Sahara 98 para trilha

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
alessio.chris
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 07 Fevereiro 2015 à21 10:18

Sahara 98 para trilha

Mensagem por alessio.chris »

Ola galera, sou de Piracicaba, interior de São Paulo. Não ando de moto no dia a dia, ate porque não tenho habilitação para tal, mas no meio do ano passado andei com uma tornado preparada para trilha em um canavial aqui de Piracicaba, peguei ruas de areia, pedra e um pouco de barro. Ate foi engraçado pois nunca imagine que soubesse pular uns morrinhos, pegar umas subidinhas e ate mesmo sair com a moto de lado acelerando, enfim, acho que fui picado pelo bicho da trilha alegre:: .

De lá pra venho querendo comprar uma, mas entendendo um pouco sobre o mundo das motos achei mais seguro pegar uma moto documentada, mas que estivesse ao me alcance. Minha ideia era gastar no máximo uns 3.000,00, fora os apetrechos que devem estar numa moto de trilha, coroa, escape e etc.

A escolha da moto que foi duvidosa, como disse, andei numa tornado, depois em uma crf e uma DT 180, dessas três a que eu mais gostei foi da DT, parece uma abelha acelerando. Porem contrariando toda a minha pesquisa e opinião dos amigos que andam de moto, eu quis uma Sahara. Sei que ela é pesada, que a manutenção é relativamente cara, mas fazer o que foi a que mais me atraiu, acho que é o lance de ser um trator!!

Comprei a bendita... danca:: Sahara documentada e cheia de problemas chorei:: rsrs. Ainda não comecei a desmontar ela inteira, pois preciso fazer a troca da targeta da placa e o despachante disse que a moto precisa ir inteira para fazer esse procedimento, porem tirei o banco dela esse sábado para dar uma olhada como estavam as coisas e já tive a primeira surpresa, o quadro esta quebrado suici:: .
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Depois de escrever tanto, segue minhas dúvida:

O quadro eu acredito que da pra soldar sem muitos problemas né ?! Mas vcs tem alguma recomendação ?!
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

A suspensão dianteira está mole, o antigo dono havia me avisado que estava bem ruim... o pouco que andei nela estava bem mole mesmo, ai ontem ao tirar aquela sanfona de borracha, vazou muito óleo, estava empossado na sanfona... O que será que pode ser ?! Olhando pela foto da pra se ter ideia se é necessário fazer o cromo novamente das bengala ou apenas fazer o reparo normal da suspensão ?!
Imagem
Imagem
Imagem

A suspensão traseira aparentemente está boa, mas tirei uma foto da parte de baixo, se vocês verem alguma coisa fora do normal me avisem, por favor joia:::
Imagem

O motor está fazendo um barulho normal, ao meu entendimento, não fuma, nem mesmo qdo acelero forte, porem esta vazando muito óleo. Fora o óleo será necessário trocar o eixo do cambio, pois o mesmo foi soldado no pedal e quebrou ontem.

Imagem
Faltando um parafuso.

Imagem
Pedal soldado no eixo de câmbio, que quebrou sábado

Imagem
Imagem
Está vazando muito óleo por essas duas tampinhas e pela parte de baixo do motor também. Da pra ver que está muito riscada essa tampa pelo problema do pedal de cambio.


Imagem
Esta solda esta boa ou ficou muito gambiarra ?

Imagem
A pinça de freio está faltando um parafuso e o disco ao meu ver está meio gasto. Vcs acham necessário fazer a troca ?


De modo geral, pelo pouco que apresentei da moto, vocês poderiam dar um parecer sobre a moto pra mim ?!

Abraços pessoal e muito obrigado
MateusPH
Membro
Mensagens: 591
Registrado em: 27 Abril 2014 à27 22:25

Re: Sahara 98 para trilha

Mensagem por MateusPH »

pra vc solda o chassis, solde com oxigenio, pq n derrete, nem tente solda com a eletrica (eletrodo) que vai fura e vai fica uma merd4, a suspenção dianteira manda da uma polida na cromo, e troca os retentor e oleo, ficava nova!, na traseira, veja se a balanceira e os pro link não tão gasto é bem simples, coloca ela num cavalete que fica a roda traseira no ar, e foce a balanceira pra cima e pros lado, se tive com folga , compra o kit de bucha e troca é bem simples, olha o vazamento, se você manda troca o eixo do cambio de marcha, ja manda o mecanico tira esses vazamento é coisa bem simples, a solda no pedal de apoio, parece que precisa da um reparo no canto superior, solda com oxigenio também!o disco não precisa troca, coloca o parafuso que falta, troca o fluido de freio e veja se as pastilha estão boa!São coisa bem simples de resolve, em menos d euma semana ta tudo certa!
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: Sahara 98 para trilha

Mensagem por João Neres »

Bem vindo cara,
por mais problemas que essa moto tenha ela ta bem bonita...
pra soldar o quadro é tranquilo e rachou em um lugar que não afeta muito a resistência do quadro da moto,
vc nao tem habilitação pra andar na rua, esquece trocar a tarjeta da placa é jogar dinheiro fora.. tira a placa e o suporte, os piscas, espelhos painel e a carenagem da frente dela, a moto vai pro mato nao precisa desse peso extra, e como vc nao tem habilitação nao pode ir rodando pra trilha mesmo que tenha tarjeta e placa conforme a lei nem gasta com isso, arruma uma carretinha ou pickup pra levar a moto ate no mato e seja feliz! joia::: joia:::
alessio.chris
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 07 Fevereiro 2015 à21 10:18

Re: Sahara 98 para trilha

Mensagem por alessio.chris »

MateusPH obrigado pela resposta... Agora deu uma aliviada, pq achei que seria um grande problema isso da suspensão. Vou desmontar a danada e levar pra fazer isso. Já a suspensão traseira vou seguir seu conselho, tenho um cavalete em casa, então ficara mais fácil. Vou procurar no forum sobre a troca dessa peça, se tiver algo explicativo, vou me aventurar de mecânico doeu:: rsrs

Fala João Neres, então ate pensei fazer isso, mas como já paguei todo o doc pra transferir ela no meu nome, acho que compensa fazer a troca, mesmo que depois eu tire ou esconda a placa... Tenho uma saverinho, então ela só vai rodar na caçamba mesmo. Não vejo a hora de sujar ela i feira de barro rsrs

Abracos
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: Sahara 98 para trilha

Mensagem por João Neres »

alessio.chris escreveu:MateusPH obrigado pela resposta... Agora deu uma aliviada, pq achei que seria um grande problema isso da suspensão. Vou desmontar a danada e levar pra fazer isso. Já a suspensão traseira vou seguir seu conselho, tenho um cavalete em casa, então ficara mais fácil. Vou procurar no forum sobre a troca dessa peça, se tiver algo explicativo, vou me aventurar de mecânico doeu:: rsrs

Fala João Neres, então ate pensei fazer isso, mas como já paguei todo o doc pra transferir ela no meu nome, acho que compensa fazer a troca, mesmo que depois eu tire ou esconda a placa... Tenho uma saverinho, então ela só vai rodar na caçamba mesmo. Não vejo a hora de sujar ela i feira de barro rsrs

Abracos

hmm, se tem saveiro já ta tudo certo... mas tira essas peças que falei, se por acaso vc um dia quiser vender a moto com as peças de rua e documento vale mais do que uma de trilha com nota... e vai postando fotos da atualização da motoca ai joia:::
MateusPH
Membro
Mensagens: 591
Registrado em: 27 Abril 2014 à27 22:25

Re: Sahara 98 para trilha

Mensagem por MateusPH »

Isso não pode desanimar , sobre a suspenção dianteira, pelo que deu pra ver na foto , não tem risco fundo, ai uma polida da certo, o problema se tiver risco marcadão, bom o teu mecanico ja vai te informa bem certo!Vai postando o andamento da moto!
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Sahara 98 para trilha

Mensagem por Juliano »

Coloca um pedaço de ferro de construção dentro do quadro antes de soldar.
MateusPH
Membro
Mensagens: 591
Registrado em: 27 Abril 2014 à27 22:25

Re: Sahara 98 para trilha

Mensagem por MateusPH »

E aew alessio, como anda o concerto da nx?
alessio.chris
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 07 Fevereiro 2015 à21 10:18

Re: Sahara 98 para trilha

Mensagem por alessio.chris »

Ola pessoal, primeiramente desculpa pelo sumiço, mas essas semanas estava uma correria tremenda... caveira::

Vamos lá, mandei fazer a solda, o cara colocou um ferro dentro como reforço. Particularmente, gostei do trabalho, apesar de também não entender de solda.

Imagem

Desmontei boa parte da motoca. Removi toda a parte elétrica, agora estou montado o chicote para deixar apenas o necessário pra funcionar a moto com a partida elétrica, sem setas, luz de freio e etc.
Verifiquei a suspensão traseira e achei que esta bem firme, não está com folgas na lateral.

Imagem

Assim ficou ela!

Minha primeira "antisse" foi remover uma fita isolante entre os fios relê de partida e o chicote, sem ao menos me atentar como estava ligados os fios, tenho 4 fios sobrando no relê de partida.
Segunda "antisse" foi não prestar atenção novamente no fio do Retificador, são 3 fios que chegam do alternador e dois que saem, um preto e um verde.

Imagem

Dois fios, um preto e outro verde.

Imagem

Relê, são dois "parafusos" onde um é ligada o positivo (+) da bateria e no outro é ligado o motor de partida.

Os dois primeiros fios, seguindo a sequencia do parafuso, são os que ligam o relê, e os dois últimos são os fios misteriosos.

Olhando o diagrama da Sahara, o retificador (Diferente do que está instalado da minha) possui três fios de "saida", um é ligado no relê (Fio Vermelho e Branco), o verde é ligado no terra (Fio verde do chicote) e o preto é ligado no botão de partida.

Seguindo o diagrama, no relê de partida, é ligado um fio (Amarelo/Vermelho) que vem do botão de partida, outro fio (Verde/Vermelho) é ligado no interruptor da embreagem, o fio vermelho é ligado na ignição (Comutador) e o fio (Vermelho/Branco) é ligado no retificador, que não tem esse fio no retificador :O!

Vale lembrar que eu removi o comutador e liguei diretamente o fio Vermelho no Preto, que pelo que entendi "simula" a virar a chave na partida. A ideia é que essa "chave" seja ligada quando o botão "On/Off" do punho de partida seja ligado, qdo o botão estiver no "On" é como se tivesse virado a chave da moto, no "Off" é como se tivesse desligado a chave.

1) Vocês sabem me dizer como é ligado esse retificador de dois fios e se é necessário ter os 4 fios ligados no rêle ou somente os dois que acionam o motor de partida ?

2) Buscando informações sobre o chicote deparei com algo que me chamou atenção, se remover toda a parte eletrica, existe a possibilidade de dar sobrecarga no retificador ou estou viajando ?!

Abraços Pessoal

Muito obrigado
alessio.chris
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 07 Fevereiro 2015 à21 10:18

Re: Sahara 98 para trilha

Mensagem por alessio.chris »

Olá Juliano, bom dia.

Não havia lido sua msg antes, mas esse procedimento foi feito sim. O cara que fez a solda ainda brincou, disse que é mais fácil quebrar o outro lado do que o lado onde ele fez a solda.

Abraços
Obrigado pela ajuda
Juliano escreveu:Coloca um pedaço de ferro de construção dentro do quadro antes de soldar.
Igor_Ruiz
Membro
Mensagens: 465
Registrado em: 04 Novembro 2007 à50 15:42

Re: Sahara 98 para trilha

Mensagem por Igor_Ruiz »

Tirando essa trinca ai a motoca da zeradinha ate, dificil vê assim uma sahara, vai joga na trilha mesmo ?
alessio.chris
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 07 Fevereiro 2015 à21 10:18

Re: Sahara 98 para trilha

Mensagem por alessio.chris »

Fala Igor,

Olha gostei bastante dela, apesar de ter andado muito pouco. Ela está com vários detalhes, mas no geral está boa sim aplauso:: , mas o problema principal que era a trinca já foi resolvido.

Ainda tem alguns detalhes para resolver... mas aos poucos vai arrumando.

A ideia é por ela no barro mesmo, e se um dia enjoar (Espero que não aconteça) volto as carenagens nela e por pra rua.


Igor_Ruiz escreveu:Tirando essa trinca ai a motoca da zeradinha ate, dificil vê assim uma sahara, vai joga na trilha mesmo ?
alessio.chris
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 07 Fevereiro 2015 à21 10:18

Re: Sahara 98 para trilha

Mensagem por alessio.chris »

Ola pessoal, boa noite.
Em relação as minhas duvidas da elétrica, alguem pode me ajudar ?

Abracos
ZEROOP
Membro
Mensagens: 448
Registrado em: 26 Setembro 2011 à43 15:17

Re: Sahara 98 para trilha

Mensagem por ZEROOP »

Sobre carga não porque os equipamentos jamais poderiam ser desligados. Porém por experiência própria na XR de trilha tem que isolar bem para evitar curtos
alessio.chris
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 07 Fevereiro 2015 à21 10:18

Re: Sahara 98 para trilha

Mensagem por alessio.chris »

Olá pessoal, boa tarde.

Montei um diagrama de como ela será ligada. Vocês podem ver se está correto ?!

Imagem
http://postimg.org/image/i4waw3reb/

Onde era o comutador eu liguei com um arame o fio preto no fio vermelho e ela acendia as luzes, como se fosse com a chave virada, não fiz o teste de tirar o arame para ver se a moto morria.

O retificador da Sahara original tem três fio, e um desses fios é ligado no rele de partida, no caso da minha, aparentemente, é retificador da Falcon, e só tem dois fios... o que deve ligar no rele ?!

Nesse diagrama que montei não estou considerando a caixa de fusível.

Abraços
MateusPH
Membro
Mensagens: 591
Registrado em: 27 Abril 2014 à27 22:25

Re: Sahara 98 para trilha

Mensagem por MateusPH »

viu amigo, não é mais fácil e viável levar num mecanico que entenda de parte eletrica?A minha, quando fiz a parte eletrica, levei num mecanico que sabia fazer bem caprichado o chicote, ai ele praticamente fez um chicote novo, com apenas, oque precisava pra trilha, e deixo o farol ainda, fez em uma tarde, ficou show!e se acontece d eliga uns fio errado, pode da um curto, e queima sua moto, quantas que já aconteceu isso!
alessio.chris
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 07 Fevereiro 2015 à21 10:18

Re: Sahara 98 para trilha

Mensagem por alessio.chris »

Fala Mateus, então eu realmente preciso, mas a grana está curta negativo:: , por esse motivo estou tentando fazer tudo sozinho, deixando o que eu não conseguir fazer um mecânico.

Mas pelo andar da carruagem vou realmente precisar de um mecânico hahah

Abraços
MateusPH escreveu:viu amigo, não é mais fácil e viável levar num mecanico que entenda de parte eletrica?A minha, quando fiz a parte eletrica, levei num mecanico que sabia fazer bem caprichado o chicote, ai ele praticamente fez um chicote novo, com apenas, oque precisava pra trilha, e deixo o farol ainda, fez em uma tarde, ficou show!e se acontece d eliga uns fio errado, pode da um curto, e queima sua moto, quantas que já aconteceu isso!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem