GASOLINA PODIUM NA HONDA CRF 450X 2014

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
drwagner
Membro
Mensagens: 82
Registrado em: 11 Outubro 2014 à15 10:50

GASOLINA PODIUM NA HONDA CRF 450X 2014

Mensagem por drwagner »

GOSTARIA DE TROCAR EXPERIÊNCIA COM QUEM USA GASOLINA PODIUM EM SEUS BRINQUEDINHOS OU GASOLINA COMUM E NÃO TEM PROBLEMAS DE CARBURAÇÃO.O MANUAL DA MINHA CRF 450X 2014 RECOMENDA O USO DE GASOLINA COM 91 DE OCTANAGEM OU SUPERIOR SEM CHUMBO POIS O MESMO DANIFICA O CATALISADOR ENTRE OUTRAS COISAS.O CHUMBO SÓ ESTA PRESENTE NA GASOLINA AZUL QUE POR OUTRO LADO TEM 100 DE OCTANAGEM.PELO QUE FUI INFORMADO, NO BRASIL, A GASOLINA VENDIDA NAS BOMBAS SE NÃO SOFRER ABSOLUTAMENTE NENHUMA ADULTERAÇÃO TEM NO MAXIMO 87 DE OCTANAGEM. A UNICA QUE POSSUI 95 É A PODIUM.ESSE FOI UM DOS MOTIVOS EM QUE OS MECÂNICOS DA HONDA ME INFORMARAM QUE SERIA DIFICIL CARBURAR 100% A CRF 450X COM A GASOLINA BRASILEIRA.MEU MECÂNICO QUE SÓ TRABALHA COM IMPORTADAS TEVE QUE TROCAR O GICLÊ PARA CARBURAR MINHA MOTO PARA A GASOLINA COMUM.MAS EU FIQUEI INCONFORMADO COM ESSA ADAPTAÇÃO E DIA 31 DE OUTUBRO(SEXTA PASSADA)COMPREI A GASOLINA PODIUM DE 95 OCTANAS E PEDI PARA ELE COLOCAR O GICLÊ ORIGINAL DE VOLTA E VOLTASSE CARBURA-LA.ELE PRIMEIRO MEDIU A OCTANAGEM DA GASOLINA PODIUM QUE COMPREI E RESULTOU EM 93 DE OCTANAGEM.RESUMINDO,A MOTO ESTA REDONDINHA COM A PODIUM DE 4 REAIS/LITRO.ESTOU CHEGANDO A CONCLUSÃO E DESMISTIFICANDO ALGUMA LENDAS SOBRE CRFs QUE PARA DEIXA-LAS SEM AQUELES PROBLEMAS INERENTES A HONDA CUSTA MUUUUITO CARO.COMEÇANDO PELO USO DE GASOLINA PODIUM,OLEO MOTUL TROCADO A CADA 10 HRs.VOU SERVIR DE LABORATORIO PARA O FORUM COM O USO REGULAR DA GASOLINA PODIUM E OLEO MOTUL 5100 15W50(API SM E JASO MA2) TROCADO A CADA 10 HRS E VER SE PROBLEMAS COMO POR EXEMPLO O COM VALVULAS SÃO TÃO COMUNS ASSIM NAS CRFs OU O PROBLEMA É DE MANUTENÇÃO DEFICITÁRIA OU DO TIPO JEITINHO BRASILEIRO.
Valcanaia
Membro
Mensagens: 664
Registrado em: 17 Julho 2006 à57 19:12

Re: GASOLINA PODIUM NA HONDA CRF 450X 2014

Mensagem por Valcanaia »

Amigo, tenho uma crf 250x fazem tres anos e desde que comprei so uso Podium e troca de oleo a cada 12 saidas pra trilha. Uso tambem o motul 5.100. Tanto no motor como na caixa e na caixa sempre coloco militec junto na caixa. Durante estes tres anos NUNCA foi mexido na carburacao dela. NAO ECONOMIZE no tipo de gasolina......a podium vale a pena mesmo...carburador nunca suja, moto pega na primeira, nao falha, etc
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: GASOLINA PODIUM NA HONDA CRF 450X 2014

Mensagem por Selvagem »

Em primeiro lugar, desligue o Caps-Lock, ok? Além de ficar ruim de ler suas mensagens, na Internet usar Caixa Lata significa que você esta ¨gritando¨...

Você esta somente analisando o fato da Octanagem do combustível, e se esquecendo que tanto a Podium ou qualquer outra Gasolina à venda no Brasil, contem por lei 25% de álcool anidro! Este é um dos grandes fatores para que a carburação de qualquer veículo importado seja tão diferente aqui do que no resto do mundo, portanto as tabelas de carburação que o manual do proprietário indica, não se aplicam aqui no Brasil...

Como seu mecânico conseguiu verificar a octanagem do combustível? Que tipo de teste ele fez para comprovar esta afirmação? seila:: seila:: seila::

Seu mecânico trocou qual giclê, de alta ou baixa?

É absolutamente normal trocar giclês e agulhas em qualquer motor carburado, uma mudança brusca de temperatura ou altitude já causa esta necessidade, não tem porque você ficar inconformado com isto...mas também é fato que muitos proprietários não possuem sensibilidade para perceber pequenas alterações no comportamento do motor...
drwagner
Membro
Mensagens: 82
Registrado em: 11 Outubro 2014 à15 10:50

Re: GASOLINA PODIUM NA HONDA CRF 450X 2014

Mensagem por drwagner »

Selvagem escreveu:Em primeiro lugar, desligue o Caps-Lock, ok? Além de ficar ruim de ler suas mensagens, na Internet usar Caixa Lata significa que você esta ¨gritando¨...

Você esta somente analisando o fato da Octanagem do combustível, e se esquecendo que tanto a Podium ou qualquer outra Gasolina à venda no Brasil, contem por lei 25% de álcool anidro! Este é um dos grandes fatores para que a carburação de qualquer veículo importado seja tão diferente aqui do que no resto do mundo, portanto as tabelas de carburação que o manual do proprietário indica, não se aplicam aqui no Brasil...

Como seu mecânico conseguiu verificar a octanagem do combustível? Que tipo de teste ele fez para comprovar esta afirmação? seila:: seila:: seila::

Seu mecânico trocou qual giclê, de alta ou baixa?

É absolutamente normal trocar giclês e agulhas em qualquer motor carburado, uma mudança brusca de temperatura ou altitude já causa esta necessidade, não tem porque você ficar inconformado com isto...mas também é fato que muitos proprietários não possuem sensibilidade para perceber pequenas alterações no comportamento do motor...

Toda opinião é válida mas estou querendo ter informação e experiencia de quem tem CRF importada e sente na moto o resultado.Sei dos 25% de alcool anidro adicionado a nossa gasolina mas se pelo menos man
tivermos uma octanagem superior a 91 ja da uma melhorada muito boa.O Calixto,meu mecânico,trocou os dois giglês e agulha e cobrou 140 reais (achei caro) pois pelo menos na CRF importada tem que desmontar até a suspensão traseira para remover o carburador,tomei um susto quando vi minha moto zerada toda desmontada (removido tanque de combustivel , ponteira,suspensão traseira,banco e elevação do chassis secundario).Se eu tivesse colocado a podium no primeiro dia não teria o desprazer de ver minha moto zerinha toda desmontada por causa dessa maldita gasolina.O consolo que tenho é que esse problema não terei mais pois só usarei gasolina podium.Tive que ficar em cima dele para ter a certeza que ele reapertou tudo que foi desparafusado com o torque de fabrica fornecido pelo manual.O Calixto JR (meu mecânico) que mora e trabalha em Maceio mas corre o circuto Brasileiro,Alagoano e Pernanbucano de motocross foi consagrado campeão de ambos os estados esse ano de 2014.Ele é o seu proprio mecânico e disse que na pratica todos sabem mas dificilmente proprietarios de CRFs faz o que eu faço pela moto.Ele corre de kawasaki e adora KTM pela performasse dessas motos em campeonato ,porem cuidando as CRF X são muito mais duraveis nas trilhas de fim de semana.Quanto ao teste ele usa a espectografia com infra vermelho ,só sei disso. Ele tem uma laboratoriosinho na oficina em que só quem curte são os clientes pilotos eu nunca me interessei pois sou trilheiro de final de semana e quero uma moto inteira por varios anos.Os pilotos só querem o maximo da moto apenas para aquela prova,depois desmontam tudo e vão praticamente remontar a moto para a proxima prova.Tô fora.
Ah!Desliguei o Caps Lock.
drwagner
Membro
Mensagens: 82
Registrado em: 11 Outubro 2014 à15 10:50

Re: GASOLINA PODIUM NA HONDA CRF 450X 2014

Mensagem por drwagner »

Valcanaia escreveu:Amigo, tenho uma crf 250x fazem tres anos e desde que comprei so uso Podium e troca de oleo a cada 12 saidas pra trilha. Uso tambem o motul 5.100. Tanto no motor como na caixa e na caixa sempre coloco militec junto na caixa. Durante estes tres anos NUNCA foi mexido na carburacao dela. NAO ECONOMIZE no tipo de gasolina......a podium vale a pena mesmo...carburador nunca suja, moto pega na primeira, nao falha, etc

Obrigado pela informação,afinal três anos não são três meses.
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: GASOLINA PODIUM NA HONDA CRF 450X 2014

Mensagem por Selvagem »

drwagner escreveu:
Selvagem escreveu:Em primeiro lugar, desligue o Caps-Lock, ok? Além de ficar ruim de ler suas mensagens, na Internet usar Caixa Lata significa que você esta ¨gritando¨...

Você esta somente analisando o fato da Octanagem do combustível, e se esquecendo que tanto a Podium ou qualquer outra Gasolina à venda no Brasil, contem por lei 25% de álcool anidro! Este é um dos grandes fatores para que a carburação de qualquer veículo importado seja tão diferente aqui do que no resto do mundo, portanto as tabelas de carburação que o manual do proprietário indica, não se aplicam aqui no Brasil...

Como seu mecânico conseguiu verificar a octanagem do combustível? Que tipo de teste ele fez para comprovar esta afirmação? seila:: seila:: seila::

Seu mecânico trocou qual giclê, de alta ou baixa?

É absolutamente normal trocar giclês e agulhas em qualquer motor carburado, uma mudança brusca de temperatura ou altitude já causa esta necessidade, não tem porque você ficar inconformado com isto...mas também é fato que muitos proprietários não possuem sensibilidade para perceber pequenas alterações no comportamento do motor...

Toda opinião é válida mas estou querendo ter informação e experiencia de quem tem CRF importada e sente na moto o resultado.Sei dos 25% de alcool anidro adicionado a nossa gasolina mas se pelo menos man
tivermos uma octanagem superior a 91 ja da uma melhorada muito boa.O Calixto,meu mecânico,trocou os dois giglês e agulha e cobrou 140 reais (achei caro) pois pelo menos na CRF importada tem que desmontar até a suspensão traseira para remover o carburador,tomei um susto quando vi minha moto zerada toda desmontada (removido tanque de combustivel , ponteira,suspensão traseira,banco e elevação do chassis secundario).Se eu tivesse colocado a podium no primeiro dia não teria o desprazer de ver minha moto zerinha toda desmontada por causa dessa maldita gasolina.O consolo que tenho é que esse problema não terei mais pois só usarei gasolina podium.Tive que ficar em cima dele para ter a certeza que ele reapertou tudo que foi desparafusado com o torque de fabrica fornecido pelo manual.O Calixto JR (meu mecânico) que mora e trabalha em Maceio mas corre o circuto Brasileiro,Alagoano e Pernanbucano de motocross foi consagrado campeão de ambos os estados esse ano de 2014.Ele é o seu proprio mecânico e disse que na pratica todos sabem mas dificilmente proprietarios de CRFs faz o que eu faço pela moto.Ele corre de kawasaki e adora KTM pela performasse dessas motos em campeonato ,porem cuidando as CRF X são muito mais duraveis nas trilhas de fim de semana.Quanto ao teste ele usa a espectografia com infra vermelho ,só sei disso. Ele tem uma laboratoriosinho na oficina em que só quem curte são os clientes pilotos eu nunca me interessei pois sou trilheiro de final de semana e quero uma moto inteira por varios anos.Os pilotos só querem o maximo da moto apenas para aquela prova,depois desmontam tudo e vão praticamente remontar a moto para a proxima prova.Tô fora.
Ah!Desliguei o Caps Lock.
R$ 140,00 foi muito barato! Provavelmente, só a agulha, comprada aqui no Brasil deve custar mais do que isto...

Você mesmo verificou o trabalhão que é acessar o carburador. bomba2

Parabéns ao seu mecânico, isto é carburar corretamente uma moto. joia:::

Espero que você tenha tido o ¨desprazer¨ de desmontar sua moto nova antes de começar a usar ela, pois as motos novas precisam ser lubrificadas por completo quando da montagem, pois saem da caixa ¨secas¨.
drwagner
Membro
Mensagens: 82
Registrado em: 11 Outubro 2014 à15 10:50

Re: GASOLINA PODIUM NA HONDA CRF 450X 2014

Mensagem por drwagner »

Recebi os giclês e a agulha originais de volta porem não creio que o mecânico ,que é meu amigo ,tenha colocado peças similares,mas foi bom ficar sabendo.Vou perguntar a ele amanhã.
Sobre a lubrificação geral paguei R$ 200,00 para ela sair lubrificada da autorizada.Lubrificação essa que não foi acompanhada por mim.O meu mecânico disse que foi dinheiro jogado fora pois com certeza ela não esta como ele deixaria.Agora vou esperar completar 4 trilhas e mandarei ele refazer o serviço junto com o reaperto geral ja programado por ele.Sou dentista e infelizmente não posso colocar a mão na massa para não sujar as unhas de graxa nem ferir as mãos. Ja pensou um dentista assinando um atestado ou fazendo uma receita com as mãos impregnada de graxa ou com lesões inerentes aos trabalhos mecânicos de oficina?Por mais que se limpe sempre fica algum resíduo de graxa e machucados nas mãos também pega mal.Por isso só me resta ficar em cima dos serviços quando o tempo assim me permite.
RodrigoReis10
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 10 Junho 2014 à47 07:22

Re: GASOLINA PODIUM NA HONDA CRF 450X 2014

Mensagem por RodrigoReis10 »

drwagner escreveu:Recebi os giclês e a agulha originais de volta porem não creio que o mecânico ,que é meu amigo ,tenha colocado peças similares,mas foi bom ficar sabendo.Vou perguntar a ele amanhã.
Sobre a lubrificação geral paguei R$ 200,00 para ela sair lubrificada da autorizada.Lubrificação essa que não foi acompanhada por mim.O meu mecânico disse que foi dinheiro jogado fora pois com certeza ela não esta como ele deixaria.Agora vou esperar completar 4 trilhas e mandarei ele refazer o serviço junto com o reaperto geral ja programado por ele.Sou dentista e infelizmente não posso colocar a mão na massa para não sujar as unhas de graxa nem ferir as mãos. Ja pensou um dentista assinando um atestado ou fazendo uma receita com as mãos impregnada de graxa ou com lesões inerentes aos trabalhos mecânicos de oficina?Por mais que se limpe sempre fica algum resíduo de graxa e machucados nas mãos também pega mal.Por isso só me resta ficar em cima dos serviços quando o tempo assim me permite.
Sei bem o que vc passa Wagner, eu apesar de gostar não tenho tempo nem know-how necessário para mexer na minha.

Voltando ao tópico, só podium, SEMPRE. Na minha opinião para motores de alta performance é extremamente necessário utilizarmos a melhor gasolina disponivel no mercado.
f.cker
Membro
Mensagens: 264
Registrado em: 21 Janeiro 2007 à41 21:02

Re: GASOLINA PODIUM NA HONDA CRF 450X 2014

Mensagem por f.cker »

Na minha 450X só uso gasolina comum.. já usei Podium, mas não senti tanta diferenca...

Na KDX usei muito gasolina Premium, mas nessa motoca eu notava a diferenca, pois o giro subia mais rápido.. mas na 450X nao vejo diferenca.

Minha moto foi carburada para usar em SP (alto) e com ponteira aftermarket.

Com 230 horas aproximadamente o motor foi aberto e troquei as duas válvulas de admissão.. Aqui não tem jeito, não é uma questão de defeito, elas simplesmente se gastam no encaixe com a sede de válvula. É visível o desgaste..E aqui tem uma dica.. se não fizer um bom assentamento das válvulas novas, elas vão durar menos de 30 horas.... um bom trabalho de assentamento garante uma longa vida das válvulas novas.

Além de valvulas de admissão troquei biela e seus rolamentos, corrente de comando e anéis.. o pistão foi montado o mesmo mas com a promessa de abrir com mais 60 horas e checar. As medidas do pistão estavam dentro da tolerancia. O cilindro estava zerado.. sem marcas.

Prefiro gastar mais com óleos melhores (tem coisa melhor que motul 5100) do que com gasolina Premium. Troco o óleo a cada 15 horas, conforme manual. E troco os 2, cambio e motor. E cuido muuuito bem do filtro de ar.
RZEFERINO
Membro
Mensagens: 38
Registrado em: 28 Agosto 2005 à31 11:40

Re: GASOLINA PODIUM NA HONDA CRF 450X 2014

Mensagem por RZEFERINO »

f.cker escreveu:Na minha 450X só uso gasolina comum.. já usei Podium, mas não senti tanta diferenca...

Na KDX usei muito gasolina Premium, mas nessa motoca eu notava a diferenca, pois o giro subia mais rápido.. mas na 450X nao vejo diferenca.

Minha moto foi carburada para usar em SP (alto) e com ponteira aftermarket.

Com 230 horas aproximadamente o motor foi aberto e troquei as duas válvulas de admissão.. Aqui não tem jeito, não é uma questão de defeito, elas simplesmente se gastam no encaixe com a sede de válvula. É visível o desgaste..E aqui tem uma dica.. se não fizer um bom assentamento das válvulas novas, elas vão durar menos de 30 horas.... um bom trabalho de assentamento garante uma longa vida das válvulas novas.

Além de valvulas de admissão troquei biela e seus rolamentos, corrente de comando e anéis.. o pistão foi montado o mesmo mas com a promessa de abrir com mais 60 horas e checar. As medidas do pistão estavam dentro da tolerancia. O cilindro estava zerado.. sem marcas.

Prefiro gastar mais com óleos melhores (tem coisa melhor que motul 5100) do que com gasolina Premium. Troco o óleo a cada 15 horas, conforme manual. E troco os 2, cambio e motor. E cuido muuuito bem do filtro de ar.
A título de curiosidade.....qual óleo está usando? e o valor


Abs.
f.cker
Membro
Mensagens: 264
Registrado em: 21 Janeiro 2007 à41 21:02

Re: GASOLINA PODIUM NA HONDA CRF 450X 2014

Mensagem por f.cker »

Estava usando o Castrol Power1 Racing 5W-40. Esse eu paguei 41 reais o litro, mas tinha comprado uma caixa no distribuidor. Agora estou usando o Mobil 1 Racing 4T, esse paguei 60 reais no Rochinha.
Ambos 100% sintetico. Comparados com a linha Motul, esses competem e são melhores que o 300V.

O motul 5100 é um óleo mineral com alguns aditivos..não vale o que cobram. Se for pra usar o 5100, prefiro usar um BR, pois custa bem mais barato e protege igual.

Pra mim pagar mais de 30 reais em um óleo, só se for 100% sintético. Esse lance de semi sintético é nomenclatura comercial..não passa de um mineral com aditivos.

Um abracao.
Dehdao
Membro
Mensagens: 731
Registrado em: 23 Junho 2013 à42 23:35

Re: GASOLINA PODIUM NA HONDA CRF 450X 2014

Mensagem por Dehdao »

f.cker escreveu:Estava usando o Castrol Power1 Racing 5W-40. Esse eu paguei 41 reais o litro, mas tinha comprado uma caixa no distribuidor. Agora estou usando o Mobil 1 Racing 4T, esse paguei 60 reais no Rochinha.
Ambos 100% sintetico. Comparados com a linha Motul, esses competem e são melhores que o 300V.

O motul 5100 é um óleo mineral com alguns aditivos..não vale o que cobram. Se for pra usar o 5100, prefiro usar um BR, pois custa bem mais barato e protege igual.

Pra mim pagar mais de 30 reais em um óleo, só se for 100% sintético. Esse lance de semi sintético é nomenclatura comercial..não passa de um mineral com aditivos.

Um abracao.
A titulo de informação, Rochinha = americasports

Já vi a moto do f.cker de perto, e é muito bem cuidada! Dicas valiosas! Vou acompanhar o tópico.
drwagner
Membro
Mensagens: 82
Registrado em: 11 Outubro 2014 à15 10:50

Re: GASOLINA PODIUM NA HONDA CRF 450X 2014

Mensagem por drwagner »

Os pilotos que preparam suas motos na mesma oficina que eu,recomendam de vez em quando misturar 30% da gasolina azul na gasolina comum.Eu,depois de regular valvulas,fiz isso assim que comprei minha penultima moto (usada)a CRF 250X que era 2009 só para a primeira trilha(tanque cheio).Depois voltei para a podium e nunca tive problemas.
josé neves
Membro
Mensagens: 504
Registrado em: 02 Setembro 2009 à59 21:12

Re: GASOLINA PODIUM NA HONDA CRF 450X 2014

Mensagem por josé neves »

Qual é a finalidade dessa mistura de gasolina azul + comum?
Onde se compra gasolina azul?
drwagner
Membro
Mensagens: 82
Registrado em: 11 Outubro 2014 à15 10:50

Re: GASOLINA PODIUM NA HONDA CRF 450X 2014

Mensagem por drwagner »

josé neves escreveu:Qual é a finalidade dessa mistura de gasolina azul + comum?
Onde se compra gasolina azul?
Aqui em Maceió a gasolina azul só é vendida no Aeroclube a R$ 6,50 o litro.O motivo da mistura é para dar uma descarbonizada de vez em quando na motoca ou quando se compra uma moto usada que não se sabe os serviços de manutenção a ela investidos.A gasolina azul tem 101 de octanagem,porem possui chumbo que é prejudicial ao catalizador (entope).É esse chumbo que aumenta a octanagem da gasolina porém é proibido seu uso no Brasil na gasolina para automóveis.Essa gasolina azul é cheia de frescura,tem que ser armazenada em deposito escuro para não perder sua propriedades;evapora muito rapido,num dia quente se derramada de uma colher de chá da altura da cabeça ela não chega ao chão,evapora antes (fiz pessoalmente esse teste).
josé neves
Membro
Mensagens: 504
Registrado em: 02 Setembro 2009 à59 21:12

Re: GASOLINA PODIUM NA HONDA CRF 450X 2014

Mensagem por josé neves »

Entendi..... joia:::
Mas será que descarboniza mesmo?, pode usar pura para limpar o motor ou tem que misturar??
drwagner
Membro
Mensagens: 82
Registrado em: 11 Outubro 2014 à15 10:50

Re: GASOLINA PODIUM NA HONDA CRF 450X 2014

Mensagem por drwagner »

josé neves escreveu:Entendi..... joia:::
Mas será que descarboniza mesmo?, pode usar pura para limpar o motor ou tem que misturar??
Tem que misturar 30% da azul na comum.A azul pura prejudica pois possui chumbo que entope o catalizador e dificilmente se consegue carburar a moto com ela pura.
Menudo
Super Membro
Mensagens: 2310
Registrado em: 21 Dezembro 2005 à12 15:55

Re: GASOLINA PODIUM NA HONDA CRF 450X 2014

Mensagem por Menudo »

Antes de eu parar de andar eu usava a azul na moto, acho que vou voltar a usar agora na crfx também. Já que aqui em Toledo não tem Podium, a melhor gasolina aqui é a Ipiranga Premium, vou misturar com ela.

O escape fica branquinho.
drwagner
Membro
Mensagens: 82
Registrado em: 11 Outubro 2014 à15 10:50

Re: GASOLINA PODIUM NA HONDA CRF 450X 2014

Mensagem por drwagner »

Motul 5100 15W50 trocado hoje após amaciamento da motoca em duas trilhas(7 horas).Foi trocado oleo do motor e transmissão e o filtro de oleo.Depois vou voltar a trocar a cada 10 horas.Deu para ver algumas limalhas proveniente do amaciamento escorrendo no oleo usado.
Anexos
031120141054 (1).jpg
031120141054 (1).jpg (197.4 KiB) Exibido 7580 vezes
drwagner
Membro
Mensagens: 82
Registrado em: 11 Outubro 2014 à15 10:50

Re: GASOLINA PODIUM NA HONDA CRF 450X 2014

Mensagem por drwagner »

Não sei se esses dois estudos sobre gasolina ja foram postados no Forum.De qualquer maneira achei interessate.

Estudo de Combustíveis em Motocicletas





Bom dia Amigos!!!

Envio a todos um belo trabalho efetuado pelo Amigo/Irmão Bressan (DF), referente à qualidade de combustível das diversas marcas e opções disponveis.

Parabenizamos o Amigo Bressan, tendo em vista qualidade das informações.

Sds

Ruiter Franco
http://www.amo-ba.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;

ESTUDO DE COMBUSTIVEIS FEITO POR MOTOCICLISTA – BRESSAN

Em 2007 fiz uma pesquisa sobre gasolinas, escrevi um artigo no jornal motociclístico da cidade. Esse artigo estava disponível no site do jornal, mas recentemente fui dar uma conferida e não está mais disponível.

Nessa pesquisa teórica, o objetivo era entender e explicar a teoria da gasolina, pois naquela época (e até hoje) vemos muitas lendas sobre o assunto.

No Brasil estão disponíveis 3 tipos de gasolina: COMUM, ADITIVADA e PREMIUM

Foram pesquisadas informações técnicas sobre as gasolinas da Petrobrás, Ipiranga, Texaco e Shell, no site dessas empresas.

A gasolina tipo comum é TODA fornecida pela Petrobrás, para as outras marcas. Já vai com 20% de álcool anidro (sem água) misturado. Recentemente o governo autorizou aumentar pra 25% essa taxa de álcool (tentativa de evitar aumento de preço da gasolina). Esta gasolina tem 87 octanas (não é a mais fraca do mundo, tem piores). Ou seja, teoricamente a gasolina comum da Petrobrás, Ipiranga, Shell e outras marcas são a mesma.

A gasolina tipo aditivada é chamada assim porque tem um aditivo limpador, cuja função é justamente LIMPAR o sistema de alimentação (carburador, injeção, mangueiras, tubos, válvulas, velas, etc). Cada marca tem sua "fórmula secreta". A Texaco (saiu do Brasil) e a Shell, em sua fórmula secreta, adicionou um segundo aditivo redutor de atrito, e assim chamam as suas de "SUPER-aditivada". Esta gasolina também tem 87 octanas.
Na teoria, as aditivadas devem deixar o sistema limpo e as superaditivadas devem ocasionar economia de combústivel além da limpeza.

A gasolina tipo Premium é chamada assim porque é mais forte, tem 92 octanas. A Petrobrás quis inovar e lançou a pódium com 95 octanas (que também não é a mais forte do mundo, tem melhor). Em termos de aditivos, elas podem ter o limpador, o redutor de atrito, ou os dois juntos. Depende de cada marca. Na pesquisa, Petrobras, Ipiranga, Shell e Texaco tinham os dois aditivos. Na teoria, as premium servem para motores mais potentes, motos e carros importados com taxa de compressão alta (o que não é o caso das motos custom).

Conclusões do artigo:
- super-aditivada ou aditivada sempre, comum só em emergência, e pódium é desperdício de dinheiro.
- caso use sempre comum, e vá passar pra aditivada, vá aos poucos, pois o limpador vai soltar as cracas e poderá entupir o sistema

Até este artigo, eu não sabia destas diferenças e controlava o consumo da forma comum: marcava a quantidade de litros e a quantidade de quilômetros rodados, em cada abastecimento.

Depois deste artigo, fiquei mais curioso ainda pra testar a teoria. Comecei a anotar também qual a gasolina utilizada (fabricante, tipo), e a forma de pilotagem (cidade, estrada, baixo-giro, alto-giro).
Foram monitorados aproximadamente 65mil km com uma M800 e já são 43mil Km com uma M1500. Pra mais de 400 abastecimentos.

O estudo da M800 já terminou, publiquei no BOG (clube dos boulevardeiros).

A gasolina que melhor deu resultado com ela bateu com a teoria:

Texaco Super-Aditivada, que agora não existe mais.

Em segundo a Shell Super-Aditivada (Vpower).

A Pódium amargou o último lugar, também batendo com a teoria (o motor da M800 não rende com a gasolina "forte", pois a taxade compressão é abaixo do limite para a pódium).

O estudo da M1500 está em andamento, e como a Texaco morréu, a Shell Vpower está na liderança, com a Ipiranga Aditivada em segundo. A pódium também não desceu bem nesta moto.

Algumas lendas:
- A pódium é menos batizada: lorota. Quem batiza, batiza qualquer uma! Os caras não tem escrúpulos!

- A aditivada forma borra: todas formam! A "garantia" das gasolinas é de 60 dias, exceto a pódium que diz que dura seis meses. Se formou borra com moto rodando, em poucos dias do abastecimento, a coisa que colocaram no seu tanque não era gasolina e sim solvente!

- Não usar aditivada porque tem chumbo: mentira! O chumbo na gasolina foi banido do Brasil já tem mais de 20 anos. Quem diz isso hoje, parou no tempo!

- Não usar aditivada porque entope o catalisador: a causa seria a presença de chumbo, que sim, detona o catalisador. Mas como isso não existe mais, quem fala isso está repetindo a lenda anterior (chumbo na gasolina) e não sabe o que está falando.

- Se acabar a gasolina na estrada vou ser assaltado, vão me roubar até as cuecas: história da carochinha. Por causa deste estudo, eu evito misturar gasolinas e uso o tanque até o máximo possível (por isso tenho mais de 20 panes secas no currículo). Já parei em cada biboca esquisita que nem te conto. E sempre fui ajudado, sem nenhum problema.

Finalizando:
- cada um tem direito de acreditar em quem quiser, e no que quiser. Mas duvide sempre! Principalmente se alguem falar que a gasolina tem chumbo ou estraga o catalisador. ehehe

- cada um tem direito de colocar o que quiser na sua moto. Mas pesquise ANTES!

Abraço,
Bressan52 - El Bando Moto Grupo - DF/RJ
Relatos: http://www.elbandomotogrupo.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;

ESSE É O OUTRO ESTUDO (PETROBRAS)

Existem 3 tipos de gasolina automotiva comercializadas no Brasil:

Comum, Comum Aditivada, Premium.



Todas recebem, por força de lei federal, a adição de álcool anidro, cujo teor varia de 20 a 25% dependendo da disponibilidade de álcool no mercado.

Hoje o percentual é de 20% de álcool anidro.








GASOLINA COMUM - É a gasolina mais simples e barata. No caso da Petrobras, não recebe corante, possuindo a cor natural da gasolina que varia de incolor a amarelada.
Aplicação: pode ser utilizada em qualquer veículo movido à gasolina que não requeira propriedades superiores como dispersância de depósitos ou alta octanagem.

Embora muita gente desconheça, a gasolina comum não é recomendada como primeira opção para os motos a injeção eletrônica, sendo neste caso indicado a gasolina aditivada.


GASOLINA COMUM ADITIVADA (BR Supra) - É obtida pela adição de dispersantes na gasolina comum. Os aditivos dispersantes têm a função de manter limpo todo o sistema de alimentação de combustível (tanque, bomba de combustível, tubulações, carburador, bicos injetores e válvulas do motor).
A gasolina aditivada da BR é denominada BR SUPRA e recebe um corante que a deixa com a cor esverdeada para diferenciá-la da gasolina comum.
Aplicação: pode ser utilizada em qualquer veículo movido à gasolina que não requeira propriedades de alta octanagem. É especialmente recomendada para motos à injeção eletrônica.


GASOLINA PREMIUM (BR Premium ou BR Podium) - Gasolina com maior octanagem que a comum (no mínimo 91 octanas de IAD, Índice Antidetonante, enquanto a comum tem mínimo de 87); no caso da Petrobras, recebe os mesmos aditivos da Gasolina BR Supra, mas não recebe corante, possuindo assim a coloração natural da gasolina (incolor a amarelada).
A Podium é um tipo superior de Premium descrita em separado abaixo.
Aplicação: Pode ser utilizada em qualquer veículo movido à gasolina, mas é especialmente recomendada para veículos com motores que exijam gasolina de alta octanagem.
Geralmente são veículos importados e sofisticados, equipados com alta taxa de compressão (maior que 10:1).


GASOLINA PETROBRAS PODIUM - É a melhor gasolina do mercado, sendo uma premium de qualidade superior uma vez que a Petrobras adotou requisitos ainda mais exigentes que a premium usual.
Possui octanagem mínima de 95 octanas de IAD, baixa formação de depósitos, baixo teor de enxofre (máximo de 30 ppm) e é isenta de benzeno, causando assim uma redução das emissões de poluentes no meio ambiente. Não tem coloração (incolor).
Aplicação: Pode ser utilizada em qualquer veículo movido à gasolina, mas é especialmente recomendada para veículos com motores que exijam gasolina de alta octanagem.
Geralmente são veículos importados e sofisticados, equipados com alta taxa de compressão (maior que 10:1).


O que é gasolina batizada?

Gasolina batizada é o mesmo que gasolina adulterada, ou seja, quando alguém adiciona solvente ou outros compostos à gasolina de modo a se obter um produto mais barato, porém com qualidade inferior à exigida pela especificação do produto.
É bom lembrar que o uso de gasolina adulterada, ou "batizada", pode causar danos aos motores dos veículos.


Troca de combustivel

No tocante à substituição da gasolina Comum pela aditivada, é que toda gasolina aditivada tem poder detergente/dispersante. Ao ser utilizada após um longo período de uso de gasolina comum, que não é aditivada, poderá provocar entupimentos nos bicos injetores e nos carburadores. Por esta razão, deve-se tomar os seguintes cuidados:

· não encha o tanque do veículo com 100% de gasolina aditivada, pois agindo assim poderá provocar uma limpeza súbita, deslocando eventuais depósitos para pontos críticos, o que pode acarretar entupimentos e mau funcionamento;

· comece colocando uma mistura de, aproximadamente, 10% de gasolina aditivada e, a cada abastecimento, eleve este percentual, gradativamente, até atingir 100% de gasolina aditivada.

Uma outra alternativa é efetuar uma limpeza no sistema de combustão (tanque, tubulações e bicos injetores) antes de se utilizar a gasolina aditivada.


A gasolina Petrobras Podium

Qual é a diferença de octanagem entre a Podium e as demais gasolinas ?

- Considerando o IAD (índice Antidetonante):
· Podium = 95 (no mínimo);
· Premium = 91 (no mínimo);
· Comum e aditivada = 87 (no mínimo).

Vale a pena trocar de combustível, ou seja, usar a gasolina Podium no lugar da comum ?

- A gasolina Petrobras Podium apresenta alguns benefícios que são facilmente percebidos em uns veículos e outros que não são facilmente percebidos, embora existam. Eles são:

· Maior durabilidade do motor (menor formação de depósitos nos motores, possibilitando aumentar os intervalos entre as manutenções);
· Baixo nível de emissões de gases poluentes no meio ambiente (menos poluente);
· Melhor desempenho (resposta) nas retomadas de velocidade (somente para os veículos que requerem uma gasolina de alta octanagem).

Dependendo do grau de importância dado aos benefícios, a gasolina Petrobras Podium pode ser uma excelente opção a ser usada em qualquer veículo.


O que é octanagem?

É a resistência que a gasolina tem a auto-ignição (detonação), o que pode levar à detonação localizada, causando perda de potência e sérios danos ao motor, dependendo de sua intensidade e persistência.

A detonação é mais conhecida como batida de pino, que é igual a um barulho metálico.

Um combustível com maior octanagem tem melhor poder de combustão e resiste a altas pressões no interior dos cilindros, sem sofrer detonação. Os projetistas de motores levam em conta a octanagem do combustível utilizado para determinar a taxa de compressão, curvas de avanço de ignição e tempo de injeção.



Fonte: Petrobras
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem