agosto 2014 à17 18:42

Re: DRZ 400 E - Lenta irregular

Mensagem por Raptor »

Após reconferir altura da boia a moto continua a mesma , lenta vai ficando instável .... vai ficando irregular até apagar....A lenta deveria ser Tó Tó Tó Tó Tó Tó ..........mas esta assim Toc toc toc toc toc ....parece duas batidas . Já deixei com 1.3/4 de volta o parafuso de mistura ( onde ela melhora sensivelmente) e experimentei deixar com 2.5 voltas ( onde ela piora e nem fica em lenta)... Sem o coletor do filtro de ar , só o carburador , ao colocar a mão na entrada e obstruir um pouco ela afina e aumenta o giro.....
Só me resta trocar a gasolina que está no tanque antes de jogar a toalha pessoal doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: doeu::
Marcel 2T
Membro
Mensagens: 708
Registrado em: 19 Junho 2013 à44 23:00

Re: DRZ 400 E - Lenta irregular

Mensagem por Marcel 2T »

Fala cumpanhêro !
Como já comprou a moto assim, é bom perguntar pro antigo dono se isso aconteceu da noite pro dia ou se foi mexido em alguma coisa antes da venda...

Pode ser que seja entrada falsa' de ar no coletor de admissão, compensa tirar o bura e o coletor pra verificar se o mesmo não está rachado
Raptor
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Agosto 2014 à17 18:42

Re: DRZ 400 E - Lenta irregular

Mensagem por Raptor »

A impressão que dá realmente é alguma entrada a mais de ar. Já mandei um questionamento para o antigo dono sobre "algo mais " que ele omitiu ou não rssss...Aguardando resposta. Vou examinar o "coletor de admissão" amanhã , visualmente ele parece em perfeitas condições mas não o retirei do lugar.
marcãopioto
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 13 Fevereiro 2011 à47 15:36

Re: DRZ 400 E - Lenta irregular

Mensagem por marcãopioto »

Da uma verificada na mangueira que sai do pé do coletor e vai para a lateral do carburador na valvula compensadora na minha essa mangueira estava cortada e isso faz entrar ar falso veja tambem se não esta em posição trocada são 3 mangueirinhas juntas é facil de ser trocada por engano
Raptor
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Agosto 2014 à17 18:42

Re: DRZ 400 E - Lenta irregular

Mensagem por Raptor »

Hum... olha aí os macetes aparecendo , muito bom marcão ....irei analisar as mangueiras também ...Eita carburador para ter mangueira rsssssss
Raptor
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Agosto 2014 à17 18:42

Re: DRZ 400 E - Lenta irregular

Mensagem por Raptor »

Deixei a moto em um conhecido para trocar óleo da suspensão e acertar o SAG dela . Comentei sobre o carburador e ele fez um teste simples .
Com ela ligada , ele começou a pulverizar wd40 em todo o carburador por fora ( tipo um banho externo) e notamos que ela aumentava a lenta principalmente na parte traseira do carburador ( Coletor do ar do filtro). E impressão que dá é que há um tipo de vedação momentânea ao bater spray ali por fora ..... Um efeito parecido quanto retirei esse coletor e com a mão mesmo comecei a vedar a entrada de ar do carburador....
Pensando aqui:
Na lenta , as borboletas (são duas paralelas) devem permanecer totalmente fechadas ou não ?????
Notei que a primeira borboleta (de entrada de ar) antes da agulha, fica com uma pequena fresta quando em lenta, mas a segunda borboleta (após a agulha) deve ficar com a mesma fresta ou fechada totalmente na lenta?????
Pedi p/ ele examinar diafragmas , mangueiras ,coletor admissão e refazer a limpeza mas , a situação das borboletas gostaria de saber se alguém puder me responder ...... A princípio parece mesmo entrada falsa de ar...
Veremos !!!!
Raptor
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Agosto 2014 à17 18:42

Re: DRZ 400 E - Lenta irregular

Mensagem por Raptor »

Senhores , o que posso dizer rssss.
Quando comprei a DRZ (Jaraguá do Sul) ela estava parada há 1 mês segundo o mecânico da loja, e como não dava lenta lá , ele disse que era o giglê que poderia estar entupido. Peguei um galão e fui no posto comprar a podium e pedi para colocar no tanque. Só que o mecânico , não tirou a gasolina velha e misturou com a podium. Resumindo , ou o posto é mais um desses postos jaguaras que adulteram ou o resto de gasolina que havia no tanque virou urina e misturada com gasolina nova virou uma nahaca!!!
Hoje, esgotamos o tanque e comprei podium no posto daqui (Curitiba) e a moto estabilizou 90% a lenta rsssssss.
Os outros 10% (segundo meu conhecido aqui que tem loja e oficina) pode ser devido a ponteira do escape "protork" Super barulhenta . Comparamos a lenta com outra DRZ que tinha lá (escape original) e estão quase iguais ( minha mais barulhenta ). Vou recolocar o escape original para tirar a dúvida de uma vez por todas...
Pergunta: Essas ponteiras de escape quando instalam na moto é necessário um afinamento de regulagem de carburador ou não?
Marcel 2T
Membro
Mensagens: 708
Registrado em: 19 Junho 2013 à44 23:00

Re: DRZ 400 E - Lenta irregular

Mensagem por Marcel 2T »

Bom, quando damos alguns 'parpites aqui, partimos da ideia de que o petróleo no tanque está ok, que o bura e o filtro de ar estão limpos, já que isso é o básico.
Esses 10% que faltam pra acertar, é bem capaz de ser por causa da ponteira sim, coloque a original e nos diga como fica.

Quanto ao afinamento da carburação quando troca o escapamento, o ideal é fazer sim !
Raptor
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Agosto 2014 à17 18:42

Re: DRZ 400 E - Lenta irregular

Mensagem por Raptor »

Amanhã coloco o escape original p/ ver e quero ver se instalo aquele parafuso de mistura com uma borboleta no final para não precisar deslocar o "bura" toda vez que for mexer naquele parafuso escondido.....Irei aproveitar e checar todas as mangueirinhas e coletor de admissão com lupa ...já houve uma melhora com a nova gasolina mas acho que precisa dar uma afinada naquele parafuso de mistura....Farei depois de colocar o escape original e posto aqui o resultado ......
Raptor
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Agosto 2014 à17 18:42

Re: DRZ 400 E - Lenta irregular

Mensagem por Raptor »

PROBLEMA RESOLVIDO !!!!

Coloquei escape original e não resolveu ....
Retirei o carburador FCR 39 e simplesmente "DEPENEI" o coitado ,se eu não entendia nada de carburador agora desmonto no escuro rssss, verifiquei minuciosamente as mangueiras , coletor de admissão , desmontei a borboleta, verifiquei que a agulha estava na canaleta do meio e não mexi, retornei aos giglês e deixei de molho em um copo com CAR 80 para ter certeza que estavam limpos e desobstruidos.... Retirei a vela(nova) e a recoloquei pois notei que ela não estava com aperto necessário....
Montei tudo e deixei o parafuso de mistura com 1.1/2 volta ( original) e liguei.........
A mesma "M" a principio, lenta com duas batidas toc toc toc .....Desloquei o carburador novamente para poder girar aquele parafuso de mistura maldito e deixei com 2 voltas.....recoloquei e liguei ....houve melhora significativa.......Desloquei o carburrador novamente e abri mais o parafuso ,agora com 2.1/4 e recoloquei o carburador ,,,,,,,,,Dei partida,,,,,,, PERFECT !!!!! lenta Tô Tô Tô Tô e não toc toc toc .... Aumenta o giro rápido e ela não afoga, não falha .....
Agradeço a rapaziada que me deu uma luz sobre mistura ......
Estou indo agora procurar um parafuso com borboleta na ponta para colocar nesse carburador e poder regular a mistura sem precisar desmontar a moto toda....É muito sofrimento aquele parafuso .....rsssssssssss aplauso:: aplauso:: aplauso:: aplauso:: aplauso:: aplauso::
Amitt
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Dezembro 2015 à40 23:30

Re: DRZ 400 E - Lenta irregular

Mensagem por Amitt »

Ola, gostaria de aproveitar esse topico para perguntar algo. Quero levar a minha drz 400 e 2001 para o Paso de Sico(ARG) e lá tem mais ou menos 4500 m de altura. Alguem recomenda algum tipo de preparaçao/ajuste no carburador? Tem gente que manda nao mexer, tem uns que dizem para cair a agulha um estagio....q vcs acham?

Obrigado
Martin Ruediger
Membro
Mensagens: 41
Registrado em: 02 Novembro 2015 à35 13:36

Re: DRZ 400 E - Lenta irregular

Mensagem por Martin Ruediger »

Raptor escreveu:Senhores , o que posso dizer rssss.
Quando comprei a DRZ (Jaraguá do Sul) ela estava parada há 1 mês segundo o mecânico da loja, e como não dava lenta lá , ele disse que era o giglê que poderia estar entupido. Peguei um galão e fui no posto comprar a podium e pedi para colocar no tanque. Só que o mecânico , não tirou a gasolina velha e misturou com a podium. Resumindo , ou o posto é mais um desses postos jaguaras que adulteram ou o resto de gasolina que havia no tanque virou urina e misturada com gasolina nova virou uma nahaca!!!
Hoje, esgotamos o tanque e comprei podium no posto daqui (Curitiba) e a moto estabilizou 90% a lenta rsssssss.
Os outros 10% (segundo meu conhecido aqui que tem loja e oficina) pode ser devido a ponteira do escape "protork" Super barulhenta . Comparamos a lenta com outra DRZ que tinha lá (escape original) e estão quase iguais ( minha mais barulhenta ). Vou recolocar o escape original para tirar a dúvida de uma vez por todas...
Pergunta: Essas ponteiras de escape quando instalam na moto é necessário um afinamento de regulagem de carburador ou não?
Opa, tudo tranquilo? Sou de Jaraguá do Sul. Em qual loja você comprou esta DRZ?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem